quinta-feira, 21 de julho de 2011

A VOZ DO ( BOM E VERDADEIRO ) SAMBA


                                                         ALCIONE,
              UM ENCANTO DE PESSOA, A ESTRELA MAIOR DO SAMBA..


     Que o nordeste foi - e sempre continuará sendo, graças à Deus - uma terra abençoada, cultural e artísticamente falando, um celeiro de grandes astros e estrelas, especialmente com relação a nomes de peso da MPB, todos nós sabemos. Ainda mais quando lembramos que São Luís do Maranhão é o berço de uma das maiores sambistas que o Brasil nos deu nos últimos tempos, a qual tem levado esse ritmo tipicamente nacional para além de nossas fronteiras cantando em palcos consagrados dos EUA, Europa, África, Oriente Médio e Japão desde que foi descoberta (e lançada para os holofotes da fama) no programa "A Grande Chance" do (já falecido) apresentador Flávio Cavalcanti. Melhor início Alcione, a nossa Marrom, não poderia ter tido, pois, para passar com reconhecimento, glória e circunstância pelo crivo do competente júri daquele programa, só mesmo quem tinha talento - e talento abundante, não bundante - e, no caso de Alcione, ritmo nos pés e samba na alma, na voz. (A dela, de ouro e não de latão, "gralha", como muitos por aí). Se Flávio fosse vivo hoje em dia muitas porcarias que tocam por aí nas rádios, shows vizinhanças não teriam se criado para denegrir, desmoralizar o bom nome da MPB. Certamente muitos caminhões-lixeiras já teriam tomado o caminho certo abarrotados de CDs quebrados pelas mãos rigorosas do famoso mestre, o qual não veria neles valor artístico algum, a não ser um atentado a arte milenar chamada música. É comum quando vai-se estrear uma peça os atores dizerem uns aos outros: "muitas m... para você". Frase que - e muitos irão concordar comigo - deveria ser dita ao público quando certos cantores (?), bandas e afins fossem subir ao palco ou se apresentarem em programas de televisão. (Aliás, o que leva os produtores a mostrarem esses talentos (?) que não acrescentam nada a cultura? Se eles soubessem que muitos controles remotos são usados nesta hora "histórica" da música para trocar de canal!...) Se bem que, a depender da capacidade intelecto-cultural de certas pessoas, muitos se sentiriam em casa e sentariam-se confortávelmente no trono da mediocridade e ignorância artística para "aplaudir" com entusiasmo  - e conhecimento de causa - o show (?) no camarote da falta de bom gosto.


     Alcione Dias Nazareth, nascida em 21.11l.1947, com os (bons) ensinamentos musicais aprendidos com o pai, o militar e professor de música João Carlos Dias Nazareth, mostrou desde cedo que a moreninha brejeira e faceira da terra de São José do Ribamar não veio ao mundo à passeio. Tinha o samba não somente nos pés (e no coração) mas, principalmente, no gogó; aliás, um gogó de ouro, prata e bronze que atinge com extrema facilidade todas as notas musicais fazendo-se ouvir com uma nitidez impressionante, mesmo sem a ajuda do microfone (se fosse o caso), na última fileira do teatro. Quando ela descobriu esse dom e que dele faria a sua vida, seu "ganha pão", que escreveria sua história como uma das maiores intérpretes da MPB, outras já tinham trilhado o mesmo caminho e faziam sucesso nas rádios e long-plays (lps) da vida, a exemplo de Elza Soares, outra morena que, com talento e balacubaco (nossa! que expressão mais antiquada!), já encantava platéias e seduzia Mané Garrincha, as pernas mais poderosas do futebol brasileiro de todos os tempos. Ao longo de sua discretíssima vida afetiva - talvez decepcionada com a falta de lealdade, a traição que corre nas veias de todos os homens - a Marrom mais branca que já vi em toda minha vida não se preocupou em cantar (e encantar) um único fã, mas milhões de admiradores que desejavam - e ainda desejam, of course! -  serem embalados por sua voz singular, inimitável. Alcione é uma deusa, um mito, uma verdadeira lenda viva da MPB e, mesmo antes de subir ao palco e soltar a voz, percebe-se nos bastidores todo seu carisma, a luz que emana do seu ser elegante e perfumado. Ela brilha como pessoa e esse brilho transforma-se numa luz intensa, forte, que ofusca qualquer um que se apresente com ela. Alcione não rouba a cena. Ela é a cena. Antes, durante e, principalmente, na apoteose do espetáculo quando todos se levantam para aplaudí-la, praticamente ignorando os outros artistas que se apresentaram ao seu lado. Mesmo sendo outra mulata de talento reconhecido nacional e internacionalmente como Margarete Menezes. Esta, "com muita honra" dividiu o palco com a maranhense no show "Canto pela Paz" no último domingo (dia 17) aqui no - para mim - Teatro (Municipal, deveria ser pela grandiosidade e importância, só falta as frisas e camarotes) Castro Alves. Apesar de algumas imperfeições técnicas (disfarçadas aos olhos dos leigos, desatentos) e deslizes na atuação de um ou outro que dividiu o palco com elas, Alcione "deu" com (muita) generosidade artística e grandeza de alma um pouco de sua luz para a "maga" baiana. Esta, por sua vez, não decepcionou e, como sempre, deu um "banho" de (boa) musicalidade baiana.


     Com uma personalidade forte e determinada a se fazer respeitar por seus próprios méritos, sem desejar espelhar-se (ou imitar) quem quer que fosse, Alcione mostrou para a platéia de Flávio Cavalcanti e para todo o Brasil um jeito novo de cantar o samba  com uma postura impecável de "prima donna" (?) do ritmo, a qual também sabia - como o sabe muito bem até hoje - tocar um dos instrumentos mais complexos que existe: o trompete. Para desagrado de dona Felipa, sua mãe, a qual desejava que a filha se tornasse uma exímia pianista. Quis o destino, sábio como sempre, que Alcione mostrasse à mãe que estava certa em sua escolha musical e lhe desse muito orgulho tornando-se - além de cantora - uma das maiores compositoras e instrumentistas que São Luís exportou do Maranhão para o Brasil e, consequentemente, o mundo. Tanto que recebeu ao longo da carreira - depois de anos batalhando por "um lugar ao sol" - títulos e honrarias como a Ordem do Rio Branco, a mais alta comenda do país, e a Medalha Pedro Ernesto da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Quem disser que não gosta de samba e pagode - o bom e verdadeiro - nunca assistiu um show de Alcione, ouviu um de seus discos ou presenciou teatros e casas de espetáculo, daqui e de fora, levantar em peso para requebrar os quadris ao som de suas músicas. Canções - verdadeiras obras-primas do samba - que fazem parte da sua discografia, desde A Voz do Samba (1975) até Acesa (2009), passando por preciosidades como Morte de um Poeta, Pra que Chorar, Alerta Geral, Gostoso Veneno, E Vamos à Luta, Dez Anos Depois, Fogo da Vida, Da Cor do Brasil, Emoções Reais, Promessa, Profissão: Cantora, Valeu - Uma Homenagem a Nova Geração do Samba ( que lhe rendeu o disco de ouro em 1997), Nos Bares da Vida (ao vivo) e Raridades, dentre outros. Uma larga experiência, depois de anos de obstinação e trabalho, que lhe deu o direito de interpretar (em 2007) o papel da cantora americana Lady Brown na minissérie global "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes".


     O Brasil tem muitos que (dizem) fazem samba. Mas (qause) nenhum deles, ou delas, são verdadeiramente sambistas como a Marrom. Ao vivo ou não, se fazendo presente ou, simplesmente, sendo homenageada em qualquer evento, Alcione é um dos poucos nomes da MPB que consegue lotar os espaços dedicados à boa música em qualquer dia da semana. Não foi à toa que na década de 70, ao lado de Paulo Moura, inaugurou o legendário Teatro João Caetano, no Rio (um espetáculo de casa) com o excelente projeto "Seis e Meia".


     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!



                                                                                                                                                                          SANFERR, 21.07.2011

a ESFINGE:
     "As garotas são românticas quando novas e se tornam realistas quando tem filhos. Os homens, ao contrário, ficam mais românticas e sentimentais quando envelhecem".

                                       GRACE KELLY (1929-1982) atriz e princesa de Mônaco.


CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3




                                                        P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O


34 comentários:

  1. Conhecer esse novo nome do colunismo brasileiro no último domingo lá em Salvador, no TCA, foi uma grata satisfação. Já tinha ouvido falar de SANFERR, do blog, mesmo sem ainda ter me manifestado aqui na coluna, nos comentários. Agora, depois que o conheci pessoalmente, vi que tudo que falam dele é a mais pura verdade. Dizer que Sanferr é inteligente, talentoso e está dando um verdadeiro show semanal aqui na coluna SANFERRPRESS, já está se tornando repetitivo. Mas é verdade também que ele é, além de elegante, charmoso e cheiroso. Gente, que perfume! Discretíssimo, como manda o bom tom das pessoas realmente elegantes. Conversar com ele, então, é uma verdadeira aula de cultura, apesar da simplicidade e modéstia dele. Fiquei feliz desta nova aquisição como amigo. LYA, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Ontem foi o dia do amigo e eu só tenho a agradecer a Deus por ter me dado um parceiro e companheiro como Sanferr. Cada vez que leio esses comentários a respeito dele me dá um orgulho! Um amigo sincero, leal, que podemos contar a qualquer momento. Um amigo que não fáz a linha simpatia apenas para agradar, ser querido, se ele não achar que vale a pena. Para ele, e deveria ser pra todo mundo, o importante é a qualidade e não a quantidade de uma verdadeira amizade. Pessoas falsas, hipócritas, triadoras e interesseiras, ele descarta sem dizer um "ai", com muita classe e elegância, como ele é. Aqui em SP é uma festa quando ele aparece. Transparente, Sanferr diz o que pensa, não esconde seus sentimentos para agradar a quem quer que seja e assim sabemos que ele está sendo realista, despido de falsidade e hipocrisia, quando se posiciona sobre qualquer assunto ou pessoa. Porisso, talvez muitos o achem antipático, mas ele é sincero. TONINHO, SP.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo dia de ontem à todos os meus amigos e, especialmente, ao meu querido SANFERR, já que nos conhecemos desde sempre. Estivemos juntos Há poucos dias aqui e vocês não calculam a saudade, a tristeza que sentimos quando temos de nos despedir, embarcá-lo. Sanferr é mais do que um amigo, é um irmão amado, adorado, idolatrado. Por escolha e não por sangue. Sanferr, eu e a patroa te amamos, cara, e vc sabe disso. Não demore a aparecer de novo. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  4. Estive com Sanferr e almoçamos juntos. Ele me mostrou o arquivo de emails. é impressionante a quantidade, gente de todo o Brasil e do exterior, parabenizando pelo trabalho dele aqui na internet. E muita gente conhecida, famosa, de todas as áreas: sociedade, políticos, artistas, empresários. Todos dando o valor que ele merece como profissional do colunismo. Invejosos, despeitados, escutai: não adianta nada o veneno de vcs, porque o talento de SANFERR já está sendo reconhecido, valorizado, por pessoas que vcs nunca terão acesso, crédito, ok? Domênica.

    ResponderExcluir
  5. Sanferr é o nosso orgulho como amigo e como colunista. Não sei qual dos dois é o melhor: o amigo que envia mensagens lindas, carinhosas como no dia de ontem, do AMIGO, ou o profissional que tá dando mais do que um show de colunismo aqui na internet, aliás, uma aula para muitos que estão aí se exibindo, se dizendo jornalistas, com diploma e tudo, mas não chegam aos pés dele, não tem um décimo do talento e competência dele. Falei, Sanferr. Sei que vc vai me telefonar reclamando, mas é isso que eu acho. Fui. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  6. As vendas do jornal continuam crescendo todas as quartas-feira quando publicamos a coluna SANFERRPRESS. Esse cara é bom demais, um gênio das palavras, do artigo jornalístico, da vida (e olhe que ele não fala mal de ninguém) das celebridades, as top mesmo, quem tem talento e merece que ele queime os neurônios escrevendo. Não sei quem falou isso, mas SANFERR é o nosso Danuza Leão de cueca, o novo Arthur da Távola. Exagero? Protecionismo? Leiam todos os artigos dele desde o ano passado quando lançou a coluna, o blog, e vejam se não tenho razão. Francisco, editor-chefe.

    ResponderExcluir
  7. Ele não gosta que falemos e concordo com ele, mas, por outro lado, fico feliz a cada semana quando acesso a coluna SANFERRPRESS aqui na internet e vejo o talento de SANFERR explodir nos artigos maravilhosos que ele escreve, sem falar no outro blog, o SANFERRARTSCRIPT. Genial! É impressionante saber que, mesmo ser ter o diploma de Jornalismo (como se isso fosse credencial para se escrever bem!), Sanferr é um ÀS, uma revelação como cronista. Deus o abençõe sempre. PastoraTT.

    ResponderExcluir
  8. Amo, adoro meu brother, meu irmão. Sanferr é uma benção em nossas vidas, da família, dos amigos, dos amores... Aliás quem não gostar dele, não gosta de ninguém. É só conhecer ele pra saber porque. Sanferr é inesquecível. Vc tem razão, Vi270: Sanferr é o meu orgulho, o nosso orgulho. Rafa.

    ResponderExcluir
  9. Estive no último domingo, dia 17, no show CANTO pela PAZ no Teatro Castro Alves com Sanferr e pude constatar, orgulhosíssima, o respeito que ele já conquistou como colunista, por conta desta maravilhosa SANFERRPRESS. Uma assessora de imprensa do Rio de Janeiro, que já tinha ouvido falar dele, ficou maravilhada ao conhecê-lo pessoalmente, conversar com ele. Falou maravilhas tanto dele como pessoa e como profissional. Concordo plenamente. Sanferr é muito querido aqui em casa, por toda a família, além de ser benquisto por vários colegas meus lá no MP. Um abraço à todos. "Wallace".

    ResponderExcluir
  10. Não perco um show de Alcione quando ela está em temporada aqui em São Paulo. Como escreveu Sanferr, ela é realmente uma grande cantora e uma das maiores sambistas do país. Pena que o talento não seja contagioso, senão deveria contaminar muitos e muitas que dizem fazer samba e pagode. Pobres criaturas sem noção! Não imaginam o ridículo que se expõem. Rogério, SP.

    ResponderExcluir
  11. Acreditem: quando meu amigo Sanferr telefona dizendo que está vindo aqui pra city, eu fico contando os dias pra rever esse amigo, esse irmão querido, que conheço há pouco tempo, mas parece que nascemos juntos. "Alê".

    ResponderExcluir
  12. Quem gosta muito de ouvir Alcione é minha coroa e de tanto ela ouvir os discos antigos dela e os cd, já decorei até algumas músicas, "A", da ilha de Itaparica.

    ResponderExcluir
  13. Alcione no artigo e a princesa Grace Kelly no pensamento da semana. Por que será que a coluna SanferrPress só coloca os melhores, a nata da nata, em sua preciosa página? Coincidência? Não! Bom gosto e talento para reconhecer e homenagear os verdadeiros talentos, separars os bons daquele que se acham e não são, não tem nada a oferecer. É um prazer acompanhar essa coluna, pois somente quem merece é homenageado por SANFERR. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ontem foi o dia do Amigo. Eu sei que Sanferr não gosta que falemos essas coisas, mas como não postar que recebi um email super carinhoso dele? Nos conhecemos numa situação inusitada em abril de 2010 num assalto no ônibus que ia aqui de Salvador lá pra minha cidade e bendito aquele dia que fomos nos parar na delegacia para fazer o BO e conversei com Sanferr. Hoje somos grandes amigos, ele frequenta minha casa e minha família o adora. Sou feliz por vc me considerar seu amigo. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  15. Falar o que de Alcione? Adoro, simplesmente isso e nada mais a dizer sobre essa cantora que sabe interpretar o samba como poucos são capazes. Os pagodeiros (coitados! pela falta de talento) aqui da Bahia deveriam se espelhar nela, ir correndo pra escola do talento. Será que já inventaram? Parodiando DB, rarará!!! Chico.

    ResponderExcluir
  16. A seleção de celebridades escolhidas por Sanferr para aparecer na coluna dele está cada vez melhor. Somente os bons dos bons. Essa coluna vai ficar na história. Não vai demorar muito e vamos ouvir por aí: agora sou SANFERRPRESS, ou seja, saiu na coluna. Maria Eduarda.

    ResponderExcluir
  17. A Europa pega fogo quando Alcione chega aqui em turnê. Todos nós da comunidade brasileira marcamos presença disputando os ingressos com os europeus que também adoram a boa música brasileira. Fabrício, de Portugal.

    ResponderExcluir
  18. E aí? Já se convenceram do talento, competência e criatividade de Sanferr ou será que ainda acham que ter um diploma de Jornalismo e falta de talento é melhor que não ter talento e estar dando aula pros diplomados? Faculdade ensina técnica, mas o dom de escrever bem, e no caso de SANFERR, bota bem nisso, não tem escola que o faça. Pensem nisso. Leiam os jornais, outros sites e blogs. Comparem. Se for justo, me dará razão.

    ResponderExcluir
  19. Já assisti vários shows de Alcione e sempre é como se fosse a primeira vez: me emociono, me arrepio toda com a voz, a sedução que essa mulher exerce sobre a platéia que canta com ela durante todo o show. O Maranhão está de parabéns pois tem mesmo uma das maiores cantoras brasileiras do último século. Juntamente com Bete Carvalho, Ellen de Lima, etc. Marcela, Manaus.

    ResponderExcluir
  20. Fiquei contente com o email enviado por Sanferr desejando um feliz dia do AMIGO. E triste ao mesmo tempo quando ele confidenciou que tem muitas pessoas que o tempo, a distância, os afastou e ele sente saudades, gostaria de reatar a amizade e não sabe como, acha que já esqueceram dele, a amizade ficou pra trás. Nada disso, amigo, e todos que estão nesta mesma situação. Basta a gente se lembrar, querer ver outra pessoa com muita saudade, que é uma prova de amizade. O tempo, por mais tempo que passe, não destrói uma verdadeira amizade. Vá, vão à luta e digam as pessoas que quer vê-las. é por essas e outras que todos os amigos adoram Sanferr e os desafetos tem medo de serem ofuscados pelo brilho, pelo talento dele. E,realmente, isso acontece todas as semanas quando ele publica sua coluna. SANFERRPRESS tá dando o que falar. Só quem não é antenado na internet, nas boas coisas que ela, a net, fabrica, não sabe.

    ResponderExcluir
  21. Brasilia está sendo tomada, invadida por uma legião de internautas que estão acessando a coluna SANFERRPRESS, lendo e recomendando aos demais. Valeu o esforço, o trabalho de divulgação de SANFERR, mandando emails, SMS, telefonemas, pra Deus e o mundo falando sobre o blog. Todos estão comentando sobre o melhor colunista da atualidade na internet que fala sobre as celebridades de ponta, os melhores, sem falar mal de ninguém. Pare ele, imprensa marrom não existe, é o fim da picada. Te amo, brother. Beijos, Paulo Ricardo, de Brasilia.

    ResponderExcluir
  22. O samba e o pagode é a cara e a alma do Brasil. Quem não gosta? Só os doidos. Não dispenso uma boa noite de samba sempre que posso. Aliás, dançar é comigo mesmo. E dançar ao som da voz maravilhosa de Alcione não tem preço. Washington.

    ResponderExcluir
  23. Recebi uma mensagem linda do meu amigo Sanferr sobre o dia do AMIGO. Esse cara é demais, um gentlemann, sabe como conquistar a gente com palavras, e mais nada. E nem precisa. Outro dia, sem nada o que fazer, comecei a rever as fotos que tiramos na excurssão do ano passado e senti saudades daqueles dias, das conversas, dos conselhos tomando um bom vinho depois de um jantar gostoso com todo o grupo. Sanferr é meu mano de fé, camarada, feliz nós que o temos como amigo. Júnior.

    ResponderExcluir
  24. Já fáz algum tempo que nós, aqui da comunidade brasileira em Nova Iorque, estamos sabendo desse blog e da coluna SANFERRPRESS. Hoje decidi postar meu primeiro comentário. Parabéns, Sanferr! Vc merece todo esse sucesso que está fazendo pois sua coluna é uma das melhores. Tem muitos brasileiros que moram aqui, e até alguns americanos curiosos pela cultura brasileira e a nossa língua, que também estão acompanhando. Cinderela Gold, Brooklyn, New York (EUA).

    ResponderExcluir
  25. SanferrPress também é internacional, meus amigos! É a consequência de um bom trabalho, o reconhecimento nacional e internacional. Bom, falando sobre a personalidade de hj, Alcione, é uma cantora de primeirissima grandeza. E, como sempre, o texto de Sanferr está enxuto, gostoso de se ler, excepcional. Como já disse anteriormente, ele está preparado para assinar esta coluna em qualquer grande jornal ou revista. Talento, competência e experiência ele já provou, e continua provando todas as semanas, que tem de sobra. dIPLOMA? eXISTE agora, pra quem não sabe, uma resolução, uma lei do STF - Superior Tribunal Federal - de 17 de junho de 2009 que não é mais obrigatório o tal diploma para se escrever em jornais e revistas. Se o cidadão, como Sanferr, provar que está apto. Deus te abençõe e proteja, meu querido Sanferr. Solange, editora-chefe.

    ResponderExcluir
  26. Alcione é tudo de bom, a rainha do samba brasileiro. Precisa mais? Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  27. Gosto muito do trabalho da cantora Alcione e tenho alguns cds dela. Como Bete Carvalho e outras mais, Alcione é uma das grandes intérpretes de samba do país. Junto, então, com Margarete Menezes deve ter sido mesmo uma explosão no TCA no domingo passado. Lógicamente lotado por pessoas de extremo bom gosto, que sabem o que é música. Parabéns a todos pelo dia de ontem. ANTONIO.

    ResponderExcluir
  28. A Europa, principalmente aqui na França onde moro, se rende aos encantos da Marrom quando ela nos dá o prazer de aparecer por aqui soltando essa linda voz que Deus lhe deu. O nosso Brasil está cheio de talentos. É Alcione cantando, SANFERR colunando... e por aí vai. Um beijão francês para o meu Brazilzão amado. AURORA, Nice (France).

    ResponderExcluir
  29. Gentil, educado e carinhoso como sempre, Sanferr me nviou um email parabenizando pelo dia de ontem, do AMIGO. Ser amigo, e o que é mais importante, ser considerado por ele como amigo é a melhor coisa do mundo, pois quem o tem como AMIGO tem um tesouro raro. "Qualquer dia, amigo, eu volto, pra te encontrar". É triste quando fico muito tempo sem ver SANFERR. Sinto um vazio. "Urso".

    ResponderExcluir
  30. Arrasou, Sanferr, babado fortíssimooooooooooooooooooooooooooooooo!! Só faltou eu nesse balacubaco (vc desenterrou aonde essa palavra?) de domingo passado no TCA, hein! Ia arrasar, sambar e remexer tudo que tenho direito ao som das di-vi-nas Maga e Marrom, se é que euzinha não roubasse o show delas. Da platéia, é claro, porque o TCA não tem por péssimo hábito chamar dançarinas da platéia pra sambar no palco. Até o ponto que eu sei, né, grande colunista da internet! Tá de boa, né, no meio da nata da nata, dos best of the best. Te mete, hein! Será porisso que nunca mais apareceu aqui na city? Não fique besta, não, senão eu vou aí e te dou na cara. Vê se da próxima vez me convida, tá? Ainda mais se foi convite. Grátis até injeção... deixa pra lá o lugar, né? Fui... porque não sou de ficar parada. Rarará!!!!!!!!!!!!! Djean Bruno, a boa.

    ResponderExcluir
  31. Já tive a oportunidade de estar à bordo fazendo parte da tripulação no vôo, alguns deles, onde estava a cantora Alcione e posso dizer que, de vários artistas que conheço, por conta dessa carreira de comissária de bordo, Alcione é uma das mais simpáticas e agradáveis de se viajar. Mesmo atrasada, gostaria de desejar um feliz dia do AMIGO a todos os leitores e comentaristas desse blog sensacional que tá ganhando o Brasil e o mundo. Aonde chego vou fazendo propaganda do blog SANFERRPRESS para divulgar o trabalho deste companheiro querido do meu ex-marido TONINHO e nosso também. Ariane, de Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  32. Sanferr é um amigo e agora quase um parente nosso, que não deve ser homenageado apenas no dia do Amigo (ontem). Por ele ser a pessoa que é, o profissional que tem provado ser semanalmente aqui na internet, merece nossos aplausos todos os dias. Conheci ele através do meu irmão Toninho e da minha mãe aqui em Sampa no ano passado e desde então só tenho elogios para esse cara que conquistou Toninho, a mim, e a toda a família. Minha mãe, que infelizmente partiu há poucos meses, adorava ele. Saulo, SP.

    ResponderExcluir
  33. Aqui em Fortaleza a coluna SANFERRPRESS está mais lida até mesmo que muitos jornais, por causa da qualidade do texto de SANFERR e das personalidades homenageadas. Sempre as melhores, os bons. Já falei com alguns amigos porque não postam comentários, só que muitos tem vergonha, sei lá! Mas o importante é que Sanferr está conseguindo espaço e se firmando MESMO COMO UM DOS MELHORES COLUNISTAS. O resto é QUESTÃO DE TEMPO. Tudo na hora certa. Talento ele tem de sobra. Débora, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  34. Alcione é um espetáculo como cantora, a melhor sambista do país. Igual a ela, no mesmo nível, somente Bete Carvalho, Lecy Brandão e Mart'nália, filha do genial Martinho da Vila. Alcione deverá ficar satisfeita quando ler esse artigo, um dos melhores já escritos sobre ela. Também, né! Escrito por um colunista da categoria de SANFERR, que só homenageia os melhores. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir