quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FINALMENTE UMA MULHER DIFERENTE.





                                                       CLAUDIA RAIA,
              UMA ATRIZ COMPLETA, UM VERDADEIRO CISNE NO LAGO DAS ARTES.


     Não me recordo aonde foi que li, mas já disseram que uma "mulher bonita é o cálice da perdição deixando o homem sem razão, apenas coração". Coitadas das feias, se não forem elegantes, charmosas, inteligentes e talentosas. Será que foi algum escravo etíope - encarregado de tirar leite das cabras - apaixonado por Cléopatra? (Se foi, o castigo por esta ousadia, esse crime de lesa majestade deve ter vindo à galope (ops!), quer dizer, em forma de um veneno letal). Talvez, na melhor das hipóteses, um desavisado (?) seduzido pela figura mitológica de Medusa. Ou, quem sabe (loucura das loucuras), um tarado alucinado, obcecado pelas orgias sexuais da devassa Messalina? Não! Certamente o autor desta profética frase foi Adão, o qual, através das mãos (e do corpo) de Eva, levou a humanidade a total degradação, a perdição de um caminho sem volta para o. literalmente falando, inferno de nossas taras e desejos mais primitivos. E se esta mulher, além de belíssima, for (também) inteligente, talentosa e sedutoramente fascinante? Não tão perigosa (jamais pelos venenos, mas sim pela encanto, carisma) como Lucrécia Bórgia, mas irresistivelmente envolvente? O que ela não será capaz de provocar nos tolos - por que é assim que a espécime masculina da raça humana se comporta diante da fêmea - que se ajoelham aos seus pés, são capazes das maiores loucuras para merecer um simples olhar da deusa? Homens que se deixam hipnotizar, serem comandados por apenas um único gesto destas mulheres que os transformam em meros coadjuvantes, admiradores eternos de estonteante beleza? Mulheres assim (tipo Marta Rocha, Natália Guimarães, Ana Beatriz Barros, Vera Fischer, Antonia Mayrink Veiga, etc.) são raras, produtos de consumo meramente ilustrativo, mas existem e algumas delas pode cruzar o caminho de qualquer um na primeira esquina. E se ela for uma "mulher diferente", então, como diz o título (emprestado de uma de minhas peças teatrais) que ilustra o artigo de hoje...
     A situação poderá se complicar - na cabeça dos descendentes de Adão, com mais ou menos neurônios, dependendo da situação - se esta mulher atender como Claudia Motta Raia, ou melhor dizendo, Claudia Raia (ex-Frota e ex-Celulari), a musa das musas, a diva, uma lenda viva do teatro e da televisão brasileira, àquela que foi, é e sempre será diferente das demais, em tudo e por tudo, tanto como pessoa e como artista, desde os 10 anos de idade quando estreou ofuscando os holofotes (e o brilho) da passarela do "eterno rei" da houte-couture brasileira, Clodovil Hernandez. Precoce, prodigiosa, Claudia nunca foi um ser comum, igual aos demais. Ela sempre se destacou, foi diferente, muito antes de ser quem é, quando ainda era uma ilustríssima "senhora quem?", uma anônima, um rosto na multidão. Até físicamente, já que a (generosa) mãe Natureza lhe previlegiou com uma boca indecorasamente carnuda e bem desenhada, curvas sinuosas bem distribuídas em 1,80 de altura e pernas (colosso dos colossos) que são um verdadeiro atentado intelecto-sexual (?), uma afronta àquelas que não tiveram a mesma sorte e se acham, têem a cara de pau de acharem-se boas, atraentes, gostosas (perdoem-me a expressão mais do que chula). Se colocarem ela e Ana Hickman cruzando as pernocas num mesmo filme, Sharon Stone perde o Oscar num piscar de olhos. Se é que os marmanjos de plantão irão ter tempo de piscar! Campinas, a bela cidade do interior de São Paulo, deve ter festejado com fogos, banda marcial e feriado o dia 23.12.1966. Foi o dia que uma deusa - dentre tantas, mas esta em especial - veio ao mundo gerada pelo ventre (abençoadíssimo) de dona Odete. Uma dama de finíssimo trato, mas lutadora, guerreira - como milhares de outras por aí - que foi o diferencial na vida da "diferente" Claudia.
     A história de vida dessa artista, orgulho dos brasileiros, prova que não estou exagerando, "jogando confete": aos 13 anos (corajosa!) foi estudar balé em Nova Iorque (EUA), o que, certamente, lhe deu suporte para hoje - depois de vários musicais - subir ao palco para (abusada!) interpretar o papel que foi de Liza Minneli em "Cabaret", atualmente em fase de ensaios sob a batuta do competente (e estranhíssimo!) José Possi Neto (ousada!) e que estreará em outubro na cidade de São Paulo. Claudia Raia é "diferente" por que sempre pega o chapéu aonde outras mãos não alcançariam. Uma mulher assim, admirada como pessoa e respeitadíssima por seu enorme talento, é sucesso garantido de bilheteria e aplaudida (seria de pé se os críticos de arte e os colunistas conseguissem escrever nesta posição, a não ser que algum por aí se chame Glória Perez), endeusada, homenageada por jornais, revistas e (a mídia do futuro, àquela que jamais se perderá) a internet. Assim aconteceu com Não Fuja da Raia, Nas Raias da Loucura, Sweet Charity, Splish Splash, além do supra-sumo, a cereja no bolo de sua frutífera carreira, o inesquecível "O Beijo da Mulher Aranha". (Quantos bofes por aí não queriam ter a honra de cair nessa teia, uii!). Dos palcos para as telas do cinema e da televisão, o sucesso se repete e na telona ela iluminou o escurinho das salas abarrotadas de fãs com preciosidades do nível de Kuarup, Boca de Ouro, A Noite Mais Louca de Todas e Os Normais (2). Já na telinha (tão pequena - atualmente nem tanto - como perigosamente cativante) a lista (haja fôlego!) começou no programa Viva o Gordo (TV Globo) onde interpretava a hilariante Carola ao lado do mestre Jô Soares (com quem teve um affair) e deslanchou em produções como Roque Santeiro, Cambalacho, O Outro, Sassaricando (impagável!), Rainha da Sucata, Vamp, Deus nos Acuda (onde o deus Eros a fez suspirar pelo futuro pai de Enzo e Sophia, Edson Celulari), Engraçadinha (Seus Amores e Seus Pecados), Torre de Babel, Terra Nostra, As Filhas da Mãe, O Beijo do Vampiro (quem não desejou ser mordido por aquele bocão?), Belissima, Sete Pecados, A Favorita (atuação digna do Oscar) e a recente Ti.Ti.Ti, onde brincou (e abusou) de paquita balzaqueana ao som do hino oficial da rainha Xuxa. Sem falar nos seriados e minisséries, até no Sítio do Pica-Pau Amarelo ela deu o ar da graça vivendo Medéia. Quer mais? "Tonhão", da novela As Presidiárias (TV Pirata).
     Para quem, aos 11 anos, se considerava feia e desengonçada, Claudia Motta deu à volta por cima, transformou-se em Raia, logo a seguir em Frota - numa belíssima cerimônia, deslumbrante, que lotoy a igreja da Candelária, no Rio, com a nata da nata do high society e do meio artístico - e, finalmente, em Celulari. Assumindo ou não esta "marca", o (e não tente me enganar) grande amor de sua vida ficará marcado para sempre em sua biografia, pois, além dos filhos, uma relação de 17 anos deixa marcas indeléveis no coração, na profissão e - por mais que se queira apagar - nas lembranças.
     Sou fã incondicional de Claudia e tive a oportunidade de entregar-lhe (abusado que também sou) uma cópia de "Finalmente Uma Mulher Diferente". (Deve ter lido, ou não, como dezenas de outros textos que lhe caem nas mãos). Claudia Raia é talentosa e criativa como atriz, generosa e atenciosa como ser humano, além de obstinada, persistente como produtora e empresária. Para ela não tem "tempo ruim", obstáculos. Quando ela quer algo, sabe que um projeto - de vida ou profissional - vale a pena, "corre atrás". Classuda, elegante, o glamour em forma de pessoa. Mas nem porisso se deixa contagiar pelo sucesso, tornando-se inacessível como certas jovens "estrelas" aspirantes a La Greta Garbo tupiniquim, as quais se acham - sem nunca terem sido, chegar aos pés - à imagem e semelhança dos tarimbados Procópio e Bibi Ferreira, Tônia Carrero, Fernanda Montenegro, Nicete Bruno, Paulo Goulart, Henrriete Morineau, Mário Lago, Paulo Gracindo, Maria Della Costa, Ewa Wilma, Ítalo Rossi (que nos deixou há pouco) Glória Menezes, Regina Duarte, Teresa Rachel, Tarcísio Meira, Tony Ramos, Nathália Thimberg, etc e tal. A lista dos mestres da interpretação é extensa - pois o Brasil é rico em bons atores - mas, infelizmente, não tão grande como a lista daqueles que "não beberam nesta fonte". (Se é que me entendem!).
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                         SANFERR, 11.08.2011

a ESFINGE:
     "Nenhum crítico ensina ninguém a fazer romance".

                       JORGE AMADO (1912-2001) escritor baiano e membro da Academia Brasileira de Letras, que ontem teria completado 99 anos de idade.

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

    










                             CAMAMU (Ba) EM FESTA DESDE O DIA O6.

     Na próxima segunda-feira (dia 15) - segundo dogma da Igreja Católica Apostólica Romana - o mundo cristão estará em festa homenageando a rainda do Céu e da Terra, a Mãe de Deus, com a Sua Assunção de corpo e alma à glória celeste. Várias paróquias que tem Nossa Senhora como padroeira estarão unidas numa só prece pedindo-Lhe que interceda junto ao Seu Filho Jesus Cristo que o mundo se transforme, tenha paz e que os povos respeitem-se mútuamente, abolindo de uma vez por todas com as guerras e o ser humano aprenda definitivamente o significado do perdão, da caridade, e do "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei".
     Camamu, no baixo sul baiano, minha terra natal, é uma dessas paróquias e espero que os governantes atuais saibam dar novamente a este dia a notoriedade que a festa sempre teve, principalmente na época do inesquecível e saudoso tio Júlio Borges, irmão de minha avó Alberina, que dava à festa um brilho (e muito brilho!) todo especial à altura de Nossa Senhora da Assunção, principalmente depois de 1951 quando a belíssima imagem (em tamanho natural) da Santa padroeira veio à Salvador para presidir o Congresso Assuncionista. A igreja matriz e a imagem de Nossa Senhora da Assunção de Camamu merece a visita de todos vocês pela grandiosidade e beleza de suas imagens. Um espetáculo à parte é a impressionante imagem (em tamanho natural e com detalhes assombrosos) do Senhor Morto.
     Esta semana foi prodigiosa de datas natalícias (uma in memoriam) para personalidades relevantes no cenário cultural e esportivo brasileiro, respectivamente Jorge Amado e o "mestre" Mário Jorge Lobo Zagalo, o papa do futebol brasileiro. O primeiro era um baianíssimo de corpo e alma, farda, fardão e também camisola (?), apaixonado pela boa terra e a gente simples do povo. Já Zagalo dispensa comentários, contra (sem motivos) ou a favor (com todos os motivos), já que uma frase -para mim a frase mais brilhante do século no meio desportivo - diz tudo (para todos os invejosos de plantão) e traduz o sentimento de um homem, o qual foi em determinado momento de sua vida desrespeitado e criticado mesmo com toda sua importância para o futebol brasileiro. A frase? "Vocês vão ter de me engolir". Genial! Uma bofetada com luvas (sem pelica e de borracha mesmo)  na cara de pau de quem teima em desmerecer, zombar, gênios como ele, Michael Jackson, Glauber Rocha e João Gilberto, dentre outros.

                                                                                                                                                     SANFERR, 11.08.2011

CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3




                                                        P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O

23 comentários:

  1. Não sei mexer nesse negócio de computador e pedi a uma amiga pra fazer isso pra mi, já que fáz tempo que quero fazer essa homenagem a meu sobrinho, o qual tenho como se fosse filho. Eu e a mãe dele, minha irmã. Trouxe o texto pronto e minha amiga vai me fazer esse favor. Quero dizer que estamos felizes por ele estar tendo o trabalho reconhecido, muita gente lendo a coluna dele e gostando. Não me casei, não tive filhos e ele é como se fosse, pois nasceu aqui em casa, meus pais já faleceram e eram loucos por ele e mamãe sempre dizia que ele tem jeito pra escrever. Desde pequeno que ele gosta de escrever. Puxou a mamãe. Ele é um bom filho, respeita muito a gente, se preocupa e mesmo não tendo feito faculdade de Jornalismo, todo mundo está vendo que ele é bom no que fáz, escreve bem. As vezes ele exagera um pouco falando disso ou daquilo, nós não aprovamos, mas ele tem uma personalidade forte. De vez em quando ele tira alguma coisa. Eu e a mãe dele só sentimos é que algumas pessoas, até mesmo gente bem próxima, guarde ressentimentos por coisas que já passaram e eles não tem nada a ver. A pessoa pode não simpatizar com alguém, mas não perdoar, ter raiva, isso sim é pecado. Ainda mais se quer a qualquer custo, desmerecer o trabalho que o mundo todo tá vendo que é bom, querer perseguir, prejudicar, caluniar, inventar estórias que nunca aconteceram para denegrir a imagem da pessoa. Meus pais morreram amando esse menino, eu e a mãe dele fazemos tudo por ele e nós garantimos de público que ninguém conhece mais o coração bom e generoso, altruísta, que ele tem, como nós duas. è um meninão, apesar da idade, amigo dos amigos, atencioso, principalmente em se tratando de ajudar quem quer que seja. O que ele quer e está fazendo é escrever. E pelo visto, por tudo que eles está recebdo de apoio, parabéns, parece que está dando certo. Ele vai ficar surprezo quando ler isso, mas eu e a mãe dele, Maria Amélia, precisavamos fazer isso. Gostamos demais dele e torcemos por ele, claro. Que ele siga, pois está no caminho certo. Não são amigos que estão falando. Somos nós duas. Sua tia e sua mãe. Suas amigas. Deus lhe abençoe e Nossa Senhora, de quem você é devoto, lhe proteja sempre. Daisy e Amélia.

    ResponderExcluir
  2. Claudia Raia é a grande responsável pelo BOOM dos musicais no país. Eu até me atrevo a dizer que desde os tempos do teatro de revista, o Brasil não tinha mais grandes espetáculos musicais no teatro até que Claudia resolveu reviver essa fase dourada de nossa cultura. Parabéns, Sanferr! A homenagem desta semana é 10 e vc... sem comentários. O Brasil e o mundo estão de olho no seu trabalho, hein! O que tenho escutado de comentários favoráveis. Francisco, editor-chefe.

    ResponderExcluir
  3. Sanferr, vc é o meu orgulho, já disse isso, né? Só que não canso de repetir. Deixe quem quizer falar mal. Falam, falam, e vc., mano, meu brother, espanta a maldade, o despeito, a inveja deles com todo esse talento, essa competência que Deus lhe deu. Escrever pra vc é brincadeira, fáz isso num piscar de olhos, enquanto pra muita gente é um tormento. Não é à toa que os altos índices de reprovação no vestibular estão na redação.Tenha fé em Deus e bola pra frente, rapaz. O tempo é o senhor da razão. Rafa.

    ResponderExcluir
  4. Sou de Fortaleza, maridão, segundo ela, da comentarista de toda semana aqui nesta coluna que tá dando o que falar no Brasil e no mundo, chamada de Débora, dizendo ela que é a boa do pedaço, a gostosona. Brincadeira. Fáz tempo que estou devendo esta participação a SANFERR postando meus comentários aqui na coluna deste amigo que conhecemos durante uma grande viagem que fizemos no ano passado e do qual só temos boas coisas a dizer, a relembrar. Continuem acessando, lendo os maravilhosos textos dele, porque a coluna SANFERRPRESS, para quem tem e gosta de cultura, informação e bom gosto, é um prato cheio. SANFERR é tudo isso que publicam aqui na home-page dele e muito, muito mais. MÁRCIO, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  5. Eu não estou dizendo? Sanferr é isso aí, gente. Jamais esqueceria a festa da padroeira da terra dele, de quem ele é devoto. A turma aqui da city, Ilhéus, tá toda ligada na coluna Sanferrpress. Muita gente comentando que é uma das melhores coisas que já apareceu na internet. E o que tem de manos por aí criando sites e blogs pra fazer porcaria, falar merda... deixa pra lá. SanferrPressa, não. É colunismo da melhor qualidade. é informação, cultura, com estilo próprio de quem sabe escrever muito bem. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  6. A competência de SANFERR é indiscutível. Tudo, ou quase tudo, já foi dito sobre o talento deste nosso amigo querido. Então ficamos sem saber o que dizer a cada quinta-feira quando abrimos o computador e acessamos a internet e lemos um artigo excepcionalmente escrito na coluna SANFERRPRESS. Outro dia minha filha disse "pai, o senhor já tá enchendo o saco de tanto elogio pra Sanferr. O cara é bom mesmo e todo mundo tá vendo isso". Não é que ela tá certa? Mas, fazer o que? PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  7. Gente, que coisa patética, ridícula, eu ouvi outro dia num programa jornalístico aqui da Bahia logo cedo. É por essas e outras que dizem que talento não é pra todo mundo, enquanto o diploma está à disposição pra quem, sabendo ou não a resposta, riscou no gabarito certo. A repórter AO VIVO na rua entrevistando uma pessoa e dois apresentadores com ar blazé, de paisaqem, no estúdio. De repente, um deles interrompe "fulano, é SICRANO AQUI DO ESTÚDIO". Se eu fosse a entrevistada, diria no ato "ah, é? Engraçado, eu pensei que vc tava no banheiro de sua casa". Qual é? É nervosismo, não saber se dirigir ao entrevistado ou achismo? Acham que o entrevistado é tão burro que não sabe aonde eles estão, é uma voz do além no fone de ouvido? Como diria o leitor e comentarista desta coluna Djean Bruno... rarará!. Domênica.

    ResponderExcluir
  8. Mesmo sendo contra esse culto que a igreja católica tem com as imagens, esculturas, devo admitir que a fotografia publicada hj por SANFERR sobre a igreja da cidade dele é belíssima. Fora o teor religioso, a cidade de Camamu está, realmente, de parabéns em termos artísticos, com uma igreja como esta. Parabéns. Bom, semana passada eu publiquei que estava sem entender o que SANFERR falou sobre nós, protestantes, no artigo daquele dia sobre a mãe do cineasta Glauber Rocha. Já conversamos e ficou tudo explicado. Ele se referia àqueles tempos, quando muitos de nós, evangélicos, não tínhamos a compreensão, o entendimento que temos hj em dia. Deus abençõe a todos. PastoraTT.

    ResponderExcluir
  9. Estar longe de Sanferr é um tormento, o qual só é aliviado quando nos falamos 3, 4 vezes por dia. Eu sempre falo sobre isso, mas não me canso de repetir: vcs não calculam o bem enorme que Sanferr nos proporciona com palavras carinhosas, amigo como só ele sabe se, generoso e atencioso. Minha mãe adorava ele desde o primeiro dia que o conheceu. Ele pode ter esse jeitão fechado, parecendo inacessível, mas é um garotão, de brincar, contar piadas, gargalhar com a gente. Tem um coração do tamanho do mundo. Minha família em peso gosta dele. Principalmente Saulo, meu irmão, e Ariane, minha ex-esposa, os quais postam comentários aqui na coluna e são fãs do trabalho dele. Quem não é? Toninho. São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez sinto-me previlegiado de ser amigo, de conhecer alguém com tanto talento, competência e estilo próprio, escrevendo tão bem como Sanferr, dando um show, um banho de colunismo a cada semana. Pena que a internet ainda seja uma mídia que a maioria não tem acesso. E o comentário emocionante da tia dele. Supimpa. Rogério, SP.

    ResponderExcluir
  11. Sanferr, Sanferr, Sanferr!! ESSE NOME vai dar o que falar como um dos melhores do colunismo. Aliásm já tá dando, né? Os amigos, fãs, admiradores e até a família, pelo que publicou hj a tia dele, somos todos apaixonados por ele. E os invejosos, despeitados, torcendo o nariz, mas tendo de engolir sapo, se curvar a um talento de nascença que não precisou de faculdade pra tá dando um show. Quem sabe, sabe. Zagalo já disse que vcs vão ter de me engolir. Isso cabe bem pra Sanferr também, né? Alê.

    ResponderExcluir
  12. Já disse isso e não me canso de repetir. O talento de SANFERR, a competência dele está sendo provada a cada artigo. Terminei de ler todos os artigos desde o primeiro postado em outubro do ano passado e percebe-se claramente o mesmo estilo, bom gosto e uma genialidade ímpar para mexer com as palavras, além de um senso de humor bastante discreto, elegante, inteligente, que somente as pessoas extremamente criativas tem e sabe fazer bom uso. Sanferr escreve nas estrelinhas, dá seu recado com uma classe, uma elegância terrivelmente incomodativa e aposto que a carapuça, como dizem aí no nosso querido país, pega muita gente de cheio. Fáz a gente imaginar, pensar, ter a nossa própria opinião sobre aquele assunto que ele tocou sábiamente. Quando ele diz "se é que me entendem"... é pra gente botar mesmo os miolos pra funcionar. E entender. Genial, querido colunista, futuro do Brasil nas letras. Maravilhoso! CinderelaGold, Brooklyn (Nova Iorque).

    ResponderExcluir
  13. Tive a felicidade de assistir Claudia no teatro em grandes espetáculos e a impressão que ela nos passa é que estamos sentados diante de um dos palcos da Broadway. Acho que isso já diz tudo, não é mesmo? Maria Eduarda, Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  14. Sanferr não está exagerando nem um pouco quando chama Claudia Raia de diva. Ela é, realmente, uma lenda viva do teatro brasileiro e nós, brasileiros que moramos aqui no exterior, amamos e morremos de saudade desta terra abençoada que só dá bons frutos nas artes e cultura. Olhe o exemplo de Sanferr aí, brilhando na internet, dando um banho de talento e competência. Um abraço. Fabricio, de Lisboa, Portugal.

    ResponderExcluir
  15. Uma atriz fenomenal, completa e digna de todos os aplausos. O que dizer mais de Claudia Raia? Divina, maravilhosa, única, espetacularmente diferente mesmo como Sanferr escreveu no artigo de hj. Não tenho dúvidas que muitas de nós, mulheres, gostariam de ser uma Claudia Raia. Ou não? Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  16. Claudia Raia é uma artista que deveria ter nascido aqui na Europa ou nos Estados Unidos. Não estou querendo desmerecer nosso amado país, mas é que ela é boa demais, estaria fazendo sucesso internacional, milionária, ao nível das grandes estrelas de Hollywood. Se eu fosse ela apostava todas as fichas numa carreira internacional. AURORA, Nice (France).

    ResponderExcluir
  17. Claudia Raia é o sonho de consumo de todas as mulheres. Ou vão mentir dizendo que não? O jeito dela ser, o talento, a pele, o corpo, os cabelos, as pernas. Meu Deus, que mulher é ess? Aonde foi que eu tava que não passei na mesma fila que ela dez mil vezes? Não é inveja, não, bocas malditas de plantão. é apenas admiração. Uma mulher reconhecendo o valor da outra. Bjs, Bjs, VI.

    ResponderExcluir
  18. Arrasou, arrasou, arrasou, SANFERRRRRRRRRRRRRR!! Claudia é minha ídola, minha deusa. Se eu tivesse nascido mulher queria ser como elazinha: poderosa, linda, maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! O talento baixou ali naquele corpo escultural e não tem inveja, não tem despeito, não tem pai de santo que faça subir. E Sanferr é superfã dela, viram né? O texto é de um fã apaixonado pelo trabalho da deusa. Ah, se eu fosse!!!! Rarará, Djean Bruno.

    ResponderExcluir
  19. Já está chato, repetitivo, se tornando uma ladainha, mas o que fazer? Temos a obrigação, o dever moral de dar apoio, créditos ao trabalho desse nosso colega que, mesmo sendo autodidata, está dando um show de talento, competência e estilo como colunista, cronista, comentarista, seja lá o que for que queiram dizer sobre ele, aqui na internet. Fazer o que mesmo? O cara é bom, maravilhoso, quem não gostar... vai ter de se conformar e engolir o sapo. Solange.

    ResponderExcluir
  20. O sucesso de SANFERR aqui na internet e nos dois jornais do sul que reproduz a coluna dele deve-se a esta variedade de personalidades que ele nos apresenta a cada semana. Na quinta passada, ficamos sabendo de coisas que aposto que nem todo baiano sabia sobre a mãe de um grande baiano. Hj, fáz esta belissima homenagem a Claudia Raia. Demais. "Urso".

    ResponderExcluir
  21. Desde o ano passado quando eu, Vi, a mãe dela e Sanferr viajamos juntos e ele nos disse que iria lançar esse blog, sabíamos o sucesso que faria. Não ia ser fácil, afinal ele não era conhecido; mas a prova taí. Quando se tem talento, competência, é como uma bola de neve... a repercussão cresce, cresce, todos comentam e logo toma proporções inimagináveis. É como fofoca em bocas que não prestam: se alastra num piscar de olhos. Júnior.

    ResponderExcluir
  22. Algumas pessoas me perguntaram porque não publiquei comentário na semana passada. Se fiquei chateado por que SANFERR, dono do blog, tirou o meu do ar. Não, de jeito algum. Sanferr não gosta que falemos dele, que o elogiemos, apenas que tratemos de tecer comentários sobre as personalidades. Simples e modesto como ele é, fáz sentido. E naquele dia eu exagerei. Ele me explicou e eu compreendi. Adoro ele como pessoa e pelo profissional que é. Saulo, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  23. Sanferr ESTÁ SENDO o comentário do dia em qualquer ambiente aqui no Rio de Janeiro por conta do excelente trabalho como colunista que vem desenvolvendo na internet. Todos se rendendo ao talento que está mostrando que na Bahia ninguém nasce mesmo... estreia-se. Parabéns, Sanferr. Sucesso cada vez mais pra nós todos. Lya, assesora de imprensa, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir