quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A PEDRA FUNDAMENTAL DO TEATRO BRASILEIRO








                                    FERNANDA MONTENEGRO,
                UM TALENTO NATO E NÃO FABRICADO, FORMADA NA
                             FACULDADE DA VIDA E DOS SÁBIOS.


     A arte de representar (e tem pessoas  que fáz isso muito bem, mesmo não sendo artista), seja no palco ou diante das câmeras, sempre teve mitos em todos os tempos e partes do mundo, formando uma exclusiva constelação de astros e estrelas - talentos natos ou fabricados por boas estratégias de markenting - verdadeiros clássicos (marcas) como, dentre inúmeros outros, Charles Chaplin, Sophia Loren, Leslie Nielsen, Emma Thompson, Huprey Bogart, Ursula Andrews, Lauren Bacall, Anthony Hopkins, Grace Kelly, Lillian Gish, Jean-Claude Vam Damme, Johnny Weismuller, Susan Sarandon, Glenn Close, Samuel L. Jackson, Fred Astaire, Marilyn Monroe, Marcelo Mastroianni, Alain Delon, Sylvia Krystel, Brigite Bardot, sir Laurence Olivier, Anita Ekberg, Olivia de Havilland, Omar Shariff, Florinda Bolkan, Sônia Braga e Carmem Miranda (brasileiras, mas conhecidas mundialmente), Cristopher Reeves, Raquel Welch, Audrey Hepburn, Julia Roberts, Maximilian Schell, Vivien Leigh, Greta Garbo (a mais distante, difícil e inacessível de todas), Elisabeth Taylor, Tom Hanks, Raul Julia, Richard Burton. Aqui no Brasil, dentre dezenas de "marcas" (nomes) do primeiríssimo time, uma - especialíssima - poderia estar relacionada no elenco internacional acima, pois veio para ficar eternamente na memória dos fãs e brilhar, iluminando todos que tem o previlégio de dividir a cena com ela. Autodidata, mas doutor, PHD no ofício que escolheu - e muito bem - para fazer na vida. O que tem de mestres da interpretação que dariam - assim como Van Gogh (pintor) o fez - uma orelha para subir no palco com ela... Seu nome é Fernanda Montenegro, considerada por colegas, críticos e o público (de ontem e hoje) a primeira dama do nosso teatro. Fernanda, artísticamente, é claro, pode se considerar "esposa" de vários maridos, já que todos os astros a desejam como sua estrela. Mas marido, companheiro na vida real - e muitas vezes também em cena - ela só teve um: Fernando Torres, o qual já não se encontra mais entre nós. Talvez este - mulher, amante de um só homem - tenha sido um de seus melhores papéis, pois os dois permaneceram unidos durante décadas, sendo, como Glória Menezes/Tarcísio Meira, Rosamaria Murtinho/Mauro Mendonça e Nicete Bruno/Paulo Goulart, um dos raros casais que não se deixou "contaminar" pelos beijos (técnicos?) de outros parceiros de trabalho. (Se é que me entendem!).
     Mesmo ele tendo brilho e merecimento próprio, o O de Fernando Torres não foi tão poderoso como o A de Fernanda, desde que os dois se conheceram nos bastidores de algum teatro e prometeram dividir não somente o palco, mas a mesma casa com fidelidade, respeito e, principalmente, amor. Nunca se ouviu dizer um "talvez", "será", sobre o relacionamento desta rainha da representação com o seu, digamos, princípe consorte. Dentro e fora dos teatros, na frente ou bem distante das câmeras, longe dos holofotes - é notória a discrição do casal - a estrela Montenegro e o astro Torres foram pessoas dignas, exemplares, acima de qualquer suspeita e comentários maledicentes. Elegante e charmosa como ser humano - em todos os sentidos - Fernanda pôde imprimir essa marca em personagens memoráveis como a recente Bete Gouveia (Passione, TV Globo), ou até mesmo quando representa pessoas de uma classe menos favorecida socialmente como a vulgar, escandalosa e trambiqueira Naná (Cambalacho, na mesma emissora).
     Escrever sobre Arlette Pinheiro Esteves Torres, nascida em 16.10.1929, não é tarefa das mais fáceis. Agora, mais difícil ainda é retratar em poucos (no caso desta coluna, não tanto assim) caracteres a trajetória artística de "la" Montenegro - a Fernandona, mãe de Fernandinha, também atriz (Entre Tapas e Beijos, TV Globo) - uma atriz que (como a maioria) não interpreta, mas (como poucas, somente as boas atrizes o fazem) encarna, toma para si, vive as dores e alegrias do papel. Por mais que queira, Fernanda não consegue desvencilar-se do personagem, não o esquece, não o deixa para trás quando sai dos estúdios ou do teatro. Somente as grandes atrizes tem consciência pessoal e artística que o personagem é a sua segunda pele. Como se fosse sua sombra, já que o ator carrega-o nas costas e o papel lhe acompanha em todos os lugares. Mmesmo sendo um ator experimentado, com anos de carreira, a sua vida pessoal torna-se secundária, um verdadeiro laboratório, buscando para o personagem olhares, entonações, modo de andar e gesticular, subsídios que muitas vezes são encontrados entre familiares, vizinhos, amigos e nas ruas. Por mais que o ator diga diante do espelho no camarim "agora dá um tempo, desencarna, que eu preciso voltar a ser eu mesmo", o personagem já ganhou vida própria. Certamente Fernanda deve ter tido dificuldades em dizer isso para Charlô (Guerra dos Sexos), Olga Portela (O Dono do Mundo), Zazá, Jacutinga (Renascer), Bia Falcão (Belíssima), além de tantas outras novelas, seriados, Especiais e minisséries como Redenção, A Muralha, Medéia, Cara a Cara, Brilhante, Baila Comigo, Riacho Doce, Terra Nostra, As Filhas da Mãe, etc. Para o público - por mais que o ator diga o contrário - àquele personagem é "a cara, corpo e alma (?)" de seu intérprete e, de alguma forma, isso interfere no dia-a-dia do artista. Quando o personagem "baixa" em seu corpo é difícil - como dizem jocosamente aqui na Bahia - "subir para cantar"; neste caso, "desinterpretar". Pois, dona Fernanda, até os monstros sagrados são infectados pelo vírus do teatro. "Dize com quem andas e eu te direi quem tu és!".
     Sofisticadas, humildes, boas ou más, belíssimas ou despojadas, as mulheres de Fernanda fizeram história no palco, na TV e na telona. Não é para menos. (Se houvesse, ela merecia receber o título de doutora honoris causa da interpretação e, como tantos por aí que já foram agraciados nas mais diversas áreas pelas Universidades, sendo autodidata, sem o diploma debaixo do braço, como a UFBa fez anteontem com o ex-presidente Lula). Com um talento ímpar, nato, ela sabe como ninguém transformar uma simples cena num verdadeiro clássico. Quem não se lembra dela e Paulo Autran em Guerra dos Sexos, lambuzando-se na mesa do breakfast? Ou, então, na cena do cemitério (Rainha da Sucata) onde o personagem dela rasgava-se todo, ficando apenas de combinação, diante do túmulo do amante e na frente da rival? No palco - onde tudo começou em 1950 na peça "Alegres Canções nas Montanhas", ao lado de Fernando Torres - esta artista, verdadeiro alicerce do teatro nacional, nos deu grandes momentos em produções que marcaram época como Fedra, Seria Cômico se Não Fosse Trágico, É, As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, The Flash anda Cash Days, Dias Felizes... No cinema, o talento de Fernanda foi um capítulo à parte, quando - com o filme Central do Brasil (1998) - tornou-se, até hoje, a única atriz brasileira indicada ao Oscar, além das críticas favoráveis no Los Angeles Film Critics Award.
     Fernanda Montenegro. Mais de 50 anos de serviços prestados à cultura brasileira. Uma mulher simples, do povo, que passo-a-passo, trabalho após trabalho, foi mostrando seu talento, valor e capacidade construindo a carreira sólida que tem hoje. Quem é bom fáz, mostra e prova "nos nove" do que é capaz. Não seria surpreza se uma famosa frase do teatro - dita antes da estréia de qualquer espetáculo - fosse mudada para "muitas F... para você". A história do teatro brasileiro não poderá ser escrita e contada sem o nome de "la" Montenegro encabeçando um elenco estelar com "marcas" como Rute de Souza, Tônia Carrero, Raul Cortez, Marcos Caruso, Joana Foom, Regina Duarte, Marília Pêra, Glória Menezes, Laura Cardoso, Beatriz Segall, Vera Fischer, Claúdio Marzo, Yumara Rodrigues, Nilda Spencer, Natália Thimberg, Othon Bastos, Renata Sorrah, Tarcísio Meira e por aí vai. Parodiando João Ubaldo Ribeiro, eu digo "viva o teatro brasileiro".
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                   SANFERR, 22.09.2011

a ESFINGE:
     "Se não puder levantar, não empurre seu próximo no precipício. Nas voltas que a vida dá, você cairá nesse mesmo buraco mais cedo ou mais tarde".
                                                                                                                                                                     SANFERR. 20.01.1985

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Mais uma vez o ex-presidente Lula foi homenageado por uma universidade com o título de doutor honoris causa. Ele, além de d. Raimunda Gomes da Silva, quebradeira de côcos - que recebeu o título da Universidade do Tocantins em 2009 - é a prova que temos (muitos) autodidatas qualificados - infelizmente  ao contrário de muitos diplomados, por conta do despreparo intelecto-cultural de nossos estudantes e da ganância das faculdades em querer ganhar mais, enchendo as salas, esquecendo-se da competência e capacitação - e (raríssimos) que sabem "onde tem o nariz", capacidade para "colocar o preto no branco". Por essas e outras, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em 17.06.2009, sobre a não obrigatoriedade do diploma para Jornalismo, foi bbastante apropriada.
     Agradeço, sensibilizado, as SMS, e-mails e telefonemas que recebi - e continuo recebendo - de todo o Brasil e do exterior, do mais simples leitor (e amigo), até orgãos da imprensa, do governo, embaixadas e prsonalidades renomadas dos mais variados segmentos da sociedade. Muito obrigado!

                                                                                                                                                                              SANFERR, 22.09.2011

CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3




                                                        P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O

28 comentários:

  1. Fernanda Montenegro é, sem sombra de dúvidas, a mais importante artista do teatro nacional, sem desmerecer, lógicamente, todos os demais. Ela é exemplo, referencial, para todos aqueles que, nas mais diversas profissões, tem o dom, o talento nato, a competência e experiência adquirida em anos de carreira. Já tinha comentado com Sanferr porque ela ainda não tinha sido retratada aqui na coluna, mas ele me respondeu que tem uma lista de celebridades e tem de obedecer essa lista. Pelo que vi, vem muita gente boa, da nova e velha geração, por aí. TONINHO, Sampa.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que tudo já foi escrito sobre esta grande estrela do show business, além de também ser uma pessoa do bem, um caráter dos melhores, num meio onde muitos, principalmente os iniciantes, fazem tudo para chamar a atenção, ter credibilidade e conquistar seu espaço. Fernanda, ao longo dos anos, tem se mantido digna, corretíssima, na vida pessoal e artística, nos presenteando com atuações sublimes, magistrais. Francisco.

    ResponderExcluir
  3. Já disse uma certa vez e vou repetir: não é por eu ser evangélica, cristã, que não posso, não devo estar antenada, como dizem, nas coisas que estão acontecendo ao meu redor. Afinal de contas, independente de minha crença, de minha religião, sou também humana e moro também neste planeta chamado terra. Admiro o trabalho da atriz, uma senhora de respeito. PastoraTT.

    ResponderExcluir
  4. Como das outras vezes, estou postando esse comentário à pedido de minha mãe, a qual não sabe mexer em computador. Ela gosta muito do trabalho da atriz e fica esperando ansiosa uma nova novela com ela. Como não sai muito daqui da cidade onde mora, da casa dela, não tem acesso aos filmes da atriz, a não ser pela televisão ou dvd. Um abraço para todos.

    ResponderExcluir
  5. Vou me conter para não falar mais sobre Sanferr, a pessoa dele, apenas o trabalho, ou seja, a coluna SANFERRPRESS e as celebridades homenageadas aqui. Ele me pediu isso novamente outro dia. Bom, quem não gosta de Fernanda Montenegro não sabe o que é uma boa, ou melhor, uma excelente representação. Num meio onde a maioria fáz caras e bocas, ela é uma escola, a faculdade dos atores brasileiros. Domênica.

    ResponderExcluir
  6. Telefonei ontem para SANFERR e quando ele me disse que Fernanda Montenegro seria a personalidade da semana, vi que mesmo cheia de trabalho como estou, tinha de tirar um tempinho para postar meu comentário. Ela é unanimidade nacional. Em qualquer papel, Fernanda dá um show de interpretação. Nas peças, então!... Aqui em Salvador, em São Paulo ou no Rio, quando viajo, vou sempre assistir os espetáculos com ela. "Wallace".

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do filme Central do Brasil e uma vez estava lá na capital, em Curitiba, e fui assistir uma peça de Fernanda Montenegro. É mesmo uma boa atriz, o teatro tava lotado e no final td mundo aplaudiu de pé. Rafa.

    ResponderExcluir
  8. Adoro o trabalho da atriz Fernanda Montenegro. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  9. Sempre que sei que Fernanda está em cartaz com alguma peça, dou um jeito e vou assistir. Ela é demais, maravilhosa. Parece que vive, encarna mesmo o personagem nos emocionando, fazendo rir e o teatro se cala para ouvir o que ela diz. Uma grande estrela do teatro, cinema e televisão brasileira. Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  10. Quem não se lembra de Bete Gouvea, uma mulher podre de chique, só no salto, arrasando no modo até de andar, de olhar as pessoas, de sentar. E pegando a xícara para tomar chá. Fernanda Montenegro é espelho para muitas mulheres. Para outras, as piriguetes da vida, ela devia ser escola. Pra ensinar a ter classe, postura. Rarará. Falei e disse. Um beijão. Djean Bruno.

    ResponderExcluir
  11. Já tive a oportunidade de assistir uma peça de Fernanda Montenegro e saí do teatro, aqui mesmo em Salvador, fascinado com aquela atriz que mesmo quando está calada no palco, todos os olhares da platéia, estão direcionados para ela. É mesmo a primeira estrela do teatro, da televisão e do cinema nacional. "Urso".

    ResponderExcluir
  12. Uma excepcional atriz, digna de estar mesmo relacionada entre os grandes nomes internacionais. Fiquei chateada naquele ano por ela não ter ganho o OSCAR. O Brasil tem grandes estrelas, excelentes atrizes, mas Fernanda Montenegro brilha mais que todas as outras. Com ela em cena, fica difícil para qualquer ator não se sentir iniciante. AURORA, Nice (France).

    ResponderExcluir
  13. De vez em quando eu assisto bons filmes com a atriz Fernanda Montenegro de madrugada, filmes antigos que a TVE gosta de exibir e um é sempre melhor que o outro. Quem disser que tem outra atriz melhor,é despeito. Pode ter igual, melhor não. Antonio.

    ResponderExcluir
  14. Ter uma atriz como Fernanda Montenegro nas páginas de qualquer jornal ou revista é certeza de vendas recordes. Quem não gosta de saber o que acontece com ela? E hoje, com este artigo maravilhoso de SANFERR, à altura dos melhores colunistas do mundo, então... Nunca soube de um espetáculo teatral com ela que não tivesse casa cheia todos os dias. É impressionante. Solange, editora-chefe.

    ResponderExcluir
  15. Assim como todo mundo, acredito eu, já fui assistir a todas as peças que Fernanda tráz aqui pra nossa cidade. E quem não conhece, o TCA É enorme, mais de mil lugares. E sempre Fernanda lota o teatro. Se duvidar fica gente até em pé para se deliciar com suas excelentes atuações em cena. Uma grande atriz. Com relação ao email que Sanferr me enviou, e parece que enviou pra todo mundo, pedindo pra gente não falar dele, concordo apenas em parte. Num momento em que tem-se muitas merdas, muitas porcarias, denegrindo a imagem de nossa querida terra, a Bahia, principalmente na música, onde todos fazem qualquer coisa pra fazer sucesso nas costas dos coitados que não sabem o que é boa música, ficarem ricos, sem o menor talento, compondo e cantando verdadeiras atrocidades que tem a cara de pau de chamar de músicas... E a Bahia está mandando para todo o mundo, todo o planeta, um dos melhores colunismos dos últimos tempos. Leiam o blog SANFERRPRESS, comparem com outros e vejam se não temos razão. Todos nós, leitores assíduos e comntaristas desta coluna, sabemos o que é bom, tem qualidade. Sanferr vai ligar, passar email me repreendendo, mas eu tinha de postar isso. Se ele é bom mesmo, dá na cara de qualquer um toda semana, escrevendo com uma capacidade, uma competência a toda prova? Maria Lúcia, de Salvador para TODO O PLANETA.

    ResponderExcluir
  16. Fernandona, a mãe, e Fernanda, a filha... Que família é essa? Só tem fera. Transformam qualquer papel num estrondoso sucesso. De público e crítica. Eu só não entendo é porque a TV GLOBO ainda não convidou a mãe para fazer uma participação junto com a filha no seriado TAPAS E BEIJOS. Ia ser muito engraçado. Débora, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  17. É anunciarem um novo trabalho com Fernanda Montenegro na televisão e eu faço de um tudo para acompanhar o máximo possível de capítulos. Essa grande atriz merece mesmo todos os elogios porque, realmente, é a primeira-dama do nosso teatro.Aninha.

    ResponderExcluir
  18. Pena que não moro mais no Brasil e estou sem assistir a interpretação excepcional de Fernanda Montenegro nos palcos. Aqui nos Estados Unidos, somente através de dvd ou pela Globo Internacional quando passa uma novela com ela. É por essas e outras que nós, das comunidades brasileiras no exterior, sentimos orgulho do nosso pais. Por termos conterrâneos como dona Fernanda nos palcos e SANFERRPRESS na internet mostrando para o planeta como somos talentosos, competentes. CinderelaGold, New York.

    ResponderExcluir
  19. Fernanda é tudo isso que tem se falado dela e muito mais. Nossa querida, amada e respeitadissima "Fernandona". Todos, no meio artistico e fora dele, o povão nas ruas que não tem acesso a ela como nós do métier temos, sabem que esta cidadã, antes de ser famosa por ser artista, é famosa por ser o ser humano excepcional que é. Lya, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  20. Algumas vezes fiz parte da tripulação no vôo onde estava Fernanda Montenegro e posso afirmar que nunca vi uma estrela com a fama dela se comportar tão bem, sem ser nada exigente, estrela, sempre educada, gentil, portando-se como o mais anônimo dos passageiros ali presente. E isso é difícil neste meio, onde bastou estampar o rosto lindo nas capas das revistas e já se acha o rei da cocada preta, olhando de cima, não falando com ninguém, se isolando em casa, sem dar atenção aos vizinhos no elevador. Eu conheço uma deste tipo. Mora no mesmo prédio que eu. Foi chamada pra ser jurada numa festa de São João aqui do prédio e disse que não tinha o menor interesse de participar. Pode? D. Fernanda, a grande atriz, se torna pequena como pessoa. Humilde, simpática, acessível a todo mundo, sem manter distância de ninguém. Uma grande artista e grande pessoa. Ariane, hj aqui de casa (São Paulo).

    ResponderExcluir
  21. Esta foto sintetiza tudo que Fernanda Montenegro é: elegante, discreta e simpática. Como dizem, uma "bem nascida", que mostra toda sua fleuma ao caminhar, falar, expôr suas idéias em entrevistas onde sua inteligência e cultura não deixam dúvidas da grande pessoa e intelectual que é. Um exemplo para muitos que acham-se o que não são e nunca serão: artistas de verdade, TALENTOSOS. Saulo, SP.

    ResponderExcluir
  22. A mestra da representação nacional, o nosso orgulho nas artes cênicas. Fernanda Montenegro é hours-concours. Com ela em cena, não tem pra ninguém. Ela fáz parte de um seleto grupo de atrizes brasileiras que são a nata do nosso teatro, juntamente com Bibi Ferreira, Marília Pêra, Beatriz Segall, Renata Sorrah, Susana Faini, etc. Cornostibia.

    ResponderExcluir
  23. Chegou quem faltava nesta coluna que é uma das melhores coisas que a internet descobriu nos últimos tempos como colunismo das celebridades, dos INN da vida. E quem não é, não tem talento de verdade, não fáz nada de bom, relevante, nem espere ser retratado por SANFERRPRESS, já que SANFERR sabe o que é bom e só gasta os neurônios dele escrevendo sobre quem realmente tem algo a dizer, fazer ou mostrar de útil artisticamente, religiosamente, politicamente, socialmente. Vcs já viram, neste primeiro ano de coluna, que só os bons são homenageados aqui. FERNANDA MONTENEGRO demorou mas tá aqui. E, SEGUNDO SANFERR, o que vem de gente boa por aí... Aguardem. Meu amigo tá com uma relação, uma lista de celebridades que o creme de la creme, como diz um amigo nosso. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  24. Nunca tive a oportunidade de ver Fernanda Montenegro de perto. Só conheço o trabalho dela pela tv e no cinema. Sanferr, que a conhece, esteve com ela, inclusive entregando um exemplar da peça dele "FINALMENTE UMA MULHER DIFERENTE" disse que é um doce de pessoa. Educadíssima, atenciosa e que sabe incentivar quem stá começando, buscando mostrar seu trabalho. Favo de mel.

    ResponderExcluir
  25. Chegou, enfim, a quinta-feira e todos nós, amigos fiéis, leais, leitores e comentaristas assíduos da coluna do melhor colunista sobre celebridades da internet - SANFERR - ficamos sabendo, então, quem é o homenageado da semana. Dona Doida, perdão, Fernanda Montenegro já estava demorando de chegar. Assisto as novelas sempre que posso, alugo os filmes com ela e já fui vê-la no TCA algumas vezes em peças que lotaram o teatro, com gente saindo pelo ladrão. SANFERR é o máximo mesmo. Sempre nos presenteando com a nata, os melhores dos melhores. Um grande abraço à todos. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  26. Que exemplo de pessoa, de artista! Fernanda Montenegro devia fundar uma escola de interpretação pra muitos jovens, bonitinhos de rosto e corpo, mas feios, horrorosos na arte da representação. E que se acham!... Talvez, com os ensinamentos, as dicas dela, esses feiosos não passariam a gansos? Chico.

    ResponderExcluir
  27. Lisboa ama Fernanda Montenegro. Espetáculo dela é sinônimo de bom gosto e o Brasil tem mais é que se orgulhar mesmo desta nossa conterrânea. Quando estréia uma novela, por aqui com ela no elenco, ai, ai, ai, Jesus... É um Deus nos acuda. Parabéns a esta maravilhosa dama do teatro, cinema e televisão do nosso querido e distante país. FABRICIO, de Portugal.

    ResponderExcluir
  28. São Paulo pára quando Fernanda Montenegro está apresentando uma peça aqui. É teatro lotado todos os dias, em todas as sessões, ingressos esgotados com antecedência. Precisa dizer mais alguma coisa? Essa atriz é o símbolo da arte nacional. Deveria ser erguida uma estátua dela em praça pública. Rogério, de São Paulo.

    ResponderExcluir