quinta-feira, 28 de junho de 2012

ESTE DIPLOMA VALE QUANTO PESA.




FÁTIMA BERNARDES.
UM ENCONTRO QUE DEVERIA SER MARCADO PARA UM OUTRO HORÁRIO.



      Desde o lançamento deste blog, em outubro de 2010, tenho recebido inúmeros e-mails, SMS e telefonemas me criticando (como também muitos apoiando, elogiando), dizendo - pessoas que, aparentemente, não leram direito os artigos e muito menos entenderam o que tentei passar através de meu ponto de vista - que defendo o autodidatismo (e "queimo" o estudo, pode?) como se ele fosse superior (?), na opinião destas intelectualizadas criaturas, ao profissionalismo (?) dos diplomados em Jornalismo... (Não fiz Comunicação Social, não sou jornalista, mas já provei - até mais do que suficiente - que não fico, sem falsa modéstia, devendo nada àqueles que frequentaram a Escola de Jornalismo; sou autodidata, sim, e com muito orgulho, pois o que importa é escrever e isto eu sei que faço razoávelmente bem). Não é que (e acredito que milhares por aí) eu, particularmente, seja contra ou a favor disto e daquilo, mesmo que a distância entre o valor real (entre o quilo e o meia grama) entre "isto e àquilo", não seja tão grande assim. (Se é que me entendem!)... A história, as "cabeças pensantes", os intelectuais, quem, afinal, sempre soube - e continuam sabendo -  colocar com maestria, "o preto no branco", afirmam que para escrever, realmente, não precisa diploma. O STF (Supremo Tribunal Federal) já, digamos, DECRETOU esta verdade máxima. O que eu defendo é um bom texto, com qualidade e conteúdo (coisa que nem todos os diplomas dão), independentemente de ter sido escrito por quem dependurou um pedaço de papel - muitas vezes sem valor algum e, últimamente, os noticiários, as reportagens e, principalmente, as pesquizas gabaritadas vem comprovando assombrosamente isso - na parede ou por quem usa este mesmo papel para mostrar (e provar com honra ao mérito) que escrever não é para qualquer um; é um dom, um talento nato e não tem diploma que dê ou tire esta "qualificação". (Aliás, diga-se de passagem, qualificação tornou-se uma palavra na moda, mesmo quando aquele que a pronuncia não tenha a menor qualificação para saber realmente do que se trata). A prova é que existem cursos e mais cursos espalhados por aí, proliferando como ratoeiras, altamente desqualificados, onde os ratos que estão dentro delas (é apenas uma metáfora, vejam bem!) para aprender sabem mais que os gatos para ensinar...
     Em artigo publicado anteriormente, eu dizia - e isto não pe novidade - que sem estudo não se sai do lugar, quanto mais chegar aonde se quer. Mas - e sempre tem (repetindo-me) o diplomadérrimo MAS no meio da história, literalmente falando, já que está mais do que provado que existem, sempre existiu e sempre existirá profissionais (?) de excelente nível criativo, intelecto-culturalmente falando - apenas para escrever, of course! - que jamais "alisaram o banco da ciência". Foram (e são) doutores no seu ofício sem o DR na frente de suas marcas (nomes) - renomadíssimos, por sinal - homenageados muitas vezes com o honroso DIPLOMA de "doutor honoris causa". (Não vou citar exemplos, pois não quero me tornar, como já disse, repetitivo; pesquizem e descobrirão as tais personalidades, da palavra e da escrita, agraciadas com o título na recente e antiga história da civilização). Até mesmo na própria ABL (Academia Brasileira de Letras) já houve - se é que ainda hoje não tem - casos assim.
     O que não é o caso da homenageada de hoje aqui na coluna, a qual soube honrar o diploma que, certamente, deve ter lutado para conseguir. Não lutado, lógicamente, por deficiência intelectual, já que trata-se de uma jovem senhora de reconhecido talento, competência e (esta tem!) qualificação, excepcionalmente culta; mas uma luta por ter percorrido o caminho das pedras, ter cursado (e aprovada com distinção) todo o bê-a-bá da faculdade de Jornalismo, chegando ao tôpo almejado por todos aqueles que sonham atingir quando entram num curso superior: o diploma. (O diploma desta profissional vale quanto pesa!)... Acredito que ela, mesmo se não tivesse feito faculdade, seria mais uma autodidata à altura dos maiores expoentes do autodidatismo nacional nas Comunicações. (Ùnica área onde o autodidata é aceito, segundo o STF, já que escrever não salva e muito menos mata o ser humano)... E, mesmo sem querer, estou me repentindo.
     Existem pessoas que, com uma simples frase (aparentemente despretenciosa), já fez um tratado, escreveu uma monografia, uma tese de mestrado, provou pós-graduação em talento, competência e qualificação. Já outras, passam anos e anos nas salas de aulas, queimam as pestanas e - não quero desmerecer (jamais, não sou alienado) - o ensino, mas isto é fato, uma triste e desonrosa realidade - saem dos cursos (talvez, infelizmente) mais constrangedoramente incapazes do que entraram. (Vergonha não é ser autodidata, é isto aí!)... Reitero que não vou me tornar repetitivo (e sendo, perdão!) citando outros artigos do blog, mas a culpa é do famigerado vestibular-loteria, de quem sabe e de quem não sabe riscando o X aleatóriamente.
     Mas, felizmente, toda regra tem excessão. E boas excessões, como é o caso da competentíssima e ultra-talentosa Fátima Bernardes, a qual, mais uma vez (não que tenha nos surpreendido), nos deixou boquiabertos com sua coragem de enfrentar o público cara-a-cara, sua versatilidade além de repórter e apresentadora de telejornal. Fátima estreou na última segunda-feira (dia 25) o - não digo excelente, pois ainda tem muito o que melhorar - bom programa "Encontro". E o programa AINDA não é excelente, não por culpa da marca (nome) que dá sub-título ao mesmo, um nome experiente e qualificadíssimo; mas por que ainda está engatinhando, faltando quadros mais populares que o faça ficar de pé e dar os primeiros passos. Nestes primeiros três programas, hoje estamos assistindo o quarto, "Encontro, com Fátima Bernardes" tem-se mostrado (muito) didático, professoral. E o telespectador gosta de assitir programa - mesmo que de cultura, informação e discursivo - com ação, polêmica, chamariz, enfim, algo a mais que justifique sua presença diante da telinha. É o que tenho ouvido de comentários. Todos estão ligados por causa de Fátima Bernardes e não pelo formato do programa. A produção formatou como (quase) uma aula acadêmica (despretenciosa), um debate (acanhado), sem maiores chances de aprofundamento popular nos temas apresentados. Programa de auditório, mesmo nos mais diferentes estilos e o de Fátima é o diferencial, bastante estiloso mesmo, em todos os sentidos falando - Chacrinha, Faustão, Luciano Huck, Silvio Santos, Raul Gil, Flávio Cavalcanti, Aérton Perlingeiro, Márcia Goldschmidt, e tantos outros - tem de incendiar a platéia  e, acontecendo isto, o telespectador (em casa) ficará grudado na programação. Fátima é estreante no formato, uma profissional gabaritada e certamente vai, aos poucos, tomar as rédeas deste cavalo ainda não totalmente domado.
     Fátima Gomes Bernardes Bonemer nasceu em 17.09.1962, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Vaz Lobo, mas foi criada no Méier. Começou a estudar balé aos 7 anos, mas optou pelo Jornalismo - já que sonhava ser crítica de dança - formando-se na UFRJ. Com o diploma na mão, começou (1983) no jornal O Globo e, em 1987, entrou para a TV Globo. Na emissora, em 1989, apresentou o Jornal da Globo ao lado de Eliakin Araújo, passando, no mês de julho, a dividir o cenário do jornal da madrugada global com o futuro marido, William Bonner, com quem se casou em 1990. Em 1993, ao lado de Celso Freitas e Sandra Annenberg, foi para o Fantástico e em 1996 estreou no Jornal Hoje. Um ano depois de ter dado à luz aos trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, sentou na bancada do JN ao lado de Bonner, até desembro passado - deixando sua cadeira para Patrícia Poeta - quando aventurou-se, de corpo e alma, num projeto ambicioso, de sua autoria, batizado como "Encontro com Fátima Bernardes".
     Fátima é um ícone, uma marca (de respeito e credibilidade) na tv brasileira. Carismática, percebe-se claramente que ela não fáz teatro diante das câmeras. Ela é o que é. Mas agora, certamente - como apresentadora de programa de entretenimento - ela vai ter de "teatralizar" (um pouco) para que o Encontro não se perca nos desencontros do Ibope. O horário é arriscado e - tanto ela como comandante, como a produção como marinheiros - terão de segurar com firmeza no leme desta nau para ela não encalhar próxima ao porto seguro do sucesso. Mas, competente como é, o enjôo desta primeira semana al mare, digo, no AR, vai passar e a comandante vai levar o programa a navegar em um oceano tranquilo. O oceano do reconhecimento popular.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 28.06.2012

a ESFINGE:
     "Por mais que tentem, nunca irão conseguir destruir um amor verdadeiro, o talento e o caráter de um homem".

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 17.05.2004

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Ontem foi dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, não por coincidência, aniversário de minha querida Camamu (minha terra natal), uma das mais belas cidades da Bahia, histórica, a terceira maior baía do Brasil, cuja padroeira é Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto), coroada no Congresso Assuncionista de 1951, como a mais bela imagem sacra de Maria. Tem altura natural, impressiona pelos detalhes, assim como a matriz, onde está também, aos seus pés no altar-mór, a mais perfeita (em tamanho natural) e bela imagem do Senhor Morto.
     Na semana passada, com a publicação do meu PEQUENO MANIFESTO sobre a Rio + 20 - todos nós, cidadãos, temos o direito de expôr nossas ideologias e só não o fáz quem não tem coragem de se expôr, agradar e desagradar, ser elogiado e criticado, o que não acontece comigo, que não estou nem aí para críticas, já que escrevo (e publico) o meu ponto de vista - muitos se sentiram afrontados, digamos assim, incomodados, indignados. Inclusive gente renomada nas mais diversas áreas, entidades, instituições... Vou esclarecer para não deixar dúvidas sobre controle de natalidade, para quem NÃO SABE ou FINGE NÃO SABER do que se trata. Não chego aos pés do médico e cientista baiano Elsimar Coutinho (expert no assunto), mas sei que a mulher não existe somente para engravidar e parir, se não tiver condições mínimas - familiares, educacionais, sociais e financeiras - para dar um futuro de qualidade aos seres que geram. Isto  só vai aumentar (mais ainda) a famosa superpopulação do planeta. Hoje se transa por prazer, descaração, para mostrar que é homem, que é mulher e tem um macho, mas nunca com responsabilidade sexual, pensando na vida futura que o ser que estão gerando vai ter... (?)...
     Eu disse "controle da natalidade", vejam bem. Em nenhum momento - como me disseram num email - que eu queria (com despeito, que pensamento mais arcaico, ridículo!) destruir com a capacidade feminina de procriar... Que capacidade? De abrir as pernas e não tomar precauções? De gozar e não se preocupar com o que vem depois? As responsabilidades? É pensando assim que os jovens, crianças ainda, estão, para se firmar como homens e mulheres - aonde? -  colocando IRRESPONSÁVELMENTE muitas crianças (outras) no mundo.
     Este email eu nem respondi, mas o faço agora, de público, não como dando uma satisfação; mas tentando reABRIR a cabeça de certas criaturas. Controle da natalidade não é crime. É sabedoria. Crime é matar o feto, a vida dada por Deus. E controlar a natalidade é usar meios - pilula, DIU, camisinha, gozar fora da vagina - para evitar-se colocar mais pessoas sofridas e infelizes no mundo. Mais tarde - e a prova vemos diáriamente ao redor do planeta - é a humanidade praticando erros e mais erros, dentre os quais o desemprego, a marginalização, enfim, todos os vícios que se transformam em criminalidade.
     Do que adianta não evitar a gravidez e depois ter de conviver com o sofrimento moral, social, financeiro e, muitas vezes, até físico?
     Antes de abrir as pernas irresponsávelmente, a mulher - o casal, aliás, pois esta decisão deve ser conjunta - deve (tem o DEVER) de abrir a cabeça responsávelmente.
     Seus filhos tem de ser cidadãos e não marginais; não por escolha, mas por imposição de uma sociedade injusta, preconceituosa e impiedosamente massacrante.
     Guardem estes textos e daqui a 20 anos, mesmo se eu não estiver mais aqui, façam suas observações e comparações sobre o que em 2012 escrevi.
     Au-revoir!

                                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 28.06.2012


"Não contamine o mar com feitiço. Enfeitice sua mente para não contaminar o mar". - SANFERR, 02.02.1988

"Ninguém morre acompanhado. Todos morrem spozinhos. Portanto, prefira viver só do que mal acompanhado". - SANFERR, 02.11.1982

"Não culpe ninguém por nada, se este alguém não lhe ocupa em nada". - SANFERR, 17.09.2004

"Classe não é comprada à base do poder financeiro. Mas vendida no tôpo por quem não tem dinheiro". - SANFERR, 20.03.2008

"Na escola do talento onde poucos já são doutores, muitos ainda são pacientes na escola do conhecimento". - SANFERR, 19.01.2007

"Rico posudo deveria imitar o pobre classudo". - SANFERR, 29.09.1985

"Não existem pessoas boas ou más. Existe situações que nos coloca nos dois lados da moeda". - SANFERR, 22.02.1999

"Poucos pobres mostra sofisticação com tudo de menos. E muitos ricos prova sua exibição com tudo demais". - SANFERR, 08.08.1987

"O escritor não precisa de acompanhamento, mas sim de isolamento para mostrar conhecimento". - SANFERR, 07.04.2011

"Não dê as costas para ninguém, se não fizer nada para dar as caras e provar ser melhor que este alguém". - SANFERR, 18.01.1990

"O dinheiro compra e o saber oferece". - SANFERR, 18.03.1983

"Não compre caviar por que está rico, se continua pobre no paladar". - SANFERR, 08.01.1983

"Geralmente uma pessoa de bem é àquela que sempre falsamente diz amém quando verdadeiramente quer dizer "vá à merda" intimamente". - SANFERR, 19.04.1983

"Nunca é tarde para começar, quando se tem o que mostrar". - SANFERR, 18.01.2000

"Quem não se arrepende hoje, vai ter de se arrepender um dia". - SANFERR, 21.12.1983

"Injusto é permitir que a Justiça seja injusta". SANFERR, 20.08.1991

"O escritor é o único que ganha a vida sonhando". - SANFERR, 17.09.2004

"Ri-se muito de tudo que na verdade seria para chorar". - SANFERR, 20.03.1983

"Quem tem de aparecer é o que escrevo e crio. E não eu como escritor e criador". - SANFERR, 18.10.2011

"Quem ontem estava ao seu lado e você se sentia igual, amanhã vai estar bem distante por não ser igual a você". - SANFERR, 22.08.1999

"O dia de ontem foi um sonho que hoje virou pesadelo por você ter sonhado errado". - SANFERR, 20.12.2003

"Coloque no papel o que muitos não conseguem colocar na cabeça". - SANFERR, 10.10.1989

"O idiota não é mais idiota por que hoje quem está sendo idiota é você que o fazia de idiota". - SANFERR, 21.12.2007

"Tem profissionais que são a vergonha para seus diplomas". - SANFERR, 17.02.2004

"Muitos tem a fama e esqueceram de conseguir o talento". - SANFERR, 19.09.1988

"O impossível para você é o possível para mim, se eu acreditar no impossível e você desconfiar do seu possível". - SANFERR, 23.09.2009

"O autodidata competente sabe colocar o ponto final, enquanto o profissional incompetente não sabe aonde pontuar a vírgula". - SANFERR, 03.07.2007

"Não se cresce imitando o sonho do outro. Se cresce criando o próprio sonho". - SANFERR, 18.12.1984

"Seja honesto com sua antipatia e não desonesto com a sua simpatia". - SANFERR, 08.02.2000

"Quem pensa contar com muitos amigos, não consegue encontrar os falsos no meio deles". - SANFERR, 03.06.2010

"Quando a generosidade de Deus lhe segura, não tem falsidade humana que lhe destrua". - SANFERR, 18.04.2009

"O que determina a simpatia e antipatia por uma pessoa, é a simpatia ou antipatia das outras". - SANFERR, 20.04.1990

"Quem fáz os outros chorar, berra pelos seus". - SANFERR, 20.12.2010

"Quem deseja que eu caia, tem de ficar de pé para ver, aplaudir e se maldizer por não fazer o que Deus me deu capacidade para ser". - SANFERR, 17.11.2010

"Ninguém pode ser ruim para todo mundo, se no mundo houver alguém que seja bom para ele". - SANFERR, 02.01.1982

"Não se pode abrir um largo sorriso, se o que vê na outra pessoa é uma careta feia". - SANFERR, 10.11.1988

"Ontem você me chamava de amigo e me abraçava. Hoje me taxa como inimigo e me detrata". - SANFERR, 17.07.2010

"A mulher é para ser respeitada, amada e desejada. Mas jamais endeusada, senão ela não vai lhe respeitar, amar e muito menos desejar". - SANFERR, 10.09.2002

"O que hoje está na boca do povo como sucesso, amanhã pode estar na boca da privada como dejeto". - SANFERR, 08.09.2011

"O homem não é homem por que mostra-se homem para a mulher". - SANFERR, 06.03.2001

"Se não puder mudar os pontos, mude as vírgulas na sua vida". - SANFERR, 10.12.1990

"Óia, se você precisa trabaiá hoje, primeiro procure trabalhar sua inteligência para ter condições de encontrar um bom emprego amanhã". - SANFERR, 10.02.1983

"Com o pensamento o homem se torna eterno". - SANFERR, 10.06.1999

"Pode se enterrar o talento por um bom tempo, mas ele sobreviverá e viverá por muitos milênios". - SANFERR, 22.09.2005

"Fama e poder não dá saber a ninguém, apenas ser alguém". - SANFERR, 18.09.2002

"O tempo é um veneno para o passado e antídoto para o futuro". - SANFERR, 02.12.1991

"O caráter pode ser modificado, mas a fama não". - SANFERR, 18.09.2003

"No jogo da vida, o importante é vencer na prorrogação. E não se dá por vencido enquanto ainda há jogo". - SANFERR, 31.05.2007

"O homem nasce, vive e morre sem saber explicar por que nasceu, viveu e está morrendo". - SANFERR, 08.06.1989

"Antes chegar ao tôpo na velhice, do que morrer conhecendo apenas a base". - SANFERR, 10.07.2009

"Amo as mulheres sem precisar beijar, tocar e enganar na hora do amar". - SANFERR, 10.06.2001

"Todos são bons. As más línguas é que são ruins". - SANFERR, 01.01.2008

"A vida pára no tempo e a morte dá continuidade ao tempo". - SANFERR, 02.11.2001

"Diga que o outro está pagando pelo que fez e depois vai pagar por tudo que está fazendo". - SANFERR, 10.09.2010

"De pé, o homem fica eternamente cansado. Mas não quer ficar deitado e eternamente descansado". - SANFERR, 02.11.1985

"Discorde de um amigo e vai descobrir um inimigo". - SANFERR, 18.03.2004

"Sinta-se feliz por acordar e puder dar um bom dia. E mais feliz ainda por se deitar e puder dar o boa noite". - SANFERR, 02.11.2009

"Alugue sua inteligência, mas não venda sua ignorância". - SANFERR, 17.09.2010

"A maior decepção para o inimigo é a ascensão do seu ex-amigo". - SANFERR, 19.03.2011

"Os urubús de hoje são a carniça de amanhã". - SANFERR, 18.07.2010

"Nada mais incômodo do que o anônimo competente para o renomado incompetente". - SANFERR, 03.04.2000

"A senhora puta de hoje foi a jovem safada de ontem". - SANFERR, 09.11.2001

"A vida sorri para quem não vive chorando e se lamentando". - SANFERR, 08.02.2004

"Quem se sente incapaz diante do capaz, é por que não foi capaz de se espelhar no capaz para deixar de ser incapaz". - SANFERR, 23.04.2009

"Quando não dizem que você é bom, pode ter certeza que é genial". - SANFERR, 08.08.1997

"Quem é, amanhã não mais o será. E quem não é, amanhã poderá ser". - SANFERR, 09.12.2006

"Dê a vida se tiver condições de dar uma boa vida". - SANFERR, 21.09.1998

"A mulher inteligente abre a mente, enquanto a burra abre as pernas". - SANFERR, 10.09.1984

"Ser mãe é ter em mãos um presente de Deus. Mas ter sem puder ser, é um castigo do diabo". - SANFERR, 12.05.2012

"Crie um ser abençoado e não um futuro complicado". - SANFERR, 08.05.2010

                                                                                                                                                 

"O amor é uma porta fechada que poucos conseguem abrir". - SANFERR, 21.10.2009 

RENÉ SANFERR, 28.06.2012


ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   




23 comentários:

  1. Estes dois últimos dias estou muito feliz, nas nuvens, e nem tive tempo de olhar o novo programa da Fátima Bernardes. Ma acredito que deve ser bom, como tudo que ela tem feito nos últimos tempos. Ao menos a baiana que tá trabalhando lá em casa, enviada por Sanferr no ano passado, disse que é uma maravilha. TONINHO, SP.

    ResponderExcluir
  2. É, realmente, um programa diferente para o que costumamos ver no universo global. Fátima, apesar de toda experiência ao longo de anos diante das câmeras, ainda não está à vontade. Percebe-se que o formato é novo para ela e Fátima ainda não está dominando. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Excelente, genial, maravilhoso. Apesar do horário, dei uma olhadinha e gostei dos temas apresentados, do cenário, do controle total e absoluto de Fátima no programa. Débora, de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não pude assistir. Mas ouvi os melhores comentários. Acredito que com Fátima no comando, será mais um novo sucesso global, sem dúvida alguma. "URSO".

    ResponderExcluir
  5. Como jornalista, tenho de assistir a tudo e avaliar como profissional. Como telespectadora, adorei. Mas, como profissional, observei que ainda está faltando alguma coisa. Se não mudar, o nome Fátima Bernardes, um mito do jornalismo brasileiro, não vai sustentar o formato cansativo do programa. Solange.

    ResponderExcluir
  6. Vi apenas um pequeno trecho no dia da estréia. Maravilhoso! Vai dar oportunidade ao povo de discutir sobre temas que somente uma meia-dúzia era chamada para opinar. E é informativo também. O horário é que não ajuda. Com tanta bobagem no horário depois da novela, salvo raras excessões. Antonio.

    ResponderExcluir
  7. Sou fã desta mulher, genteeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!! Adoro ela de qualquer jeito, no jornal, no programa, ela é minha deusa. Fala bem, bonita, culta. Aii, por que não sou parecida com ela, gente? Rarará!!!!!!!!!!!!! Djean Bruno.

    ResponderExcluir
  8. Não tive a oportunidade de assistir. Programa com Fátima Bernardes pela manhã? Porque não colocaram no horário nobre, depois da novela das oito? Fátima é apresentadora para milhões e não milhares. Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  9. Liguei o televisor na empresa e gostei do que nos foi mostrado. Fátima sabe como conduzir qualquer tipo de atração, seja o sisudo telejornal e até o informal programa de auditório. Ainda está cedo para fazer qualquer tipo de comentário, mas acho que vai ser sucesso, sim. Acho não, será. Tenho certeza. Alexandra M.

    ResponderExcluir
  10. Estava voltando pra Brasilia depois das festas juninas e vi um trecho do programa de tréia numa loja do aeroporto. Fátima é Fátima em qualquer programa. Na bancada do JN ou diante de uma platéia. Excelente! Paulo Ricardo.

    ResponderExcluir
  11. Aqui na empresa o pessoal pediu para instalar um aparelho de tv e como também sou fã de Fátima, abri uma excessão. Apenas na estréia. Vi uns trechos e não fiquei nem um pouco surprezo com o desempenho dele. Bom. Washington.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente ainda não pude assistir. Mas a minha esposa e o povo lá de casa gostou. Espero que a emissora mude o horário.PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  13. Um programa igual a vários outros já apresentados na televisão. Mas o que fáz a diferença é a maneira da Fátima conduzir as perguntas, os entrevistados, a discussão. Vai ser sucesso sem dúvida alguma. Cornostibia, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  14. Quem disse que eu ia perder uma estréia tão badalada como ess? Fátima Bernardes é apresentadora de mil apresentações. E não pra ficar sentadinha, lendo o que os redatores escrevem para ela ler no JN. Adorei. Maravilhoso. Chico.

    ResponderExcluir
  15. Quem disse que eu ia perder essa esstréia? Adorei. Maravilhoso. Chico.

    ResponderExcluir
  16. Ouvi comentários favoráveis. Não assisti por que estava na hora do trabalho. Espero um dia a Globo mudar o horário. Marcela, do Amazonas.

    ResponderExcluir
  17. Assisti e gostei muito. Também! Tudo que Fátima fáz é de excelente nível artístico, jornalístico. Favo de Mel.

    ResponderExcluir
  18. Gostei de saber da existência deste blog. Muito bom. Vou recomendar a todos meus amigos e familiares. Elisa, de Brasília.

    ResponderExcluir
  19. Estou sabendo da nova atração global e vou fazer tudo para conciliar meus horários com o horário que o programa passa aqui em Portugal. Fabrício, de Lisboa.

    ResponderExcluir
  20. Já estou acompanhando este blog há muito tempo. Pensei que era mais uma destas coisas da internet, fogo de palha, que começa como num sonho de verão e acaba no inverno do cansaço. Mas, estamos vendo que não. A coluna SANFERRPRESS veio mesmo para marcar uma época na internet. A época dos bons textos, do colunismo de qualidade, conteúdo, à altura das melhores colunas que costumamos ver por aí nas revistas e jornais. Vou me tornar comentarista apartir de agora. ODORICO SUCUPIRA.

    ResponderExcluir
  21. Maravilhoso esse blog! Supimpa. E a estréia da Fátima Bernardes foi realmente muito boa. Sou carioca, adoro ela e não vou perder um prograna sequer. Sou artista plástico.

    ResponderExcluir
  22. Depois de um São João animado, dançando muito forró, nada melhor do que uma atração de nível na programação da Globo. A manhã agora está cheia de estrelas, com Fátima Bernardes fazendo dobradinha com a Ana Maria Braga e o Louro José. Pena que não dá pra assistir todo dia. KK, de Ilhéus.

    ResponderExcluir
  23. Está faltando alguma coisa que ainda não consegui descobrir o que é. Nestes primeiros dias, percebeu-se claramente que a atração está abaixo do potencial jornalístico e cultural de uma profissional gabaritada, competente e com a bagagem que Fátima Bernardes tem. Francisco, da redação.

    ResponderExcluir