quinta-feira, 7 de junho de 2012

O M QUE MARCA A MARTA MULHER.




ACESSOS
BALANCETE MENSAL
(MÊS 20 - PERÍODO)
01.05.2012 a 01.06.2012
home-page:
HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
(520.004)
(NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
Parabéns, SANFERRPRESS!!


MARTA SUPLICY.
CULTA, DA ARISTOCRACIA, ELA DESCE DO SALTO PARA FALAR COM A PLEBE
DE IGUAL PARA IGUAL.


     Mulheres no poder (presidenta, governadora, prefeita, vereadoras, deputadas e senadoras) não é novidade para ninguém, já que há muito tempo estamos acostumados com esta (auspiciosa) realidade, principalmente agora, quando o poder máximo da nação - a presidência da República - teve seu gabinete finalmente ocupado (já não era sem tempo) pelo tailleur depois de décadas, desde a Proclamação da República, quando o terno e a gravata dava as ordens. Mas, o que poucos sabem - aliás, devia-se aprender o valot e participação das Mulheres nos mais diversos segmentos da sociedade, como matéria obrigatória desde o ensino fundamental - é que as representantes do sexo nada frágil (?) tiveram um papel relevante na (antiga e recente) história política, social e cultural brasileira. Mulheres que muito nos orgulha e que vieram para marcar seu espaço na vida pública, não apenas procriar; mesmo alguma delas germinando idéias que são fecundas até os dias atuais. As mulheres estão à frente de vários empreendimentos - desde a simples (e não menos importante) direção de ônibus, até a direção de grandes empresas - mostrando que sabem fazer igual ou até melhor que muitos por aí que se proclamam superiores (no que?), fortes (será?) e inteligentes (equivocadamente, tanto que todos, ou a grande maioria , são enganados por elas). Então, sendo assim, a superioridade das Marias - infelizmente não todas, já que algumas teimam em se comportar (e acharem-se) "mariazinhas" - vem da força que elas tiveram ao longo da história da humanidade para mostrar (aos machistas) sua inteligência, tanto como simples ou grandes Mulheres nas artes, na literatura, nos esportes, na sociedade civil como um todo (não é à toa que as domésticas estão tendo visibilidade numa novela, mesmo que a ficção esteja ainda bem distante da realidade massacrante e injusta) e na política.
     É notório que, últimamente, a maioria delas estão mais para "Amélias" (Mulheres de verdade) e não "Ofélias" (burras e sem foco para criar, seja lá o que for) assumindo de uma vez por todas seu "lugar ao sol", saindo diáriamente para trabalhar da mesma forma que seus companheiros, levando "o pão nosso" para  casa. Hoje as mulheres ganham igual e são tão responsáveis, profissionalmente falando, como qualquer homem, administrando-os muitas vezes em frentes de trabalho. A Mulher hoje é "do dia" e não "da noite", como costumava-se dizer antigamente das prostitutas - sem nenhum preconceito, vejam bem! - que viviam de bar em bar atrás de machos, bebendo com um e com outro, as quais, tidas como de "vida fácil", acabaram tornando-se submissas, subservientes, "capachos", humilhadas e menosprezadas por se curvarem a vontade masculina. Atualmente, ao contrário, elas encontraram seu caminho - não da alcova, mesmo as bem casadas - na vertical e não na horizontal. Hoje decidiram abrir as cabeças. (Se é que me entendem!)... É cultural, histórico - e ninguém é louco de dizer o contrário - que a mulher vivia, casada ou meretriz de bar e bordel, para obedecer, servir ao homem. Ainda bem que, desde o final do séc. 19, todas resolveram exigir seu lugar de direito numa sociedade (ridicularmente) ex-machista. Saíram do submundo social e (por que não?) até mesmo moral (agora estão de cabeça erguida) para estudar, votar, trabalhar e ter os mesmos direitos de qualquer cidadão. (Exemplose, e bons, que muitas Mulheres estão "na frente", não faltam). Deixaram de ser mulherZINHAS para transformarem-se em Mulheres que criam, são e fazem acontecer nas artes (Anita Malfatti, Ana Botafogo, Tônia Carrero, Daniela Mercury, Bibi Ferreira, Lina Bo Bardi, Tarsila do Amaral, Carmem Miranda); na literatura (Zélia Gattai, Cora Coralina, Myriam Fraga, Raquel de Queiróz, Consuelo Pondé de Sena, Clarice Linspector); nos esportes (Maria Ester Bueno, Marta, Daiane dos Santos, Hortênsia, Paula); no voluntariado social (Sarah Kubitschek, Rute Cardoso, Zilda Arns, Maria Rita Lopes Pontes) e, finalmente, naquela área que muitos desavisados imaginam que elas são "estreantes", sem saber que o pioneirismo na politica não cabe a expoentes femininas (e não feministas) como, por exemplo, Dilma Rousseff.
     Desde sempre, bem lá atrás, as mulheres fizeram-se ouvir, chamaram a atenção, como Olga Benário (apesar de judia alemã, mas brasileira de coração e partido vermelho), Maria Curupaiti, princesa Isabel, Brites de Albuquerque, Anita Garibaldi e, mais recentemente, Roseana Sarney, Rita Camata, Maria do Carmo Alves, Heloísa Helena, Marina Silva, Luiza Erundina, Ideli Salvatti, Gleise Hofmann e Marta Suplicy. Até chegar aos nosso dias e estes grandes nomes da política brasileira, a história nos leva ao séx. XVI para encontrarmos (talvez a mais emblemática de todas) figura de Catarina Paraguaçú (1503-1583), a qual - mesmo sem saber que, ao seu modo, estava travando uma das primeiras batalhas políticas da história - provocou uma (quase) desavença social com os jesuítas ao questionar a escravização dos negros naquela sociedade colonial do Brasil antigo, quando a Igreja Católica protegia os índios e não os negros...(?)... Não muito distante de sua praia, outra representante das feministas da época foi Ana Pimentel. Ela administrou a capitania de São Vicente (de 1534 a 1544) no lugar do marido Martim Afonso de Sousa. Com uma cultura razoável - para as mulheres de sua era, já que normalmente ficavam um passo (ou até dez) atrás de seus homens - Ana foi pioneira nas idéias originais, quando introduziu no país o cultivo de frutas, arroz e do boi. Outra foi a princesa Leopoldina (a austríaca Carolina Josefa) que, como esposa de D. Pedro I, exerceu o comando do Conselho de Estado e o cargo de regente em 1822, quando o imperador achava-se ausente.
     As mulheres da política antiga e as da atualidade não diferem em nada uma das outras. Talvez apenas no estilo de fazer as coisas. Estilo este que - se observarmos atentamente - Marta Suplicy herdou de suas antecessoras, com idéias e projetos revolucionários, ousados. E polêmicos, como a união de casaia homossexuais e o aborto.
     Marta é M também como Mulher. Ela veio para deixar sua marca (nome) em obras que fazem as demais - mulherZINHAS, sem coragem de ousar e capacidade para lutar, gritar e serem ouvidas - olharem-se no espelho e perguntarem diante do reflexo de uma figura apática, acostumada ao mesmismo, a mediocridade, continuando submissas ao jugo masculino: por que não eu? Marta Tereza Simth de Vasconcelos Suplicy olhou-se neste mesmo espelho e respondeu: porque eu sou A MULHER. Nascida em 18 de março de 1945, em São Paulo, filha de Noêmia Fracalanza e Luís Afonso Smith de Vasconcelos, filho do terceiro barão de Vasconcelos, ela é o símbolo (dentre várias outras) de luta por "seu lugar ao sol", fazendo-se respeitar por encarar o mundo machista de pé e não (sempre) deitada... sem abrir a cabeça. (Se é que me entendem!). Na vertical, ela foi prefeita de São Paulo, ministra do Turismo e hoje Senadora da República, depois de ter estudado no colégio Des Oiseaux (cônegas de Sto. Agostinho), no colégio Nossa Senhora de Lion e formada em Psicologia na PUC (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo, fazendo pós-graduação na Universidade Stanford (1973). Na década de 80 apresentou um polêmico quadro sobre sexualidade no (excelente) programa TV Mulher (TV Globo). Em 1981 filiou-se ao PT (Partido dos Trabalhadores). O sobrenome Suplicy tem peso na aristocrática sociedade paulistana e na política brasileira, já que herdou quando se casou (1964) com Eduardo Matarazzo Suplicy, bisneto de Francisco Matarazzo. Com ele teve três filhos (João, André e Eduardo, o cantor Supla), mas divorciou-se do senador em 2001, casando-se dois anos depois com o franco-argentino Luís Favre, pseudônimo de Felipe Belisário Wernus. Mais uma vez - será por ela não andar dez passos atrás, mas mil à frente? - divorciou-se em 2009.
     O PT fez 32 anos no último dia 10.02 e, certamente, Marta é uma de suas maiores estrelas, ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Não por mero acaso, ela brilha pela defesa dos gays e defender veementemente o aborto, sendo assim criticada por esta escolha. Mas, quem não o é, quando decidimos ser diferente, fazer algo contrário ao mesmismo, a mediocridade? Fala-se tanto em mentira (da boca para fora ninguém mente) condenam e queimam na fogueira da hipocrisia os "mentirosos" (?) - como se o maior prazer da raça humana não fosse mentir deslavada e descaradamente - e esquecem da verdade de suas falsas ideologias. Sobre o aborto - verdade (e não mentira) ansoluta em sete de dez lares brasileiros - o professor Laurence Tribe, de Harvard, publicou o (polêmico e interessantíssimo) livro "Aborto - O Choque do Absoluto". Interesante para ler; não que eu, particularmente, seja à favor. E sabe quem figura entre seus pesquisadores? Barack Obama...(?)...
     Marta Suplicy pode ser criticada e taxada de tudo, menos mentirosa. Ela é verdadeira nas suas idéias, pensamentos e pronunciamentos. Ela não é cínica, falsa, para ter a cara-de-pau de dizer "faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço". Ela é Mulher para fazer - seja lá o que for - e dizer que fez.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!


                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 07.06.2012

a ESFINGE:
     "Todos nós somos atores no teatro da vida. Uns protagonistas, outros coadjuvantes, mas todos com um papel bem escrito pelas mãos do Destino, autor da comédia ou drama que interpretamos. Uns saem de cena mais cedo, outros mais tarde. Mas todos sabem a hora exata de se recolher aos bastidores do teatro que é a nossa vida".

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 01.05.2012

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Hoje é dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). A data é celebrada pelos católicos desde 11 de agosto de 1264 quando o Papa Urbana IV emitiu a bula Transiturus de Hoc Mundo.
     LEIAM HOJE NO BLOG SANFERRARTSCRIPT (mensal, primeira quinta) o ROTEIRO DE "RETRATO DE MULHER" (ESPECIAL PARA TV).
     A internet é um veículo de comunicação criado para todos postarem o que presta e o que não presta. Quando criei os meus blogs, imaginei que - já que o povo não gosta de ler - não ia causar impacto, impressionar, chamar a atenção, já que - não todos, mas a grande maioria - os internautas gostam de VER e não LER. Engano meu. Ainda temos um povo que admira a boa leitura, a informação, a cultura e não apenas acessar a internet para assistir e ver coisas sem nexo, ridículas (e de sucesso imediato) que não acrescentam nada, a não ser a mediocridade e a falta de bom gosto. Meus blogs não tem excesso de design (fotos, ilustrações, figuras), mas TEM CONTEÚDO e QUALIDADE. E credibilidade no meio das pessoas cultas, de bom gosto, estudadas e estudiosas, acadêmicas e até no exterior.( Não quis - acho totalmente OUT que colocassem a famosa janelinha com o número de acessos, mas como é necessário, postam mensalmente um relatório). E estas pessoas são àquelas que querem (e exigem) um bom texto, um artigo de primeira sobre pessoas relevantes. E não fofocas sobre celebridades. Quem não gosta de cultura, um bom texto, não leia SANFERRPRESS e SANFERRARTSCRIPT. Seus poucos neurônios poderão entrar em choque e explodir.
     Grato a todos que me dão a honra de ler o que escrevo. Vocês é que me dão força para continuar.

                                                                                                                                                                     RENÉ SANFERR. 07.06.2012

"É diante do sofrimento e da morte que conseguimos perdoar àquele que viveu para nos criticar e condenar". - SANFERR, 03.06.2012

"Felicidade é você ser um burro velho e lhe chamarem de menino, por enxergarem uma alma de criança inteligente". - SANFERR, 08.03.2001

"Decifrar um pensamento pode expandir seu conhecimento e alertar para evitar futuros sofrimentos". - SANFERR, 03.12.1997

"Se iluda com um falso sorriso e decepcione-se com um verdadeiro bandido". - SANFERR, 29.04.2012

"Sua vontade é ajudar. E a vontade de quem te engana é explorar, abusar e criticar". - SANFERR, 05.06.2012

"Não esconda quem finge que não quer ser visto, se depois o próprio escondido vai contar que você o ajudou a não ser visto". - SANFERR, 04.06.2012

"Àquele que finge que não sabe de nada, é quem mais está informado". - SANFERR, 04.06.2012

"Se você foi avisada, gosta de ser enganada e explorada, além de ridicularizada, o problema é seu que adora na estória ser a palhaça". - SANFERR, 04.06.2012

"Não volte a me procurar amanhã para como amigo tomar champanhe, se hoje se une com meus inimigos para tomar uma e outra, me criticar e difamar". - SANFERR, 19.04.2011

"Conviva com aquele que dizem que não vale nada, e descobrirá que vale muito mais do que aqueles que colocou nele o pouco valor que eles tem". - SANFERR, 10.09.2004

"Quem acha que já está com a vida ganha, é por que a vida já lhe pagou tudo que tinha para receber e vai chegar ao final da vida sem dela nada mais merecer receber". - SANFERR, 07.02.1999

"É pelo talento que se descobre quem vai ganhar milhões, ser e acontecer, e quem vai continuar recendo tostões por não ter como fazer acontecer para ser". - SANFERR, 20.01.2012

"Esqueça para sempre que eu existo se você se uniu aos meus inimigos". - SANFERR, 04.05.2002

"Ouça os latidos de um cão, mas jamais a opinião de quem só sabe latir". - SANFERR, 20.02.1983

"Não existe segredo quando tem um linguarudo no meio". - SANFERR, 29.04.2012

"Quando se unem para conspirar, tem sempre um traidor no meio que entrega conspirando contra". - SANFERR, 06.05.2012

"Escolha hoje o prato que vão lhe servir amanhã, se peixe ou lagosta. E a companhia com quem vai fazer suas futuras refeições, fama ou anonimato". - SANFERR, 21.01.2011

"Quem nasceu para coisa alguma, nunca vai ser alguma coisa". - SANFERR, 08.12.2010

"Prefira esperar pelo sucesso mil anos, do que morrer mil vezes sem o conhecer". - SANFERR, 06.12.2005

"Se conhece quem vai ser alguém na vida pelo talento, mesmo quando na vida ainda é um ninguém sem reconhecimento". - SANFERR, 20.03.2003

"Se deu tudo de si e usurparam o melhor de você, dê o que faltou a estes aproveitadores: as costas". - SANFERR, 10.07.2010

"Se estiver errado, dê a cara à tapa. Mas, se estiver certo, dê uma bofetada com luva de pelica". - SANFERR, 21.09.1988

"Confie na pessoa que está ao seu lado. Mas desconfie do que ela fáz quando não está". - SANFERR, 08.04.2012

"Lembre que os lábios que afagam os seus já afagaram outros buracos". - SANFERR, 18.09.2002

"Se tiver talento para escrever uma única frase, você é, felizmente, um previlegiado. E se não, infelizmente é um pobre coitado". - SANFERR, 16.02.1999

"Deus, como Pai, quer que todos nós, Seus filhos, sejamos unidos. Pena que cada um de nós não atenda O Seu pedido". - SANFERR, 10.06.2011

"Não mande o outro fazer o que Deus nos pede, se você só fáz o que o diabo lhe ordena". - SANFERR, 23.12.2001

"Tudo que é criticado, é porque tem valor. O que não tem valor, não é notado". - SANFERR, 09.10.2003

"A solidão é uma escolha inteligente e não uma sentença ignorante". - SANFERR, 18.09.2001

"Não desça ao nível de quem não tem nível para estar à sua altura". - SANFERR, 19.08.2008

"Se falam horrores de você por ser o que eles nunca vão ser, mostre que sente horror de falar no nome em quem nunca será". - SANFERR, 19.08.2010

"Durma no chão feliz e satisfeito ao lado de pessoas que considera e ama, mas não durma infeliz e insatisfeito ao lado de quem não ama numa luxuosa cama". - SANFERR, 08.12.2009

"Se com sua família você é feliz, imagine com a família que escolheu". - SANFERR. 04.01.2010

"Risque do seu caderno quem, ao lado de seus inimigos, traiu e lhe colocou na lista negra, nunca mais escrevendo o nome destes traidores no livro de sua memória". - SANFERR, 09.08.2010

"O valor de um homem honesto ou desonesto pode ser dado quando a vida dele está sendo ameaçada". - SANFERR, 29.12.2009

"Faça tudo que puder para quem estiver perto. Só não se aproxime demais, senão irão lhe fazer o que você não quer". - SANFERR, 07.10.1999

"O cenário pode mudar de casa, mas quando o protagonista da trama acompanha os outros personagens, a comédia é a mesma a ser encenada". - SANFERR, 03.06.2012

"O ridículo dos ridículos é se misturar com os ridículos para fazer coisas ridículas que somente os ridículos não acham ridículo". - SANFERR, 14.05.2012

"Olhe para a frente e esqueça quem deixou para trás por ter lhe apunhalado pelas costas". - SANFERR, 23.06.2010

"Enquanto a falsidade sorri, a sinceridade chora pela falsidade". - SANFERR, 03.07.1983

"É tão bom fazer o bem para alguém, mesmo quando fazem o mal e nos tratam como ninguém". - SANFERR, 15.05.2010

"Amigo verdadeiro sente a sua dor, aplacando esta mesma dor provocado pelo falso". - SANFERR, 17.01.2001

"Cultura não é para quem quer. É para quem procura ter". - SANFERR, 18.01.2011

"O sonho do pobre é ter um buraco para se enfiar. E o sonho do rico é ter um buraco para guardar". - SANFERR, 29.03.2000

"Não queira no futuro encontrar o que propositalmente você deixou se perder num passado que não quer mais se lembrar". - SANFERR, 19.08.2010

"Para se ver livre do perigo, o homem vende tudo que é possível". - SANFERR, 19.01.2010

"Seja simpático com os verdadeiros amigos e antipático com os falsos. Sendo desagradável assim, eles irão se manter bem afastados". - SANFERR, 02.08.2004

"O amor não tem raça, sexo e conta bancária. O amor tem a sinceridade do amor". - SANFERR, 24.12.2009

"Se não tem classe para saber entrar, sinta-se totalmente desclassificado para sair". - SANFERR, 10.04.2003

"Os bregas hoje saíram da zona de meretrício para a zona familiar". - SANFERR, 07.09.2007

"Você parece ser ruim, se as pessoas dizem que é ruim. Mal sabem elas o quanto é bom por não parecer com elas". - SANFERR, 16.07.2010

"Quando a amizade não é boa, sincera, não é bom você ser falso e continuar a amizade". - SANFERR, 03.06.2010

"Se isole mostrando que é diferente, tem valor, e não pode viver junto com quem é igual ao que não tem valor". - SANFERR, 04.07.2008

"Por que será que pessoas burras telefonam para as rádios? Deve ser para noticiar sua ignorância". - SANFERR, 14.07.1989

"Quem mais fala em moral e honestidade, é quem menos tem moral para falar em honestidade". - SANFERR, 03.07.2010

"Marido arrumando a casa lá e mulher bailando cá, um dos dois vai com a testa cheia de galhos ficar". - SANFERR, 19.11.2010

"Se todos pensassem no amor e não no valor duvidoso das regras e convenções sociais, todos seriam felizes fazendo suas próprias escolhas. E não infelizes por terem feito a escolha que todos esperam que se faça para agradar não a si mesmo, mas a sociedade". - SANFERR, 27.12.2009

"Quando você fala bem de alguém, é um ridículo puxa-saco. E quando fala mal, é um maldito desgraçado. Portanto, o ideal é ficar calado". - SANFERR, 18.03.2000

"Eu fecho a minha cara para afastar os falsos amigos e escancaro meu coração para os verdadeiros". - SANFERR, 03.06.2012

"Coloca-se defeito nos outros, esquecendo-se de retirar os próprios". - SANFERR, 21.10.1988

"Quando se prova competência, provoca-se a Incompetência e a Inveja prova sua competência". - SANFERR, 30.12.2010

"O que se diz, não se escreve. Mas o que se escreve, se diz". - SANFERR, 08.08.2008

"Falsidade é uma coisa e viver de aparência é outra". - SANFERR, 23.03.2011

"Muitas vezes o falso amigo está ao nosso lado fingindo que nos ajuda a carregar o peso de nossa vida, enquanto o verdadeiro, que está distante e não nos ajuda a carregar, é sincero quando pede a Deus para dividir este peso". - SANFERR, 05.06.2012

"Ninguém pratica a bondade de graça. No m´nimo, quer que alguém saiba". - SANFERR, 03.12.2006

"Devemos ter amizade com as pessoas certas que irão nos ajudar nos momentos errados". - SANFERR, 16.02.2012

"Nem tudo que a língua diz e o corpo fáz, é o que o coração quer dizer ou fazer". - SANFERR, 09.03.2012

"Se alguém passa e não fala com você, é por que não quer ouvir a voz de ninguém". - SANFERR, 19.09.2007

"Se você nasceu para ser nada, não tenha raiva de quem vai morrer sendo tudo". - SANFERR, 20.01.2011

"Chame de NADA quem lhe traiu e tratou como um nada". - SANFERR, 16.10.2010

"Não trabalhe apenas para TER e não SER nada. Trabalhe para sentir prazer e SER, ao contrário de quem tem e não é nada". - SANFERR, 08.05.2006

"O trabalho dignifica até o ponto que não humilha". - SANFERR, 18.02.2001

"O pensamento não é arrogante. Humilhante é não pensar". - SANFERR, 16.07.2006

"Se for burro para não entender o pensamento, compreenda que precisa pensar em se tornar inteligente". - SANFERR, 08.03.2009

"Quando nos sentimos por baixo, até um simples olhar é motivo para acharmos que fomos humilhados". - SANFERR, 27.12.2009

"Se você é bom, não arranje trabalho ruim, pois trabalho ruim é para quem não pode empregar nada de si para provar que é bom". - SANFERR, 01.05.1989

"Marginalização é passar pela vida e não deixar um nome para a vida não tratar como marginal". - SANFERR, 16.09.2004


     Lembro que todos os pensamentos estão devidamente registrados.


                                                                                                                                                      RENÉ SANFERR, 07.06.2012
ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


3 comentários:

  1. Marta é uma das grandes mulheres políticas desta nação que necessita de mais mulheres como ela para se tornarb cada vez mais respeitada em todos os setores da sociedade civil mundial. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  2. Marta Suplicy é o orgulho de todos nós, seus conterrâneos, e do Brasil também; Toninho, SP.

    ResponderExcluir
  3. A mulher brasileira é muito competente na sua essência. E para nós, homens, é um prazer quando temos grandes personalidades no meio político, social, artístico e cultural. Sem exagero algum, MARTA SUPLICY viaja por todos estes segmentos com a maior competência. WASHINGTON.

    ResponderExcluir