quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DA ESCURIDÃO TERRENA PARA A REALEZA CELESTE







                                            
                                               SANTA JOSEFINA BAKHITA.
                                                                                     
   O PRECONCEITO NÃO TEM PODER QUANDO
DEUS QUER.


     O culto às mais diversas religiões é saudável, enriquecedor e nos fáz pensar sobre como somos diante das coisas de Deus; se lemos e compreendemos adequadamente a Bíblia, já que ler e compreender são atos necessários à exegese. Muitos - talvez por falta de cultura religiosa ou arrogância pessoal, sem falar na falta de discernimento filosófico e entendimento teológico - lêem e não compreendem "nada de nada" e saem pelas ruas, praças e, principalmente, nas portas, fazendo estardalhaço, tentendo explicar o inexplicável para eles. Não adiante repetir o texto bíblico sem antes compreendê-lo, pois a exegese bíblica é a extração, narração ou interpretação dos textos contidos no Livro Sagrado. O pensador e filósofo do sentido Paul Ricoeur deu a dimensão exata desta interpretação quando disse que "a exegese se propõe a compreender um texto apartir de sua intenção sobre o fundamento daquilo que esse texto significa". E as pessoas, ignorantemente, em qualquer parte do mundo, acredita que é capaz de criticar, julgar e condenar àquele que não segue a sua religião, achando que está no caminho errado, é pecador. Mas, a fé antes de qualquer coisa, é a pedra fundamental em cada um de nós, em cada povo ou crença, tornando-se alicerce para qualquer tipo de empreendimento. Há em nossos dias diversas "novas teologias" e uma delas - a teologia da prosperidade - diz que "nenhum cristão pode ser pobre ou adoecer"... (?) ... Uma pergunta se fáz necessária e não quer calar: e quando vamos ter a "teologia" do "ver antes para falar depois?", do "não falar àquilo que não se viu, só porque ouviu dizer?", do "não simpatizar, acusar em vão e condenar?". Sem comentários, por que, afinal de contas, o ser humano tem a língua - e, consequentemente, a imaginação - maior que todo o corpo. Não é à toa que somos seres podres. Por dentro e por fora. Que - sem atingir a todos, mas a grande maioria - só quer destruir, desmerecer e desmoralizar o próximo, tornando-nos assim mais irmãos de Caim do que de Abel.
     O ser humano (novamente nós!), na sua essência, tem por hábito querer modificar as coisas, principalmente o sentido daquilo que está escrito: o que não é saudável, quando o que foi escrito encontra-se na Bíblia. O Apocalipse deixa bastante claro: "... e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da Vida e da Cidade Santa que estão escritas neste livro" (Ap, 22-19). E não são raros os falsos "mestres-doutores" (teologias) que procuram subtrair da Bíblia partes importantes, com a clara intenção de diminuir seu caráter divino e sentido de completude. A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus. Escrita originalmente em linguagem antiga - hebraico, grego e aramaico - hoje ela está presente em todas as partes do mundo, em todos os lares, em (quase) todas as religiões. E cada um - errôneamente - se acha no direito de "mudar" ao seu bel-prazer o que está escrito, modificando até mesmo as metáforas, muito utilizadas por Jesus no Novo Testamento.
     A palavra Bíblia vem do grego, originando-se do nome que os gregos davam a folha de papiro preparado para a escrita (biblos): um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado biblion. E Moiséis foi o primeiro escritor da Bíblia, atendendo à ordem de Deus, que lhe disse: " Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué..." (Êx, 17-14). Mas não podemos esquecer que Deus é o único autor da Bíblia e, sendo assim, não podemos duvidar do que lá está escrito. E o que é pior: modificar. Mesmo que sejamos ignorantes, humildes e simplórios, como foram os próprios discípulos de Jesus, os quais, na sua irrelevância intelecto-cultural, mesmo assim não mudaram uma vírgula sequer das Palavras do Senhor. Mesmo porque, no Cenáculo, ao lado de Maria Santíssima, eles foram revestidos dos dons do Espirito Santo.
     Mas, mesmo assim, em nossos dias - ilustres e anônimos, cultos e ignorantes - querem criar a própria história da Bíblia, os acontecimentos ali relatados conforme suas necessidades, nem que seja para polemizar, causar estardalhaço entre os povos, escandalizar. E foi o que se deu recentemente com um (triste, patético e anti-cristão) documentário intitulado "O Sepulcro Esquecido de Jesus", o qual põe dúvidas (quixotescas) sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Tal produção - tão medíocre como herética - nos fáz lembrar um fato que veio à tona em 2002: o aparecimento de uma urna (ossuário) com a inscrição "Tiago, filho de José, irmão de Jesus"... (?) ... Sem falar no (terrível) filme "O Código da Vinci". Tais produções - fruto da mente criativa (e diabólica) de seus roteiristas e diretores - só nos fáz repensar que a fé - seja em que religião for - é a base de tudo. A mesma fé que não existe no tal documentário e que deixaram de avisar ao genial (mas, neste caso, destrambelhado) diretor canadense James Cameron, o mesmo de Titanic. Neste documentário - que não documenta nada - fala-se de vários ossuários (pequenas urnas de pedra calcária usadas na Antiguidade para guardar os restos mortais das pessoas) que comprovam (?) que Jesus, Maria e Maria (Mariamne Mara) Madalena haviam sido colocados (eternamente) no sepulcro. (Tudo bem com Maria Madalena, mas com Jesus e Maria?). Segundo este (mentiroso) documentário, estes ossuários foram encontrados em um sepulcro descoberto por acaso no distrito de Talpiot, ao sul de Jerusalém, em 1980.
     Mas, felizmente, a história também nos revela (verdadeiramente que existiram pessoas que nunca procuraram modificar à Vontade de Deus explicitada no Livro Sagrado. E uma delas veio do local mais improvável, a África - ao menos naqueles idos, final do século dezenove - e em forma de uma escrava sudanesa de uma pobre aldeia situada na região de Darfur, que fôra raptada aos oito anos por dois estrangeiros. Seu verdadeiro nome é uma incógnita e sabe-se (apenas) que ela começou batizada pelos bandidos como Bakhita e terminou como Josefina. Bakhita, em árabe, significa "afortunada". E ela foi, realmente, afortunadíssima ao longo de sua vida, desde que foi comprada - a maior vergonha da história da civilização, a compra e venda de seres humanos (como se isto ainda hoje não acontecesse) - por um general, em 1882, o qual iria retornar à Turquia; depois pelo cônsul italiano Calixto Legnani (talvez) um dos melhores "páron" que ela teve ao longo de sua afortunadíssima (bakhita) vida, mas sofrida existência. E páron, no dialeto veneziano - para onde tempos depois Bakhita foi levada - significa patrão.
     Informações "italianísticas" à parte, sabemos que Bakhita - depois que se "engraçou" com O Homem crucificado como escravo (Jesus Cristo), pois na sua tribo somente os escravos eram presos à cruz - quis se tornar religiosa e isto foi possível através das Irmãs Canossianas de Veneza. Mas, como tudo na vida, esta decisão ainda enfrentaria certos obstáculos. Quando Bakhita estava preparada para receber o batismo, sua patroa quis levá-la de volta ao Sudão, onde a família Michielli resolvera fixar residência. Bakhita teve de tomar uma das piores decisões de sua vida - afastar-se da filha dos Michielli, a quem muito se apegara e a menina a ela - mas logo Deus agiu novamente e Bakhita recebeu a Eucaristia das mãos do Patriarca de Veneza, em 9 de janeiro de 1890. Foi quando lhe caiu como uma luva o nome de Josefina Margarida Afortunada. Pouco depois ingressou no Instituto das Filhas de Caridade, fundada por Santa Madalena de Canossa. Em 1896, na festa da Imaculada Conceição, Bakhita pronunciou seus votos na Casa-Mãe do Instituto em Veneza. Mas, infelizmente - mesmo quem nasceu, viveu e sempre será santo - até as pessoas que não procuraram "modificar" as Sagradas Escrituras, seguindo à risca Os Ensinamentos de Deus - sendo um mestre (ou não) em assuntos teológicos, chegou o dia da partida para a casa d'O Pai. O que aconteceu num sábado, dia 08 de fevereiro de 1947.
     Como Nossa Senhora Aparecida - que amanhã homenageamos como padroeira do Brasil - Bakhita era negra; e como os discípulos de Jesus, ela era uma criatura simples, escrava, que não sabia o que dizia. Mas falava - e com as bençãos do Espirito Santo - todos entendiam o que queria dizer. E este é o diferencial entre quem sabe - sem criticar, julgar e condenar - "evangelizar" e àqueles que nada sabem e se auto-intitulam "mestres-doutores" nos assuntos teológicos, colocando-se como representantes de Deus nas ruas, praças e, principalmente, nas portas para apontar, acusar e condenar. Jesus disse: "Ide e anunciai o Evangelho", mas Ele não completou "de qualquer jeito". Evangelizar é bom, mas estudar é ótimo. A Bíblia. Para somente assim ensinar.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                                    
                                                                RENÉ SANFERR, 11.10.2012

a ESFINGE:
     "Quem se acha professor para querer dar lição de moral, esqueceu de aprender como aluno na escola da moralidade e se especializar na matéria do bom caráter".

    
                                                                                                                                                                                
                                                               RENÉ SANFERR, 20.08.2010

"O que você diz sobre mim não importa, pois não vai me levar a canto algum. Preciso me importar com o que eu faço, pois, isto sim, vai me levar à todos os lugares". - SANFERR, 08.03.2011

"Amizade verdadeira é como frasco de perfume francês. Sempre pequeno, mas caríssimo, valiosíssimo". SANFERR, 08.12.2000

"Finja que não existe e que nunca viu, o que não era para nunca ter sido visto, justamente por não existir". - SANFERR, 09.10.2010

"Nem tudo que você ouve, merece crédito, já que às vezes é criado e sem credibilidade". SANFERR, 10.10.2011

"Queira ter um amigo pobre e sincero, mas jamais dez falsos e pobres amigos". - SANFERR, 19.04.2010

"Não existe maior felicidade do que saber que seus falsos, pobres e infelizes amigos, não estão felizes com a sua felicidade". - SANFERR, 13.02.2012

"Diga hoje adeus agora que está bem para quem ontem lhe deu até logo quando estava mal". - SANFERR, 07.12.2010

"Antes de olhar para o bolso para saber o que tem, olhe para o coração das pessoas para saber o que ele carrega". - SANFERR, 21.06.1983

"A mulher quando se oferece demais, está querendo ver demais e não se satisfáz se o que vê for de menos". SANFERR, 19.07.2004

"Prepare a sua canoa para remar na direção do mar de dificuldades, enquanto quem você tentou naufragar num oceano de mentiras, navega num navio rumo ao oceano da prosperidade". - SANFERR, 04.06.2012

"Tudo de bom que você não é, nunca foi e jamais será na vida, de quem você falava tudo de mal, a vida está mostrando que é, foi e sempre será tudo de bom". - SANFERR, 18.09.2012

"Não procure elogiar hoje quem está com TUDO, se ontem você criticava por não ter NADA". - SANFERR, 21.12.2011

"Se você não fáz NADA de importante para ser alguém e admirada, conforme-se em ser mais uma ninguém sentada no banco da praça, olhando a vida passar sem nem lhe olhar, envergonhada por você não ser TUDO de importante". - SANFERR, 24.06.2012

"Dê-se como rico se na hora da pobreza só lhe acompanhou apenas um sincero amigo dos dez falsos amigos". - SANFERR, 09.05.1988

"Perdoe sempre, mas não queira ver ou se juntar novamente". SANFERR, 09.12.2010

"A perspectiva de um amanhã, nunca vai ter amanhã para quem não tem perspectiva". - SANFERR, 21.10.2011

"Não adianta tentar apagar o que o homem talentoso escreveu, se você não tem talento sequer para usar a borracha". - SANFERR, 09.05.2012

"Mesmo que você não fique rico com seu trabalho, mostre que o seu trabalho é rico, pois não existe pior pobreza do que um trabalho que não prova sua riqueza". - SANFERR, 09.07.2011

"Gente medíocre ri do gênio, por que o gênio não perde tempo em ser medíocre para rir como ele". - SANFERR, 06.01.2009

"Uns se esforçam para TER tudo e outros SÃO tudo sem precisar se esforçar". - SANFERR, 09.12.2011

"Homem que no teatro da vida só quer a mulher como ninguém para compôr uma cena, é porque nos bastidores ele tem um outro alguém para com ele fazer um espetáculo". - SANFERR, 10.12.2011

"No prato sujo que eu já comi, me levantei e dei às costas, agora você pode sentar, se lambuzar e raspar as sobras". - SANFERR, 16.12.2010

"Homem que dorme com o viado, na cama com a mulher escorrega pior que quiabo". - SANFERR, 09.09.2006

"Uma cabeça que pensa à mil, fáz dez mil que não pensaram, pensar que deveriam ter pensado como uma". - SANFERR, 21.05.2010

"Eu não tenho culpo de pouco saber. Você é que deve ser acusado por não procurar muito aprender". - SANFERR, 19.01.2009

"A mulher é a porta para o futuro, a janela do presente e a grade do passado". - SANFERR, 08.03.2012

"Eu só tenho vergonha de ter vergonha". - SANFERR, 01.02.2010

"Se as topadas nas pedras do caminho fossem ruins, não lhe levava para a frente". - SANFERR, 06.10.2003

"Eu sou um escritor, pensador, criador e crítico. Não um leitor crítico que cria antes de pensar". - SANFERR, 20.06.2001

"Leia o que precisa ser lido. Mas não ouça o que não precisa ser ouvido". - SANFERR, 19.09.2001

"O mercado de trabalho nunca oferece o que você quer comprar ou vender no seu mercado de emprego". - SANFERR, 01.05.2009

"Uma palavra que pode parecer maldita, pode ser bendita na sua vida se você não a escutar sempre mal dita". - SANFERR, 08.12.1995

"O que ontem foi passado, hoje está presente esperando o amanhã como futuro". - SANFERR, 01.12.2011

"Sempre que o homem em casa diz "vou ali", é por que da rua alguém já telefonou dizendo "estou aqui". - SANFERR, 17.02.2012

"Só se cai no fundo do poço por burrice. Mas também só se sai com inteligência". - SANFERR, 30.11.2010

"Se você acha que tem muito valor e só mostra saber fazer coisa de pouco valor, imagine o valor que não tem quem prova saber fazer coisas de grande valor". - SANFERR, 29.04.2010

"Não se dá filho para batizar simplesmente por querer homenagear. Mas sim para bajular e querer agradar, interessados no que se pode vir a ganhar". - SANFERR, 07.09.2004

"Homem que em casa vive muito calado, é pensando como na rua pode ser ainda mais safado". - SANFERR, 14.02.2012

"O homem trai dizendo à mulher que vai sair com os amigos para se divertir, mal sabendo ele que quando a mulher sai é para com os amigos dele o trair". - SANFERR, 21.09.2010

"Mulher sabida tem de ser bandida, senão vai ser logo vítima do bandido do marido". - SANFERR, 09.11.2007

"O que o outro fáz para chegar ao seu conhecimento, é daí que você cria o seu pensamento". - SANFERR, 09.07.2011

"Enquanto muitas mulheres querem ser valorizadas e respeitadas, algumas não se dão ao respeito e porisso jamais serão valorizadas". - SANFERR, 08.03.2005

"Se aprende o necessário para viver. Mas não se vive o necessário para aprender". - SANFERR, 24.09.1989

"Enquanto poucos homens estão esquecendo de honrar a cueca que veste, muitas mulheres estão lembrando de desonrar a calçola que desce". - SANFERR, 09.01.2009

"Se mire no exemplo de uma grande mulher e logo você deixará de ser uma mulherzinha sem nenhum pequeno exemplo para se mirar". - SANFERR, 10.04.2004


"É da MULHER que o homem veio e é para a mulher que o homem vai". - SANFERR, 08.03.2000

"Se a Bíblia é difícil para entrar em sua cabeça, não a torne fácil carregando debaixo do braço". - SANFERR, 21.09.2009

"O maior erro de sua vida, é a sua vida acusando os erros dos outros". - SANFERR, 18.04.1997

"TER dinheiro não é SER alguém. É deixar de SER ninguém por TER o dinheiro". - SANFERR, 10.04.2008

"Quem nasceu para contar, não vai ouvir quem não tem o que falar". - SANFERR, 26.12.1989

"Uns erram às claras e muitos às escondidas". - SANFERR, 18.04.2001

"Não perca tempo em criar estórias que não pode provar. Aproveite o tempo para provar a história que você foi capáz de criar". - SANFERR, 17.09.2012

"A sua língua pode ser perigosa, mas a minha cabeça é poderosa". - SANFERR, 16.09.2012

"Ontem você não foi, hoje é e amanhã poderá não ser". - SANFERR, 19.07.2002

"Como pode ver o mau-caratismo do outro, se quando se olha no espelho não consegue enxeregar o seu bom caráter?" - SANFERR, 03.09.1999

"Na escola eu só me formei até o Segundo Grau, mas na vida já estudei como aprender a subir vários degraus". - SANFERR, 08.01.2012

"A escada pode ser alta. Mas se você não olhar para baixo, ela se torna baixa". - SANFERR, 29.09.1987

"Eu sou antipático por que falo a verdade que incomoda a mentira quê você gosta de ouvir como simpática". - SANFERR, 01.02.2012

"TER ao lado um amigo talentoso, vale ouro. E o inimigo invejoso o "ouro de tolo". - SANFERR, 20.12.2007

"Felizmente diante de Deus somos todos irmãos, mas perante o mundo, infelizmente, poucos são gêmeos e raros são os gênios". - SANFERR, 21.05.2004

"A mulher não deve se comparar a quem com ela não pode se igualar, pois se o homem é capáz de criar, ela pode procriar". - SANFERR, 18.09.2011

"Todos se dizem irmãos. Mas a maioria deve pensar que é Caim e o outro Abel". - SANFERR, 10.09.2002

"Nunca diga  a quem prova tudo ser "quem é você?", se não sabe quem você próprio é por nada provar ser". - SANFERR, 19.04.2007

"Sexo oral geralmente não é a besteira que se pensa. São as asneiras que se fala na hora do sexo". - SANFERR, 10.07.1989

"Não procure descobrir, por conveniência, se o outro precisa, senão você vai achar na sua consciência que ele não necessita". - SANFERR, 08.09.2000

"Se consciência doesse, quem diz que tem consciência viveria sempre com dor de cabeça". - SANFERR, 20.07.2010

"O ser humano gosta de lembrar os erros alheios para que os seus sejam esquecidos". - SANFERR, 22.07.2010

"No jogo da vida, o bandido finge ser mocinho e o mocinho finge não ser o bandido. E assim os dois ganham a partida". - SANFERR, 09.12.2000

"Mulher direita só gosta de homem que não se endireita". - SANFERR, 20.01.2009

"Tem homem que só descobre que é um burro, quando olha para o lado e observa a companhia que escolheu para fazer burrice vivendo no mesmo pasto". - SANFERR, 19.02.2004

"Pobre de espirito não precisa mostrar que é pobre para provar que não é rico de dinheiro". - SANFERR, 30.05.2006

"Aquele que você acusa sem provas, vai buscar provas para lhe acusar. É só saber esperar que a bomba vai estourar". - SANFERR, 07.08.2010

"Continue queimando suas pestanas no estudo para só depois descobrir se os neurônios pegaram fogo". - SANFERR, 10.09.2003

"Não mostre que mudou de vida mudando de religião. Mostre que tem uma religião e não precisou mudar a vida". - SANFERR, 10.11.2007

"Não gaste hoje com ninguém o que amanhã você vai precisar para ser alguém". - SANFERR, 02.10.2012

"Na balança da vida, quem diz que o outro não vale nada, é por que já sabe que não vai valer nem quando morrer". - SANFERR, 25.06.2010

"Mostrar que o outro é arrogante, é o assunto principal de quem não tem assunto nenhum para mostrar. A não ser provar e mostrar principalmente a sua falsa humildade". - SANFERR, 20.03.2012

"Não tenha orgulho de ter dinheiro, por que ele pode se envergonhar de estar com você". - SANFERR, 21.10.1989

"Quando você se olhar no espelho e não conseguir se enxergar, pode ter certeza que o espelho lhe enxergou, mas não conseguiu lhe olhar". - SANFERR, 10.02.2011


                                                                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 11.10.2012


ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   



19 comentários:

  1. Nossa! Soube deste blog e gostei do que vi. Agora vou comentar todas as semanas. É muito bom mesmo. Já li alguns textos e fiquei impressionada com a qualidade. Um grande colunista este profissional. Ainda não sei se é homem ou mulher. Pelo nome... Larissa, de Belô, MG.

    ResponderExcluir
  2. Num país como o nosso que é tão religioso, nada como sabermos da existência de uma santa negra. Mesmo que não seja nossa. O Brasil é moreno e estamos precisando de uma santa com a nossa cor. Ainda mais lembrando que amanhã é dia de Nossa Senhora de Aparecida, uma santa mulata. Parabéns a Sanferr pela escolha de hoje. Débora Lima, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  3. Já estive em Aparecida na festa de padroeira e fiquei impressionada com a grandiosidade daquela igreja. Chega a ser até assustador. E saber, através deste blog que nos informa tudo, que esta santa foi escrava, é demais para nós que somos religiosos, acreditamos em alguma coisa que não podemos ver. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Estamos acostumados a ver Santos de pele clara, olhos azuis e cabelos louros. Hoje, quando nos deparamos com a santa sudanesa chamada afortunada, negra, belíssima, nos colocamos em ponto de afirmar que somos realmente todos irmãos. Solange.

    ResponderExcluir
  5. Amanhã é um dia muito importante para o nosso país, tão racista e tão preconceituoso. Somos negros, morenos, pardos e sentimo-nos orgulhosos de homenagear uma padroeira negra, a Nossa Senhora Aparecida, que, realmente, apareceu para mudar a compreensão e falta de noção de certas pessoas que são extremamente preconceituosas. Antonio.

    ResponderExcluir
  6. Fáz tempo que não posto um comentário, mas foi por problema de saúde. Precisei dar um tempo de muita coisa, inclusive das que mais gosto, como a internet. Aqui em Nice a hora já vai adiantada, mas voltei com tudo para postar novamente meus comentários aqui no blog deste conterrâneo brasileiro que sabe das coisas. AURORA, Nice, France.

    ResponderExcluir
  7. SOU GUIA DE TURISMO E VIAJO MUITO.UMA DAS CIDADES QUE MAIS GOSTEI DE CONHECER, FOI APARACIDA DO NORTE, LÁ EM SÃO PAULO.NÃO SOMENTE PELA FÉ, MAS TAMBÉM PELA BELEZA DA CIDADE. DESDE A ESTRADA JÁ VEMOS A TORRE DO SANTUÁRIO. "URSO"

    ResponderExcluir
  8. Já estive em vários santuários e basílicas ao redor do mundo e nenhuma me impressionou como a de Nossa Senhora Aparecida. Pena que este ano eu não posso estar lá. Espero que tudo corra como sempre, com o povo dando sua contribuição a beleza da festa de nossa padroeira. Gerusa.

    ResponderExcluir
  9. Aqui é perto de Aparecida e muitas vezes fomos lá. Eu, minha ex-esposa Ariane, meu irmão Saulo e minha mãe, quando, lógico, ainda estava entre nós. é uma festa muito bonita. E espero que a publicação deste artigo de hj sobre mais uma santa negra, sirva para muitos por aí acabar de uma vez por todas com o preconceito reinante em nosso meio. TONINHO.

    ResponderExcluir
  10. O feriado amanhã, além das crianças, óbviamente, é de Nossa Senhora Aparecida. A bela morena brasileira que reina soberana no trono celeste intercedendo por todos nós. Espero que daqui pra frente, ainda mais agora com todos sabendo desta santa africana, as pessoas se preocupem menos com a cor da pele, dos olhos, dos cabelos. Isto não vale nada, a não ser influenciar a personalidade de quem não tem personalidade. Francisco, da Redação.

    ResponderExcluir
  11. Sou evangélica, mas gosto de ler sobre a biografia de pessoas que serviram, servem e podem vir a servir à Deus. Independentemente de religião. Precisamos nos unir e adorar ao Senhor Deus, que é o Único e Verdadeiro Rei. Pastora TT.

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe já esteve lá em Aparecida e disse que é muito bonita a igreja. Geralmente eu aproveito os feriados pra ficar por aqui, curtir uma praia, descansar, mas um dia espero ir lá também. Tenho meu lado religião, acredito em Deus, e... SOU MORENA COMO A SANTA!! Aliás, as duas. Nossa Senhora Aparecida e esta de hj, a santa escrava. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  13. Aqui em Sampa, apesar de não parecer, a religiosidade é muito forte entre nós. Vou sempre à Missa, assisto cultos evangélicos, já estive em terreiros, enfim, acredito numa força superior, independentemente desta ou daquela religião. E Aparecida, aqui no interior, é, como se fosse, o nosso Vaticano. Grande, deslumbrante, impressionante. Tudo lá é superlativo. Espero que quem não conhece a igreja e a cidade tenha oportunidade de um dia vir até aqui. Rogério.

    ResponderExcluir
  14. Gostei de saber da estória desta santa africana. É muito interessante e aqui no Brasil estamos precisando de uma santa também negra pra acabar de uma vez por todas com todos esses preconceitos. Um abraço, CHICO.

    ResponderExcluir
  15. Minas Gerais, aqui na minha terra, é famosa por suas cidades seculares e igrejas centenárias. Somos um povo com forte cristandande nas veias, mas Aparecida, que fica em São Paulo, não fica atrás. Já estive lá várias vezes e gostei de tudo que vi. Cornostíbia.

    ResponderExcluir
  16. Para quem conhece SANFERR, não se surpreende nem um pouco em saber que, de vez em quando, ele coloca uma pessoa da Igreja aqui na coluna dele. Religioso, devoto de Nossa Senhora, já tivemos a oportunidade, algumas vezes que ele vem aqui em casa, de conversar sobre o tema com ele e sabemos que a vida dos santos o interessa muito. Nunca, realmente, tinha ouvido falar desta santa africana, mas, pelo que li agora, a história dela é bem interessante. E amanhã é a festa de nossa padroeira, a rainha do Brasil. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  17. Depois do feriado da eleição, nada como um feriadão religioso para acalmar nossos pensamentos, dar paz, serenidade. Marcela, de Manaus.

    ResponderExcluir
  18. NOSSA SRA. DA ASSUNÇÃO, IRMÃ DULCE, PADRE SADOC, O PAPA, e agora esta santa africana. Realmente, Sanferr é um católico ferrenho e que ama a fé dele. Quem o conhece sabe disso e agora com o blog o mundo está sabendo disso. Favo de Mel.

    ResponderExcluir
  19. Estive vendo algumas coisas sobre o trabalho de Sanferr aqui na internet nas redes sociais e fiquei um tanto quanto impressionada com a capacidade de algumas pessoas. Aliás, pessoa é o ser-humano e profissional é quem fáz o trabalho. Portanto, não podemos misturar as bolas. Um não pode ser confundido com o outro, além do que, elogiar ou criticar as colunas SANFERRPRESS e SANFERRARTSCRIPT é uma coisa, pois é o que ele, Sanferr, está mostrando ao mundo. Agora fazer certos tipos de comentários desagradáveis, inconvenientes, é demais, a prova que quem perdeu tempo em falar mal, é quem se porta mal diante do sucesso alheio, não aceitando, invejando e não se conformando com o que o outro sabe fazer e não somos. Cada macaco no seu galho. Ele é bom como escritor, pensador, colunista, roteirista, contista e etc. E quem fala sem provas é uma pessoa do mal, invejosa, que não tem capacidade para chegar aos pés dele. Tanto eu, como Toninho, meu ex-marido, Saulo, meu ex-cunhado, ficamos revoltados. Usem as redes sociais para elogiar e criticar o trabalho do profissional e não uma pessoa do bem, que não tem rabo preso com quem quer que seja, e a prova maior é que ele fala o que acha, sem medo que fulano goste ou sicrano não goste. Sanferr está dando mostras de ser um colunista e escritor do primeirissimo time e quem falar mal dele está confirmando que não passa de inveja, despeito. Língua todos tem. E provas para tentar denegrir a imagem de uma pessoa, chamando-o disso e daquilo, inventando estórias, caluniando? E o melhor da estória é que ele não tá nem aí. Conversei com ele ante-ontem e ele gargalhou. Disse que tá conseguindo o que queria: chamar a atenção. Que este tipo de coisa, gente que gosta e gente que não gosta, fáz parte do show e quem tá na chuva, se expondo toda semana com seus ditados e pensamentos, é para se molhar. Ele tá adorando este bafafá. O certo é que todo o país, e até no exterior, já sabe deste blog. O trabalho dele logo no inicio de divulgação, dia e noite, foi bom. Agora, só Deus sabe aonde ele vai parar com tanto talento, sabedoria, competência e capaccidade, além de um profissionalismo, como se o blog fosse o patrão dele, estando no ar toda quinta feira. Ele vai descansar, claro, mas ainda não sabe quando. Ariane, hj DESCANSANDO DE FOLGAS MERECIDAS em SAMPA. Beijos.

    ResponderExcluir