quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DE CHINELO, BERMUDA E CAMISETA, O SEU "GRAVANDO" TEM O PESO DO SMOKING.





              ACESSOS
                    BALANCETE MENSAL
                     (MÊS 26 - PERÍODO)
                        01.11.2012 a 01.12.2012
                   home-page:
                       HTTP://SANFERPRESS.BLOGSPOT.COM
                      (125.221)
                  (NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
                Parabéns, SANFERRPRESS!!



                 


      JORGE FERNANDO.
 COMO ATOR, ELE ENTENDE O ELENCO.
              E, COMO DIRETOR, ELE ATENDE AO AUTOR.



     "Soap opera" é um termo inglês que define telenovela. E o Brasil é o maior (e melhor) produtor de novelas do mundo, sendo conhecido nos últimos anos, especialmente a TV Globo, como a Hollywood dos folhetins. Enquanto nos EUA todos tomam o caminho da Califórnia (Los Angeles) buscando uma oportunidade no meio cinematográfico, aqui a estrada para quem sonha com o estrelato, um lugar - por menor que seja - no Olimpo dos astros e estrelas globais, segue na direção do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, mais precisamente o bairro de Jacarepaguá, onde localiza-se o Projac. Antes - e eu, particularmente, peguei este tempo, lá pelos anos 80 e início dos 90 - toda a concentração de futuros (e, óbviamente, ex-futuros) "grandes atores" acontecia na rua Lopes Quintas, entrada principal do majestoso prédio da TV Globo, ou, principalmente, na rua Von Martius (ambas no Jardim Botânico) onde a maioria dos artistas passavam à caminho dos estúdios, dando uma paradinha para um cafézinho na (antes, agora não mais) famosa padaria e lanchonete Século XX. Toda vez que eu ia ao Rio ficava também por ali, olhando, procurando conversa - pois, quando eu quero ser simpático, eu sou a própria graça em pessoa - com um e outro, indo até a rua Corcovado, na Casa de Criação Janete Clair - templo, naquela época, de autores, novelistas e roteiristas, orientados por Marília Garcia - onde vi passar muitas marcas (nomes) famosas que criam as estórias que povoam o nosso imaginário popular.
     Ali nasceu (e morreu) muitos sonhos, carreiras. Comigo naquela época não deu certo por que não se consegue uma "chance" em dois, três ou seis meses e, óviamente, quando o caraminguá acabava eu tinha de voltar para casa com "o rabo entre as pernas" esperando uma nova oportunidade para voltar. E assim, ano após ano, recomeçava o mesmo processo, já que eu nunca pude - financeiramente falando - até hoje alugar uma "loca" e ir morar no Rio. (Mas tô no compasso de espera!). E foi assim - nestas idas e vindas - que chegueu até o homenageado de hoje.
    O ano era 1991. Não na turma do "gargarejo" da Von Martius (o que conheci de gente que hoje tá na telinha!), mas sim um pouco mais distante, na Tijuca (rua Conde de Bonfim, zona norte) na porta dos estúdios da Herbert Richers. Ele ia chegando,alegre e fanfarrão, e  eu - tímido, com receio do "passa fora" - me apresentei, cheio de pastas com meus roteiros, textos, sinopses nas mãos. (Tudo que eu guardo até hoje nas "minhas gavetas"). Ele me tratou muito bem e (pasmem!) - sorte das sortes minha! - mandou que eu entrasse com ele. (O que não é comum). Deve ter ido com a "minha fuça". Naquele pequeno estúdio, do lado direito (sentido quem entra da portaria), após o estacionamento do caminhão da suíte do diretor e das viaturas (carros) globais, estava sendo gravada "Vamp", novela das sete, de Antonio Calmon, com Claúdia Ohana e Ney Latorraca, os quais vi no set. Não pude demorar muito tempo lá dentro, mas foi o tempo necessário para olhar (e me encantar) com o set de uma novela: o cenário, as luzes fortes, o ar refrigerado parecendo um freezer, a agitação dos técnicos. "Ele" mandou alguém pegar meus textos, e saí. Feliz da vida! Como se tivesse acabado de sair da Casa Branca. Para logo em seguid, mal ia passando pela roleta (catraca) da portaria, travar uma conversa com o porteiro (belíssimo, devia estar na frente das câmeras, se eu fosse autor o escalava) e ele me dar um "banho de água fria": "Assim você não vai conseguir nada, baiano. Tem de vim morar aqui no Rio, batalhar anos, se enturmar no meio, mostrar seu trabalho, encontrar seu QI". ("Mostrar seu trabalho", o que eu faço hoje). Decepcionado, desci andando para a praça Saes Peña, sentei num banco próximo a entrada do metrô pensando nas palavras do bofe bonito, mas com voz (profética?) de alguma coruja (e tem?) do Apocalipse. Mas, o que é mais importante? O talento - mostrado e comprovado no texto apresentado - ou o famoso QI (quem indicou?). Hoje (parece) as coisas estão mudando e, mais cedo ou mais tarde, o tal "mostrar seu trabalho" seja mais relevante que o jurássico QI. E eu continuo na turma do "gargarejo". Tanto que - usando a internet, meus blogs como vitrine - estou exibindo ao mundo (sem falsa modéstia) todo meu talento, competência e capacidade, publicando no blog (procurem no Google) SANFERRARTSCRIPT a sinopse e os capítulos iniciais da novela Alta Sociedade. Tenho (roteirizados) 12 capítulos, mas - para não entregar o ouro - claro que não vou postar todos.
     Pois é. Assim, indo e vindo para o Rio - percorrendo todos os "caminhos da pedras globais" - que aprendi a técnica de um roteiro. (Além do excelente livro de Doc Comparato, of course!). Daniel Filho disse - do alto de toda sua experiência, e pose! - que "a virtude essencial de um filme é comunicar"... Claro! Comunicar. (Chacrinha já gritava que "quem não se comunica, se trumbica"). Mas as palavras do "belo da tarde" (pena que nunca mais o vi) da portaria da Herbert Richers não saía da minha cachola, martelando como as trombetas do Juízo Final. E hoje - depois de conhecer várias estórias de famosos - posso garantir que (nunca) não se pode dizer "fulano não vai chegar lá". (Quantos globais não ouviram isso). Tanto que, com a morte do Papa João XXIII, o seu sucessor (Paulo VI) era tido com o menos provável; vários Cardeias do conclave disseram que o Cardeal Montini jamais seria Papa... (?)... Pelé foi rejeitado várias vezes, por vários clubes. Diziam que Roberto Carlos cantava mal e várias portas, por muito tempo, foram fechadas para o futuro rei. E então? A lógica tem lógica? Ou o destino é mais poderoso?
     O diretor - que num momento de loucura deixou um estranho entrar no estúdio - chama-se Jorge Fernando. Talvez o diretor mais coerente (e simpático à expressão) com o termo "fazer a loka" do mundo (maravilhoso, culto e sofisticado) gay. Simpático, sorridente, Jorge é, realmente, especial - e o diferencial - entre os diretores globais, sem a "inacessibilidade", a "metidice" (?), a "pose", o "eu sou eu" da liturgia do cargo. Sem estrelismo, querido de Fernanda Montenegro ao manobrista.  Ele - se tivesse nascido em terra de gringo (EUA) - seria certamente um dos melhores diretores da meca do cinema. Funny People (Tá Rindo de Que?), de Judd Apatow - cineasta de obras como "O Virgem de 40 Anos" e "Ligeiramente Grávidos" - com Adam Sandler, Eric Bana e Seth Rogen, com JF na direção não teria sido a pior bilheteria (2009) dos EUA num filme de Sandler. E - ouso mais ainda - o que seria de personagens como a marquesa de Merteuil (Ligações Perigosas) e Alex Forrest (Atração Fatal) se Glenn Close fosse dirigida pelo "bruxo da alegria" Jorginho (maluco) Fernando? Nossa! Já estou íntimo! Brincadeira, mestre dos mestres da direção!...
     Jorge Fernando de Medeiros Rebello, nascido no Rio de Janeiro em 29.03.1955, ator e diretor, filho da atriz Hilda Rebello. Dizer o que, se todos já sabem? Mas, como eu tenho de "encher a linguiça" da coluna, vamos aos fatos. (Ùnicos). Diretor de núcleo da TV Globo, preferido de Sílvio de Abreu e o saudoso Cassiano Gabua Mendes. Começou em 1978 em Ciranda, Cirandinha no papel de Reinaldo (Rei) ao lado de Lucélia Santos e Fábio Jr. Vindo do Méier, bairro da zona norte - o que deve ter ouvido "você nunca vai chegar lá" - dirigiu Jogo da Vida, Sétimo Sentido, Guerra dos Sexos, Vereda Tropical, Cambalacho, Brega e Chique, Que Rei Sou Eu?, Rainha da Sucata, Vamp, Viralata, Era Uma Vez, Gente Inocente, As Filhas da Mãe, e por aí vai... Um currículo pra macho nenhum botar defeito. E como ator deslanchou (e desbancou) em trabalhos como Malhação, Caras e Bocas, Chocolate com Pimenta, Sai de Baixo, Zazá, Deus nos Acuda, Vamp, Bebê a Bordo, Roque Santeiro, Água Viva, Pai Herói...
     JF fáz parte do seleto time dos autores e diretores, os quais são o primeiro escalão, a nata da nata das emissoras de televisão, das novelas. E novela dirigida por Jorge é sinônimo de sucesso de público, crítica e... merchandising. Nas novelas contemporâneas o merchandising é necessário. Também! Com os preços variando - um anúncio de 30 segundos no intervalo da novela das nove da Globo custa, na média, 380 mil reais - entre hum milhão e três milhões no anúncio (merchandising) dentro da novela (texto, figurinos, adereços, paisagem) a direção tem de ser boa. E a responsabilidade grande. Imaginem! Com estes valores arrecadados por capítulo - levando-se em conta que cada capítulo custa para a emissora de 150 a 200 mil reais e uma novela tem no mínimo 200 capítulos - a TV Globo, práticamente, paga a produção com merchandising. E, sendo assim, tem de ter um diretor do nível de JF para "dar vida" ao texto "morto, calado" do autor.
     Muitos (bons) diretores estão vindo por aí. Mas JF vai ser eternamente lembrado, homenageado, reverenciado, bajulado, adulado. Não por puxa-saquismo. Mas por merecimento. Ou tem alguém aí que acha que ele não fez por merecer ser o "macho" da direção de novelas globais?
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                             RENÉ SANFERR, 06.12.2012

a ESFINGE:
     "Humilhado e sem valor no mundo, é àquele que se diz homem, mas nada fez ou fáz de relevante para ser reverenciado como o outro que ele chama de viado, o quel fez e fáz tudo de importante na vida para ser valorizado como um homem capacitado e sempre homenageado".

                                                                                                                RENÉ SANFERR, 19.04.2001

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Leiam hoje no blog (Google) SANFERRARTSCRIPT o SEGUNDO CAPÍTULO de ALTA SOCIEDADE.
     Brasília hoje chora, orfã, a morte de seu pai Oscar Niemeyer. E o Brasil está ficando mais pobre de grandes marcas. 


                                                                                                              RENÉ SANFERR, 06.12.2012

"Para ser um grande pensador, você tem que descer e se tornar pequeno como observador". - SANFERR, 18.09.2012

"Nem que seja a última coisa que eu possa provar, mas já que eu posso fazer um trabalho de primeira, um dia eu vou mostrar para todo mundo ler; quem é sábio admirar e quem é burro invejar". - SANFERR, 20.07.1991

"Tudo diz tudo quando tudo significa TUDO. Mas quando tudo já não diz mais NADA, não sabemos porque o nada significou TUDO". - 20.09.1982

"Tudo só está perdido quando o NADA for achado". - 26.8.1991

"A vida é uma grande dívida. E Deus, O dono dela, sabe cobrar dos endividados". - SANFERR, 02.11.1992

"Se hoje eu não sou, amanhã poderei ser. E se hoje você é, amanhã poderá não ser". - SANFERR, 07.08.1990

"Àquilo que você podia achar hoje, foi o que você teve ontem e vai se arrepender no futuro por ter perdido". - SANFERR, 10.09.2011

"Nunca vai existir sepultura para quem existiu com talento e cultura". - SANFERR, 02.11.1984

"Se você quer mostrar aos demais que tem comida em casa para toda noite se saciar, é melhor provar que come bem demais um prato raro e caro. Não um prato barato e vulgar, que só de olhar todos tem vontade de vomitar, justamente por lhe envergonhar quando todo dia aos demais você é obrigado a mostrar". - SANFERR, 22.03.2012

"Corno em casa à cozinhar e na rua a mulher para outro à telefonar, marcando para em outra cidade irem se encontrar". - SANFERR, 20.04.2010

"Quando você tem ao lado um vizinho bem mais inteligente que você, não custa nada retroceder, ficar um pouco mais atrás, justamente por saber que é bem mais burro". - SANFERR, 09.03.2009

"Quem você pensa que é para pensar que eu me preocupo com quem você pensa que eu sou?". - SANFERR, 27.01.2006

"Quando o homem é feio, careca, capenga e precisa numa muleta se segurar para na rua a mulher ir sem amigo procurar, é porque o corno nem consegue imaginar que na casa da amiga sua mulher em outro tipo de muleta do rapaz bonito, bom das pernas e também careca, está à segurar". - SANFERR, 17.04.2010

"Se você sabe que tem uma falsa amiga, capáz de inventar estórias para seu homem lhe bater espere o tempo passar para na hora certa também ridicularizar, quando o marido a verdadeira estória dela souber e acreditar, que com outro ela vive a se encontrar". - SANFERR, 25.04.2010

"O melhor presente que você pode dar a um corno feio e careca, é mostrar a ele que a descarada da mulher está enfeitando a testa dele com o vizinho dos fundos gordo e também careca". - SANFERR, 27.07.1989

"Adoro ver que a rima nunca foi tão bem usada no palavreado antes dos meus pensamentos, já que eu vejo em vários momentos que estou sendo bem imitado, mesmo por quem não tem nenhum conhecimento do que significa um bom pensamento e muito menos uma boa rima e um bom palavreado". - SANFERR, 11.08.2012

"Às vezes escrevo para brincar, outras para ensinar, mas, na maioria das vezes, eu gosto mesmo é de cutucar quem não sabe escrever para os demais nem que saiba criticar". - SANFERR, 11.09.1989

"Por que será que todos morrem e vão direto pro céu? Deve ser porque o purgatório deixou de ser um ponto de parada, uma escala importante. Ou será, então, por que o inferno não existe mais, está desabitado, já que ninguém vai mais pra lá?". - SANFERR, 02.11.1996

"Quando não se é capáz de pensar antes a merda que se quer falar, é porque está provado que se é capáz de falar a merda que se pensou". - SANFERR, 20.07.1984

"A mentira alheia é um leve desvio de personalidade muito divulgado por àquele que quer esconder um grave defeito do seu próprio caráter". - SANFERR, 17.01.1997

"Quando um homem nasce para ser gente grande, não são pequenas derrotas ao longo da vida que o fará morrer como uma pessoa pequena". - SANFERR, 19.09.2001

"O verdadeiro presente que se pode dar no Natal é tomar de volta a falsidade que se distribuiu durante o ano". - SANFERR, 20.12.1994

"Não procure no Natal o que você não conseguiu achar o ano todo: sinceridade". - SANFERR, 24.12.2004

"O que eu pensava ontem, não é o que eu penso hoje e nem vai ser o que vou pensar amanhã". - SANFERR, 18.04.2011

"Tem pessoas que para construir uma casa, destrói um edifício chamado reputação, REpetindo à cada noite como PUTA com vários a mesma infame relAÇÃO". - SANFERR, 02.12.2012

"Nunca se sabe para o que se bota um filho no mundo. Principalmente quando se sabe os defeitos que se bota no filho dos outros". - SANFERR, 19.09.1989

"Todos cometem na vida uma infração. Nem que saiba roubando da vida alheia a reputação, acusando-o de uma falsa ação". - SANFERR, 07.06.2005

"Nem todo doente vive deitado e gemendo de dor, porisso muitos não acreditam que é um paciente sofredor". - SANFERR, 18.09.1988

"Não sou ignorante e nem gentinha para ter medo de feitiçaria. Sou inteligente e me comporto como gente grande para só respeitar e temer à Deus que não é dado a patifarias". - SANFERR, 09.08.2010

"Trabalhar escrevendo, criando e inventando, não é um fardo. Fardo pesado é o pecado de não ser capáz de criar e inventar, repetindo o que qualquer um pode fazer para trabalhar". - SANFERR, 11.09.1983

"Se você se acha um NADA quando lhe mostram ser você um NADA, realmente você é um NADA por nada fazer para mostrar que não é nada a quem diz que você é NADA". - SANFERR, 10.06.2007

"Enquanto a mediocridade dorme nos braços de Morfeu, a genialidade acorda para observar as estrelas inspirados por Ptolomeu". - SANFERR, 06.10.2002

"Um homem não se fáz quando ele pode fazer, mas quando ele quer fazer". - SANFERR, 10.06.2006

"Na estrada da vida, poucos aceleram na hora certa e muitos freiam na hora errada". - SANFERR, 10.06.2001

"Quando estão no cio, o que mais se vê por aí são cachorras de duas patas toda noite nos bares à se oferecer, sem procurar escolher o viralata que no seu canil o resto da noite com elas vão latir". - SANFERR, 02.12.2012

"Homem presepeiro, casado com puta, pai de piranha e de candidato a futuro viado, só vive no presente no desespero se não souber aproveitar sua casa que como brega pode transformar num mercado da putaria bastante frequentado e rentável". - SANFERR, 17.05.2008

"O avião da minha inteligência que está decolando não pode ser atrasado pelo carro da sua incompetência que na blitz da burrice foi barrado". - SANFERR, 18.06.1986

"Sem farra e com mesa farta, o peso da idade se torna leve na cara". - SANFERR, 24.04.2012

"Pode se sentir um fracassado mesmo com todos os bens acumulados, pois vitorioso você só será no dia que a morte tiver derrotado". - SANFERR, 02.11.1997

"O rico que não se lembra do pobre na noite de Natal, tem de lembrar que iria se sentir mais pobre ainda se fosse esquecido por Jesus Cristo quando chegar o dia da sua Sexta-Feira Santa". - SANFERR, 29.11.2012

"Todos compram tudo no Natal para os amigos, mas não compram uma coisa para apenas um a vida toda: o perdão para seu inimigo". - SANFERR, 23.12.2010

"Se a polícia não acusou e a Justiça não processou quem tem a ficha limpa, não vai ser você que é uma ficha suja, que vai acusar e desmoralizar quem não tem nada para pagar e muito menos um delito sequer para se apontar". - SANFERR, 09.11.2010

"Se um homem é, comprovado e reconhecidamente, pelo que ele mostra saber e fazer, melhor que todos os demais, todos os outros que são iguais e piores que ele, constrangedora e humilhantemente, procuram inventar e mostrar que ele é o pior, para, ao menos assim, se acharem os melhores". - SANFERR, 29.09.1998

"Não saia de um bom casamento, para entrar num péssimo relacionamento". - SANFERR, 08.03.2008

"No fim do relacionamento, todos querem dar um tempo, sem se dar conta que foi o tempo que fez acabar o relacionamento". - SANFERR, 17.06.2004

"Briga de casal na cama no século XX, é no termo seguinte: "quem quer dar, é porque não quer comer". - SANFERR, 16.07.1982

"Muitos homens deixam de viver bem ATRÁS, para ir viver mal NA FRENTE". - SANFERR, 18.02.1985

"Não deve existir coisa pior do que dar entrevista e ter de falar. Melhor é entrevistar e depois contar". - SANFERR, 21.07.2012

"Admiro o trabalho de várias celebridades. Mas respeito mais ainda o recato de três ícones de bastante personalidade: Greta Garbo, João Gilberto e Maria Betânia". - SANFERR, 18.01.2011

"A promessa que faremos neste fim de ano, é a mesma que fizemos no ano passado e só o futuro dirá quando iremos realizar". - SANFERR, 27.12.1989

"Se você não precisa de ninguém aqui, é porque precisa de alguém ali". - SANFERR, 10.06.2007

"Não se sinta humilhado com meus pensamentos, pois a intenção não é esta. Sinta-se incapacitado por não saber escrever pensamentos, pois a sua única opção é esta". - SANFERR, 20.07.2012

"Não adianta celebrar o Natal se no resto do ano você comemora a Sexta-Feira Santa do outro". - SANFERR, 23.12.1985

"Se você não pode profissionalmente chegar aos pés do seu inimigo, torne-se amigo para ver se pode chegar intelectualmente à cabeça dele". - SANFERR, 07.05.2012

"Tem emprego de pessoa pequena e trabalho de gente grande". - SANFERR, 01.05.1984

"Quando uma pessoa não tem muitos pensamentos geniais e brilhantes não pode ser arrogante, justamente por ter de ser humilde por suas poucas idéias medíocres e ignorantes". - SANFERR, 12.09.2000

"Eu te amo demais, mas não posso me amar de menos por te amar demais". - SANFERR, 31.05.2010

"A pose do TER geralmente vem acompanhada logo a seguir da vergonha do DEVER". - SANFERR, 20.12.2006

"Pessoas de última que ficam nas portas falando da vida de quem vem primeiro que elas em tudo, podem ser chamada de... jamais de vizinhas". - SANFERR, 06.07.1983

"O que se disse ontem sem querer, hoje pode trazer arrependimento por fazer e ter causado tanto sofrimento". - SANFERR, 09.05.2012

"O que passou é passado e hoje no presente sequer merece ser lembrado, já que no futuro não haverá mais espaço para um passado que da mente foi devidamente apagado". - SANFERR, 20.12.2010

"Ao invés de se alegrar com a sua mesa farta nesta noite de Natal, dê um basta na extravagância e parta para dividir tudo com quem está na tristeza por não ter nada, a não ser ver a sua fartura de nada e o excesso de mendicância". - SANFERR, 01.12.2012

"Quando o negócio é dinheiro, não existe negociação com o amigo do peito". - SANFERR, 21.03.1997

"A marginalidade passeia disfarçada de moralidade no meio daqueles que dizem viver com honestidade". - SANFERR, 10.07.2010

"Quem tem baixo nível moral, jamais terá moral para criticar quem tem alto nível intelectual". - SANFERR, 20.09.2012

"Se pensar fosse para qualquer um, muitos não pensariam depois de não terem pensado na hora, porque não pensou antes". - SANFERR, 25.04.2010

"Se mantenho distância dos medíocres é por que não quero me contaminar com falta de inteligência e adoecer de tanta burrice". - SANFERR, 18.07.2008

"Prefira dizer adeus para sempre àquele que foi um bom passado, do que sempre até logo para quem continuaria lhe traindo no futuro". - SANFERR, 01.06.2010

"Não se importe se a mulher for procurada durante o dia. O importante é você ser amada e saciada a noite toda". - SANFERR, 13.05.2010

"Se o fim está próximo e a hora de você partir está chegando, aproveite cada dia e cada noite namorando, como no início quando tudo estava começando e ele de você precisando". - SANFERR, 24.05.2010

"Aproveite o máximo do homem que você pensa que é seu, deixando o mínimo para a mulher que pensa que ele é dela". - SANFERR, 20.05.2010

"Enquanto você diz para a nossa amiga (?) que está me fazendo de bobo, ela já mandou eu armar o circo para fazer você de palhaço". - SANFERR, 14.05.2010

"Faça do último olhar de hoje a lembrança que amanhã você não vai querer recordar". - SANFERR, 30.05.2010

"Tudo àquilo que você pensa que eu não sei, é aquilo tudo que estou mais sabendo". - SANFERR, 06.05.2010

"Fingir que você não sabe que está sendo enganado é a maneira mais sábia de enganar quem pensa que está lhe enganando. E, enquanto os dois são enganados, como namorados os bons momentos são aproveitados". - SANFERR, 10.05.2010

"Não pense que um mestre da inteligência como eu vai ser enganado por um aprendiz de esperto como você". - SANFERR, 09.05.2010


                                                                                                                RENÉ SANFERR, 06.12.2012
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   





Um comentário:

  1. JORGE FERNANDO é mesmo uma figura e tanto. Parabéns pelo trabalho dele, novamente, como diretor de Guerra dos Sexos. São duas visões completamente diferentes. E assisti as duas. SOLANGE, da redação.

    ResponderExcluir