quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A HISTÓRIA DO SENHOR POLÊMICA E AS ESTÓRIAS DO PRESIDENTE OUSADIA.






JOÃO GOULART.
                  PRECISOU SER SACRIFICADO, DESTITUÍDO DO CARGO, PARA TER SEU
            NOME (ETERNAMENTE) MARCADO COMO UM GRANDE HOMEM.



     Um dos melhores livros (adoro ler, estudar e pesquizar, pois só assim saberei o que escrever e falar) que li sobre política nos últimnos tempos, é a história - e as várias estórias - de um grande homem e cidadão brasileiro; não apenas mais um homem importante que marcou seu nome na vida pública. Mas, sem exagero, O HOMEM. Estou falando do livro de Jorge Ferreira - "João Goulart, Uma Biografia" - uma verdadeira aula sobre a recente vida política do nosso país. Em 734 páginas, Ferreira nos mostra um retrato bem diferente daquele que estavámos acostumados a admirar (ou não!) de um homem que não veio para "brincar de ser político" por um, dois ou três mandatos, fazer da vida pública "trampolim" para a riqueza, "passaporte" para a fama e o poder. Enquanto alguns políticos transformam sua trajetória (inexpressiva) numa simples folha de um (duvidoso) currículo, o homenageado de hoje, com tudo que significou (e sempre significará) para o Brasil, precisou ter a sua história RESUMIDA em (pasmem!) quase oitocentas páginas. Resumidamente.
     João Goulart não poderá (jamais) ser lembrado pela história como o presidente deposto no golpe militar de 64. Ele tem de ser devidamente reverenciado como importantíssimo para as mudanças que começaram a fazer do Brasil o que é hoje. E, por tudo que fez, foi respeitado pelo mundo, por grandes estadistas, como, por exemplo, o presidente John Kennedy, naquela época, o "ousado" dos EUA. Jango estava na China, em viagem oficial àquele país comunista, como vice-presidente, quando Jânio Quadros renunciou.
     João "Jango" Goulart era amigo pessoal do ex-presidente Getúlio Vargas, sinal que não tinha nada de elitista. Ao contrário, foi criticado como populista, orientado pelo pensamento comunista, justamente porque procurou inserir a classe trabalhista no centro das decisões políticas, além de defender a reforma agrária. Visionário, idealista - sempre criticado - Jango queria (como muitos) um Brasil melhor para todos. (O que, verdadeiramente, ainda não conseguimos, a não ser uma "maquiagem" nas mazelas do passado). Tudo começou bem antes de 7 de setembro de 1961 - dia da posse dele como presidente do Brasil - já que as idéias de uma nação justa, respeitada internacionalmente, povoavam a mente do gaúcho João Marques Belchior Goulart, bem lá atrás. "Um homem não se fáz quando ele pode fazer, mas quando ele quer fazer", diz um de meus pensamentos. Isto mostra - e prova - que tem muitos políticos por aí que tem vontade de fazer, mas não tem chance, poder. São - como Jango em vários momentos de sua vida - incompreendidos, perseguidos, e até mesmo, boicotados. Para sonhar com o Brasil que ele queria, Jango adubou a "planta do querer" desde que se elegeu deputado federal, ministro do Trabalho e duas vezes vice-presidente da República.
     Todas as chances de "sonhar e realizar" ele as teve. Se não conseguiu - há controvérsias com relação a isto nos fatos históricos - foi por que não lhe deram oportunidade, mais tempo. (Eu, particularmente, acho que conseguiu, sim, pois hoje o "espelho onde ele se olhou" deixou reflexos - e imagens reais, vivas - até os dias atuais). Grandes políticos deixaram sua marca na recente história da política brasileira, como, por exemplo, Leonel Brizola, ACM, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Castelo Branco, Teotônio Vilela, Lula, FHC, Getúlio Vargas, Miguel Arraes, JK, Jânio Quadros, entre tantos outros, mas Jango foi - quer queiram ou não - o diferencial numa época conturbada, na qual o Brasil sofreu para deixar  de ser igual. (Se é que me entendem!).  Jango foi deposto em 64. Não vivi àquela época, portanto - para escrever sobre ela - tive de ler e pesquizar muito. Procurar compreender os fatos e dar minha opinião pessoal, já que - como não sou jornalista para ser imparcial - como colunista tenho direito ao meu ponto de vista. E, acima de tudo como cidadão brasileiro, acredito que a nação era uma ANTES e outra DEPOIS de Jango. Tudo nele era fadado a dar certo; se alguma coisa não deu, foi pura (e infame) perseguição.
     A estória de João "Jango" Goulart foi de um homem obstinado e um político destemido, realmente ousado. Como a (eterna) vontade de voltar ao país, depois de 12 anos de exílio. A sempre elegante, classuda e charmosa Maria Tereza, estava ao seu lado quando avistou a ponte General Justo, entre Paso de Los Libres e Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Jango, melancólicamente, olhou para a companheira, dizendo com os olhos marejados de lágrimas: "Qualquer dia desses, gorda, a gente entra correndo no Brasil e ninguém percebe". Era 5 de dezembro de 1976. Mas, a eterna vontade seria realmente eterna. Jango levaria para o além este desejo, já que naquela noite, em sua fazenda de Mercedes, na Argentina, a mulher assustada acordou com seu ronco forte e quando ela tentou acudir o marido, não teve tempo. João Goulart morreu fulminado por um ataque cardíaco. Ironia do destino, no dia seguinte o corpo de Jango cruzou finalmente a ponte que ele queria atravessar com as próprias pernas. Veio deitado, mas em berço esplêndido, onde sua marca (nome) e memória repousam para todo o sempre.
     Jango nasceu em 01.03.1918 e viveu até os 10 anos no campo, onde gostava de tomar banho no rio Uruguai. Apelidado de Janguinho por sua mãe, dona Tinoca, anos depois Janguinho foi mudado para Jango. Com 14 anos era zagueiro  juvenil do Internacional, mas uma infecção no joelho encerrou outro de seus sonhos, ficando coxo para o resto da vida. Quando morreu - absurdo dos absurdos! - o Inter quis fazer um minuto de silêncio antes da final do Brasileiro contra o Corinthians, mas os militares não deixaram. Proibiram o  minuto de silêncio, mas o relógio do tempo continua batendo todas as horas seu nome nos ponteiros da história do Brasil.
     Seu pai, Vicente, era amigo íntimo de Getúlio Vargas e, aos 17 anos, num churrasco para o político famoso oferecido por seu pai, João o homenageou com um discurso cheio de elogios. Conta a história que Vargas perguntou: "Quem é este guri?". Para logo em seguida completar, ou profetizar: "Vais ser político? Pois devias. Tu falas bem". E a amizade do pai estendeu-se também para o filho, tanto que depois de afastado do poder, já advogado  e após a morte do pai, Jango mandava para Vargas, via áerea, jornais para o seu refúgio de Itu, no interior de São Borja. E, enquanto isto, na capital, Jango criava o PTB. Deputado estadual em 1946, secretário de Justiça, quatro anos depois Vargas voltou à presidência e Jango elegeu-se deputado federal. Não demorou e Getúlio o nomeou ministro do Trabalho. Com a morte de Getúlio, em 1954, Jango foi eleito vice-presidente de JK e depois de Jânio Quadros. Mas, Jânio renunciou e - estando Jango fora, na China - os miliatres vetaram a sua posse, mas foram obrigados a recuar depois da resistência civil liderada pelo governador gaúcho Leonel Brizola. A saída, então, foi o parlamentarismo. Jango teve de dividir o poder com Tancredo Neves. Mas, em 1962, um plebiscito optou pela volta do presidencialismo. E, em 1964, Jango viveria dias turbulentos, quando, em 13 de março, participou do comício da Central do Brasil assistido por 200 mil pessoas. Logo após, em 31 de março, Jango foi deposto.
     Assim como Getúlio Vargas que "deixou a vida para entrar na história", Jango foi deposto. Mas ganhou (eternamente) o posto de político corajoso, ousado e destemido. Tanto que disse ao general Ladário Pereira Telles, no III Exército, o qual queria resistir:" Não quero derramamento de sangue". Anos depois, no exílio,  angustiado, triste e sentindo-se desprezado, "esquecido", Jango disse uma de suas mais belas frases ao piloto Maneco: "Prefiro viver dez anos a menos, a deixar de fazer o que gosto". Refreia-se ao cigarro, o qual usava como terapia (?) para atravessar a fase de depressão. Mas uma frase com vários sentidos...
     Se um homem como João "Jango" Goulart viveu (e chegou a morrer) seus últimos dias depressivo, como terminará, então, os dias de homens que nascem, vivem e vão morrer sem ter feito nada de importante na vida?
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!


                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 29.11.2012

a ESFINGE:
     "Se um homem é, comprovado e reconhecidamente, pelo que ele mostra saber e fazer, melhor que todos os demais, todos os outros que são iguais e piores que ele, cosntrangedora e humilhantemente, procuram inventar e mostrar que ele é o pior, para, ao menos assim, se acharem os melhores".

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 29.09.1998


"Quer saber se o outro tem bem mais valor que você? É só você falar bem mal, sem dele querer esquecer". - SANFERR, 04.08.2010

"Pobre gosta de engordar para mostrar que não passa fome. E rico adora emagrecer para provar que fáz regime". - SANFERR, 10.08.1996

"Se a sua pessoa morrer no esquecimento, faça de tudo para seu nome viver na lembrança". - SANFERR, 17.04.1987

"Quando alguém vive na sua boca e na boca do povo sem ser uma celebridade, é a prova que o que ela fáz tem a marca da genialidade, ao contrário de você que não fáz nada para deixar de ser ninguém e sair da mediocridade". - SANFERR, 27.06.2012

"Se a sua boca diz que de alguém nem se lembra, mas a cabeça lembra, é porque o coração não quer esquecer o rosto de alguém que também lembra de você". - SANFERR, 03.02.2010

"Se conversando com certas pessoas você só vai enriquecer a sua ignorância, prefira ficar só não escutando estas pessoas, as quais só vão empobrecer a sua inteligência". - SANFERR, 18.11.2012

"Por mais viva que uma pessoa medíocre esteja, ela sempre vai se comportar como morta diante do gênio". - SANFERR, 25.09.1985

"No jogo da vida, se você não souber falar e se expressar, não tem chance para jogar e ganhar". - SANFERR, 20.09.2012

"Eu só escrevo sobre o que gosto e acredito. Mesmo que desacreditem por não gostar". - SANFERR, 27.11.2012

"A cada trabalho, eu provo a meus inimigos que eles não se dêem ao trabalho de criticar o meu trabalho". - SANFERR, 10.06.2012

"Quando você é capáz de apresentar um trabalho incomum, é porque o trabalho comum não se sentiu capáz de ser apresentado a você". - SANFERR, 07.06.2011

"Não queira brigar com o mundo. Deixe o mundo brigar com você. Aí, sim, você vai aprender a se defender". - SANFERR, 11.02.2011

"Ser importante não é somente quem é famoso. Quando as pessoas falam o que você fáz ou deixa de fazer, aonde você vai ou deixa de ir, o que disse ou deixou de dizer, e, ainda por cima, lhe critica, isto indica que você já é importante e nem se deu conta da sua fama". - SANFERR, 04.05.2012

"Você pode pensar como Jesus Cristo, mas, se for um ilustre desconhecido, ninguém lhe dará ouvido". - SANFERR, 17.05.2000

"Não pode existir na cabeça do homem sabedoria, se a barriga do gênio estiver vazia". - SANFERR, 08.02.1987

"Mudam a forma de se escrever à toda hora. Só não podem mudar em hora nenhuma é a maneira de se pensar". - SANFERR, 25.11.2012

"Nada na vida é por acaso. Nem a hora que eu cago para quem diz que na vida eu nada faço". - SANFERR, 18.04.2010

"O escritor veio ao mundo pensando em como ganhar para viver sem trabalhar. E o trabalhador pensando em morrer de trabalhar para ganhar". - SANFERR, 23.07.2011

"Nada mais nobre do que o professor. Plebeu é o aluno sem educação". - SANFERR, 15.10.2010

"Já que você não quer estar aqui no meu lugar, por que eu vou me preocupar com o que você diz de lá querendo me julgar?". - SANFERR, 17.08.2002

"Ninguém pode saber se está ceiando como Natal ou como na Quinta-Feira Santa". - SANFERR, 24.12.2009

"Se dinheiro fosse inteligente, ele não cairia nas mãos de pessoas burras". - SANFERR, 10.01.1989

"Se você vive sem dificuldades, é a prova que já chegou ao limite da sua capacidade". - SANFERR, 09.12.2000

"É colocando o preto no branco hoje que o homem escreve um amanhã colorido". - SANFERR, 21.09.1999

"Adoro ler, estudar e pesquizar, pois só assim saberei o que escrever e falar". - SANFERR, 23.11.2012

"Não sou rico, mas me sinto milionário, pois, ao contrário de muitos ricos, tenho estilo para viver e fazer bem o que faço". - SANFERR, 06.12.2011

"Não adianta você usar uma griffe sofisticada e cara, se a sua marca for bem vulgar e barata". - SANFERR, 08.03.1997

"Se dinheiro fosse muito importante, muitos ricos seriam tudo de relevante". - SANFERR, 03.04.2012

"O seu rosto é o reflexo da vida que você tem, quando não consegue se espelhar naquilo que você é". - SANFERR, 17.06.2007

"Por mais que as coisas demorem a acontecer, nunca desista da vida que você quer ter. Ou, então, a vida vai desistir da vida que quer lhe dar e você fáz por merecer". - SANFERR, 10.09.2012

"A dor é para ser vivida e não esquecida, pois, se você a esquecer, ela reaparece com mais poder que antes e será bem lembrada". - SANFERR, 09.06.1987

"Se ontem você me achava NADA  e não me deu nada, hoje que sou TUDO vou lhe achar um NADA para nada lhe dar". - SANFERR, 25.10.2012

"Não se canse de esperar, pois, uma hora, seja lá o que for, vai ter de chegar". - SANFERR, 15.08.2011

"As possibilidades que a vida nos dá são muitas. As possibilidades que podemos oferecer na vida é que são poucas". - SANFERR, 10.04.2012

"Eu só sei, só gosto e só quero viver para escrever. Por que não sei, não gosto e não quero viver sem nada fazer". - SANFERR, 24.11.2012

"Não se orgulhe ao dizer que não precisa de ninguém, pois você sempre vai precisar de alguém". - SANFERR, 19.07.2008

"O ontem, o hoje e o amanhã será o de sempre para muitos, enquanto o de sempre para poucos será o amanhã que não foi ontem e não é amanhã o de hoje". - SANFERR, 21.04.2010

"Se conhece quem vai ser pelo que ele prova saber fazer". - SANFERR, 11.10.2011

"Todos são seus amigos quando você mostra as facilidades. E inimigos quando você prova estar em dificuldades". - SANFERR, 21.05.2010

"O espelho reflete a verdade da mentira que você pensa ser imagem da verdade". - SANFERR, 21.05.1989

"Amigo que é amigo não quer saber para falar. Ele quer saber para calado ajudar". - SANFERR, 09.09.2011

"Não dê valor a uma pessoa pelo dinheiro que ela tem. Muitas tem pouco dinheiro e muito valor". - SANFERR, 09.02.2010

"Não se afaste hoje daquele que não tem o que voc~e gosta, o dinheiro, já que amanhã ele vai se afastar quando perceber que você só está se aproximando por ter o que ele menos gosta". - SANFERR, 08.03.2011

"Se você ora pedindo graças para quem você gosta e logo a seguir amaldiçoa quem você não gosta, observe como quem você ama cairá logo em desgraça e quem você não gosta aos poucos vai se enchendo de graças". - SANFERR, 19.11.2010

"Todos sonham, mas quando surge o pesadelo da realidade para atrapalhar o querer, apenas poucos tem coragem de acordar, lutar e em algum lugar chegar". - SANFERR, 18.02.2006

"Eu escorreguei no mal que alguém me desejou, mas como Deus sempre me amou, Ele me segurou e na frente deste ninguém me levantou". - SANFERR, 17.10.2011

"Não seja ridículo e nem perca tempo em me fazer o mal, pois Deus, que é meu amigo, tem muito tempo para me fazer o bem". - SANFERR, 10.10.2010

"Pode esperar deitado o mal conseguir me atingir, pois quem é amado por Deus, sempre é levantado para no bem ser glorificado". - SANFERR, 18.10.2012

"Por tanto gostar, eu vou me desapegar de quem finge de mim gostar e para sempre me afastar, sem nem os nomes querer mais escutar". - SANFERR, 03.07.2012

"Quando alguém lhe perguntar você fáz o que, trabalha em que, não é preocupação com você. É pensando no que depois de você vai puder obter". - SANFERR, 21.07.1997

"Tem gente que se mistura no meio do povo, das pessoas, porque, assim misturadas, certas pessoas que não são gente, se dão conta que toda gente é uma pessoa, mas nem toda pessoa é gente". - SANFERR, 11.02.1994

"Quem você pensa que é amigo, pode estar dizendo a quem você pensa que é seu inimigo, que você não passa de inimigo daquele que acha que você é amigo". - SANFERR, 20.07.1998

"Porque quem não fáz nada para SER, se julga importante apenas por TER, quando este falso TER nunca os fará verdadeiramente ser?". - SANFERR, 01.08.2001

"É no prato sujo que comeram no passado, que hoje você se farta, se lambuzando e com a língua raspando as sobras". - SANFERR, 01.02.1986

"O genial cria um marketing. E o medíocre inventa uma mentira". - SANFERR, 10.12.2010

"Se fulano é passado, porque, então, hoje você o fáz presente na lembrança que vai durar até o futuro?". - SANFERR, 06.09.1989

"Quem conta as falsas amizades em todos os dedos das mãos, é porque não sobrou nenum para se apontar como irmão". - SANFERR, 08.07.2010

"Enquanto quem tudo sabe fazer de valor quer aparecer de menos, quer aparecer até demais quem nada sabe fazer de valor para merecer aparecer". - SANFERR, 18.01.2012

"Tem pessoas que para agradar e serem simpáticas ao outro, são desagradáveis e antipáticas consigo mesmas". - SANFERR, 20.09.1989

"Se para mim é fácil dizer sim, para você deve ser difícil para mim dizer não". - SANFERR, 23.09.1987

"Quando um não fala com todos, todos falam deste um". - SANFERR, 06.01.2011

"Quanto mais você odiar alguém, está esquecendo de se amar para deixar de ser ninguém e fazer algo para ser alguém". - SANFERR, 07.02.2011

"Acredite numa cara fechada para um sorriso, mas duvide de uma boca escanchelada para uma gargalhada, porque junto vem sempre na mão uma punhalada". - SANFERR, 08.01.2009

"Se você tem inveja daquele que TUDO cria para ser e acontecer, faça também alguém lhe invejar inventando algo para acontecer e deixar de NADA ser". - SANFERR, 24.12.2007

"Se você só é capáz de trabalhar como todos, não ouse criticar quem é capáz de criar como poucos". - SANFERR, 10.08.1996

"Se ontem você passou por dificuldades, ajude quem hoje por ela está passando, pois amanhã você pode novamente ter dificuldades". - SANFERR, 15.05.2010

"Quando não se dá o minímo de atenção, só se pode receber quando se é realmente o máximo". - SANFERR, 27.03.2009

"O dinheiro só vale quando ele vale para ajudar o nosso irmão que precisa de um vale". - SANFERR, 18.10.2012

"Se eu sei fazer, foi Deus quem me ensinou. E da mesma forma que Êle me ensinou a fazer, eu também posso desaprender. Basta Êle querer". - SANFERR, 01.02.2012

"Mesmo que você não procure, não esconda quem você gosta no coração, senão quando quizer achar, não vai encontrar". - SANFERR, 10.08.2006


                                                                                                              RENÉ SANFERR, 29.11.2012




ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   




7 comentários:

  1. Realmente, Jango foi um grande presidente e marcou profundamente a vida política de nosso país. Espero que a nova geração de políticos se espelhem nele e em todos os outros bons que fizeram a história de nosso país. UM abraço, PP da Nova DD.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!!!!!!!!!!!! Já tava com saudade de postar meus comentários aqui neste blog. Tô tão ocupadaaaaaaaaaaaaa!! Rarará! Mais to aqui de novo. Olha eu aqui. Ah, e breve tá saidno meu blog também. Preparo com todo cuidado.
    db, da bahia pro mundooooooooooooooo!!

    ResponderExcluir
  3. Também tô asoberbada, mas hj vou marcar presença neste blog que é uma das melhores coisas em termos de colunismo. Muita gente que escreve em jornais e revistas, tem o canudo de jornalista, não chega aos pés deste cara que é auto didata e tá dando um show. É meu amigo, sim, mas se não fosse bom, eu não falava. Não vivi a era deste presidente, vou ler o que sanferr escreveu sobre ele, mas tenho certeza que o artigo tá show de bola. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  4. Outro dia os alunos da faculdade, não vou dizer o curso, não souberam quem foi Jango. Inadmissível, como diz sempre sSanferr. Mas, vendo que o Brasil, com falta de boa educação e conhecimento, foi classificado esta semana em 49 lugar no ranking de boa educação, principalmente a superior, não vou criticar estes universitários que não tiveram culpa de não ter uma boa formação básica. E ainda criticam Sanferr quando ele fala que as cotas não vão ajudar em nada. O tempo e o futuro dirá se ele está errado em pensar isto ou não. Aninha, da Bahia.

    ResponderExcluir
  5. Sanferr e suas celebridades do passado. Mas, personalidades que fizeram mesmo a estória de nosso país. Cultura é isto. Falar de tudo com toda propriedade e competência que ele mostra semanalmente, indo do extremo popular da música brasileira, como na semana passada, até os grandes estadistas do Brasil. Cultura é ler bastante, estudar e pesquizar mesmo sobre àquilo que vamos falar ou escrever. SANFERR fáz isto com uma maestria, um talento fora de série, dando a mais de dois anos este show de colunismo, com muita personalidade, aqui neste blog que é uma das melhores coisas que temos atualmente na internet. Existe blogs e blogs e este aqui é o diferencial mesmo, cultura e informação, com o estilo próprio e a personalidade que somente Sanferr sabe ter. No artigo da semana passada, sobre Elba, eu fiquei boba de ver a coragem dela se expondo, sem papas na língua, falando sobre estas novas músicas que estão surgindo na Bahia. Graças a Deus temos pessoas como ele. Espero que um dia ele chegue aonde merece. É um dos melhores profissionais que temos hj em dia escrevendo numa mídia livre, onde qualqyuer um pode escrever. Mas, como já disse antes, tem pessoas que escrevem e GENTE, como SANFERR, que sabe MESMO ESCREVER, é um mestre na arte das palavras. Seus textos são de primeirissima grandeza e, quem não acredita, ele é mesmo autodidata. Não fez faculdade de Comunicação, Jornalismo. Precisava? Se tá dando um banho em muitos que tem o diploma nas mãos... Um abraço, Cornostibia, de Minas Gerais.



    ResponderExcluir
  6. Brothers, adorei a matéria da semana passada. Sou jovem, gosto de regaee, sim, mas tem muita merda mesmo fazendo sucesso na música baiana últimamente. Não tenho a coragem de Sanferr em se expor assim publicamente, falei com ele pelo telefone, e ele disse que só escreve sobre o que acha e se precisar ainda reconhece a firma. Isto que é macho. Valeu. "A", da ilha de Itaparica. Bahia.

    ResponderExcluir
  7. A estória de João Goulart é rica, riquissima, e nós, jornalistas, gostamos de falar sobre estas personalidades que fizeram a história do nosso país. Claro que no pequeno espaço deste blog, não dá para se falar muito, mas o texto está bem escrito e Sanferr deu um toque todo especial a trajetória deste grande político, com seu estilo própria e a competência de sempre. Parabéns. Isto é a história recente de uma nação chamada Brasil que precisa de políticos como Jango. Solange, da Redação.

    ResponderExcluir