quinta-feira, 14 de março de 2013

A SUPERIORIDADE DOS NEGROS...



MARTINHO DA VILA.
... EM FORMA DE ARTE PRIVADA E CANTADA.


     Música, música e para sempre música. A boa música. A eterna música, seja ela qual for. Menos, óbviamente, a ruim. Aquela que representa a latrina que foi aberta nos últimos tempos para deixar levar para todos os esgotos do país, a novíssima Música para Puta Baixa, infelizmente a nossa MPB (Música Popular Baiana). E esta, brevemte - e infelizmente - veremos não tocar, mas cheirar mal a quilômetros de distância, de norte a sul, do Oiapoque ao Chuí. E esta também é considerada (pasmem!) música. (Para os gostos ruins). Mas, felizmente, temos música de excelente qualidade. Desde os clássicos até os populares. Se bem que - nos últimos tempos - popular tem um novo significado: vulgar. Popular antigamente era a música cantada de boca em boca. E hoje é a música (?) tocada para se dançar com a bunca, quando as periguetes (ô nomezinho baixo, palavra mais chula) mostram toda sua sapiência artística e conhecimento do que é "música boa" (?), dançando nas portas e nos puteiros, dando "xô" de coreografia galinácea. Se é que me entendem!...
     Aquele que é fã, admirador e obcecado por uma (boa) música ouve desde as óperas - pessoa burra, inculta, chama de música "de velório", sem nem desconfiar que morta é ela (a pessoa) por não ter cultura para saber do que se trata - como " O Anel do Nibelungos" (Wagner), "Fidélio" (Beethoven), "Carmem" (Bizet), "Aída" (Verdi), "A Flauta Mágica" (Mozart), "Tosca" (Puccini), "O Elixir do Amor" (Donizetti), "O Guarani" (Carlos Gomes), passando pelos mestres do "cancioneiro popular" - e mundial - como Beach Boys, Ramones, Eric Clapton, Sex Pistols, The Beatles, Abba, Jenny Lind, Bob Dylan, John Coltrane, etc e mais "tais"... A música - como podemos observar com estes gênios internacionais - é unanimidade mundial. Velhos e novos, ricos e pobres, cultos e ignorantes, todos apreciam uma das maravilhas do universo. (Quiçá a melhor!). The Beatles dispensa apresentações e muito menos comentários desnecessários. Bob Dylan deu um sentido novo a arte de compor música, enquanto John Coltrane usou o dom artístico para se livrar de um vício e Jenny Lind - o rouxinol sueco - foi sucesso (adoro a rima!) estrondoso nos EUA, entre 1850 e 1851, quando se apresentou naquele país em turnê.
     A música - não poderia ser diferente na terra de Chiquinha Gonzaga, Pixiguinha, dona Ivone Lara, Dorival Caymmi, Roberto Mendes, Nélson Rufino, Noel Rosa - é bem defendida por aqui. Até o cinema - e sem ela ele não poderia existir - já nos presenteou com excelentes musicais. No momento - sem muito tempo para pesquizar - eu consigo me recordar (adoro a rima!) de um clássico de 1972, intitulado "Quando o Carnaval Chegar", de Cacá Diegues, com roteiro de Hugo Carvana e Chico Buarque. Nele - o Olimpo do Olimpo - deuses e deusas a integrar o elenco, a exemplo (adoro a rima!) de Nara Leão, Maria Bethânia (minha deusa das deusas!) e o próprio Chico Buarque.
     A música nos tráz lembranças - quer queiramos ou não - de bons e maus momentos. Quem nunca se recordou de alguém, de um instante de amor, de um lugar, ao ouvir tocar (sou ou não sou o rei da rima?) "aquela música"?... Quem nunca se emocionou ao ponto de chorar com as canções de Erasmo e Roberto Carlos na voz do "rei"?... Quem não gosta - e não tem em casa - lps (antigos) ou CDs (novos) de Lulu Santos, Ana Carolina, Zélia Duncan, Djavan, Marina, Mari Monte, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Elza Soares, Luis Melodia, Jorge Ben Jor, Nana Caymmi, Raul Seixas, Fafá de Belém, Rita Lee, etc. e mais "tais"?... O Brasil é rico - aliás, milionário - de bons artistas. (Só se torna "pobre" quando o povão - nem todos, vejam bem! - de mau gosto, abre o canil, digo, o fundo de seus carros, para a cachorrada, digo, as periguetes de portas e esquinas, exibirem todo seu rebolado infeliz e vulgar ao dançar com ou sem coleiras). Se é que me entendem!... Mas, felizmente - como tudo que não presta - logo, logo, esta latrina vai ser tampada, a porta do canil fechada e a "presepada musical" irá pelo esgoto abaixo... É só o tempo necessário de aparecer pra todo o Brasil nos programas, feder bastante e logo desaparecer...
     Do pop ao rock, do pagode (o autêntico, o carioca) ao samba - o melhor ritmo brasileiro de todos os tempos - o nosso  país é riquissimo de bons artistas, reitero. Principalmente nestes (bons) novos ritmos; o sertanejo, por exemplo. Artistas como Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Rick e Renner, Hugo Pena e Gabriel, entre outros. A Bahia - minha (nossa!) amada "boa terra" -d- tem artistas novos que engrandecem a MPB, a baiana e brasileira. A excelente música de Alexandre Leão e Juliana Ribeiro.
     Ah! E quando falamos de MPB (Música Popular Brasileira), lembramos logo do samba. (Adoro requebrar num bom samba, de raiz, de roda, no meio dos bambas). O samba que é pai - ou, até mesmo, avô, tio, irmão - do pagode. O samba que nos representa tão bem aonde se apresenta. Em qualquer parte do mundo. O samba de terreiro, autêntico e verdadeiro. (Adoro a rima!). O samba de Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho (espero que esteja bem depois da cirurgia), Alcione, Mariene de Castro, Jovelina Pérola Negra, e ele, o mestre dos mestres, o lindo, maravilhoso, excepcional, o pai de todos os meus ídolos do samba... Martinho da Vila.  (Ah! Se eu não fosse um blogueiro-colunista que não quer aparecer, ainda iria lhe procurar para juntos sambar!)... (Adoro a rima!). Brincadeira à parte, Martinho José Ferreira (será meu parente?), nascido em Duas Barras (RJ), em 12.02.1938, antes de ser o que é (e dos melhores) foi auxiliar de Químico Industrial (Senai). Em 1970 iniciou sua carreira profissional como cantor. Apareceu para o mundo no III Festival da Record (1967), interpretando "Menina Moça", repetindo o feito no ano seguinte com "Casa de Bamba". Seus maiores sucessos são: Quem é do Mar não Enjoa, Iaiá do Cais Dourado, Tá Delícia Tá Gostoso, Tom Maior. Mas Martinho da Vila não é só da música. Ele é intelectual e dos bons. É autor de mais de dez livros. Hoje é pai de oito filhos e avô de sete netos.
     Lulu Santos (sábio) disse certa vez que "cada cantor tem que saber qual é o seu aquário". (Eu duvido, pois, se fosse assim, muitas merdas novas - que cantam (?) um ritmo novo na Bahia - já teria pensado que a latrina é um aquário e se afundado ali)... Mas, c'est la vie!
     "A boa música se ouve na sala e a ruim sentado na privada, torcendo para que ela lá caia", diz um de meus pensamentos. Eu costumo ouvir Martinho da Vila no silêncio sacrossanto do meu quarto, enquanto lá fora - o mal dos bairros populares (e populosos) nada inteligentes e charmosos, com raríssimas excessões! - o povão "arrasta o popozão até o chão" (adoro a rima!) na mediocridade que "arrocha" os nossos neurônios. Este é o diferencial entre o bom e mau gosto.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                        RENÉ SANFERR, 14.03.2013

a ESFINGE:
     "A história abraça o homem que fáz alguma coisa importante na vida e deixa um nome. E rejeita, afasta, àquele que nada de importante deixa. Nem que saiba uma estória irrelevante para que a vida dele não se esqueça".

                                                                                                                                                                        RENÉ SANFERR, 19.12.2012


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Na história da humanidade, é notório que todos os grandes intelectuais, pensadores e gênios foram rejeitados e perseguidos, difamados e detratados por aqueles que não aceitam a sua própria condição de inferioridade intelecto-cultural, querendo, à todo custo, derrubar, desestabilizar e desacreditar (como se eles pudessem) - ridicularizando - o trabalho que os gênios, dia após dia, costumam apresentar. Na Bahia, por exemplo, tem uma página aqui na internet que está "pichando" a imagem do competentíssimo prefeito ACM Neto como "Netinho"... Um absurdo da falta de mau gosto!
     As "cabeças pensantes" jamais devem ser comparadas com as mentes ignorantes, diz um de meus pensamentos. E, sendo assim - ontem, hoje e sempre - os reles e infames inimigos da cultura, difamadores, precisam ser colocados no seu devido lugar para se situar e se enxergar. (Conte comigo, ACM Neto).
     Amigos leitores, "gente boa", honesta e correta, digna, me perdoem pelas palavras deselegantes que irão ler.
     Eu nunca quis acreditar que ao provar todo o talento que Deus me deu - e na hora que Êle quizer poderá tomar, mas, como eu sei que Êle não quer, para meu trabalho eu continuar a mostrar e na cara dos difamadores esfregar - neste blog, eu causaria tanta raiva, ódio, naqueles que sabem que posso chegar aonde eles (incompetentes, sem talento, sem capacidade e competência literária) não podem nem sonhar em estar. (uanto mais lá ficar). É um blog simples, sem muitas fotografias (apenas a do homenageado), desenhos ou figuras, propaganda para impressionar ao se olhar e nada de importante ter para informar. Ao contrário, o blog é para quem gosta de ler, se informar, se "aculturar". (Se é que me entendem!). É apenas texto artigo) e mais nada, imitando uma coluna de jornal ou revista. (E das boas!). Sem falsa modéstia, eu sei.
     Reles inimigos, difamadores, que gostam de (tentar) desaacreditar àquilo que não tem capacidade para SEQUER ler, entender e questionar... Vocês são patéticos, risíveis e dignos de pena na sua falta de competência cultural, intelectual. Eu escrevo desde sempre e não agora. A prova são os pensamentos (olhem as datas) e as obras do blog SANFERRARTSCRIPT, todos devidamente registrados no orgão competente, na cidade do Rio de Janeiro. E, para se registrar lá, não é qualquer porcaria de nenhum merdinha, não.
     Este blog apareceu - incentivado por um amigo - como forma de meu trabalho ao mundo mostrar. Agora, uma pergunta não quer calar: e vocês? Que trabalho ao mundo já puderam mostrar?... O que criaram (ou fazem) de importante para se sentirem importantes, valorizados, capacitados e qualificados?... Se é que estas palavras se encaixam no perfil de vocês. A não ser que frequentar porta de bar "pé sujo", jogando conversa fora com pessoas tão insignificantes e medíocres como vocês, seja algo importante, relevante... (?)... Na ignorância intelecto-cultural de vocês - difamadores, invejosos, mentirosos e ridículos - tornam-se "por excelência" dignos de pena por nunca terem conseguido chegar SEQUER aos pés do que crio, do que escrevo, do meu estilo único, ímpar e inconfundível. E nunca vão chegar. (A não ser que morram e passem na fila do talento). Nem unindo a ignorância de vocês o talento vão conseguir destruir, patéticos!
     Não quero aparecer, mostrar minha cara, para fazer sucesso. Se quizesse, o Brasil e o mundo veria  minha fotografia aqui no blog. Já consegui provar ao mundo o que quero: minha competência em forma de um trabalho que, semanalmente, apresento aqui na internet. Ao contrário de vocês que não tem este poder, este dom. A não ser - e aí, sim, o valor de vocês o mundo vai conhecer - que vão roubar ou matar para nas manchetes dos jornais o nome de você aparecer e na história da cadeia suas digitais deixar.
     Vão ler, estudar para adquirir conhecimento para entender sobre o que tentam (sem conseguir) criticar, zombar. Quem sabe, um dia - talvez! - não sejam capazes de ao menos uma frase criar. Não precisa ser muito, basta apenas uma linha das inúmeras que escrevo. Quem não tem neurônios ativos, vai queimá-los se passar a usá-los. Não percam tempo em PENSAR - vocês não tem competência para ousar tanto - em derrubar aquele que nunca, nem de longe, vão conseguir se comparar. Se a inteligência fosse o forte de vocês - detratatores, maldosos, sem caráter, difamadores e caluniadores - iriam se olhar no espelho (correndo o risco de até ele de vocês se envergonhar) e enxergar o que são. Ou seja, NINGUÉM, NADA, uma merda de incompetência. O único dom que lhes foi dado - e um dom amaldiçoado - é ir (como vão de bom grado) para o bar ou ficar nas portas, para com seus iguais se juntar, se embriagar e procurar esquecer que sóbrios de vocês mesmos irão se envergonhar.
     Obrigado a vocês, revoltados com o talento que Deus me deu e recalcados pelo mundial reconhecimento que meu blog está tendo. Meu jeito de escrever - segundo os eruditos, cultos, as "cabeças pensantes" (e importantes, até mesmo entre o povão) que me acompanha, lê meus textos - é único, inconfundível. Mesmo que eu não assine o que escrevo, saberão de imediato a autoria.
     As palavras são duras. Mas a VERDADE é dura, cruel.
     À boa gente, pessoas dignas, honradas e decentes, de caráter, eu peço que me perdoem por assim me expressar. Depois de alguns e-mails, SMS e comentários, eu tinha - já devia ter feito isto a mais tempo, fiquei incentivado com o que estão fazendo com o prefeito ACM Neto na internet -  de me manifestar. E eu vou desafiar àqueles que gostam de desacreditar um trabalho altamente competente que estou toda semana a publicar: sentem-se ao meu lado (não tremam!), vamos escrever (criar) alguma coisa. E aí, sim, vocês verão que são (NADA) e quem eu sou (TUDO). criativa e intelectualmente falando como profissional, vejam bem. Já que, como humanos, somos iguais.
     Ô raça incapacitada, desqualificada e despeitada! Com a falta de cultura, inteligência e talento, não tem nenhum credenciamento para julgar o que provo na cara deles a todo momento.
     Reitero meu pedido de desculpas à todas as pessoas de bem. Mas, qual de vocês - em algum momento na vida - não teve vontade (mas faltou coragem) de dizer a VERDADE para quem precisa ouvir?... E ler? Isto é, se conseguirem entender.
     Deus abençõe à todos. E dê vergonha na cara para quem a perdeu depois de um copo de cachaça.

                                                                        ........................

     O mundo (Deus quer assim) está mudando e àquele que não  - assim como o santo pobrezinho de Assis - era visto, agora vai ser o mais visto.
     Sêde bem vindo, Jorge Mário homem. E Francisco, o Santo Padre.
     O Cardeal saiu Jorge Mário Bergoglio desconhecido, nem cogitado, lembrado para o cargo, segundo suas próprias palavras "do fim do mundo", e agora vai chefiar a Santa Madre Igreja.
     De onde menos se espera... Deus mostra que sai.
                                                                 


                                                                                                                                                                RENÉ SANFERR, 14.03.2013

"Se você acha que eu não tenho talento e nenhum conhecimento, me enfrente e ao meu lado tome assento, para junto e na sua frente, eu lhe mostrar qual dos dois tem mais talento e esfregar na sua cara todo meu conhecimento". - SANFERR, 09.05.2012

"Se apenas um pode mostrar ao mundo que é o melhor da rua pelo que fáz, o que poderá fazer todos os outros se não podem provar para o mundo que se acham os melhores apenas na sua rua?". - SANFERR, 07.10.2011

"Palhaça é a mulher que acredita que o homem com quem hoje ela está na praça, deixou de gostar e andar com gay, já que ela sabe que ontem com um ele chegou a morar, dividindo a mesma cama e a casa". - SANFERR, 18.07.2010

"Pode me xingar à vontade, pois a sua língua maldita não me atinge em nada. O que me atinge é a Vontade de Deus que com Suas mãos benditas quer me abraçar". - SANFERR, 15.08.2010

"O muito para muitos é o pouco para poucos"- SANFERR, 19.01.2013

"Macho desqualificado no seu emprego e viado valorizado por seu trabalho, qual dos dois é mais importante e necessário?". - SANFERR, 09.08.2012

"Quem é amigo do outro por causa do dinheiro, não é um homem direito e nem merece respeito". - SANFERR, 12.09.1987

"Muitos machos profissionalmente desvalorizados juntos, não é páreo para um único viado altamente qualificado e diante dele são rebaixados e humilhados por não ter valor no mercado de trabalho". - SANFERR, 09.09.2012

"Nada mais vergonhoso do que tentar difamar o outro e, ao invés de conseguir derrubar e desmoralizar, o tornar cada vez mais falado na boca do povo que vai ficar curioso e assim o nome dele se tornar cada vez mais famoso". - SANFERR, 07.12.2010

"O pouco que você tem hoje agradeça ao muito que lhe deram ontem". - SANFERR, 13.02.1985

"O que você pensa ser uma grande vitória na vida por conseguir o que qualquer um pode ter, pode ser visto como uma grande derrota diante da grande vitória de outros por conseguir o que poucos podem ser". - SANFERR, 27.11.2012

"O poder que eu não tenho com os braços e que atinge apenas poucos, como uns e outros tem, eu tenho o saber na cabeça que atinge todos e uns e outros não tem". - SANFERR, 20.03.1998

"Invente um marketing que só vai lhe ajudar como profissional, já que a mentira é a verdade no mundo empresarial". - SANFERR, 18.08.1985.

"Quem não mostra à todos a sua própria opinião, é um vacilão, fraco e sem personalidade. E por ele o mundo não vai ter respeito e admiração nem por caridade". - SANFERR, 07.05.2011

"Quando todos percebem que apenas um vai chegar sózinho aonde todos eles juntos nunca chegarão, certamente todos se juntarão para dificultar seu caminho". - SANFERR, 16.12.2012

"Tem alguns homens que se dizem machos que nem rastejando chegam aos pés de certos homens que eles chamam de viados". - SANFERR, 21.01.2001

"Eu escrevo com prazer o que muitos não tem coragem de dizer". - SANFERR, 29.01.2013

"É na mão da Justiça que a língua que fala demais vai ter de usar os olhos para enxergar o que o corpo vai pagar por falar contra o outro tanta injustiça em forma de mentira e nada provar". - SANFERR, 09.08.2010

"Vá se lenhar quem gosta de mim criticar e não tem nada de bom, assim como eu, para fazer e mostrar, merecendo o reconhecimento de quem gosta de ler e tudo saber". - SANFERR, 21.05.2012

"As cabeças pensantes jamais devem ser comparadas com as mentes ignorantes". - SANFERR, 02.10.1995

"A boa música se ouve na sala e a ruim sentado na privada, torcendo para que ela lá caia". - SANFERR, 30.11.2010

"Quer se aculturar? Fique em casa para ler, aprender e as boas mensagens captar. Não nas portas e esquinas a observar a vida alheia para falar". - SANFERR, 16.04.2010

"O desprezado de hoje pode ser o bajulado de amanhã". - SANFERR, 12.09.1985

"Como num passe de mágica, pode-se dormir desvalorizado e sem graça, e acordar valorizado, em estado de graça". - SANFERR, 13.03.2013

"Se você é filho adolescente de um corno e viado que para o chefe dá o rabo em troca de um carro e algum trocado, certamente vai se transformar num filho revoltado ao entender que tudo que tem foi dado com o prazer do pai safado que na rua dá o rabo e em casa tira onda de macho". - SANFERR, 20.01.1999

"Por mais coisas que venham lhe contar, não é possível deixar de amar o homem que toda noite vem com você se deitar e entre carícias provar também de você gostar". - SANFERR, 17.05.2010

"Se falam que um homem é criminoso, porque, então, a Justiça não o acusa e prende como um bandido perigoso?". - SANFERR, 04.07.1984

"Tem pessoas que são tão ridículas, burras e idiotas, que perdem tempo em tentar incriminar a outra, da qual nunca vão ter nenhuma prova para a acusar". - SANFERR, 28.04.1992

"Falta de vergonha na cara é ficar com o nome na boca, mesmo para falar até mal, daquele que não olha na nossa cara". - SANFERR, 27.01.2010

"Aquele que diz que é contra a mentira, vez ou outra também é contra a verdade". - SANFERR, 01.04.2002

"O homem inteligente, se não quizer, não precisa buscar companhia. Se quizer, basta olhar no espelho e achar a sua própria companhia". - SANFERR, 20.02.2010

"Mantenha-se sempre acima da mediocridade e para sempre ao lado da genialidade". - SANFERR, 01.10.1998

"Se o outro é bom, você não tem que gostar ou deixar de gostar. Apenas aplaudir, admirar e invejar". - SANFERR, 09.03.2011

"Só é polêmico o gênio que prova ter muito conhecimento". - SANFERR, 10.02.2005

"Todo mundo tem seu valor. A não ser que não se dê valor". - SANFERR, 04.03.2013

"Safado é o homem que para  qualquer um se vende barato". - SANFERR, 29.07.1997

"Se o seu inimigo é ladrão, porque você não prova que é amigo da Justiça e o acusa para colocar na prisão?". - SANFERR, 26.01.1980

"Humildade não é baixar a cabeça para o arrogante pisar nela. Isto é insanidade e do sensato este comportamento não se espera". - SANFERR, 09.02.1984

"O homem competente pode subir a escada a qualquer momento. E o incompetente não consegue subir em nenhum momento". - SANFERR, 02.12.1999

"Se você fala tanto em humildade, porque, então, não doa um pouco do que tem para deixar a arrogância do ter e praticar a caridade do ser?". - SANFERR, 23.12.1984

"Homem humilhado por ser taxado como incapacitado diante do viado qualificado, é uma bomba prestes a explodir por ele saber que, com o viado nunca será comparado como um homem capacitado". - SANFERR, 12.09.2005

|"Se acostume com tudo de bom e de ruim, porque quando acontecer o ruim você não vai sentir falta do bom". - SANFERR, 29.11.1985

"Macho que é macho não se esconde com medo de ser avistado pelo viado, já que tem receio de na frente da mulher ser desmascarado por conta do seu passado". - SANFERR, 19.08.2012

"Se o que não presta está reunido na rua, você que se preza fique em casa na sua". - SANFERR, 13.01.2008

"Nada mais bonito do que as pernas de uma mulher quando ela quer mostrar. E nada mais lindo do que a cabeça quando ela tem o que mostrar". - SANFERR, 09.01.2013

"Se mentira for pecado o inferno vai ficar lotado". - SANFERR, 21.06.1983

"Viver a vida é fazer da sua vida um exemplo de vida com o que você fáz na sua vida". - SANFERR, 17.04.2010

"Não diga que todo mundo sabe, já que aquilo que todos sabem, é o que alguém inventou. Mas a mentira não se sustentou, já que ninguém nada do outro provou". - SANFERR, 21.12.2002

"O tempo se encarrega de provar se é verdade ou mentira o que os maldosos estão a comentar". - SANFERR, 03.07.1996

"Se o seu inimigo você não consegue olhar para o desafiar, procure não olhar e o enxergar, senão é você que ele vai enxergar para desafiar". - SANFERR, 10.02.2013

"Eu gosto de ser elogiado por quem presta para alguma coisa. E não criticado por quem não presta para coisa alguma". - SANFERR, 16.04.2012

"Não tenho papas e muito menos bispo na língua para eu querer agradar e ser bem visto". - SANFERR, 22.03.2010

"Se o meu blog é notícia no país de norte a sul, você não pode fazer nada para ele deixar de ser novidade em canto nenhum". - SANFERR, 06.12.2012

"Tem vizinho que você gosta de graça. E outro que você precisar virar a cara para não olhar para a desgraça" - SANFERR, 08.09.2008

"Se você sabe, mas não prova, o certo é que se cale para depois como errado na barra da Justiça ficar com a sobra". - SANFERR, 01.05.1986

"Se o outro você quer escandalizar, o tiro vai sair pela culatra, já que, agindo assim, você vai ajudar a ele se popularizar". - SANFERR, 07.10.1998

"Daqui a mil anos alguém vai vasculhar o passado, meu trabalho será encontrado e meu nome reverenciado ou criticado. Mas para sempre lembrado". - SANFERR, 20.12.2012

"Eu não quero aparecer como uma celebridade pelo que escrevo. Já consegui que o texto que escrevo tenha alcançado a notoriedade que mereço". - SANFERR, 16.09.2012

"Como não responder e atacar com a verdade a quem quer com a mentira nos ofender e desmoralizar?". - SANFERR, 09.06.2005

"À um certo sujeito, todo o meu desprezo por ele não prestar e só quer me usar para alguma vantagem querer tirar". - SANFERR, 31.05.2005

"Maturidade é você ter consciência e divulgar a sua capacidade. E infantilidade é esperar que os outros tenham consciência para lhe ajudar". - SANFERR, 03.11.2012

"Eu admiro as pessoas simples. Mas não as simples metidas a sofisticadas". - SANFERR, 20.08.1980

"A mulher que se preza não se humilha pegando o homem que o gay despreza e diz que para ele não presta". - SANFERR, 27.02.1999

"Quanto mais do outro você falar, inventar e caluniar, mas o outro você vai ajudar a ele provar que tudo que você diz não é para se acreditar". - SANFERR, 11.02.1986

"Aquele que acusa o outro é quem fez e quer esconder a sua culpa diante de todos". - SANFERR, 17.08.2010

"Se o intelectual é vagabundo, porque você que trabalha muito, não fáz nada de importante para ganhar o respeito, admiração e reconhecimento do mundo?". - SANFERR, 09.10.2002

"Não adianta você me odiar, mas a verdade eu não vou deixar de falar, já que a mentira eu não vou usar para de mim você gostar". - SANFERR, 06.03.2012

"Com a intenção para desvalorizar alguém, você é quem vai ficar desmoralizado se nada provar e como um ninguém se sentir desacreditado e a maldição de se ver ridicularizado ter de suportar". - SANFERR, 10.04.1999

"Tem privadas que saem de dentro das casas e se instalam nas portas e esquinas para juntas feder quando abrem a boca de suas latrinas". - SANFERR, 17.03.2007

"Se você não se olha no espelho e não vê nada, é porque tudo nunca vai conseguir enxergar". - SANFERR, 07.11.1984

"A nossa verdade acima de tudo. Mesmo que a mentira dos outros para destruir a nossa verdade esteja por trás de tudo". - SANFERR, 05.05.2010

"Enquanto poucos com o seu trabalho de valor é reconhecido e seu nome cresce, outros com seu emprego desconhecido se tornam cada vez mais desvalorizados e seu nome não aparece". - SANFERR, 01.05.1997

"Pode espernear, pode bradar, mas o meu talento de mim você não vai conseguir tomar, pois o seu único talento é para como um ralé se sentar numa porta qualquer e mentir, caluniar e nada provar". - SANFERR, 18.01.2012

"Quando provamos ser o melhor do pedaço e mostramos não gostar de dividir espaço, os piores e despeitados vão inventar e nos acusar para nos sujar no pedaço". - SANFERR, 03.12.2006

"O que a língua afirma, mas a Justiça não confirma, é invenção de uma boca maldita". - SANFERR, 01.09.2003

"Se você não fáz nada para ser TUDO, não perca tempo em inventar tudo sobre o outro que, ao contrário de você, fáz tudo para deixar de ser NADA". - SANFERR, 07.08.2011

"Quem não gosta de ver a VERDADE, não vai gostar de ler meus pensamentos que mostram a realidade". - SANFERR, 17.02.2012

"Não odeie quem é melhor que você. Ame quem é pior do que você". - SANFERR, 07.07.2010



"Pessoa baixa e sem nível, aceita tudo já que está perdido. Menos ficar por baixo da outra que tem nível e fáz ela se sentir sem altura para chegar ao seu umbigo". - SANFERR, 30.11.1986

"Nem pense que vai ser alguma coisa e alguém, se não mostrar e provar que sabe fazer alguma coisa para deixar de ser ninguém". - SANFERR, 11.04.1994

"Não pense que vai ser falando da vida dos outros que você na vida vai deixar de ser falado pelo outro". - SANFERR, 08.05.1985

"Tem pessoas que não se dão valor e gostam de frequentar e afundar em ambiente com cara e fedor de privada cheia de cocô". - SANFERR, 18.02.2013

"Muitos se acham isto e àquilo, mas se olhar para o condomínio que habitam, o que são e com quem estão, verão que não passam de um lixo". - SANFERR, 23.03.2010

"Não queira ser o balde de lixo que pega os restos que não presta. Jogue o que não presta no balde de lixo que pega os seus restos". - SANFERR, 08.09.1986

"O emprego medíocre que um tem, não pode ser comparado ao trabalho genial que o outro apresenta". - SANFERR, 01.05.1980

"Se você não fáz nada de valor, não se ofenda com a verdade que mostra que você não tem valor. Também não se iluda com a mentira que mostra que você fáz ter valor aquilo que não tem valor". - SANFERR, 26.05.1987

"Pessoa sem talento e que não tem jeito, é um sem noção e descarado que sobe ao palco para fazer sucesso na base do remelexo e do requebrado". - SANFERR, 21.09.2008

"No banco da competência que muito viado se senta e é valorizado, muito macho desvalorizado por sua incompetência nem se apresenta para esfregar o banco com um pano molhado". - SANFERR, 06.12.2011

"Não se lembre dos meus pecados se você esqueceu dos seus passos errados". - SANFERR, 23.09.1996

"Se você é um leão, não se misture com o cão, pois, ao invés de rugir, você vai latir". - SANFERR, 04.03.2013

"Barzinho frequentado por pessoas desclassificadas e sem moral, é caminho certo para se encontrar coisas erradas e beber ao lado do pior marginal". - SANFERR, 07.02.1987

"Tem pessoas que são enganadas por serem burras e ter a inteligência limitada". - SANFERR, 07.12.1991

"Você descobre se o ambiente não presta quando os vizinhos se reúnem numa festa". - SANFERR, 16.10.2007

"Vagabundo é quem fica na porta sem ter o que fazer para falar da vida de todo mundo e não entra para a vida enriquecer ao pegar um livro para ler". - SANFERR, 10.07.1988

"É na beberragem que muitos mostram toda sua marginalidade e o que na verdade são". - SANFERR, 21.05.2003

"A mulher casada que na casa do amigo abaixa a calça para mostrar a calcinha vermelha e rendada, é uma safada que para ele quer se mostrar e dar". - SANFERR, 09.03.2010

"Se você é um incapáz que não pode controlar a sua língua, eu posso ser capáz de saber como administrar a minha cabeça". - SANFERR, 27.01.1997

"Pode falar de mim o que quizer, pois a sua palavra vai ser ouvida apenas como um boato, já que você não passa de um coitado e zé mané, sem voz ativa e desacreditado". - SANFERR, 09.08.2005

"A união fáz a força bruta. Mas nunca vai vencer a força da cultura". - SANFERR, 15.03.2000

"Da mentira do outro vive à falar, quem não tem uma verdade para contar e a sua própria mentira abafar" - SANFERR, 08.12.1990



                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 14.03.2013
                                                                          ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   



9 comentários:

  1. Martinho da Vila é mesmo um dos melhores sambistas que este país já conheceu. Sou seu fã. Toda vez que tem show dele aqui em Brasília enche. Paulo Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Os ditados tão arrasando a cada semana dando na cara de muita gente. Rarará!! E eu adoro samba. Quebrar até o chão. Sanferr é mais vip, sofisticado, dança e não sua, vai ser chique assim lá na casa... eu não, varro o salão. Rarará!! Db.

    ResponderExcluir
  3. De todos os grandes compositores e intérpretes nacionais, Martinho é um dos mais profícuos na arte de defender o samba e sabe o que fala com bastante propriedade. O samba é mesmo a grande arte musical do Brasil e o mundo se rende ao nosso ritmo que vem bem de lá atrás, desde o tempo da escravidão. FRANCISCO.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de samba e tudo que Martinho da Vila fáz é genial. Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  5. Gente, o blog tá sendo comentado nas redes sociais por gente de todo país. Uns comentários legais, outros nem tanto, mas o que vale é que, aos poucos, tá todo mundo sabendo que tem uma coisa boa para se ler toda semana na internet. Bjs,. Bjs. Vi.

    ResponderExcluir
  6. O bom samba e o bom pagode tem o seu lugar, não essas porcarias que fazem aqui na Bahia, que é só vulgaridade, indecência e nada de aproveitável para se ouvir. Gosto de dançar e namorar bem juntinho no meio do salão, se possível, ouvindo Martinho da Vila, Alcione, Bete Carvalho, as coisas de qualidade que a música popular brasileira tem para nos mostrar. "URSO"

    ResponderExcluir
  7. O pagode que fazem aqui na Bahia é a vergonha da música, não somente por aqui, mas em todo o país. Deviam se espelhar em Martinho da Vila para aprender a fazer música. E a boa música. Um abraço, Antonio.

    ResponderExcluir
  8. OI.SOU CARLOS MARIO, DE OSASCO EM SAO PAULO E GOSTARIA DE DIZER QUE ADOREI ESTE BLOG. NUNCA TINHA VISTO TANTA QUALIDADE NUM TEXTO POSTADO NA INTERNET. É MUITO RARO. TEMOS A IMPRESSÃO AO LER ESTE BLOG QUE ESTAMOS FOLHEANDO A REVISTA AMIGA DE ANOS ATRÁS QUANDO ARTUR DA TÁVOLA ESCREVIA NELA. O BLOGUEIRO É DOS BONS MESMO. carlos mario

    ResponderExcluir
  9. Estou amando os textos sobre celebridades, alguns pensamentos, mas outros tô achando que o blogueiro tá se achando mesmo O CARA. Menos, guri, Tu é dos bons, não precisa colocar quem não é pra baixo, não.Seu lugar, guri, já tá mais do que conquistado aqui na net porque tu sabe escrever, guri, tem conteúdo. Não precisa achincalhar os pobres mortais, não, guri. Sou modelo e ator aqui na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. "MR".

    ResponderExcluir