quinta-feira, 27 de junho de 2013

DE ONDE MENOS SE ESPERA, DAI É QUE SAI.



PIRAJÁ DA SILVA.
O "GRANDE HOMEM" (E CIENTISTA!) NASCEU NUMA PEQUENA
CIDADE BAIANA. E GANHOU O MUNDO.




     O que fáz um homem ser melhor, estar acima, ser superior aos demais? (Principalmente quando surge do NADA para o TUDO de uma cidade pequena, desconhecida pela maioria das pessoas?). Dinheiro? Felicidade? Cultura ou inteligência? Decididamente, as duas últimas opções, pois com elas se consegue - ao longo do tempo - as duas primeiras. Só que, infelizmente, cultura e inteligência não é para todos. Sendo assim, é por estas e outras que costuma-se dizer que dinheiro não tráz felicidade. E o que tem por aí de homens morrendo de vergonha de si mesmo, sentindo-se a "última das criaturas" por não ser alguém, ser um NADA diante do TUDO que o outro mostra ser. (Verdade ou mentira?). E nada mais humilhante, vergonhoso e degradante para um homem do que saber que não fáz nada relevante na vida para se sentir - e ser considerado - importante. (Verdade ou mentira?). E quando o homem - ser humano, em geral - não é alguém, o mundo o trata como uma merda, um nada e um ninguém. A verdade - sempre dura e cruel - é esta e não tem outra. E o homem sabe quando ele é nada, ninguém, quando - entre todos de uma mesma cidade - apenas um (ou alguns) se torna referência, nome de ruas e escolas (ou outros orgãos públicos), a exemplo de Roberto Carlos em Cachoeiro do Itapemirim, João Gilberto em Juazeiro, Caetano e Maria Betânia em Santo Amaro, Elba Ramalho em Campina Grande, e por aí vai, centenas de GRANDES HOMENS e MULHERES que vieram ao mundo para fazer história. E não ler - e saber - o que outros fizeram na história.
     Enfim, o que fáz um homem ser melhor, estar acima, ser superior aos demais - apesar desta atitude não ser nada cristã; e não sou eu que penso assim, é o mundo que se comporta e rotula as pessoas assim - é todo o conhecimento que ele tráz dentro de si. O diferencial entre ser alguém e ser ninguém. Nas artes, política, literatura, empreendedorismo, esportes, sempre tem um Homem "mostrando ao que veio", expondo toda sua intelectualidade diante da mediocridade. (Pode ser duro, cruel, mas é assim "que a banda toca" desde que o mundo é mundo. Ou não?). O homem está - desde que aprendeu a ficar de pé, a andar e pensar - em busca da sua própria superação de genialidade. Infelizmente, poucos conseguem esta, digamos, "superioridade" sobre o bem e o mal. (Reitero: é o mundo que pensa assim, não eu). Os cientistas, por exemplo. Existe mente mais genial, brilhante? Além dos escritores e pensadores - que são indiscutívelmente verdadeiros semi-deuses da criação, coletiva ou individual - quem mais, que outro tipo de homem pode ser considerado superior aos demais?... Os cientistas são "eternos" descobridores de um melhor estilo de vida para os reles e pobres mortais. Assim como os médicos.
     O cientista - fazendo uma comparação bastante singular diante dos demais homens, nas mais diversas profissões - é como o infinito. (Eu, particularmente - mesmo, por um lado, discordando da maioria deles não acreditar em Deus - o vejo assim). E - qualquer um que tenha o mínimo de inteligência e cultura - sabe que o infinito é mais uma idéia do que um simples número na aritmética da vida. O infinito é (apenas) um conceito. Etéreo, ilusório; mas, muitas vezes, um tanto quanto fundamentado no que sabemos ou pensamos saber sobre a vida, o que tem e o que não tem fim. (Se é que me entendem!). O cientista - e o homenageado de hoje é um deles - é um ser infinito na sua essência. (Não tanto como o escritor, pensador, mas é)... Passa-se gerações, séculos e sempre a marca do seu trabalho, de suas descobertas vão estar presentes no nosso dia-a-dia. O infinito - seja ele do descobridor (o cientista) ou do pensador (o escritor) é algo que não podemos chegar nele; mas pensar sobre ele. (Continuam entendendo?). Vou simplificar: o infinito é a nossa criatividade. E quem é mais criativo (culto e inteligente) do que um cientista? Não foram eles - principalmente os cientistas-físicos - que afirmaram que átomos são formados de elétrons, prótons e nêutrons? Prótons e nêutrons são formados de quarks. E a matéria - o corpo, a mente de um homem inteligente, brilhante, superior aos demais - é feita especialmente de quarks e elétrons.
     O cientista e o homem comum - salvo raríssimas excessões, ou seja, nós, mortais, com uma cultura e inteligência mediana, razoável - não podem ser comparados como iguais. Que outro homem - a não ser um cientista como o físico Pierre Kaufmann, especialista em astrofísica solar, poderia dizer que a atividade do Sol está retardada e que o auge do ciclo atual do Sol acontecerá em 2016? E o que isto quer dizer? Que durante um ciclo solar surgem manchas na superfície do Sol. E em volta dessas manchas há gáz quentíssimo, ionizado - gás em que os átomos estão dissociados - e, consequentemente, acontece as explosões súbitas. Um homem comum poderia ter conhecimento para fazer tal descoberta?... Ou que tal se descobrir que o uso da equoterapia pode ser de grande valia na recuperação de vítimas de AVC (acidente vascular cerebral)? E a equoterapia - uso terapêutico de montaria em cavalos - foi comprovada pela mente brilhante da fisioterapeuta, da UniCamp, Fernanda Beinotti, como eficáz nestes casos. E (por que não?) falarmos sobre a ozonioterapia - técnica que usa gás ozônio contra infecções, inflamações e dor - que vem causando a maior polêmica entre o CFM (Conselho Federal da Medicina) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2010. E para não dizerem por aí que estou falando de várias descobertas científicas e esqueci "das flores", por que não citar a descoberta do sorvete de leite humano? Pois é. "Cabeça de cientista é bem inventiva e criativa", pois não?... E o povo londrino não fica atrás. Misturou-se o leite humano com favas de baunilha e cascas de limão. Matt O'Connor - dono da rede de sorveterias Icecreamits - caracterizou o sorvete como "orgânico e totalmente natural". (Resta saber quem vai ter coragem de saborear tal "invenção"). O'Connor, óbviamente, não é nenhum cientista - olhe aí uma rara excessão entre o homem comum e o gênio - nenhuma mente brilhante; mas que é um homem diferente, criativo, não resta a menor dúvida. A prova que um homem nada "superior" aos demais (também) pode mudar o rumo da história. Basta ser - como foi dito no início do artigo - inteligente e culto. E este é o perfil de um dos maiores cientistas do Brasil, nascido numa cidade pouco conhecida para a maioria das pessoas no interior da Bahia, que viveu como um homem comum, igual a todo mundo, andando nas ruas sem despertar maiores atenções; a não ser para quem já o conhecia, sabia o que ele fazia. O tipo de homem que ninguém "dava nada por ele", a não ser o meio acadêmico e científico que já conhecia o seu trabalho, o seu talento e capacidade.
     Seu nome é Manuel Augusto Pirajá da Silva, natural de Camamu, na Bahia, nascido em 1873. Quem?, perguntarão os desavisados. Pirajá da Silva foi um dos maiores cientistas baianos. A maior personalidade, o filho mais ilustre de Camamu - minha terra amada - a terceira maior baía do Brasil, depois da baía de Guanabara e de Todos os Santos. E quem poderia imaginar - inclusive até muitos jovens camamuenses - que uma pequena cidade do Baixo Sul, mais precisamente nosTabuleiros de Valença, seria o berço de uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos? Pirajá da Silva por ser, digamos assim, "proviciano", teve de "matar um leão" a cada dia - ou não seria trabalho? - para mostrar (e provar) ao mundo que era um homem superior, que estava acima dos demais, que era melhor. E conseguiu quando o mundo teve de se render a sua inteligência e cultura, quando ele descobriu - "tapando a boca" invejosa de seus desafetos intelectuais que o criticavam, chamavam-no de "maluco", sonhador, visionário - em 1904 o Shistosoma Americanum. Estudou na Faculdade de Medicina, formando-se na turma de 1896, tornando-se professor (e dos bons) em 1902. Pirajá da Silva ampliou suas pesquisas e se especializou na Europa, mais precisamente em Hamburgo e Paris. Naturalista, médico e pesquizador - esquitossomose intestinal (1908) - brasileiro, responsável pela identificação do agente patogênico e do ciclo fisiopatológico da esquitossomose.
     Manuel Augusto "Pirajá da Silva" não foi somente um homem com um nome como os seus conterrâneos e contemporâneos. Ele foi uma marca que ultrapassou fronteiras e o tempo. Naquela época - ao vê-lo andar como um homem qualquer pelas ruas da capital baiana - quem não o conhecia, não imaginava que debaixo daquele porte altivo e (falsamente) soberbo, encontraria-se um homem à frente do seu tempo, um intelectual acima do bem e do mal. Pirajá da Silva tornou-se uma grande personalidade, o camamuense mais importante para a história baiana. Morreu na cidade de Salvador no ano de 1961, deixando seu nome (marca) escrito para sempre como o mais expressivo cientista da "boa terra".
     Assim como o físico solar Pierre Kaufmann, a fisioterapeuta Fernanda Beinotti e o "homem comum, do povo" Matt O'Connor, Pirajá da Silva soube fazer-se melhor, superior e acima dos demais por sua cultura e inteligência.
     E hoje Camamu - que comemora mais um aniversário de sua emancipação política neste 27 de junho - orgulha-se por ter sido o seu berço, a sua terra natal. Pirajá da Silva é o orgulho de todos nós, camamuenses.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer (e eu "não sair" de férias), aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                           
RENÉ SANFERR, 27.06.2013

a ESFINGE:
     "Um homem que passa pelo mundo e não fáz nada de útil para marcar a sua passagem pelo mundo, seria melhor que não tivesse vindo ao mundo, já que para o mundo foi um inútil por nada ter feito para melhorar o mundo e a vida de todo mundo".

                                                                                                                                     

RENÉ SANFERR, 19.04.1994


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... semana passada eu disse que o BRASIL vencendo a ITÁLIA - como venceu - na partida em Salvador (Bahia), o título estava (quase) assegurado. Será que vamos ter este prazer agora, no próximo domingo? Ou a Espanha - que, por um grande milagre, poderá perder da Itália - mais uma vez, vai provar que é a melhor? (SINAL VERDE).

..... LUISLINDA VALOIS - para quem não sabe - é uma desembargadora baiana e das boas. Negra, pobre, teve que "matar um leão" a cada dia até chegar ao cargo que ocupa hoje. Mostrar aos seus detratores invejosos que uma GRANDE MULHER não tem cor, raça; tem talento, competência e cultura. (SINAL VERDE).

..... o casal OBAMA, Barack e Michelle (EUA) estão satisfeitos com a aprovação naquele país do casamento - com os mesmos direitos dos heterossexuais - gay. E agora? Com que cara ficam os preconceituosos de plantão que gostam de criticar os homossexuais e passar a mão, "alisar" a cabeça dos maridos e esposas adúlteros, tão (ou até mais) safados que os taxados como "viados"? (SINAL VERDE).

..... o SINJORBA (Sindicato dos Jornalistas da Bahia) - e eu, blogueiro-colunista, autodidata, não tenho nenhum "rabo preso" com eles - deve olhar (e ler, ouvir o que dizem, no caso da mídia falada) o trabalho de seus associados, que se dizem profissionais, na imprensa. É uma vergonha para a escrita e a oratória. (Se é que me entendem!). Não seria o caso de averiguar se alguns diplomas não foram comprados? E o que é pior: pessoas burras, desqualificadas e totalmente despreparadas com o português, de microfone na mão falando (?) verdadeiros absurdos que são um atentado para a língua portuguesa e a terra de Rui Barbosa. Aproveitei as "férias juninas" (sic) para acionar o controle remoto da tv e quase caí de costas. Será que o talento "bundante" - ou não seria "camante" (se é que me entendem!), o antigo teste do sofá - está valendo mais que o talento e a competência? O que deve ter de VERDADEIROS jornalistas e apresentadores baianos envergonhados com tais "coléguas". Certas - não todas, vejam bem - emissoras de TV da Bahia não deve ter Redação: tem é curral. Graças à Deus os jornais escritos são mais criteriosos. E tem "tempo" de revisar os textos. (SINAL VERMELHO).

..... patético - apesar da "boa vontade" dele - aquele oficial da PM (foi em Belo Horizonte?), no meio do povão em plena manifestação, pedindo ao megafone: "não se misturem com os bandidos"... (?)... Eu estou louco ou acabei de chegar de Marte?... A cena foi surreal. Nem Dias Gomes a escreveria. No meio dos protestos, a "moda" vai pegar. Uns se perguntarão aos outros: "ei, você aí, é manifestante pacífico ou bandido?". Se isto "pega" no carnaval... Vamos passar mais tempo preocupados em "perguntar" a quem está ao nosso lado o que é e pouco pular atrás do trio elétrico. É o que diz a (boa) frase popular: " quem está na chuva é para se molhar"... (SINAL VERMELHO).

.... não se engane o povo com certos líderes - não todos, vejam bem! - destes protestos. (Os quais, os protestos, sou à favor). Lembrem de alguns que ONTEM foram as ruas para criticar a política, o Governo, e HOJE... fazem parte da política, do Governo. Resumindo a ópera: para alguns, estão "criando" no presente o seu futuro... político. Hoje jogam pedras. E amanhã - quando atingirem seus objetivos - serão apedrejados. Oportunismo pouco é bobagem. As manifestações são válidas. Mas a intenção de "uns e outros" é nefasta. A mim não enganam. (SINAL VERMELHO).

..... os personagens EDITH (BARBARA PAZ) e FÉLIX (MATEUS SOLANO), da boa trama global das nove, "Amor à Vida, é o típico exemplo dos canalhas que vivem enganando as abestalhadas. A ficção imita a realidade e - em pleno século XXI, quando o relacionamento entre um homem e um gay está cada vez mais atual e normal - o que tem de mulheres por aí que deveriam abrir os olhos para o comportamento "anormal" de seus companheiros. Principalmente quando no "currículo" anterior deles casos com outras pessoas do mesmo sexo já se tornaram históricos. (SINAL VERDE).

.....e BH, Belô, como queiram, ontem à tarde - justamente e propositalmente na hora do jogo do Brasil contra o Uruguai - deu um show de antipatriotismo com a turma de arruaceiros, baderneiros e bandidos infiltrados nas manifestações para transformar em "vermelho e negro" a festa "verde e amarela" da torcida. Que coisa feia! Tentar estragar uma festa genuínamente brasileira como o futebol. Sendo assim, o que iremos assistir no próximo domingo no Maracanã? Fogos lá dentro e tiros cá fora? (SINAL VERMELHO).

..... na BAHIA, duas emissoras regionais dão exemplo de cidadania e solidariedade com quadros - nos programas - sobre desaparecidos. Muitos já foram encontrados. Por que esta idéia não se difunde por todo o Brasil nos mais diversos meios de comunicação? (SINAL VERDE).

.... o título de padroeira do Brasil, conferido a Nossa Senhora Aparecida, não foi dado pelo Governo, mas sim pelo Vaticano. Portanto - como quer um certo deputado ignorante, pastor de uma Igreja Protestante - não vai adiantar NADA de NADA o famigerado projeto-de-lei para retirar este título, o qual honra a terra (brasileira) e glorifica o céu. Quando será que nossos irmãos protestantes vão aceitar que a única religião importante - ao ponto de ter dias santificados e feriados nacionais, internacionais - é a Católica Apostólica Romana? Como o dia 12 de outubro? Dedicado inicialmente a Virgem Maria e depois as crianças? Inveja e despeito não é nada cristão. (SINAL VERMELHO).

.....  a senadora ANA AMÉLIA, Rio Grande do Sul, disse no programa "Inclusão" (TV Senado) que "a lei boa é aquela que é praticada". Frase de efeito e sábias palavras. É para se pensar. Ainda mais agora quando a temporada de "caça às bruxas" - políticos que "sujam" a política - vai começar. (SINAL VERDE).

..... o herói contra o aparthaid, NÉLSON MANDELA - um dos GRANDES HOMENS da história da humanidade - está vivendo seus "dias difíceis". Aquela mente previlegiada já deu ao mundo o que tinha de dar. Agora precisa  junto à Deus descansar e como um HOMEM de verdade a história dele se lembrar, o eternizar. (SINAL VERDE).

..... exemplo de profissionalismo e dignidade na Copa das Confederações é a seleção do Tahiti. Alguém duvida? Saber perder com altivez é para poucos. Um exemplo para "outras" seleções... que já foram, se acham e não são mais. (SINAL VERDE).

..... DILMA ROUSSEFF e o Papa FRANCISCO tem muito em comum. Como? No "sair do anonimato" e, de repente - do NADA, como dizem por aí - se tornaram conhecidos em todo mundo. Quem já tinha ouvido falar em DILMA antes de Lula? Não foi vereadora, deputada, prefeita, senadora ou Governadora. Enfim, não era NADA, não foi uma política de carreira. E o Papa? Conhecido (apenas) no meio da Igreja como Arcebispo de um país da América do Sul. Na realidade - para o mundo - sem expressividade, notoriedade. E, de repente - do NADA - tornou-se o chefe da Igreja Católica. Quando se nasce com um dom, destino, pode demorar anos, mas chega-se lá. A mediocridade pode ser eterna, mas a genialidade tem hora certa para ser descoberta. DILMA, depois dos cinquenta. E o Papa, um pouco mais tarde, já aos setenta. É a velha estória: "o que é do homem"... (SINAL VERDE).

.... OSCAR SCHIMDT continua dando provas - e NETINHO também - que a doença tem os seus "previlegiados" e os "azarados". Incongruência? Não, realidade. Na luta contra o câncer, ele está se saindo muito bem. Os previlegiados quando descobrem o mal à tempo, trata e cura. E os azarados nunca descobrem, pensam que estão bem e - quando desconfiam - a vida "já está por um fio", na casa do sem jeito, e não tem mais "doutor que dê jeito". Força a ele, NETINHO, e todos que se entregam ao tratamento à tempo; a cura é certa. (SINAL VERDE).

..... antigamente - e, diga-se de passagem, num "antigamente" bem recente - dizia-se que tranquilidade e conforto era andar de carro particular. Hoje esta não é mais a realidade. Acabou a tranquilidade, por que, ao se parar nos frequentes engarrafamentos, se é assaltado. (?). E o conforto é ilusão, utopia, já que fica-se horas no mesmo engarrafamento sem se sair do lugar. Resta, então, a motocicleta. Perigosa, mas o veículo que AINDA consegue uma boa locomoção. Ou, então, a bicicleta. Mas - como na mentalidade tacanha, burra de certas pessoas, ela é coisa de pobre - vamos "andar" como? Nos ares? Coisa de pouquissimos previlegiados que podem ter helicóptero. Só nos resta SONHAR com a tarifa zero no transporte público. Aí, sim, o que vai ter de "falso rico" (pobre que se acha o que não é por que tem quatro pneus sob os seus pés) voltando a "andar" de buzú e deixando o carro em casa, dando uma de "verdadeiro" pobre. Só assim o trânsito vai melhorar. (SINAL VERMELHO).

..... como as cidades estão totalmente esburacadas - e o que tem por aí de pseudas celebridadas em busca de notoriedade "eterna" - que tal batizarmos as crateras com o nome destas "supostas personalidades"?... No mínimo, daria-se NOME ao que elas fazem nas suas profissões: um buraco de vergonha. Na BAHIA, certamente, o que se veria de "buracos parvos" e "crateras arrochadas". (SINAL VERMELHO).

..... ô raça desgraçada são as pessoas invejosas com as talentosas dizendo que são mentirosas. Certas "personalidades" devem estar com a orelha pegando fogo com tanta maldade, mentiras inventadas pela mediocridade incapáz. Verdade ou mentira? Leiam as revistas, jornais, o que se diz por aí de "quem realmente fáz e tem o que mostrar, deixar para o mundo" e vão entender o que estou falando. (SINAL VERMELHO).


                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 27.06.2013

"Quando o macho gosta de ser por outro sustentado, difícilmente com uma mulher que tenha de sustentar ele vai ficar muito tempo casado". - SANFERR, 02.04.1989

"Quando a mulher quer ser otária, ela se fáz de cega, surda e muda, garantindo que mais nunca o seu homem com outro a fez de abestalhada". - SANFERR, 10.01.2011

"Se o homem aprontou no passado, idiota é a mulher que acreditou no que ela lhe contou". - SANFERR, 11.04.2004

"Quando toda a vizinhança ontem presenciou um homem que morou e teve caso com outro macho, hoje, ao vê-lo morando com uma mulher e se dizendo casado, nele já perdeu toda a confiança, pois sabe que como macho ele não dá conta do recado e só quer a mulher como quebra-galho para enganar os otários". - SANFERR, 20.04.1996

"Confie na pessoa magoada e revoltada. E desconfie da pessoa magoada e simpática. Esta é a totalmente falsa". - SANFERR, 31.12.2001

"Se fáz uma boa colheita quando fazemos uma plantação bem feita". - SANFERR, 14.04.2013

"O homem só enxerga o NADA que ele é no jogo da vida por nada de relevante ter feito, quando ele vê o quanto é importante por fazer TUDO no jogo de dominó". - SANFERR, 02.02.2004

" Quando uma mulher deixa o marido em casa à faxinar e fica na casa do viado para se insinuar, corno é o homem que pensa que o gay com ela não está dando uma de macho". - SANFERR, 17.04.2010

"Velha descarada quando jovem foi bem safada". - SANFERR, 20.04.2012

"Quem não é capáz de pensar é incapáz até de falar" - SANFERR, 25.01.1999

"O homem que engrandece a sua terra e o seu povo, é muito generoso e dele todo o povo deve se sentir orgulhoso". - SANFERR, 27.06.2012

"Um GRANDE HOMEM vem ao mundo para muito trabalhar e sua marca na história deixar. E quem não é grande, torna-se pequeno por apenas se empregar, ganhar e pouco do NADA que é em TUDO querer mostrar, sem nem um nome para a história dele se lembrar". - SANFERR, 21.12.1997

"Quando a pessoa não é honesta, não adianta com ela você ser uma pessoa correta, já que ela nada vai entender e em cima de você sempre vai querer ser esperta e desonesta". - SANFERR, 23.06.2013

"Quando se mora numa vizinhança de merda, é melhor ficar distante da porcalhada e com a mão perto da descarga". - SANFERR, 21.04.2008

"Não existe ex-caso de homossexual que hoje, sendo macho da mulher, não a traia e, de vez em quando, não caia novamente no seu velho hábito de com outro homem vir a fazer tudo igual". - SANFERR, 27.01.2013

"Se a mulher é uma descarada que só vive para acordar e encher a cara, ela só presta para o homem que de madrugada coloca dentro de casa e, assim como ela, dorme e acorda movido a cachaça". - SANFERR, 09.11.1999

"MÃE é uma pessoa sagrada e filha que cuida dela sob efeito da cachaça, não passa de uma bandida e para a mãe é uma desgraça". - SANFERR, 27.11.2012

"Não adianta ser um inquilino honesto e cumprir com o seu dever, quando quem aluga a casa é desonesto, só quer receber e lembrar de beber, esquecendo de cumprir com o seu dever, do qual não quer nem saber". - SANFERR, 20.09.2011

"Pessoa esperta é aquela que fica só, mas não se mistura com uma merda". - SANFERR, 13.11.2002

"Corno sem solução, é aquele que bebe com o amigo que sai com a sua mulher e ainda o chama de irmão". - SANFERR, 17.06.2013

"Cabeça de cientista é bem inventiva e criativa". - SANFERR, 20.02.1988

"Mulher viúva que não se assunta passa o dia a beber para a noite o marido da outra em casa receber como a pior puta". - SANFERR, 10.06.2002

"Agora a puta pornográfica virou modelo para a lente fotográfica". - SANFERR, 17.03.1992

"A mulher foi feita para o homem amar e o homem foi feito para a mulher enganar". - SANFERR, 13.09.1994

"Se tudo o que o homem quizer a mulher não quizer dar, pode ter certezaque tudo que ele vai mais querer e desejar é o nome dela desmoralizar". - SANFERR, 08.03.2004

"Numa família safada, o corno do marido nunca vai se incomodar se a mulher descarada com todos da rua for muito dada e a sua fama de corno por todos for comentada". - SANFERR, 20.05.2013

"Dignidade é não estar ao lado de uma pessoa que só está conosco interessada ou por caridade, o que acontece quando entre o casal existe a diferença de idade". - SANFERR, 10.10.2000

"Prefira ser uma pessoa encalhada, do que estar casada ou acompanhada de uma pessoa qualquer e desvalorizada". - SANFERR, 07.12.1984

"Quando não nos achamos no dever de em tudo o outro ajudar, não devemos nos achar no direito de em nada ele criticar". - SANFERR, 27.12.,1993

"Você mostra a pessoa que é quando prova ter ao seu lado uma pessoa que alguma coisa é". - SANFERR, 13.08.1994

"Tem mulher que é tão burra que só sabe ser inteligente quando se diz esperta para abrir as pernas". - SANFERR, 18.01.1991

"Se a mulher inteligente quizer, ela deixa todo homem burro debaixo do seu pé". - SANFERR, 01.02.2012

"Homem que é homem deixa uma marca e não apenas um nome". - SANFERR, 09.02.2013

"Enquanto o corno do marido está trabalhando, tem mulher que com outro na sua cama está se deitando e tendo o maior gôzo". - SANFERR, 03.05.2013

"O brasileiro esqueceu da porta do bar para se embriagar e lembrou de ir para a rua protestar". - SANFERR, 20.06.2013

"Quando o homem tem um bom caráter, não fala do outro que é um mau-caráter, senão vai ser ele que vai provar que tem um péssimo caráter". - SANFERR, 06.09.2005

"Se todo mundo ontem viu sua mulher para cima e para baixo com outro homem e na casa dele ela só vivia enfiada, idiota é você de hoje dizer que pelo outro ela nada sentiu e que ele nela não deu uma pegada". - SANFERR, 08.01.2013

"Otário é o homem que se acha esperto por não saber viver só, bem e solitário". - SANFERR, 04.09.1978

"Não é nada inteligente quem coloca ao seu lado uma pessoa burra para ficar acompanhado e não se sentir solitário". - SANFERR, 19.04.2011

"Aquele que não se garante sózinho é um coitado que nunca vai aprender por si mesmo a ser amado e precisa estar acompanhado para se sentir valorizado". - SANFERR, 04.06.2010

"Felizmente pode-se olhar para alguém e não dizer infelizmente por ele não ser ninguém". - SANFERR, 06.02.2005

"Sempre tem um homem melhor do que todos pelo que sabe, quando tem vários que pior do que todos, por tudo àquilo que nada sabe". - SANFERR, 26.09.1989

"Quem gosta de aprontar com quem em sua casa paga certo para morar, tem de saber que o mais certo é saber esperar a hora certa das lágrimas que vai derramar no dia das contas ajustar, por gostar de com quem anda certo sacanear". - SANFERR, 27.06.2013

"Antes você se arrepender da hora que nasceu, do que atrapalhar a vida de quem nunca com você mexeu, já que não tem como saber o dia e a hora que tudo poderá lhe acontecer". - SANFERR, 22.06.2013

"É melhor não mexer com o outro que conosco age correto, por que não vai prestar quando este outro resolver deixar de ficar quieto". - SANFERR, 23.06.2013

"Quem fáz tudo errado tem de ter medo daquele que fáz tudo certo". - SANFERR, 10.07.2005


                                                                                                               RENÉ SANFERR, 27.06.2013

                                                                              ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O


3 comentários:

  1. Que coisa boa ver uma pessoa falar tão bem de um conterrâneio.
    SANDRA MUNIZ

    ResponderExcluir
  2. Poucos sabem, mas, realmente, o médico e cientista Pirajá da Silva teve uma grande relevância para a vida acadêmica baiana. E, além de tudo, camamuense, como nosso querido amigo SANFERR.
    "WALLACE"

    ResponderExcluir
  3. É incrível como se pode ter pessoas que fizeram a nossa história e muitos de nós sem saber que passaram pela vida. O povo precisa conhecer mais sobre quem construiu o nosso país. TONINHO.

    ResponderExcluir