quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A VOLTA AO PASSADO PARA QUEM TEM O QUE SER LEMBRADO.


LADY ZU.
O SUCESSO FABRICADO DE HOJE
SERÁ O ESQUECIMENTO
ESPERADO DE AMANHÃ.



     "Quem é?", "quem foi?", lógicamente perguntarão hoje sobre os GRANDES ARTISTAS do passado que a mídia não costuma relembrar. E, certamente - por motivos mais do que óbvios - não será a pergunta que o povo do futuro se fará, pois nem vão se lembrar das GRANDES PORCARIAS que se ouve tocar hoje, principalmente na música baiana, a qual se tornou trampolim para merdas se transformar em pinico cheio. Ou seja, quem não tem talento fingir que tem para iludir o público, vender CDs, lotar shows e fugir do limbo econômico-social para "emergir" nas contas bancárias... Uma triste e constrangedora realidade que estamos vendo ocorrer com uma frequência assustadora. Um demente junta um grupo de energúmenos - intelecto e culturalmente falando, para comprovar é só os escutar - criam um refrão indecente com uma coreografia de "puta baixa", batucam daqui e dali, usam um figurino totalmente demodée e de aparência vergonhosa... pronto. O "sucesso" está feito.
     Infelizmente - e, realmente, me sinto envergonhado por reconhecer (e ter de escrever) isto, não somente por ser a minha terra, mas a terra de muitos (e bons!) cantores e compositores de berço; ou seja, não fabricado, mas eternos, imortais - a Bahia está mesmo se transformando (me perdoem a expressão chula, deselegante) numa latrina entupida por muita merda, cheia até a borda, com estes novos ritmos que estão fedendo, exalando mal-cheiro por todo país. Ritmos estes que - quando não estão "pagodeando" ou "atochando" a nossa inteligência e bom gosto musical - estão denegrindo a musicalidade do berço cultural de Caetano, Gil, Gerônimo, Batatinha, Riachão, Roberto Mendes, Virgínia Rodrigues, Betânia, Gal, Sarajane, Luís Caldas, Daniela, Ivete, Bell Marques, Durval Lélis, e tantos outros, nos esgotos da deplorável e ridícula nova canção (?) baiana... Ritmos que estão (também) transformando em escória a música popular baiana e em porcaria o honrado nome da cultura da terra defendida por Castro Alves, Myrim Fraga, Consuelo Pondé de Sena, Jorge Amado, Pedro Calmon, Capinam... Marcas que - mesmo alguns já não estando mais entre nós - honram eternamente a Bahia de todos os Santos, cantos, escritos e encantos.
     A música baiana - salvo raríssima excessões - está virando, por conta destes novos ritmos, um circo dos horrores, numa palhaçada, um atentado pernicioso (e indecoroso) aos nossos ouvidos, um fundo musical para coreografia de bordel de nonagésima categoria, onde as (pseudos) "moças ditas de família" estão se prostituindo, comportando-se como a pior e mais baixa das prostitutas. (Quem vai a estes "xôs" afirma que se sente num verdadeiro lupanar aonde se vê e fáz de tudo). Os pais devem tomar cuidado e proibir as suas filhas de frequentar tais "xôs". (Xôs e não show; só dá galo querendo bicar as galinhas). Não é à toa que os integrantes de um destes grupos baianos "pagodearam" - e estão sendo processados - duas adolescentes que foram lá para os prestigiar e saíram... deixa pra lá! Enfim, a nova música baiana está - além de pagodeando e atochando a nossa paciência, decoro moral - rolando ladeira abaixo indo ao encontro da fossa mal cheirosa de todas as merdas que - aqueles que se acham, dizem artistas, cantores e compositores - estão criando. Ou - num trocadilho não muito agradável - não seria "obrando"? (Obra de arte quem fáz são os bons). Por estas e outras, Dorival Caymmi deve estar se revirando no túmulo de tanta vergonha. Neguinho do Samba - um baiano de extremo talento - certamente deve estar, da mesma forma, lá de cima, se benzendo de mão esquerda. Dorival, mestre da canção e Neguinho, professor dos melhores percussionistas baianos. E os dois, principalmente Neguinho, eram povão. E ser povão não significa criar, inventar porcaria para ser ouvido, admirado e cantado por todos. Ser artista popular, ao contrário do que se pensa, não é ser vulgar. O artista pode vir de baixo, da classe Z da sociedade - econômica e culturalmente falando - sem perder uma postura íntegra e digna profissionalmente. (Mas o que a maioria quer é vender merda para sair da vida de porcaria!)... O que está faltando últimamente no cenário musical da Bahia, ultrajado por quem não devia estar nele.
     Mas os dias desta miséria cultural, desta vergonha a nível nacional - já que, quando outros Estados querem um show com temática de bordel baixo, convoca estes  coitistas (mistura de coitados com metidos à artistas!) - da música baiana estão contados. (Como toda merda em vaso sanitário - neste caso são os palcos - fede, fede, mas logo descerá pelo ralo!). Alguns anos mais adiante e ninguém mais escutará quem não é capáz de uma obra (canção) imortal criar. (Deviam, mas nem para isso tem competência, nos gênios da música se espelhar). Se os bons e verdadeiros artistas se perderam no caminho, quanto mais o que não é, nunca foi e jamais será músico, fedendo como uma diarréia inesperada que fáz o maior estrago e logo cai no vaso sanitário, seguindo para o esquecimento. E o que tem por aí de programas de rádio e televisão que estão se mostrando verdadeiras privadas ao deixar estas merdas serem tocadas... E ainda vai muito feder. Até desaparecer.
     Uma pergunta não quer calar: a nova música baiana está vulgarizada ou certos cantores (?) e novos ritmos a está transformando em palhaçada?... Dependendo do ângulo que se olhe - ou, melhor, escute - as duas opções.
     Ao contrário destes novos ritmos, a (boa) música da Bahia de ontem, hoje e sempre nos impressiona. Cantando e encantando. Como - nos anos 70/80 - nos impressionou uma das melhores cantores de música pop de todos os tempos, a qual sumiu - está na ativa, mas fora da mídia - das paradas depois de "bombar", enricar e ser considerada a rainha das discotecas. (A Anita daquela época). Uma artista que, naqueles idos, era figurinha fácil em todos os programas de televisão, tocada em várias rádios, vendia milhares de discos e fazia inúmeros shows por mês. (Alguma semelhança com os artistas que tocam merda hoje?). E desapareceu. (Futuramente, veremos esta nova "coincidência de talento destinado a falência" se repetir). Ninguém mais se lembra dela. "Quem é?", "quem foi?", é o que se ouve hoje a respeito de Lady Zu. E será - amanhã - o que se ouvirá de quem hoje "pagodeia" a nossa cultura artística e "atocha" a nossa inteligência na Bahia.
     "Lady Zu" fez escola e marcou uma época, toda uma geração. Apareceu do NADA e para o NADA se escafedeu. Seus dias de glória - hoje, infelizmente (porque ela é boa cantora, dança bem) está tocando na escória (fora da mídia) dos guetos e barzinhos - e seu sucesso foi tão (ou mais) rápido que um cometa. Nasceu em São Paulo (07.05.1958) e estourou em todo país com um sucesso estrondoso - vendeu mais de hum milhão de discos - como "A Noite Vai Chegar" (1977). O que dancei com roupa brilhante lá na minha querida Camamu! Bons tempos!... Um sucesso que foi tocado em todos os bares, boites e casas de família... Infelizmente - no caso dela, reitero, uma grande injustiça da vida e da mídia - o cometa passou e o sucesso acabou. Lady Zu é um dos vários exemplos da música pop - de tanto sucesso, seja lá em que época for, ontem ou hoje - que vem, acontece (e o artista enriquece, e muitos oportunistas só querem é isso) e logo desaparece. Gretchen não desapareceu por que o cinema pornô não a esqueceu e lá ela, de um jeito ou de outro, se reergueu.
     Fazer sucesso na música é fácilimo; basta criar um baticum, uns acordes bonitinhos e de fácil entendimento (?) popular no teclado eletrônico, refrões que caiam no gosto popular e... pronto. O povo canta, dança e as rádios tocam. Enquanto o cometa do sucesso está passando, a merda da música está em todos os lugares tocando. Mas, quando ele passa... o sucesso acaba. (É isto que - o tempo vai provar - vai acontecer com quem fáz música para nos "pagodear" ou "atochar" aqui na Bahia). Repito: se os bons - naquela época - como Amelinha, Biafra, As Frenéticas, Beto Barbosa, Gilliard, José Augusto, Kleiton e Kleidyr, e tantos outros de (excelente) qualidade artística a mídia "deixou pra lá", esquecem de tocar e o povo de cantar, o que dirá quem só fáz porcaria para a Bahia envergonhar... Esse povinho sem talento e nem conhecimento do que é música devia no espelho se olhar!... "Fazer sucesso para quem não tem talento, é coisa de momento. A história não os vai imortalizar, não passando de um momentâneo afago ao ego, que, no futuro, só vai servir para quem se lembrar, criticar", diz um dos meus milhares de pensamentos. Preciso dizer mais?
     Em resumo, música que não dignifica a cultura não vai se perpetuar em memória alguma.
     Portanto, os baianos de bom gosto musical, ouvido apurado e que conhecem o que é música, devem ter paciência - deixem estes pobres coitados (coitistas) que pela cultura não foram alimentados ter dinheiro para fazer o mercado - e saber esperar. Não vai demorar para esta maré de azar deixar de nos pagodear ou atochar. (Tudo que sobe rápido, despenca mais rápido ainda). É apenas uma questão de tempo. Se o que prestava (ah, e como fazem falta!) - a exemplo de todos estes citados e mais alguns - sumiu, desapareceu, quanto mais estes merdas que "cantam" sua origem pobre para "comover" os compradores de seus CDs porcarias e frequentadores de seus "xôs" de galinha... (Se é que me entendem!). Pobre é a falta de talento deles, ao lado da riqueza de suas caras-de-pau e falta de vergonha artística. Estas pragas musicais são como uma tsunami: fáz um estrago danado, mas depois, dela só recordamos o desastre. E é isto que vai acontecer - a não ser que eles tomem vergonha (o que já está provado que não tem) e mudem o sofrível repertório - com estes cantores (?) de música "para puta baixa", com estes novos ritmos que estão enchendo nossos pinicos.
     A MPB - tanto a baiana como a brasileira - não vê a hora deste pesadelo acabar. (Porisso não pára de os contratar, para logo enricar e, mais rápido ainda, em paz nos deixar). A (BOA) música baiana precisa respirar, "dar o ar da graça". A música baiana não vê a hora de "ver pelas costas"  estes dementes artísticos e energúmenos culturais.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 12.09.2013

a ESFINGE:
     "Nunca um homem vai ser valorizado só por ser um empregado e o máximo que na vida ele conquistou foi ter uma casa e um carro. Isto é o pagamento que o mundo dá a quem muito se esforçou, não se valorizou e em nenhum lugar chegou. Um homem só é valorizado quando para todo o mundo o seu talento mostrou, é admirado e respeitado por seu trabalho, mesmo em lugares por onde jamais andou. Isto é o pagamento que o mundo dá em forma de reconhecimento para quem muito na vida se esforçou e com seu trabalho em todos os cantos do mundo chegou".

                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, O4.03.2013


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... depois de 152 artigos publicados desde o lançamento deste blog, em outubro de 2010, nunca um texto teve tanta repercussão como o da semana passada, sobre o ditador sírio Bashar al-Assad. Inclusive (também) pelo título, o qual gerou críticas - e elogios - de algumas representações diplomáticas, em Brasília e outras do exterior. (Teve até quem me mandasse respeitar o ditador, um cidadão que não se dá ao respeito). Recebi N sms e e-mails de civis, instituições, organizações, de todo o país. Esta é a prova que - mesmo não querendo (e nunca vou querer) aparacer, mostrar o meu rosto no blog (fotografia, como é natural para todos os blogueiros) ou em qualquer outro lugar - meu trabalho está APARECENDO como eu queria, o meu OBJETIVO está sendo alcançado e meu trabalho divulgado. Não adianta - deixem de ser idiotas, perder tempo - os inimigos e detratores falar mal, inventar isto e aquilo, tentar (e nunca vão conseguir) me desestabilizar e afastar do meu foco, pois TALENTO, COMPETÊNCIA, CAPACIDADE, QUALIFICAÇÃO e PROFISSIONALISMO, Deus me deu de sobra. (Sem falsa modéstia!). E somente Êle pode me tirar. E como Êle não quer... Eu vou continuar TODA SEMANA aqui na internet a HOMENAGEAR e CRITICAR quem merece. Sucesso para mim é isto; ser lido, comentado, criticado e elogiado. E não colocar o meu rosto no mercado - digo, na mídia - e não ter nada para mostrar com valor, conteúdo e qualidade. Quanto mais vocês, idiotas - quem quer TER mas não tem o meu TALENTO - falam mal, mas "atiçam" a curiosidade de quem AINDA não conhece meu blog. Idiotas! Palhaços! Genialidade não pode ser confundida com mediocridade. Me perdoem meus leitores, amigos e comentaristas, mas "quem diz o que quer, ouve o que não quer". Vocês nem imaginam como me ajudam falando mal do blog. (SINAL VERDE).

..... ontem, no "BOM DIA BRASIL" (TV Globo), o apresentador CHICO PINHEIRO arrasou ao noticiar os absurdos da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte (Ceará): "Dureza esta Câmara de Juazeiro do Norte!". Claro!. Aonde você já viu, Chico, cara-de-pau ser mole?... Não é à toa que, no mês passado, compraram óleo de peroba. Pra maquiar - e ficar melhor da gente olhar! - as suas caras. Feias ou bonitas. (SINAL VERDE).

..... anteontem, a ABL (Academia Brasileira de Letras) ficou mais rica. Rica - vejam bem, mercenários de plantão, que ACHAM que só tem valor quem tem dinheiro - de cultura, saber, talento e conhecimento. Tomou posse como o mais novo imortal, o magistral PENSADOR e ESCRITOR Fernando Henrique Cardoso. As escritoras ANA MARIA MACHADO (presidente da Casa dos intelectuais e central das "cabeças pensantes" da nação) e NÉLIDA PIÑON receberam o novo "fardado" de sorriso largo. Parabéns! De presidente a imortal. O IFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso), graças à Deus, acompanha meu blog. (SINAL VERDE).

..... fraude em licitações no Ministério do Trabalho. Será que dá trabalho para fazer fraude? E tudo feito por um "Pinto". Imagine se o fraudador fosse um galo! (SINAL VERMELHO).

..... no 7 de Setembro deste ano - em todo o país - não "raiou a liberdade"... (?)... E, sim, a malandragem. Rio, Brasília, Salvador, Recife, e por aí vai. Não é assim que as coisas se resolvem. Ao contrário, daquele jeito que vimos (e assistimos) é o caminho certo para se destruir. No dia da pátria!! É demais. (SINAL VERMELHO).

..... inaceitável a atitude do sub-Secretário ao disparar um tiro contra a multidão em Salvador, na Bahia. Mas, por outro lado, é intolerável (atitude de marginais mesmo) que o pessoal do MST (Movimento Sem Terra) queira invadir a Secretaria de Segurança Pública. E não é novidade para ninguém que eles chegam armados de facões, foices, enxadas, e outros tipos de armas. Se querem PROTESTAR, porque não chegam armados para DIALOGAR? Com palavras e não armas. (SINAL VERMELHO).

..... BELL MARQUES, vocalista da banda CHICLETE COM BANANA, um dos ícones do carnaval baiano, anunciou o seu afastamento do grupo musical. Será mesmo? (Só o tempo dirá!). E, se for, deve ser para SÓZINHO na mídia melhor se destacar. Pode ser também uma jogada de marketing. (Quem mente é pobre, quem não tem representatividade). E certos artistas - não todos, vejam bem! - são assim. Para chamar a atenção, colocam na cabeça até mamão. (SINAL VERDE).

..... a hipocrisia e a falsidade do ser humano está bastante evidente no personagem CÉSAR CURY (ANTONIO FAGUNDES), na novela "Amor à Vida" (TV GLobo). Principalmente sobre a questão da homossexualidade, preconceitos e discriminações. Preconceito é uma coisa e discriminação é outra. Todos, ou quase todos, não se dizem contra o homossexualismo. Mentira!! Na casa, na família dos outros. E quando o calo dói no seu próprio pé!... Critica-se tanto os gays, fala-se tão mal. E as mulheres casadas que traem? Os maridos que dão corno nas suas esposas? Muitos deles com gays mesmo. E as filhas - as ditas "moças de família" - que saem com seus namorados como esposas, se prostituindo, "acasalando" aqui e ali, com um e outro?... Mas, como não moram nas zonas, nos bregas, nos bordéis... São "moças e senhoras" de respeito. (Tá!). É enxergar o defeito do outro e não vê os seus próprios erros. Quanta hipocrisia, cinismo, falsidade! Coisa do ser humano... que, com o próximo, é difícil ser humano. (SINAL VERMELHO).

..... cuidado com os detratores - esqueceram que já existe a lei CAROLINA DIECHMANN? - que usam ANÔNIMAMENTE, sem a coragem de ASSINAR o próprio nome, a internet para inventar, criar estórias e fatos contra os seus inimigos, desafetos, as pessoas que não gostam e querem difamar, caluniar. Estórias tão mentirosas que NUNCA, NEVER, JAMET, vem com provas. E burro, idiota - e (também) criminoso, mau-caráter - é quem ACREDITA NESSAS ACUSAÇÕES INFUNDADAS. É tão fácil usar a net para caluniar, desmoralizar. Mas, e provar?... Cuidado!! A polícia já tem mecanismos para lhe rastrear. E, na cadeia, por sua "língua solta" - e venenosa, invejosa e criminosa - você vai penar e chorar por do outro não gostar e mal falar. Por que não usam a internet para fazer coisas boas? Criar um site, um blog, algo assim... A internet virou o que? Praça, esquina, de candinhas mentirosas? Quer acusar o outro?. Tem como provar? Vá a Justiça, delegacia. Quem fala - e nada prova - é um mentiroso, caluniador, que vai (com a nova lei que leva o nome da atriz) sofrer se nada tiver em mãos para o outro processar. (SINAL VERMELHO).

..... ontem, 11 de setembro, se completou 12 anos de tragédia das Torres Gêmeas, em New York City (EUA). Uma data para ser lembrada por ter matado mais de 3000 vítimas inocentes. Passado tanto tempo, hoje é a Síria, o Iraque - e quem mais? - que ameaça a integridade física de tantas outras pessoas. Mesmo sem a necessidade de uma guerra, o mundo tem de se posicionar com uma ofensiva militar, para aos ditadores (e destruidores) a sua força mostrar e o mal, definitivamente, da face da terra extirpar. Ou - hoje, amanhã ou depois - iremos por novas vítimas continuar a chorar e homenagear, por tantos Bashar al-Assad que por aí há. (SINAL VERMELHO).

..... 160 atrações, 7 dias, e o novo ROCK IN RIO promete reviver o sucesso de 1985, ano no qual, digamos assim, ele "nasceu". E, desde então, naquele palco - edição após edição - só tem tocado o que há de melhor na música. O rock, principalmente. Eu não digo que a MPB tem muita coisa boa, de primeira? Pepeu Gomes vai estar lá. (SINAL VERDE).

.....e o Ministério Público? Por que não se pronuncia, não toma nenhuma ATITUDE com relação a certos - não todos, vejam bem! - grupos de música (?) que ATENTAM CONTRA A MORAL e os BONS COSTUMES com letras indecentes e coreografias vergonhosas?... Será que vai ser necessário acontecer mais estupros com ADOLESCENTES INDEFESAS como aquelas duas que foram "pagodeadas" (no interior da Bahia) por seis integrantes de uma destas bandas que estão levando a MPB (Música Popular Baiana) e a Bahia a vergonha nacional?... É um problema de segurança pública e INTEGRIDADE MORAL das famílias. A "boa gente" - da boa terra - agradece. (SINAL VERMELHO).

..... os dias de maldade de FÉLIX e o cinismo, a hipocrisia, o falso moralismo de CÉSAR CURY estão chegando ao fim. (Já não era sem tempo). Os personagens de MATEUS SOLANO e ANTONIO FAGUNDES na novela "AMOR À VIDA" (TV Globo) devem estar fazendo muitos maquiavélicos e hipócritas por aí - que gostam de apontar o dedo para os outros e esquecem de se olhar no espelho - vestir a "carapuça". WALCYR CARRASCO, querido, parabéns! JANETE CLAIR deve estar lhe aplaudindo de onde ela estiver. (SINAL VERDE).

..... "SÃO DIAS"!! Quem "guenta", como dizem por aí? Que DIAS GOMES foi um dos maiores autores/novelistas de sua geração, é inegável. Um talento que muito orgulha e boa terra, já que - como poucos - foi (e sempre será) um baiano que muito orgulhou a todos nós. Mas, daí a ser homenageado como santo!... Mesmo na ficção? Já é exagero dos roteiristas globais, da mente fantasiosa deles. Todos sabem que a sua relação com a Igreja não era das melhores. (SINAL VERMELHO).

..... um dos maiores apresentadores brasileiros, infelizmente não tem a repercussão nacional que merecia ter. Charmoso, culto e talentoso, CASEMIRO NETO (da Bahia) fáz um programa que não condiz com o seu perfil. (È assistir para o ouvir e não ver as matérias que a produção coloca no ar). Coisa melhor o rapaz merece e SILVIO SANTOS deve abrir um espaço para ele na grade de programação nacional. O seu trabalho e talento está sendo mostrado. Não vai demorar e logo, aonde ele deve estar, vai ser valorizado e contratado. (SINAL VERDE)

..... para comprovar o que eu sempre digo, e muitos não gostam, me chamam de preconceituoso, tem muita merda por aí fazendo um "sucesso meteórico no rabo do cometa" e que se acha (SEM SER) uma estrela. Ou, o que é pior, uma cantora (?) "poderosa", imortal, eterna, com talento de berço, como as donas do verdadeiro talento. E a "talzinha" da ANITA - NADA CONTRA ELA COMO PESSOA, MAS TUDO CONTRA A PÉSSIMA CANTORA -  que está na crista da onda, mas, como toda onda, vai morrer na praia depois deste tsunami de baboseira e idiotice que ela diz que canta(?), fez a maior brutalidade ao desacatar um fã (ou vários) num show em Guarapari, no último sábado. Quem você PENSA que é, criatura? Uma diva da canção? Uma Angela Maria, Elza Soares, Marina, Gal, Betânia, Elba Ramalho, Simone, Mart'nália, etc "e mais tais"? Se olhe! Se enxergue no espelho, cantorazinha de "meia pataca" e apenas uma nota musical. Procure logo enricar por que, já, já, a mídia vai lhe deixar pra lá. A não ser que na ESCOLA do TALENTO você (tome vergonhe na cara!) vá procurar estudar. Futuramente, nem o vaso sanitário vai se lembrar da merda que você foi. (SINAL VERMELHO).

                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 12.09.2013



EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Deus dá o talento como riqueza a pessoa que Êle quer que na terra tenha reconhecimento e o mundo jamais desta pessoa se esqueça". - SANFERR, 20.08.1999

"A boa música baiana precisa emergir para respirar. E a ruim tem de submergir e se afogar". - SANFERR, 21.09.2011

"Nunca um homem vai ser valorizado só por ser um empregado e o máximo que na vida ele conquistou foi ter uma casa e um carro. Isto é o pagamento que o mundo dá a quem muito se esforçou, não se valorizou e em nenhum lugar chegou. Um homem só é valorizado quando para todo o mundo o seu talento mostrou, é admirado e respeitado por seu trabalho, mesmo em lugares por onde jamais andou. Isto é o pagamento que o mundo dá em forma de reconhecimento para quem muito na vida se esforçou e com seu trabalho em todos os cantos do mundo chegou". - SANFERR, 04.03.2013

"Falsidade é você falar que todo mundo é igual. E sinceridade é você criticar todo mundo que é diferente". - SANFERR, 29.08.1983

"Fazer sucesso não é aparecer para o outro ver. É nele ficar e se perpetuar pelo trabalho que se pode fazer". - SANFERR, 18.08.2013

"Amar é esquecer o feio e fazer aparecer o belo que o outro não consegue enxergar". - SANFERR, 10.05.2010

"Seja inteligente para recuar e gênio para avançar". - SANFERR, 09.06.2010

"Enquanto o cometa do sucesso está passando, a merda da música está em todos os lugares tocando". - SANFERR, 27.08.2013

"O amanhã você não sabe se vai chegar. Então, ganhe para hoje com você gastar e puder, enquanto é tempo, o outro ajudar". - SANFERR, 16.09.1997

"O homem só é valorizado em sua terra quando, em todo o mundo, ele é mais admirado e respeitado por seu trabalho do que o mais alto dignatário de sua própria terra". - SANFERR, 31.12.2000

"Não espere que o outro lhe dê para você dá. Dê sem nada do outro querer receber". - SANFERR, 12.05.1983

"Não queira ser como o outro. Queira fazer melhor do que todos". - SANFERR, 26.11.2010

"Não mostre que é o tal. Prove que não é igual". - SANFERR, 18.06.2013

"Não adianta você puder aparentar e seu corpo não puder alimentar, já que, com os dois, você não tem como gastar". - SANFERR, 04.07.2007

"Maluco é quem não fáz nada para mudar o seu próprio mundo e, por conta disso, vive correndo como um doido atrás de um mundo que nunca vai lhe dar valor no mundo". - SANFERR, 17.06.2012

"Quem fica em casa a sua imagem em público não desgasta". - SANFERR, 08.04.2012

"Quer arranjar inimigos com facilidade? É só para os falsos amigos mostrar sua capacidade". - SANFERR, 04.05.2010

"Se você tem um emprego de merda nem tente se comparar e chegar aos pés de quem usa a cabeça para apresentar um trabalho que presta". - SANFERR, 06.09.2011

"Homossexual respeitado e aceito é o intelectual, o qual, por não ter um comportamento vulgarizado, se torna até clássico, já que com ele não se tem preconceito". - SANFERR, 22.09.1990

"Não chame ninguém de caloteiro apenas para botar defeito se não tiver alguém com meios disto provar". - SANFERR, 28.06.2010

"Não se acha certo ou errado quando não se perde o certo ou o errado". - SANFERR, 21.06.2013

"A distância entre um homem admirado e um homem criticado é um trabalho bem comentado". - SANFERR, 01.06.2013

"Não é com um copo de cachaça na porta de um bar que no mundo vão lhe dar um lugar e como um nada deixar de lhe olhar". - SANFERR, 20.10.1993

"O que é ser gente boa? É não ser tratado como gente boa por toda gente e ter que se comportar com toda a gente como gente boa?". - SANFERR, 04.05.1980

"Quem fala a VERDADE para quem não gosta de ouvir a verdade é visto como o pior inimigo. E quem fala a MENTIRA para quem gosta de ouvir a mentira é tido como o melhor amigo". - SANFERR, 20.03.2012

"Prefira ser odiado por falar a verdade e jamais amado por espalhar a mentira". - SANFERR, 03.12.1983

"Quando encontramos o amor da nossa vida, a única coisa que esperamos é que morramos ao lado deste amor, até nos encontrarmos na outra vida". - SANFERR, 01.01.2010

"Não se pode esquecer um amor perfeito ao lembrar da falta de dinheiro". - SANFERR, 21.11.1983

'É mais fácil um pensador sonhador ganhar dinheiro fácil, do que um trabalhador esforçado juntar dinheiro fácil". - SANFERR, 14.06.2013

"Quem só sabe ter amizade em quantidade, não sabe que, junto com elas, vem a falsidade com toda sua falta de qualidades". - SANFERR, 19.07.1991

"Pessoa baixa e desclassificada é aquela que se ACHA quando na porta de um bar está com um copo de cachaça e não fáz nada para ser valorizada e admirada". - SANFERR, 18.06.2013

"Um casamento sem sentimento é como duas folhas perdidas ao vento". - SANFERR, 18.12.1990

"A melhor resposta para quem no mundo não nos deu valor é saber que o mundo todo reconhece o nosso valor e do nosso trabalho gosta". - SANFERR, 31.12.2012

"A calúnia é a única arma de quem contra o outro não pode acusar de coisa alguma". - SANFERR, 17.08.2010

"Se você para alguma coisa presta e alguém tirou do seu lado alguém que para nada presta, agradeça a este alguém por ter lhe afastado do caminho errado". - SANFERR, 27.03.1994

"Idiota é quem fala mal do outro e, para o acusar, não encontra nenhuma boa prova". - SANFERR, 09.11.2011

"Só tem um jeito de com a música imoral acabar. É a Justiça se pronunciar e não as deixar tocar". - SANFERR, 09.08.2013

"Prefira existir para ser criticado. Mas jamais deixar de existir e não ser lembrado". - SANFERR, 07.09.2013

"É com o trabalhador que um país se ergue. E é com o pensador que uma nação cresce". - SANFERR, 01.05.1982

"Não espere e aluz acender para você. Faça acontecer para você a luz se acender". - SANFERR, 18.06.2013

"Escritor não assina ponto. Escritor escreve um conto". - SANFERR, 29.01.2002

"Quem assina ponto é o trabalhador que não tem idéias. E quem escreve contos é o criador cheio de idéias". - SANFERR, 01.02.2002

"É uma palhaçada quando alguém tem raiva de alguém e não pode fazer e nem acusar de nada". - SANFERR, 18.10.2010

"Um jovem delinquente é fruto de um casal inconsequente". - SANFERR, 21.03.1991

"Não gaste seu dinheiro para com todos se exibir. Guarde seu dinheiro para com poucos se divertir". - SANFERR, 29.12.2012

"Se endividar para ter o que aos outros mostrar, é a escolha que quem não tem como muito ganhar fáz, ao preferir pouco se alimentar, mesmo que depois com a saúde vá se complicar". - SANFERR, 27.10.2007

"Poucas vezes o conforto do corpo é muitas vezes o desconforto da cabeça". - SANFERR, 17.01.1980

"A genialidade de um homem jamais poderá ser vencida por outro que não tem a sua intelectualidade". - SANFERR, 20.04.2012

"Pensar é fácil. Difícil é falar". - SANFERR, 16.08.2013

"Viver com qualidade não é terr bens em quantidade. É viver com felicidade". - SANFERR, 08.09.2013

"Música que não dignifica a cultura não vai se perpetuar em memória alguma". - SANFERR, 23.11.2012

"Nasça para ser admirado por todos da Academia de Letras. E não para ser criticado por viver na porta da academia da cerveja". - SANFERR, 23.03.2013

"Tem rádios que são verdadeiras privadas ao permitir que certas merdas sejam tocadas". - SANFERR, 06.01.2012

"A nova música baiana está vulgarizada por que certos cantores (?) criaram novos ritmos que a transformou em palhaçada". - SANFERR, 02.07.2013

"Todo mundo se acha o melhor e importante. Mas somente quem fáz um trabalho relevante, é para o mundo o melhor e importante". - SANFERR, 09.05.2013

"Fazer sucesso para quem não tem talento, é coisa do momento. A história não os vai imortalizar, não passando de um momentâneo afago ao ego, que, no futuro, só vai servir para quem se lembrar, criticar". - SANFERR, 03.11.2010

"Quem reza para o outro se danar, é quem peca e a oração que a vida vai lhe ensinar, dela não gostará". - SANFERR, 27.03.2010

"Do que adianta você ter raiva, se a sua língua fala, mas a sua praga o corpo do outro não encontra, não acha?". - SANFERR, 12.08.2010

"Pelo simples prazer de se vingar, muitos querem ver outros se envergonhar, mesmo sem ter o prazer de contra eles nada provar". - SANFERR, 21.09.2010

"Não se deve criticar e julgar ninguém por criticar alguém que só o fez criticar e julgar". - SANFERR, 13.12.1994

"Você caminha, caminha, e só chega ao lugar aonde não tem valor algum. E só descobre que nenhum valor tinha, quando olhar para trás e ver que no seu caminho nem uma obra importante tinha". - SANFERR, 13.11.2006

"Tenha o necessário para pagar aonde morar e o resto para todo dia gastar e a vida aproveitar. O resto a Deus pertence e Êle mesmo lhe dará". - SANFERR, 23.03.2013

"Como não sabem o dia que a vida vamos deixar, para que se preocupar com o que iremos deixar, se o prazer que a vida pode nos proporcionar é a única coisa que pode nos importar?". - SANFERR, 11.05.2013

"Nunca duvide do que os seus olhos estão vendo. Sempre duvide do que os olhos dos outros dizem ter visto". - SANFERR, 06.08.1982

"Ao lado de uma pessoa qualquer você vai deixar de chegar aonde quer". - SANFERR, 20.11.2011

"O homem que é NADA só se sente TUDO quando está com um copo de cachaça". - SANFERR, 29.09.1986

"Não seja capáz de escutar o que diz um cachaceiro infeliz, pois ele só fala o que é incapáz de pensar". - SANFERR, 27.10.2003

"Se eu não lhe devo nada, pouco me importa se o que eu escrevo ou digo não lhe agrada". - SANFERR, 06.09.2013

"É mais facil o burro pensar, do que contra o homem inteligente o que você quis inventar conseguir provar só por dele não gostar". - SANFERR, 19.09.2010

"O ninguém nunca vai conseguir seralguém se continuar a mostrar todos os dias a sua mediocridade e não provar por um dia a sua genialidade". - SANFERR, 06.10.1995

"A maior desgraça do cachaceiro é encher a cara todos os fins de semana de cachaça, depois de ter trabalhado o mês inteiro sem no emprego achar a menor graça". - SANFERR, 16.01.1992

"Enquanto a sinceridade não for admirada, a falsidade reina absoluta na sociedade". - SANFERR, 17.01.2011

"A pior desgraça é uma língua falsa que acha graça em semear tanta desgraça". - SANFERR, 02.06.2010

"Inventar para difamar sem nada provar todos conseguem. O que não se consegue é ter em mãos a verdade dos fatos para mostrar e acusar". - SANFERR, 27.09.2010

"Chá de garrafa é o que toda puta dá depois do corno ter deixado sua casa embonecada, enquanto com outro ela se diverte na cama, sem se preocupar em deixar o nome do corno na lama". - SANFERR, 21.10.2008

"Se lembre de pedir perdão somente a Deus e esqueça de pedir desculpas a quem nunca mereceu". - SANFERR, 19.06.1989

"Se não deve nada ao outro, espere o tempo passar para o destino dar a ele o troco". - SANFERR, 31.05.1985

"A melhor resposta que você pode dar a pessoa que tentou lhe humilhar, é provar que, mesmo sem precisar também humilhar, o que você é e fáz já é o suficiente para mostrar que a pode humilhar". - SANFERR, 17.01.2011

"Nunca se envergonha ninguém falando a verdade. Se humilha alguém contando uma mentira". - SANFERR, 08.09.1983

"Se a VERDADE é difícil de se escutar, a MENTIRA é fácil de se falar". - SANFERR, 17.01.2010

"Não queira que o outro seja aquilo que você nunca foi". - SANFERR, 21.04.2010

"Se o ódio destrói tudo, o amor tudo constrói". - SANFERR, 27.12.2009

"Nunca acredite no que falam se você não tiver presenciado". - SANFERR, 26.09.2010

"Quem se fáz falsamente de menor, é sempre aquele que, verdadeiramente, quer se fazer de maior". - SANFERR, 22.03.1998

"Se você se acha no direito de dar lição de moral, por que não se acha no dever de mostrar que tem moral?". - SANFERR, 22.07.2013

"Quem destrói uma vida não constrói a sua própria vida". - SANFERR, 02.12.2004


                                                                                                                RENÉ SANFERR, 12.09.2013
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

6 comentários:

  1. Uma das grandes artistas da década de 70. Saudades.
    FRANCISCO, editor-Chefe

    ResponderExcluir
  2. rEALMENTE, qUEM É? rAFA, dO pARANÁ.

    ResponderExcluir
  3. Leittor DB, LADY ZU FOI O MAIOR SUCESSO NA DÉCADA DE 70 E 80. O MESMO SUCESSO QUE TANTOS OUTROS FAZEM HJ E, COMO ELA, VÃO TAMBÉM SUMIR DO MAPA. CORNOSTIBIA.

    ResponderExcluir
  4. Lady Zu foi uma grande cantora mesmo. Por onde será que anda? TONINHO.

    ResponderExcluir
  5. tudo que é bom dura pouco e esta cantora não foi excessão. Rogério, de Sampa.

    ResponderExcluir