quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

HISTORY, TRADITION AND INTENSE CULTURAL LIFE.


CHARLES BUKOWSKI.
HISTÓRIA, TRADIÇÃO E  INTENSA VIDA
CULTURAL.




     A fama depois dos 50 anos não é coisa rara, difícil de acontecer, ao contrário do que muitos idiotas que tem por aí, os quais pensam que depois desta idade ninguém vai mais para algum lugar. Só pára de sonhar e focar em um objetivo, quem não tem um objetivo para focar. (Aqui mesmo no Brasil tivemos Cora Coralina, que teve o seu trabalho reconhecido e se tornou "personagem da história" depois de muitas primaveras, a atriz e comediante Zezé Macedo, a qual, depois de quarenta anos tentando uma chance na arte dos palcos, se tornou uma das maiores humoristas de todos os tempos). Difícil de aceitar - e pior do que esperar anos para ter uma marca (nome) de valor - é viver toda uma vida sendo um "joão ninguém" e morrer como um "zé mané", sem eira e nem beira, um a mais na contabilidade do IBGE, um qualquer que nunca (mesmo tendo passado toda a vida trabalhando) fez um trabalho digno de reconhecimento, admiração, ou (até) críticas. Ou seja, sem nenhum merecimento de comentários, contra ou à favor. Àquele que passa pelo mundo e, futuramente - a não ser no pequeno círculo de familiares e amigos mais próximos - não vai ser lembrado por seus feitos,  por não ter sido capáz de criar obras acadêmicas, artísticas e intelectuais, ou seus méritos. O homenageado de hoje tem uma trajetória de vida tão rica que preciso dispensar as "considerações" habituais dos dois primeiros parágrafos e partir diretamente para a sua biografia. Charles Bukowski foi, é e sempre será a sua marca. (E nem todo homem morre com uma marca. Verdade ou mentira?). Poderosíssima entre os grandes da literatura mundial, apesar de ser considerado mundo afora - por causa de seus textos - como o "Velho Safado". Hank, o apelido carinhoso que os mais íntimos - principalmente Linda Lee Bukowski, a viúva do famoso poeta das putas e dos bêbados - lhe deram.
     Recusado pelas renomadas Atlantic Monthly e Harper's, Bukowski teve a chance de escrever os seus textos geniais (e imorais) nas menos famosas revistas (década de 60) The Outsider e High Times. Bukowski, inicialmente - e, para uns e outros despeitados por aí (eles existem, os medíocres e incompetentes, invejosos, em todos os lugares) para "sempre" - só foi conhecido na América. Apesar de ter nascido na Alemanha e se mudado cedo para os Estados Unidos. (Há controvérsias a respeito de sua fama). Tido como um autor, poeta e romancista obsceno, de palavreado grosseiro, às vezes baixo e vulgar, Charles chegou, ao fim da vida, sendo tudo àquilo que sempre quis ser. Demorou para acontecer, mas o mundo se curvou ao seu talento nato, sui generis, ímpar, e - dizem - muitos editores se amaldiçoaram por não ter lhe dado uma oportunidade antes e, com seu talento, ter ganho rios de dinheiro. Escrevia contra a hipocrisia, os valores burgueses. Charles incomodava bastante. (E foi assim que cheguei até ele e sua obra, depois que me disseram que meu estilo é muito parecido com o dele). Mexia nas feridas da sociedade sem anestesia, digamos assim; e muitos não gostavam (outros sim) da sua verdade nua e crua. Para alguns invejosos ele foi apenas "um autor californiano", a exemplo de outras marcas talentosas como John Fante e Chester Himes.
     Bukowski nasceu em 1920 e morreu em 1994. Teve pouco tempo para descobrir e conhecer a fama. Mas, quando lhe foi dado o direito de sentar sobre o seu trono de glória e poder, usufruiu de todo o prazer que ela pôde lhe oferecer. Bebia muito a tal da Ichiban Shibori, uma cerveja japonesa, assistia a corrida de cavalos e se deitava sobre os "louros da fama" dentro da jacuzzi num casarão em San Pedro (Los Angeles), do qual se podia avistar as montanhas de Hollywood Hills. Pesquisar, estudar a vida de Charles Bukowski é adentrar no mundo de um gênio das palavras que adorava ter "um pé" (ou o corpo todo?) na mediocridade das pessoas comuns e suas vidas normais, nada intelectuais. (Porisso teve seu nome associado as putas e boêmios). Se tivesse nascido aqui no Brasil, certamente - claro! Os iguais se atraem! - seria amigo íntimo de Vinícius de Moraes. E, mais certo ainda, a Bossa Nova não seria a mesma. Com a genialidade de um e a musicalidade do outro, Tom Jobim teria ficado louco... Como Bukowski gostava de escrever seus poemas e romances ouvindo rádio madrugada adentro, Tom Jobim e Vinícius de Moraes só precisaria "cantar" para embalar os devaneios eróticos do escritor das frases grosseiras e baixas. Se faltasse a boa e velha cerveja, "uma taça de vinho, please!". Mr. Bukowski - aliás, é tradicional na casa de todo intelectual - adorava um bom vinho. Certamente foi numa destas "noitadas geniais e inspiradoras", com uma boa taça da bebida vermelha ao lado, que o mestre escreveu o roteiro do filme "Barfly - Condenados pelo Vício" e "Misto Quente", um de seus romances. Escreveu mais de 50 livros. Dizem - as boas e as más línguas - que foi autobiográfico, já que, no livro, ele tratou de uma juventude traumatizante, na qual o principal personagem apanhava do pai e era perseguido pelos demais. Ou seja, a sua própria estória.
     Mulherengo, colecionava fotos de mulheres nuas até mesmo depois de casado e perto de morrer, vitimado pela leucemia, vez ou outra dava uma "olhadinha básica". Teria Linda Lee posado como Eva para o seu Adão? Segredo de sua intimidade que ele levou para o túmulo. O que não é segredo para ninguém é que a coleção, a obra de um autor tido por muitos (olhe os despeitados, medíocres e para sempre nos túmulos esquecidos aí, gente!) como obscuro, foi avaliada em mais de US$ 1 milhão. E quem criticava, falou mal dele? Vai morrer - se é que já não morreram! - e valer o que? O preço do caixão que os enterrou, claro!... Este é o fim de um homem que veio ao mundo para fazer um trabalho que presta e àquele que veio para ter um emprego qualquer e não fazer nada que valha a pena para as gerações futuras o reverenciar, homenagear. 
     Charles Bukowki, como um homem comum - e não o escritor famoso - tinha a fama de durão. (E cara!). Mas, no fundo, quem o conheceu de perto, sabia que era um doce de pessoa; e muitos - novamente os seus inimigos invejosos do seu talento, cultura e competência - lhe deram vários títulos nada sociais. E muito menos morais. Mentiras foram inventadas para lhe desmoralizar, desacreditar, ridicularizar, e nunca nenhuma delas conseguiram provar. Palavras à toa, falatórios sem "pé e nem cabeça", boatos sem fundamento, verdade. E, sem querer, com tantas "estórias" que criaram sobre ele, os seus próprios inimigos o tornou uma lenda, um mito; lhe deram fama antes do próprio trabalho dele lhe dar. E - como todo intelectual genial - de nada adiantou tudo o que disseram mentirosamente sobre ele, tanta maledicência, já que o seu talento NUNCA ninguém roubou. (E talento alguém pode roubar? Nasce com o dono e morre com ele. Aliás, não morre; fica para os séculos e séculos, amém!). Pois é. O poeta das putas e dos bêbados. O autor californiano obscuro... hoje tem o seu rosto ao lado de William Shakespeare na Huntington Library, em Los Angeles. E seus inimigos? Quem o criticava, falou mal dele? Estão aonde? No máximo, no anonimato de uma sepultura qualquer num cemitério ralé. Pois este é o fim de quem nasceu para não deixar um trabalho importante sequer.
     "Há o HOMEM que nasce para ser, e homens que morrem sem nada fazer", diz uma das milhares de minhas citações. Charles Bukowski foi, é e sempre será um GRANDE HOMEM. Porque nasceu para SER e, principalmente, por que aproveitou o dom que Deus lhe deu para FAZER e hoje (para sempre!) o SEU NOME fazer e acontecer em todos os cantos do mundo. E os seus inimigos, detratores? Ficaram famosos e são conhecidos aonde? Na rua, no máximo no bairro onde sempre viveram, sem nenhum valor, a não ser o valor da insignificância e mediocridade, por, naquilo que fazem, não ter sinal de qualidade. O nome de Charles Bukowski se tornou marca através de Henry Chinaski. "Quem?", perguntarão os sem cultura, tão medíocres e pobretões de intelectualide, sem saber associar este personagem tarado ao alter ego deste genial escritor.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é apenas temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 26.02.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"Quem não sabe o que plantar, nunca irá saber o fruto que a árvore da sua vida vai dar"

RENÉ SANFERR, 14.06.2002


LEIAM, NO BLOG SANFERRARTSCRIPT, TEXTOS E ROTEIROS,
ALÉM DE TEATRO.


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... gente, que horror! Tivemos um cometa em Salvador!... A passagem do famoso - e talentoso! - cantor britânico ELTON JOHN pela capital soteropolitana não deu "pano pra manga", como era de se esperar, tratando-se de uma celebridade deste porte.( Chegou como quem "tá fugindo do demo, e saiu como quem tá correndo do diabo!"). "Sir" Elton John nem deu lugar para isso. E nem teve tempo. Ou, melhor dizendo, não quis se DAR e NEM DAR a nós, baianos, este tempo. Chegou pouquíssimas horas antes do show na ARENA FONTE NOVA e - mais nova ainda - foi a PRESSA dele em sair voando da terra de todos os orixás. Porque será "S"? ... Deu a impressão que só veio cumprir o compromisso por força contratual e não queria mais nenhum contato comprometedor com os orixás de Salvador. Voou logo depois do show - segundo toda a mídia nacional e mundial publicou - para bem longe da terra do acarajé e do abará. Porque "será"? Nem pro carnaval quis ficar pra espiar. Será que vai voltar? Tomara que sim. Pra nos homenagear, como todos nós o homenageamos. Será que informaram a "sir" John que poderia "pipocar" - não pulando, mas degustando - se comesse muito abará? O certo é que por aqui ele não quis se demorar para ver os blocos passar. Dizem - coisa dos produtores locais para não se envergonhar - que os quitutes deliciosos de nossa (boa) terra e SANTA COZINHA ele quis experimentar. (E mesmo assim supervisionado!). Será? Quem viu? O certo é que nem um (ele ia adorar o formato) "bolinho de estudante" - delícia das delícias de nossa típica culinária - na boca ninguém viu ele colocar. Talvez ele tenha tido receio que o quizessem "batizar". E, como ele já deve ser batizado na Igreja Anglicana, não quis arriscar na igreja dos orixás "adentrar". Para com os "santos" (verdadeiros) lá de cima não ficar mal visto e entrar em cana. (SINAL VERDE).

..... um absurdo - me desculpe, prefeito ACM Neto, de Salvador, na Bahia, mas isto é para se pensar e repensar - cobrar dos vendedores ambulantes para vender em isopor nas ruas de Salvador. E não é barato, não! Nos próximos carnavais, vão cobrar para os catadores de latinha? Só uma perguntinha: as autoridades estão sabendo que catar latinha não dá nem pra comprar sardinha? E latinha que nada dentro tinha, hein! Amassada e para ser "pegada", pelas pessoas bem suadas das ruas e não nos camarotes perfumadas. (SINAL VERMELHO).

..... morte em plena folia momesca? Não, não é notícia de página policial. É de coluna social. Ou vão me dizer que a Banda (antes completa) Chiclete com Banana não vai "se finar" e virar mesmo uma banda (pela metade) depois da saída de BELL MARQUES? Ele vai "fechar o caixão" da banda chicleteira na terça-feira. (E, se ela ressuscitar depois, vai ser para fazer um sucessozinho fantasmagórico!). Depois do velório em praça pública - lógicamente com direito a choro e tudo, as carpideiras vão ser as meninas chicleteiras ao lado do trio - o  "viúvo" da banana ( perdão, digo, da Banda ) vai s'imbora e... Vambora. (Ou Vumbora?). Vai, meu rei da guitarra, que o trono da carreira solo é seu. Lembre de Ivete e da Banda Eva. Nunca mais a banda ficou inteira. A mesma coisa vai ser com você, Bell. A marca do Chiclete é a sua voz, o seu estilo. Não mude nada disso. Muito menos o repertório. E o seu sucesso sózinho será histórico. Tá dominado, rapaz! E não perca o rebolado. (SINAL VERDE).

..... sair da folia momesca pela madrugada para ir para casa, virou prova de extrema coragem. Cuidado, turista desavisado! Ou você
 vai ser lesado pelo taxista - que quer cobrar pela corrida, não pelo taximetro - ou irá ser assaltado dentro do buzú. Se duvidar, vão até lhe deixar nú. Ir para a folia de carro é coisa de otário. Você pode chegar, não encontrar e o mesmo já estar na mão do "novo proprietário". (Se é que me entendem!). O que fazer, então? Pular, pular e, em seguida, rezar, rezar, para - depois de muito beijar e todo tipo de doença pegar, se embriagar - na rua da amargura não ficar à chorar. (SINAL VERMELHO).

..... cuidado com o que na rua você vai degustar. Ou, então, ao invés de brincar, vai se parar na mão do médico para lhe examinar. (SINAL VERMELHO).

..... não deixe o samba morrer... LUIS CALDAS, o pai do axé-music, sabe o peso - e valor - desta frase. Tanto que, neste carnaval, em SALVADOR (BAHIA), ele - e vários outros saudosistas do que é uma boa música carnavalesca - não vai "deixar a marchinha morrer". Quem tiver bom gosto, não gostar de violência que os atuais últimos carnavais baianos produzem nos foliões e, consequentemente, gostar de compartilhar da PAZ, SIGA O BOM MOÇO e sua turma. Atrás do FURDUNÇO - maravilha de invenção! - ninguém vai se parar depois na cadeia, no cemitério ou no hospital. Os blocos atuais - dos abadás e o pula-pula violento, masoquista - enchem os bolsos dos empresários de dinheiro e colocam os foliões que pagam para brincar (?) - ou não seria se suicidar? -  no desespero. (SINAL VERDE).

..... uma homenagem mais do que justa. A Escola de Samba carioca BEIJA-FLOR tirou - até que enfim! - o chepéu para o criador da moderníssima televisão brasileira e o descobridor dos novos (?) talentos da teledramaturgia. Astros e estrelas da hollywood brasileira irão reverenciar no Sambódromo o homem que revolucionou o nosso televisor. É para se deixar qualquer baile, deixar de pular atrás de qualquer trio, e ficar em casa assistindo este espetáculo belíssimo. (SINAL VERDE).

..... será que o bom carnaval parou no tempo? Comparem as platéias das (boas) músicas e marchinhas carnavalescas até a década de 80 e as porcarias (não todas, vejam bem!) que a nova platéia gosta hoje na Bahia. Só louco para dizer que as letras (quando tem!) de putaria de hoje é melhor. (SINAL VERMELHO).

..... chegou a hora do BRASIL mostrar ao mundo que a OITAVA MARAVILHA está aqui. O que? As Escolas de Samba do Rio e de São Paulo, claro! Quando? No fim-de-semana, de sexta à segunda, toda noite. Uma aula de música, alegoria e beleza para quem acha que por aqui só temos coisas ruins. (SINAL VERDE)

..... "frevando", EVARISTO COSTA!!... Adorei!... Além de belíssimo e talentosíssimo, é espirituoso, tem a verve de criador de palavras, termos. Não perco você e a linda SANDRA ANNENBERG. Também! É a única coisa que presta - em todas as emissoras - logo no início da tarde. (SINAL VERDE).

..... tem de acabar o preconceito contra ADRIANO, "o Imperador". Ele não é conhecido assim por ser um mero e reles jogador. Para ser chamado assim, é por que ele tem o seu valor. E quem o critica - ou o criticou - é por que no lugar que ele se instalou, assim como ele, não ficou. Futebol é uma arte de muitos empresários, poucos artistas e muito mais ainda vários mercenários. É ou não é? Dar gol todos podem dar. Agora fazer da trave uma moldura só quem é pintor na arte de fazer um gol. Adriano, mostre o seu valor e o esfregue na cara de quem sempre lhe criticou. (SINAL VERDE).

..... foi ouvindo o técnico do Esporte Clube (merdinha) VITORINHA, Ney Franco (sobrenome nada condinzente com suas palavras no estúdio e a ação do timinho em campo),  no programa ARENA, de um canal fechado, que entendemos PORQUE e COMO o Vitorinha AINDA não conseguiu ter um título nacional de peso. O Campeonato Brasileiro, por exemplo. Ilustríssimo Senhor Técnico de Futebol - profissional, amador ou canastrão? não se sabe, ao menos por enquanto - competência não se fala: eu sei, eu faço, eu ensino. Se mostra e prova. Parece grosseiro - a VERDADE é sempre dura, cruel - o que sempre digo, mas "esfrega-se na cara" de quem gosta de falar mal, criticar. (Pode esfregar na minha. Mas precisa competência para o Brasileirão ganhar. O resto é café pequeno para quem se acha coca-cola, não é?). Não comemore as pequenas vitórias (sem trocadilho) nas batalhas. Ainda mais quando os rivais são - neste caso específico - times pequenos, coadjuvantes. Mostre que tem capacidade e competência para ganhar a GUERRA. Os fortes só mostram que são fortes quando provam que são fortes com os fortes. O Esporte Clube Bahia, que vocês - do VITORINHA sem estrelinha, e porisso é uma merdinha - chamam de time morto, falecido, finado, tem duas estrelas para (se fosse o caso) ser enterrado. E vocês, idiotas, que não tem nenhuma para serem lembrados? O BAHIA já venceu os grandes; duas vezes. Não soltem fogos com vitórias diante de times - sem nenhum desmerecimento, vejam bem - menores, do baixo clero. O SEU TALENTO AINDA NÃO FOI PROVADO, Ney Franco. Vamos esperar o final do Campeonato. Brasileiro, claro!. (SINAL VERMELHO)

..... eu já estava com um texto preparado, mas, graças à Deus, já que a JUSTIÇA voltou atrás na prisão de VINÍCIUS ROMÃO (ator da novela global Lado a Lado), só tenho uma coisa a perguntar: até quando o RACISMO vai imperar neste país? É óbvio que se tivesse um branco por perto a mulher vítima do assalto não o acusaria. E - mesmo não conhecendo o ator - posso dizer que uma pessoa que quer crescer numa profissão de tamanha visibilidade, se tornar GENTE IMPORTANTE, não vai se sujar desta maneira absurda. Roubar uma bolsa! Agora, certamente, Vinícius vai PROCESSAR o ESTADO pela incompetência dos  profissionais que o acusou de uma coisa que ele não fez. Danos morais em cima deles, rapaz! (SINAL VERMELHO)

.....  e o ESPORTE CLUBE BAHIA (parece) aprendeu que talento e competência não se fala - no caso, os jogadores nas entrevistas - mas se mostra, se prova. (Tomara que continue assim!). E deu na cara do Esporte Clube (MERDINHA SEM ESTRELINHA) Vitorinha, o qual estava cantando de galo, mas não passa de um time de galinhas. Só cacareja nos campeonatos regionais. Tarefa difícil para o timinho de merda mostrar que tem uma MARCA QUE PRESTA vai ser no Brasileirão. Este, sim, é o campeonato que mostra quem é quem. E quem é quem MOSTRA O QUE PODE FAZER. Agora, nos dias de folia momesca, que tal os jogadores do VITORINHA aprender uma nova marchinha? "Ca-ca-rejando"... (SUCESSO ABSOLUTO NOS POLEIROS, perdão, digo, campos!). Porque, SASSARICAR para eles no Brasileirão é a mesma coisa que JOGAR. (SINAL VERMELHO).

..... HUMBERTO MARTINS, como sempre, está roubando a cena na novela global de MANOEL CARLOS "em FAMÍLIA" com a sutileza que diz o texto do autor. É impressionante. Parece uma co-AUTORIA. E não uma atuação. Certamente Manoel Carlos deve estar impressionado - mas não surpreso- com o ator que confiou para dizer o seu texto. (SINAL VERDE).

 ..... enfim, já é CARNAVAL. Que seja de paz, responsabilidade e juízo. As doenças estão aí para serem transmitidas pelo beijo. Pior ainda pelo sexo desenfreado. Temos a impressão que muitos se aproveitam dos dias de folia para perder a cabeça; principalmente aquela... E, depois, é que muitos e muitas vão sofrer ao perceber que deveriam se precaver e nem com todo folião na rua se envolver. Carnaval não é sexo. Apesar de ser a festa da carne. Moderação, folião. Muitos outros carnavais ainda virão. BOA FESTA à todos.E lembrem-se: enquanto vocês gostarem destas músicas (?) de porcaria que estão fazendo hoje em dia - não todas, vejam bem - a nossa cultura brasileira ( e carnavalesca ) vai entrar pela latrina e descer pelo esgoto, seremos considerados burros e não cultos, e da merda que estamos jamais sairemos, já que no mundo só há lugar para quem  inteligência, cultura e competência mostrar. E, por falta destes requisitos básicos, é que estamos assistindo de camarote a queda "não do Império Romano", mas de tudo que é vulgar, sem valor e mundano.  (SINAL VERDE)

RENÉ SANFERR, 26.02.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Qualquer um pode sentar para estudar e ser doutor. Mas nem todo mundo pode sentar para escrever e ser escritor". - SANFERR, 01.02.2010

"Faça da internet uma vitrine para você expôr o seu trabalho e mostrar o que sabe fazer para, depois, colher. E não para se expôr e provar o que não sabe fazer para, depois, ter trabalho para se defender". - SANFERR,  31.10.2013

"É escrevendo com muito talento que o mundo o seu nome vai ficar conhecendo e, depois de algum tempo, o reconhecimento de todo mundo ao seu talento vai se transformar em enriquecimento para a sua vida mudar". - SANFERR, 06.08.2012

"Quem nasce APENAS para ler e nada SER, NUNCA vai puder escrever e tudo SER" - SANFERR, 26.10.2000

"Se você é bom no que fáz, saiba esperar e a sua hora vai chegar. Agora, se você é ruim naquilo que fáz, a única coisa que pode esperar é a hora que nunca vai chegar". - SANFERR, 23.02.2011

"Talento e cultura é o sonho de consumo para a pessoa que tem pouco conhecimento e é muito burra". - SANFERR, 14.03.2011

"Conversa de homem em mesa de bar é melhor você nem escutar e muito menos acreditar, porque ele só fáz falar e nada do que diz consegue provar". - SANFERR, 08.08.2010

"Sem vergonha na cara é quem procura se envolver na vida da pessoa que nem olha na nossa cara". - SANFERR, 17.04.2010

"O que fáz um homem se sentir igual a todos os homens, é ele ser apenas um homem e não ser um intelectual diferente como são alguns poucos homens". - SANFERR, 06.12.1989

"Quem pula muito o carnaval balança tanto o cerébro e é porisso que temos muito burro e pouco intelectual". - SANFERR, 09.02.2000

"Nem tente enfrentar quem sabe de TUDO um pouco, senão você só vai se humilhar ao comprovar que sabe NADA de tudo e é um burro". - SANFERR, 21.05.2005

"Os fortes só mostram que são fortes quando provam que são fortes com os fortes"; - SANFERR, 16.01.1985

"A calúnia se espalha, mas a VERDADE não cala". - SANFERR, 27.08.2010

"Quem não é NADA inventa e calunia todo dia para atrapalhar a vida de quem é TUDO um dia". - SANFERR, 27.08.2010

"Palhaço é o homem que fáz TUDO. Mas não fáz NADA para provar que é sábio". - SANFERR, 19.01.1994

"Quando uma pessoa mora num lugar e fáz tudo para não se misturar, é porque ela sabe que apesar de ali estar, lá não é o seu lugar". - SANFERR, 18.06.2008

"Emprego que não presta é para quem fáz um trabalho de merda". - SANFERR, 27.10.2004

"Um corpo extremamente cansado é resultado de um cerébro que não é excepcionalmente intelectualizado". - SANFERR, 05.06.2002

"Nem pense ache que você é uma grande coisa se não mostrar que pode achar uma coisa grande para fazer". - SANFERR, 31.12.2012

"Só pára de sonhar e focar em um objetivo, quem não tem um objetivo para focar". - SANFERR, 08.05.2013

"Uma pessoa que prova ser intelectualizada sem ser formada, mostra que é uma pessoa autodidata qualificada e não uma pessoa diplomada e incapacitada". - SANFERR, 10.06.2004

"Você prova que é culto com o que escreve no papel. E não com o papel que outro assinou e mostra que você é um burro que a escola frequentou". - SANFERR, 18.01.1987

"A juventude deveria se preocupar menos em mostrar uma pele dourada e se preocupar mais em provar que tem uma mente intelectualizada". - SANFERR, 23.11.2003

"Bonito burro é horrível. E feio culto é lindo". - SANFERR, 06.05.1984

"O homem mais importante do que você é aquele que sabe fazer tudo de importante que você não sabe fazer". - SANFERR, 23.03.2010

"O homem que sabe criar vai ter na história o lugar que você, que só sabe falar, não vai encontrar, porque nem a sua estória como homem você soube contar". - SANFERR, 17.12.2013

"Otário é o homem que nem como homem pelo mundo é valorizado". - SANFERR, 12.09.1998

"Dez mil homens incapacitados não vence apenas um capacitado". - SANFERR, 28.11.2010

"Filha de viado disfarçado de macho e puta que dentro de casa dá um bocado, tem de ficar de olho naquele que se diz seu namorado". - SANFERR, 14.02.2014

"É pulando atrás do trio que a moral da mulher fica por um fio se, com todo homem, ela for se esfregando". - SANFERR, 10.02.2013

"Nenhum homem vale nada se a mulher dele para toda a rua se mostrar como descarada". - SANFERR, 16.02.2014

"Muito macho dentro de casa, ou o marido é viado ou a mulher está lhe enchendo de galho". - SANFERR, 16.02.2014

"Marido de puta descarada vai com a safada para na folia ela ser alisada e o sem vergonha beber de graça, ás custas de quem na sua esposa quizer dar uma pegada". - SANFERR, 08.02.2013

"Há o HOMEM que nasce para ser e homens que morrem sem nada fazer". - SANFERR, 27.10.1996

"Quem não sabe o que plantar, nunca irá saber o fruto que a árvore da sua vida vai dar". - SANFERR, 14.06.2002

"Quem é bom não fala. Esfrega o que sabe de bom na cara de quem não sabe". - SANFERR, 20.07.2005

"O homem mais desgraçado, desvalorizado e desmoralizado, é aquele que se senta numa porta para levantar embriagado". - SANFERR, 10.04.2010

"Quando muito homem que é uma merda se junta, é só para falar sobre àquilo que não teve competência para pensar e provar que não tem inteligência para fazer nada que presta". - SANFERR, 17.02.2014

"A melhor resposta que se dá é aquela que, na cara de quem fez a pergunta, você nem olhar". - SANFERR, 03.09.2001

"A história é para homens que sabem criar e contar a sua própria estória". - SANFERR, 25.09.2011

"Se você não souber criar você NUNCA vai sair do lugar e no lugar que está JAMAIS dele vai se levantar". - SANFERR, 07.02.2013

"Pobre de talento é rico de falta de conhecimento". - SANFERR, 09.12.2006

"No meio de pessoas baixas e vulgar, procure o seu lugar e com elas não queira se igualar, nem que, no meio delas, você tenha de morar. Pois quem não se mistura com quem é baixo e vulgar, é a pessoa que sabe qual é o seu lugar".
          (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Quando os cães ladrar demais, procure nem um pouco escutar para muito não se assustar". - SANFERR, 15.11.1994

"O homem pode morrer sem nada de importante fazer. Ou pode viver mostrando que tudo de relevante pode fazer". - SANFERR, 11.02.2010

"Se você precisa se fuder, coitado de você! Mas o outro não tem nada a ver se para ele foi dada uma vida só de prazer e facilidades, enquanto para você tudo é na base da dificuldade e sofrer para tudo obter".
       (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Se você tem um emprego que não presta, é porque está provado que não teve capacidade para fazer um trabalho que presta". - SANFERR, 23.07.1988

"Nada nesta vida forçado pode dar em bom resultado". 
      (FALA DO PERSONAGEM GLORINHA, DO ESPECIAL "BAHIA DE TODOS OS PECADOS", de minha autoria, 2014)

"Aqui se fáz, e lá, depois da morte, a conta é cobrada"
      (FALA DO PERSONAGEM BETINHA, DO ESPECIAL "BAHIA DE TODOS OS PECADOS", de minha autoria, 2014)

"Quem não tem nada para mostrar a todo mundo, nada vai ter para do mundo todo esperar". - SANFERR, 21.11.2013

"O lugar do leitor é o lugar do escritor. Mas jamais o lugar do escritor vai ser o lugar do leitor". - SANFERR, 20.07.1989

"O escritor é um semi-deus da criação, pois, da cabeça dele, surgem pessoas criadas pela sua ficção". - SANFERR, 26.06.2004

"Se você diz que é o melhor no que fáz, tem de provar que  naquilo que fáz não é o pior". - SANFERR, 23.09.2010

"Se você se rebaixar a morar num ambiente com muita merda, seja ao menos um pouco paciente para se sujeitar a suportar sentir o cheiro de merda e ouvir a merda que costumam vomitar dizendo eles que estão à falar".
    (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"O conhecimento leva ao enriquecimento. Mas o enriquecimento não leva ao conhecimento". - SANFERR, 16.04.1999

"Uma mente brilhante prova que é bastante relevante quando está acima de toda mente que é irrelevante, por não ter cabeça para fazer um trabalho brilhante". - SANFERR, 31.12.2012

"Pessoa vulgar em qualquer lugar se sente bastante popular". - SANFERR, O6.O3.2002

"O NADA para quem não tem futuro, é o TUDO"
     (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Uma pessoa não pode NUNCA ser falsa se ela fala sempre a verdade que você não gosta na sua cara". - SANFERR, 01.02.2014

"Se você quer aparecer, faça seu marketing pessoal tornar-se profissional e, só assim, você vai acontecer". - SANFERR, 30.01.2014

"Se eu tiver de ser lido por mil pessoas burras que só sabem criticar, prefiro ser ouvido por apenas cem cultas que só sabem elogiar". - SANFERR, 31.12.2013

"Quando o homem tem inteligência, cai no fundo do poço, mas de lá sai. Diferente do homem que no fundo do poço cai, e de lá não sai, por não ter competência". - SANFERR, 11.02.2010

"Se dizer que o feio é belo é um ato de caridade, então, de fato, solidariedade com quem é desprovido de beleza, é dizer que o belo é feio". - SANFERR, 29.03.2001

"A criatividade é um dom mostrado apenas por quem foi abençoado pela genialidade". - SANFERR, 06.10.2002

"O seu emprego nunca vai lhe fazer um dia ser alguém. Ninguém você vai deixar de ser um dia se o seu trabalho alguém reconhecer". - SANFERR, 09.01.2014

"Não diga que tudo sabe. Esfregue na cara de quem diz que você de nada sabe". - SANFERR, 03.02.1989

"Nêgo Fulêro, para passar por macho e ninguém desconfiar que era o maior viado, não se fez de rogado. E, com toda mulher que gostava de ser enganada e feita de palhaça, dizia que tudo que Salázar falava era a maior mentirada. Mas, coitada da mulherada idiotizada que simpatizava com a sua cara. Porque, depois que as enrabava, ela ainda as esculhambava".
     (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"O escritor nunca mente porque ele é muito competente. Ele só fala para o leitor tudo que sente". - SANFERR, 29.07.1986

RENÉ SANFERR, 26.02.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

Um comentário:

  1. É impressionante como este blogueiro, a cada semana, nos prega uma peça de extremo bom gosto, informação e cultura. Por estas e outras que leio, acompanho. E, nos dias de hoje, saber quem foi este grande escritor alemão naturalizado norte-americano é coisa para poucos. Principalmente a juventude que não sabe nada que é bom, apenas estas porcarias que se vê nas ruas. Agora então no carnaval... Sanferr fala sobre tudo com tanta competência que transita em todas as áreas com a maior facilidade mesmo. Se as escolas dessem mais temas para Redação, certamente os novos alunos saberiam de quem se trata. E teríamos mais estudantes preparados para debater sobre qualquer assunto. Como professora universitária, sei que somos, principalmente aqui na Bahia, um povo deficitário de uma boa leitura. Os jovens estão mais preocupados em ir a estes shows que não acrescentam nada para a nossa intelectualidade e cultura, muito ao contrário, servem apenas para valorizar tudo o que não presta e os leva a desinformação total. E pensar que tem certos programas locais que facilitam o emburrecimento educacional dos nossos jovens quando, os próprios apresentadores, falam errado e tem um linguajar nada normal. E, sim, bastante vulgar, como diz Sanferr. É inconcebível que um dono de televisão faça vista grossa as baixarias que estes programas apresentam, as tais atrações sem nenhuma classificação que se apresentam. Agora mesmo, no carnaval, todas estas bandas que fazem apologia a imoralidade, indecência e falta de enriquecimento cultural e didático, estão na tela de uma tal emissora de televisão local. Esta é a pior de todas. Já proibi os meus filhos de acessar aquele canal. Sanferr às vezes exagera quando usa termos nada agradáveis, mas ele está certo. Não procuram educar os jovens, recomendar uma boa conversação e leitura. Incentivam, sim, a escutar músicas que não valem nada, dignas de bordéis sem nenhuma classificação. Aonde está o Governo que não se pronuncia? Graças á Deus ainda temos a TV Educativa que informa, educa. Mas esta emissora não presta porque não aparece atrações indecentes, que envergonham a pior das prostitutas e o mais indecente dos cafetões. A mesma baixaria que vemos em todos os lugares, em todas as ruas, bares. Hoje em dia famílias decentes, de moral, não podem mais sentar para se divertir num lugar público que logo tem de escutar estas aberrações culturais e presenciar a degradação moral das jovens, e dos meninos também, que sabem tudo que é música que não vale nada, as coreografias que induzem a prostituição e degeneração da célula-mater que é a familia. Programas de televisão como estes que são produzidos aqui na Bahia e que levam a juventude a absorver tudo que não presta, deveriam ser banidos das telas. Cadê que quem os apresenta não recomenda um bom livro, um bom filme? Sanferr tem razão quando fala a verdade sobre a música de nossa terra. E tem gente que não gosta. A produção destes programas é composta por que tipo de pessoas? Será que elas deixam as suas filhas ouvir músicas como aquelas e dançar daquele jeito em suas casas? A cultura baiana está, realmente, como diz Sanferr reiteradas vezes aqui no seu blog, indo para o esgoto. Eu me sinto envergonhada, como mãe, cidadã e educadora, ao dizer que sou desta terra onde não estão respeitando a moralidade. Nunca escrevi tanto na minha vida, mas aproveitei a época do carnaval para dar este toque. Já que vamos ver mesmo tanta porcaria tocando, e se dançando, nas ruas... ANA, professora universitária.

    ResponderExcluir