terça-feira, 11 de novembro de 2014

O PAPEL SÓ PROVA QUANDO NELE TUDO QUE SABEMOS SE MOSTRA.

UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.


"POR INVEJAR, AS PESSOAS
CRIAM MITOS E LENDAS QUE NUNCA IRÃO SE CONFIRMAR"





DRA. CARMEM LÚCIA ANTUNES ROCHA.
AS DECISÕES DO STF
SÃO PARA SER OBEDECIDAS OU ESQUECIDAS?


     Em 2009 - mais precisamente no dia 17.06 - o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou, quase por unanimidade ( Carmem Lúcia, Ellen Gracie, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Cézar Peluso, Celso Mello, e o autor do projeto, Ministro Gilmar Mendes) que NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO SE TER O DIPLOMA DE JORNALISMO para exercer a profissão... (?) ... Decisão bastante salutar, diga-se de passagem. Claro! Uma coisa é você ter "a sorte" de passar no vestibular-loteria para Comunicação na base do "unidunitê" (riscando os X do famigerado citado vestibular, o qual deve ser abolido de imediato, ficando apenas as provas com respostas escritas à mão pelos vestibulandos, como na Redação), e outra, completamente diferente, é o cidadão saber escrever, provando, com "o preto no branco", que tem um excelente texto, está apto à escrever qualquer artigo, crônica ou matéria. (Grandes escritores, dramaturgos, contistas, precisaram fazer - não tem! - universidade para escrever romances, livros, contos, peças?). E não são poucos os "diplomados" que são contra - até hoje não se conformam com o talento de vários que já nasceram prontos, os autodidatas, sem precisar passar pelo be-a-bá do curso - esta decisão, evidentemente. Tem medo dos que não frequentaram a faculdade e são mais eficientes, capacitados, qualificados, que eles. O saber "isto e aquilo" não se prova com um pedaço de papel num quadro na parede. O saber se prova com o criar e escrever. Pegar uma folha em branco e, inteligentemente, preencher.
     Muito - e muitos! - já se fez para "calar a liberdade de expressão". Mas, a liberdade de imprensa deve ser respeitada num país que se diz democrático como o nosso... (E viva a internet que - através de sites e blogs de altíssimo nível cultural e de informação - está fazendo surgir uma "imprensa alternativa")... Muitos já fizeram tudo para criar - orientados pelo PT - o Conselho Nacional de Jornalismo. Claro! O PT sempre quis calar os veículos de comunicação independentes. E a ex-candidata a presidência da República, Marina Silva, desde a campanha de 2010, se mostrou veementemente contra isto, esta arbitrariedade sócio-cultural; e esta posição foi determinante para, desde aquela época, eu simpatizar com a candidata e suas ideologias. O governo do PT, por sua vez - desde os tempos de Lula - quer (agora dizem que não!) intervir na programação, no gerenciamento e até na propriedade das emissoras de rádio e TV. Propostas (nefastas, ditatoriais) que surgiram na CONFECOM (Conferência Nacional de Comunicação), em 2009. Portanto, está mais do que na hora que o Congresso Nacional e o STF se unam para "fortificar" estes mecanismos que nos levam à tão famosa "liberdade de imprensa". E vou mais adiante. Porque não "assegurar direitos" aos blogueiros? Principalmente àqueles que trabalham com informação e cultura?...
     A nossa homenageada de hoje - dra. Carmem Lúcia - é uma MULHER de visão e deve levantar, no STF, esta questão que, por sinal, está atualíssima no cenário jornalístico do nosso país. Claro, evidentemente, que existem blogs disto e daquilo; mas, no frigir dos ovos, para saber "quem é quem", separar o "joio do trigo", o "alho dos bugalhos", é só ter um pouco de discernimento intelectual para distinguir entre um blog que, por exemplo, ensina (nada contra, vejam bem!) pintar unhas, combinação de bolsas e sapatos, do blog que tem conteúdo, um texto de qualidade comprovada, com informações que nos levam a aprimorar nossa cultura. E não são poucos que levam informação e cultura, através da rede mundial de computadores, a milhões de brasileiros (ao mundo todo) diáriamente, semanalmente ou mensalmente. O tempo urge. Já está mais do que na hora do governo se posicionar à favor de uma classse - os blogueiros - que, quer queiram ou não, estão influenciando (e muito) os destinos de nossa nação. E usando um meio de comunicação completamente nova, independente.
     A dra. Carmem Lúcia nasceu em Montes Claros (19.04.1954) e desde 21.06.2006, fáz parte do Supremo Tribunal Federal. Excelência, esperamos que sejam tomadas medidas, o mais rápido possível, para assegurar os nossos direitos. Não estamos num país democrático?... Não vivemos a era da liberdade de expressão? Pois, então? Somos profissionais da palavra, Ministra. Merecemos ter garantias como qualquer outro. Ou, então - como os Castro, em Cuba - vai aparecer um maluco por aí querendo nos transformar em novos Yoani Sánchez. (Se é que me entendem!). Temos, sim, o dever - e não somente o direito - fundamental de fiscalizar o poder. O blog - óbviamente àquele bem escrito, basseado em fatos e pesquisas que dê credibilidade ao que nele foi postado, como o SANFERRPRESS, por exemplo - também fáz parte da Educação do nosso país. É gerenciador de idéias, sugestões e propostas. Num momento em que o país (não dizem?) está crescendo e a demanda por profissionais qualificados se fáz necessária, por que não proteger ainda mais quem mostra estar bastante capacitado, gabaritado? A prova está diante de todos. É só abrir o computador e acessar a "nata da nata" dos blogs quer preenchem todos os requisitos de cultura e informação, levando mais intelectualidade ao povo desta (e de outras) nação.
     Em 1787, anos antes de se tornar presidente dos EUA, Thomas Jefferson escreveu: "Se eu tivesse de decidir entre ter um governo sem jornais e ter jornais sem um governo, não hesitaria nem por um momento antes de escolher a segunda opção". O presidente dos EUA, já naqueles idos, sabia da importância da (boa) palavra escrita, e, dono dela - quem a escreve - é detentor de toda intelectualidade, cultura e sabedoria; infeliz do homem que não tem uma idéia na cabeça, a palavra num texto altamente capacitado e o foco no que vai ser falado, já que a "liberdade de imprensa" (expressão) pode ser demonstrada escrita ou falada. Muitos se dizem - dizem, mas não são - à favor da liberdade de expressão, mas, na prática, "alguns" querem é a "recessão cultural e intelectual". (Se é que me entendem!). Estamos caminhando, se nada de urgente for feito, para o epílogo desta estória que ainda nem começou... Liberdade de expressão, em breve, poderá se comparar ao título de um livro que acabei de ler: "Veneno, Sombra e Adeus". Veneno de quem "diz" que a temos, mas é o primeiro a não querer; sombra, porque a comunicação alternativa - sites e blogs, por exemplo, a mídia de (talvez) um futuro próximo - está vivendo (quase) às escuras e, finalmente, o "adeus" que, brevemente, se o Congresso Nacional e o STF não tomar uma providência, será dada á liberdade de imprensa, já que o governo luta, há bastante tempo, pelo enterro de quem não fala bem dos seus "mal feitos". (O título citado acima é do espanhol Javier Marías, publicado aqui no Brasil pela Companhia das Letras, com tradução de Eduardo Brandão, 616 páginas). Como os Castro, em Cuba, que não gostam de quem fala mal dos seus mandos e desmandos; e, consequentemente, a famosa liberdade de expressão por lá - e em outros países também - está á beira de um verdadeiro adeus, depois de tomar o veneno dado pelos governos e ter vivido anos à sombra... (?) ...
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                        RENÉ SANFERR, 11.11.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"O homem que nasceu para carregar peso com as mãos pode a vida toda chorar, por que não vai conseguir nunca carregar uma cabeça com o poder de pensar".

RENÉ SANFERR, 05.08.2014


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... ELAS GOSTAM 1: os homens, de hoje em dia, estão, propositalmente, deixando de pintar os cabelos de negro. Ou outra cor qualquer! A moda agora - vejam os atores globais, de meia idade - é deixar os fios brancos. Dá charme e um sentimento de experiência, segundo muitos (e muitas) por aí. (SINAL VERDE)


..... ELAS GOSTAM 2: os homens, de hoje em dia - SILVIO SANTOS é um deles - estão deixando de usar lavandas, perfumes ou afins. Sabem porque? Dizem que o CHEIRO DE MACHO é mais apreciado por elas (e, se for o caso, eles também!) na hora do "rala e rola". No máximo, um desodorante sem cheiro, um sabonete quase inodor, e pronto. O resto fica por conta da natureza - odores naturais - de cada um. (SINAL VERDE)


..... segundo a sinopse da nova novela global de GILBERTO BRAGA, o HOMOSSEXUALISMO vai continuar com força total na tela global. E quem vai dar vida a estes novos personagens que prometem causar mais polêmica a um tema que - estamos em pleno século XXI - não deveria causar tanta surpresa, escãndalo e comentários? NATÁLIA THIMBERG e FERNANDA MONTENEGRO. (Se a emissora dos Marinho não mudar o elenco!). Pois é. Duas senhoras. Para provar que o assunto (e amor entre duas pessoas do mesmo sexo) não tem idade. E quanto mais fazem parte da alta sociedade, aí mesmo é que o preconceito já não tem mais razão de ser. (SINAL VERDE)


..... "NÃO ADIANTA CHORAR PELO LEITE DERRAMADO". A verdade - sempre dura e cruel - já "deu as caras" e eu gosto de encará-la de frente, sem falsas ilusões. ACABOU. C'EST FINI. O que? O Baêa - ESPORTE CLUBE BAHIA - está na SEGUNDA DIVISÃO, infelizmente. E pt. Culpa de quem? De uma diretoria incompetente e um elenco que NUNCA, em nenhum momento, "vestiu" a camisa do time. O que - não todos, vejam bem, porque muitos tem amor ao que fáz - jogador de futebol e político tem em comum? O salário. Dinheiro. Tirem ou diminuam, e vejam só o que acontece. E se dizem profissionais. Do que? Profissional de verdade - quando se gosta do que fáz - nem admite tirar férias. Quanto mais!... (SINAL VERMELHO)


..... uma coisa é faltar água. Outra - completamente diferente - é, futuramente (como querem fazer em São Paulo) beber água TRATADA TIRADA DOS ESGOTOS. E agora, Josés e Marias? Vão encarar? Sabendo a origem da água? Não seria mais fácil mudar a água do mar- tirando o sal - para água potável? (SINAL VERMELHO)


.... DILMA ROUSSEFF, segundo anunciou ontem toda a mídia, precisa de MAIS INFORMAÇÕES sobre os 3 bilhões pedidos por GERALDO ALCKMIN para o problema da seca. Se fosse um GOVERNADOR PETISTA seria necessário tais "informações"? (SINAL VERMELHO)


..... tem um tal scarpin preto e branco que é usado no telejornal global "BOM DIA BRASIL" que aparece mais do que quem o usa. Já o vi - observem! - em várias oportunidades nos elegantérrimos pés de ANA PAULA ARAÚJO e MIRIAM LEITÃO. Será falta de opção? Ou de dinheiro, verba, na produção? (SINAL VERMELHO)

..... na BAHIA - atenção, turistas, com o grave acidente auditivo que irão sofrer! - vai começar a época das MERDAS. (Ops! Como assim? Explico). Vocês irão escutar a nova música que envergonha Maria Betânia, Gal Costa, Mariene de Castro, Riachão, Gerônimo, e tantos outros baluartes da (boa) composição. Esses "artistas" - que deveriam estar batendo ponto num emprego qualquer - não tem vergonha na cara, não? Na voz - eles não são surdos, óbviamente! - já perceberam que, até os mortos no silêncio de seus túmulos, estão tapando os ouvidos para não os escutar. Dá tristeza - e pena deles! - saber que estes "tais" não tem espelho em casa para se enxergar. É uma desgraceira só. Coisa de quem gosta de - o que mesmo? - ah, já sei!, "música marombeira". Ou seja, muito corpo - e coreografia de putinha vadia - para quem, no gogó, nunca teve talento um dia. Criaturas, talento não é pra qualquer um, não. Fizeram o ENEM? Que tal? Tem muitas outras profissões: médicos, advogados, engenheiros. Tão dignas e necessárias. Mas, compôr e cantar? Vão - se tiver vergonha na cara - procurar o seu lugar. Os tais "ensaios"? Uma podridão. Esgotos á céu aberto. Uma latrina fétida, nojenta e que causa náuseas. Ao vivo, nas rádios, em todo lugar. (SINAL VERMELHO)

RENÉ SANFERR, 11.11.2014


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Falar sem o nome verdadeiro da outra pessoa citar, não tem Justiça que consiga a pessoa processar, já que ela foi esperta para quem quer que seja nomear". - SANFERR, 10.10.2014

"A criatividade é fruto da genialidade de quem usa a sua intelectualidade para criticar a mediocridade e desmoralizar a vulgaridade". - SANFERR, 08.11.2011

"O talento é que muda a vida do cidadão que tem conhecimento a qualquer momento". - SANFERR, 02.09.1982

"Um emprego comum está à altura de qualquer um que não vai esperar na vida algum reconhecimento pelo seu trabalho, a não ser, no fim dela, se aposentar depois de se matar de trabalhar e pouco da vida conquistar". - SANFERR, 01.05.2013

"Em rua onde mora Maria Nigrinha, a descarada, mulher casada, decente e honrada, não tem vizinha".
                  (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Gastar ou guardar? Se gastar, você soube aproveitar. E, se guardar, você não sabe se, depois, vai ter tempo de aproveitar". - SANFERR, 06.10.2009

"Comprar ou uma casa alugar, na vida não é a questão. Se tiver dinheiro para o aluguel pagar. De tudo na vida se privar para uma casa comprar e pagar, esta sim, é a questão, já que, depois, no cemitério, todos o resto da vida vão morar". - SANFERR, 02.11.2010

"Casa comprada à longo prazo é a mesma coisa de um imóvel alugado. Com uma diferença: dela você não irá puder sair, se do lugar não tiver gostado". - SANFERR, 02.08.2007

"O lugar de quem nasce para no mundo ter o seu lugar, ninguém poderá jamais tomar". - SANFERR, 25.07.1981

"Por mais que o trabalho do trabalhador seja relevante, ele nunca será importante como o trabalho do escritor. Por que o trabalho do escritor corre o mundo e é lido por todo mundo. Enquanto que o trabalho do trabalhador, não é visto por todo mundo e não é conhecido no mundo todo". - SANFERR, 08.02.2014

"A união fáz a força do trabalhador em qualquer ocasião. Ao contrário do escritor, que não precisa de junção para mostrar a sua força em qualquer situação". - SANFERR, 20.04.2014

"O talento é que muda a vida do cidadão que tem conhecimento a qualquer momento", sábia citação. A verdade da vida, nua e crua. Ou vão dizer que não? E, diferentemente, quem não possui os dois - talento e conhecimento intelectual - só tem um caminho á seguir. O que todos - já que poucos, raríssimos, podem se dar ao luxo de ter talento e conhecimento intelectual, pois cultura e capacidade para se colocar "o preto no branco" é presente divino dado somente a poucos privilegiados - seguem: trabalhar, trabalhar, trabalhar e, ao final da vida, se aposentar. (Discordam?). Para olhar para trás e ver, tristemente, que, durante toda a sua vida não teve um só patrão, um só emprego, que fosse lhe pagar o que "de direito por tanto labutar", se merecia ganhar... (Ou não!)... Ramon Salázar gostava - e como gostava! - de trabalhar. Mas, por prazer; fazendo o que gostava, sabendo que encontraria, mais cedo ou mais tarde, o seu lugar. Tinha muitos exemplos para lhe inspirar. E, como bom brasileiro, e consciente do seu valor, talento e competência, tinha (também) como espelho a poetisa mineira Cora Coralina. Depois dos setenta anos - quando a maioria acha, errôneamente, que já deu tudo que tinha de dar neste mundo, e a vida está chegando ao fim, só esperando gozar com a miséria que ganha ao se aposentar - a mente genial daquela escritora provou à todos que o "lugar de quem nasce para no mundo ter o seu lugar ninguém poderá jamais tomar". Hoje, amanhã ou depois, esta pessoa, em algum lugar vai chegar para lá, neste local, a sua bandeira com a sua marca (nome) fincar; da mesma forma que o astronauta (dizem, eu nunca acreditei que o homem fosse lá) deixou, na lua, a marca que, um dia, o homem esteve por lá... (?) ... Ramon Salázar escrevia. Muitíssimo bem. Um gênio das palavras, um ás da criação, da invenção intelectual; transformando fatos reais do seu dia-a-dia em estórias (quase) ficcionais. E ele se lembrava dos tristes episódios acontecidos em Santa Helena, como, certamente, Napoleão Bonaparte deveria ter, um dia, lembrado de batalhas sofridas e perdidas; melancólicamente, sem saudosismo. Para este nobre e genial escritor dos tempos atuais - e nordestinamente brasileiro - Marriete, Dodora, Capenga, João (Nêgo Fulêro) Deodato, Maria Nigrinha, e todos os outros que, desgraçadamente, ele teve a infelicidade de conhecer, fizeram parte de uma página de sua história, que ele deveria apagar para sempre do livro de sua vida. eram pequenos, medíocres e insignificantes demais diante dele; de sua grandeza - não como homem, já que todos somos filhos de Deus, mas como criador e, genialmente, inventor da arte de saber "falar" (se é que me entendem!) palavras no papel - e superioridade. No futuro todas as gerações dele falariam, se lembrariam. E comentaria, bem ou mal; porque pior do que ser bem ou mal falado, é o homem ter pelo mundo passado e ser, ridicularmente, um homem sem sentimento nenhum no outro ter deixado. Todos eles - por nascerem sem o tal talento, conhecimento intelectual - viveriam sempre, por toda a vida, a estória da maioria das pessoas. O mesmo trabalhar, se cansar, e o mínimo, ao final da vida, conquistar. Jamais teriam suas marcas - porque não faziam nada de nada para ter um nome - fincadas em nenhum lugar. E o que era o mínimo de muitos, diante do máximo de poucos?... O que todos conseguem almejar; e conquistar.
                 - Ah! Eu sonho ter uma casa!... - dizia um.
                 - Eu vou ter um carro. - completava o outro.
                 - E eu, além de tudo isto, vou ter filhos, me aposentar, e sentar numa praça para jogar dominó, esperando a hora de Deus me levar!... - resumira, em poucas palavras, a síntese verdadeira de quem é, foi e sempre será sinônimo da mediocridade: sócio, cultural, profissional e, o que é pior, intelectual...  Isto foi dito pelo terceiro. A vida, diga-se de passagem, tão medíocre e insignificante quanto quem o mínimo dela espera.
     E os sábios - de ontem, hoje e de sempre, assim como Salázar - poderiam se indagar: casa e carro são eternos?... Sentar, depois de se aposentar, numa praça para dominó com os amigos jogar, é sinal de que se foi um homem (e teve!) com um trabalho de valor, reconheecimento para uma marca deixar?... Aonde, na história da humanidade, desde os primórdios - pesquisem, leiam, procurem - está escrito nomes de todos os homens que tiveram casa, carro e, no fim daa, cheio de filhos, sentaram-se na praça para esperar a morte chegar? Em canto nenhum, em livro algum. Viveram - e morreram - na mais total insignificância, justamente por, o seu trabalho, não ter nenhuma relevância. (Verdade, sempre dura e cruel!). Mas - diferentemente de todos - os poucos nomes que marcaram a história, são as marcas dos homens de talento e conhecimento intelectual; os mesmo que, em algum momento - mesmo tardiamente, como Cora Coralina - fizeram a sua existência no mundo ter valido a pena. E, sendo assim, o dia chegou para que..."
                    (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Tem emprego que é uma verdadeira humilhação e, por outro lado, tem trabalho que tem ampla repercussão". - SANFERR, 09.09.2012

RENÉ SANFERR, 11.11.2014

 ATENÇÃO      
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

6 comentários:

  1. Vejo que Sanferr atendeu o meu pedido. "Wallace"

    ResponderExcluir
  2. Concordo que não há necessidade de diploma para escrever bem. Malu de Castro

    ResponderExcluir
  3. E pra escrever bem precisa de diploma? Desde quando. Jorge Amado era advogado. Nada a ver com escritor. E foi quem foi.

    ResponderExcluir
  4. Sanferr vai de um tema ao outro com a maior facilidade.
    TONINHO, SP

    ResponderExcluir
  5. Sim, as decisões do Supremo tem de ser obedecidas e não contestadas. Como todos sabem, faço faculdade de Direito aqui na Bahia. Antonio

    ResponderExcluir
  6. Esta lei é antiga. E até hj eu não sei se está sendo cumprida, não. "URSO"

    ResponderExcluir