quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O BIGODE QUE VALE MAIS QUE UM DECRETO-LEI

                                                 


                                              DR. JOSÉ MAGALHÃES,
     Cara de mau, "poucos amigos", mas um homem espetacular, como poucos.


     Dizem que a Bahia é um Estado disfarçado de gravadora, um celeiro de artistas, que aqui não se nasce, estreia-se. Mas quem foi notícia semana passada na mídia nacional foi o cara que tomou, literalmente, um banho nas águas da baía de Todos os Santos. Até aí nada de excepcional, se O CARA não fosse o delegado mais polêmico da terra do Senhor do Bonfim e o tal banho não tivesse ocorrido, involuntáriamente, por conta da queda do seu carro nas águas fétidas e sujas do pier de atracação do sistema ferry-boat (embarcação que fáz a travessia Salvador-Ilha de Itaparica) na hora que o barco estava chegando ao terminal de São Joaquim (cidade baica, na capital baiana). O episódio incomum, até certo ponto, digamos, burlesco - tratando-se de quem e o motivo do incidente - serviu para que o povo voltasse a atenção para o que àquele banhista (?) representa na boa terra: o combate a violência. Porisso decidi pesquisar e conhecer à fundo essa pessoa singular, ímpar, sui generis que, por seus feitos (e aparência!), tornou-se uma das grandes personalidades desta região.
     Não vou falar aqui sobre a violência casual de uma atracação mal feita (o que não poderia acontecer) no desembarque do ferry-boat. Uma tragédia de proporções inadmissíveis poderia ter ocorrido. Vou falar da violência que dr. Magalhães combate com pulso forte, a criminalidade (e o pânico) que todos nós estamos convivendo nos últimos tempos. Para vocês terem uma idéia da "terra sem lei" que Salvador e região metropolitana se transformou, de janeiro até hoje foram mais de trezentas mortes. De jovens a adultos, todos temem por sua integridade física -e, óbviamente, emocional, já que sofremos um desgaste diário sem proporções com essa triste realidade - ao sair às ruas. Nesses dias de folia momesca a situação tende - queira Deus que não - a piorar. O foco do turismo soteropolitano (Pelourinho, praça da Sé, Igreja de São Francisco, rua do Liceu de Artes e Ofícios, a Catedral, o Elevador Lacerda) está jogado às moscas, não se tem mais segurança ao caminhar-se nas suas ruas centenárias. Mas, como tudo nesta vida tem jeito - ou, ao menos, nos iludimos que terá - este cenário, esta triste paisagem pode se transformar outra vez. Isto se um homem tiver a oportunidade que outros tiveram - por apadrinhamento, protecionismo, partidarismo, sabe-se lá! - e não souberam aproveitar. Nesta "dança das cadeiras" do governo estadual, por que o governador Jacques Wagner não se lembrou do bigodudo, digo, do dr. Magalhães? O delegado que com sapiência sabe conciliar competência e humanidade? Competência de delegado com formação diária nos cárceres da vida e humanidade - o que lhe é peculiar, segundo os moradores da ilha - ao olhar os detentos como seres humanos e não bichos enjaulados.
     José Magalhães, o homem, o cidadão, o bom amigo, é um cara sensível, com sentimentos nobres. Cumpridor dos seus deveres, honrado, caráter irretocável. Destemido, não se intimida, mesmo quando teve sua casa invadida na ilha por meliantes à sua procura. Fatos como esse sobre sua vida fascinante, e perigosa, estão se transformando em lenda. Prudente, sensato, ele - a exemplo de seus colegas, não aprova a vingança gratuita popular (linchamento) que se tornou rotineira nas mãos de pessoas inescrupulosas, as quais, errôneamente, desacreditando na Justiça, pegam os bandidos para trucidar em praça pública, numa típica demonstração de um falso poder (que não lhe é conferido) e imitação dos meios rudes e escabrosos aplicados na Idade Média. Como se não bastasse, esses "INjusticeiros" (?), tão marginais como àqueles que estão aplicando o corretivo, filmam e vendem essas imagens horrendas, desumanas, para (o que é pior, inconcebível) emissoras de TV que, inconsequentemente, sem o menor sentido ético do bom jornalismo - e olhem que eles são "diplomados", estudaram todo o be-a-bá! - pagam para exibí-las em seus programas de baixo conteúdo, classificação e qualidade, mas com altos índices de aprovação popular. (Felizmente, ou infelizmente, assistidos apenas por pessoas sem a menor noção de moral, ética, humanidade e amor ao próximo, as quais só querem ver "o circo pegar fogo"). A violência pela violência não é justificável, não pode ser exibida, homenageada, "holofoteada" (se é que me entendem!), aplaudida, banalizada. Prendam. Chamem os "home", não é assim que a maioria emburrecida fala? Dr. José Magalhães não apóia esse tipo de atitude, de comportamento doentio, de um prazer imcompreensível que leva tais pessoas a se vingarem de outras. A Bahia merece ter esse homem fazendo parte da alta cúpula da SSP (Secretaria de Segurança Pública). Junto com os demais, certamente teríamos mudanças radicais nestes tristes índices divulgados diáriamente pela mídia.
     O povo de Itaprica hoje e Mar Grande (onde ele também já trabalhou e deixou sua marca) sabe que o bigodudo é daquele tipo de homem que os pêlos que enfeitam a parte superior dos lábios vale mais que uma assinatura, uma ordem, um decreto-lei. Ele não é apenas o delegado de uma região com graves problemas de tráfico, homicídios, assaltos, etc. Ele é um estudioso da alma humana e não seria loucura chamá-lo de filósofo, diplomata e intelectual dos xilindrós.
     Entenderam por que a Bahia não é apenas um Estado disfarçado de gravadora, um celeiro de artistas? Temos outros talentos enriquecendo a nossa terra. Em todas as áreas.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quiser, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                                      SANFERR, 24.02.2011

CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                           DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3



                                                          P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O

15 comentários:

  1. O futuro do Jornalismo é a internet. E SANFERR, com talento e competência, está sendo o percusor do colunismo virtual. Eu, como editor-chefe de um jornal, garanto que daqui a alguns anos ele será lembrado como o pioneiro, já que está fazendo escola e vai ficar na história. Antes o texto dele era prolixo, mas esse pequeno detalhe ele consertou e agora não vejo mais nenhum defeito nos artigos que estão cada vez melhores. É como já li um comentário aqui sobre ele ser apenas um rapaz latino americano, sem parentes importantes e vindo do interior, fazendo uma comparação com a famosa música de Belchior. Mas, estamos observando a trajetória de SANFERR com atenção e em breve não somente a mídia virtual terá a honra de presença desse excepcional colunista que, mesmo sendo autodidata, está dando um show de jornalismo a cada semana. Francisco.

    ResponderExcluir
  2. Amizade é mesmo para se guardar do lado esquerdo do peito. E tem tanta gente por aí que encontra esse tesouro e joga fora, esnoba, maltrata, despreza. Eu já passei por isso. Acredito que todos vcs. também. Porisso, quando encontramos um amigo-irmão-camarada-parceiro como Sanferr, mesmo à distância, devemos conservar. Para vcs terem uma idéia do que é esse cara em termos de gente, ser-humano, peguei uma gripe e ele só faltou mandar chá e meia para esquentar os meus pés pelo telefone. Sem falar nas ligações a cada 10 minutos. Já tava enchendo o saco. Brincadeira, meu querido. Obrigado por vc. existir e estar ao meu lado. Mesmo à distância. Mesmo sentindo sua presença através de email, celular. Bendito o dia que nossos caminhos se cruzaram naquele restaurante lá no Rio de Janeiro há hum ano atrás. Você vai ser meu amigo, meu parceiro, pro resto de minha vida. E pare de desconfiança, imaginar coisas. Seu mal é esse. Vc se torna eternamente responsável pelo que cativas, de Saint-Exupéry. Toninho, SP.

    ResponderExcluir
  3. Tava ontem de bobeira, sem nada pra fazer depois que saí do trabalho e reli alguns artigos de Sanferr desde o início em outubro pp. Quem disser que o brother não tem talento, competência, é inveja mesmo, deve estar cego ou querendo tapar o sol com a peneira. Vamos dar a César o que é de César. Eu posso não gostar, não simpatizar com alguém por um motivo ou outro, ou até sem motivo, por questão de antipatia mesmo, só que eu sei dar o devido valor aquela pessoa. O mano é altamente capacitado, qualificado. Tem um jeito de escrever próprio, inconfundível, somente dele. A gente assiste e lê, na televisão e nos jornais, tanta merda, tanta coisa ruim, que fica dando graças a Deus quando chega quinta-feira para ler o artigo dele. Rafa.

    ResponderExcluir
  4. O carnaval chegou. Paz, meus amigos, muita paz. Brinquem, divirtam-se de coração aberto, sem ódio, sem receio de ser feliz. Como representante do poder Judiciário, para quem não sabe sou promotora de Justiça, peço à todos que mudemos a imagem de nossa querida Bahia lá fora agora no carnaval. Vamos diminuir a violência. Pelo amor de Deus! "Wallace".

    ResponderExcluir
  5. Tava lendo o comentário postado aqui na coluna de meu primo pela leitora Domênica sobre o tal amigo jornalista dela e vi que ela tem razão. O que tem de gente sem talento por aí escrevendo, falando nas tvs, mas é parente dos donos de jornais e televisões. Parece que o diploma foi adquirido com muita sorte. Dêem uma olhada por aí. Aqui mesmo na Bahia tem um cara que apresenta um certo programa e o que é aquilo? Estudou aonde? Como? Ele com aquele jeito parvo não devia tá apresentando nem programa de escola. Infantil.Bonitinho, bem vestido, mas só fala bem quando lê a notícia colocada pelos redatores. Quando resolve fazer um comentário próprio, sem texto, é um desastre, uma bomba atômica detonada dentro do estúdio. Domênica, vc tem toda razão. Diploma, faculdade, estudo, é extremamente necessário, imprescindível. Só que para algumas pessoas, na área da Comunicação (escrever) tem pessoas que dão aula até nos professores se duvidar. Sanferr não vai gostar por eu ter postado isso aqui, mas é verdade. Como colunista, autodidata, ele é o COLUNISTA. Goste quem gostar, quer queiram ou não, meu primo tá mostrando toda semana o que é talento nato, qualificação, competência e criatividade. Aprendam com ele que não passou pelo vestibular para PROVAR QUE É BOM NAQUILO QUE SABE FAZER MUITO BEM: ESCREVER. Parabéns, primo. Tá dando na cara de muita gente que se acha bom por aí. Valeu?

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Sanferr escreve não é de hoje. Desde cedo, ainda no colégio, era admirado até pelos professores pela capacidade dele em colocar no papel suas idéias criativas, geniais. Li várias obras dele e já está mais do que na hora do mundo conhecer do que ele é capaz. Não quis ser doutor (médico, dentista, engenheiro, advogado) mas é um mestre na arte da escrita, do bom texto. Faculdade de Comunicação tem todo seu valor, claro! Mas tem pessoas que já nasceram prontas e o STF sabia disso quando decidiu pela não obrigatoriedade do diploma para escrever em jornais. Se botar na balança, Sanferr derruba até mesmo muitos professores da FACOM.

    ResponderExcluir
  7. A violência não é coisa comum somente na Bahia, apesar de nos últimos tempos Salvador estar em noticiários ruins sobre isso. cOMO É QUE PODE, O QUE LEVA O SER HUMANO A PRATICAR O MAL, TER PRAZER EM FERIR, AGREDIR O SEU IGUAL? Gente, pensem em Deus, vamos lembrar que a vida é curta e praticarmos mais o bem. O carnaval está chegando. Espero que os baianos não dêem motivos para os turistas correrem desse Estado, desta cidade linda, no próximo carnaval, próximo verão. Paz! Paz! Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  8. A cada dia que passa fica claro que meu amigo SANFERR é mesmo um ser predestinado, pela sua capacidade de, bravamente, lutar por aquilo que quer, sem medos dos impecilhos que a vida lhe impõe. Admiramos muito ele, todos aqui em casa, e desejamos que ele não perca essa fé jamais. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  9. Desejo a todos, principalmente os baianos, um feliz carnaval. Paz, meus amigos. Brinquem com o coração e não com a mão armada. Porque senão ou vc vai pro cemitério mais cdo ou então pra cadeia. O que vc prefere? Estou lendo as notícias e sei que a coisa na Bahia tá feia.

    ResponderExcluir
  10. Sanferr é realmente um mestre na arte de saber escolher as personalidades e escrever sobre elas. Dr. José Magalhães é mesmo um homem do bem, um delegado que deveria estar à frente da SSP. Duvido que a bandidagem não acabasse em dois tempos. Gosto de carnaval, mas a violência taí e o governo não pode disfarçar, maquiar, essa realidade para que os turistas, enganados, venham e deixem aqui seus dólares, euros. Cuidado, amigos. O carnaval da Bahia é bom, maravilhoso, mas tá perigoso. Chico.

    ResponderExcluir
  11. A personalidade de hoje na coluna Sanferrpress merece estar aqui. Vou sempre a ilha de Itaparica e o trabalho de dr. José Maglhães é admirável. A violência não acabou, mas se ele tiver melhores condições de trabalho, brevemente o outro lado da baía de Todos os Santos será referência para toda Bahia. Parabéns, meu amigo. Como sempre vc está dando um verdadeiro banho de colunismo aqui na internet. Show de bola.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de parabenizar os organizadores da Lavagem de Mata pela excelente festa. Sanferr não pôde estar presente, mas nosso amigo e cicerone que posta comentários aqui com o pseudônimo de Alexander entendeu e nos proporcionou, a mim e meu gato, um dia super gostoso. Tomei todas, dancei e me senti numa prévia do carnaval aqui de Salvador. Valeu a pena. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  13. Valeu, Vi. Acabei de ler seu comentário. Para quem não veio, a Lavagem aqui de Mata São João (Bahia) foi nota 1000!! Pena que não contamos com a presença do único amigo famoso da internet que conheço e tá bombando toda quinta-feira, mandando ver nos artigos dele. Aliás, gente, vcs não fazem idéia como é dificil fazer esse cara sair, dar o ar da graça. Mas recebi o email dele, e um cartão manero desejando uma ótima festa e boa sorte. Valeu, brother. Alê.

    ResponderExcluir
  14. O carnaval tá aí, batendo à porta e o artigo de hoje da coluna é bastante apropriado. Todos já sabem que eu e Sanferr nos conmhecemos, em abril do ano passado, durante uma viagem de Salvador pra minha cidade, onde ele morava na época, e fomos vítimas de um assalto no ônibus. Dr. Magalhães é um delegado polêmico, folclórico, mas sabe comandar com eficiência a delegacia que lhe é confiada. Pena que ele não tenha sido indicado para cá, pois estamos precisando de um homem assim. Daqui há uma semana estaremos iniciando a maior festa da Bahia, do Brasil e do mundo e espero que nossos governantes tomem medidas drásticas para acabar com a criminalidade na Bahia. Como homem que trabalha com a lei, desejo isso ardentemente.
    PP, da Nova.

    ResponderExcluir
  15. Tô de mal, de mal, de mallllllll!! Sanferr não veio pra festa de Mata. Vi apareceu com aquele bofe lindo de viver, de matar e de ser presa por ele. Rarará!!!!!!!!!!! E eu, abalei, gente! Fui o sucesso da tarde, da noite e até de madrugada só DEU eu. No próximo ano, se Deus quiser, Sanferr me prometeu que vai vir. E Vi, gente. Tava linda, arrasando com aquele shortinho que mostrava até as curvas da estrada de Santos. Rarará!! O puxão de orelha eu já dei em SANFERR por email e celular. Djean Bruno, diretamente de Pojuca, Bahia, pra ser lido e comentado em todo mundoooooooooooooooooooooo!!

    ResponderExcluir