quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SONHAR, DESEJAR, QUERER E PODER.




ACESSOS
BALANCETE MENSAL
(MÊS 16 - PERÍODO)
01.01.2012 a 01.02.2012
home-page:
HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
(291.084)
(NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
Parabéns, SANFERRPRESS!!

 JUSCELINO KUBITSCHEK.
O QUE SERIA HOJE DO BRASIL SE ESTE "SONHADOR" NÃO TIVESSE EXISTIDO?


     "O sonho de uma pessoa não deve ser ignorado, já que futuramente poderemos nos arrepender desta prova de total ignorância", diz um das centenas de pensamentos escritos por mim ao longo da vida. No caso deste cidadão, mineiro de nascimento, brasileiríssimo de coração, que estamos homenageando hoje, teríamos nos arrependido e muito. E pior: se ele não tivesse ousado sonhar um sonho possível, que para muitos - ou quase todos, diga-se de passagem - era impossível, utopia de um visionário maluco que (possivelmente) não tinha "os pés no chão", vivia "no mundo da lua", divagando sobre seus ideais e sonhos (talvez pesadelos, na opinião "realista" (?), desmotivada e incapacitada daqueles que são eternamente (e erradamente pessimistas) "quixotescos". Mas, Juscelino Kubitschek de Oliveira sonhou de verdade, desejou ardentemente, quis com todas as forças do seu ser e, finalmente, ganhou poder para transformar "50 Anos em 5", fazendo do que antes era uma inexpressiva (?) nação tupiniquim num país de futuro relevantíssimo dentre todos os outros do planeta. Sem ele, FHC, Lula e atualmente Dilma Rousseff, não teriam tido meios para fazer o Brasil decolar em direção ao primeiro mundo. Se JK não tivesse - além de sonhar - ousado, seus sucessores jamais teriam forças e, principalmente, coragem de dar continuidade aos seus sonhos e hoje estaríamos com o pires na mão DEVENDO e não EMPRESTANDO para as (outroras) posudas nações do (antes) inatingível primeiríssimo mundo. Política, social e financeiramente falando, devemos o que hoje somos aos ideais deste sonhador que, das Minas Gerais, amou o Brasil de norte a sul, do Oiapoque ao Chuí.
     O interessante no trabalho de blogueiro-colunista é a pesquisa, pois estudar a vida, a trajetória de um homem assim é um prazer indescritível. E mais indescritível ainda são os fatos, as estórias que fizeram da vida dele uma verdadeira aula de história do Brasil. Um homem poderoso, mas de hábitos simples, que adorava viajar de avião, quase não dormia e, mesmo nos dias mais atribulados, sempre achava tempo para almoçar (geralmente seu prato preferido, que era arroz com quiabo, couve e galinha ao molho pardo) com a família no Palácio das Laranjeiras, sede do governo na antiga capital, no Rio de Janeiro, quando, ao lado de dona Sarah, ele fazia questão de saber como as filhas Márcia e Maria Estella (adotiva) estavam indo nos estudos, além de descansar por uns vinte minutos, sempre tirando o terno e gravata e vestindo o pijama, depois da refeição. Diáriamente, sua primeira obrigação presidencial era telefonar para a mãe, da qual ouvia sábios conselhos.
     JK nasceu em 12.09.1902 em Diamantina (MG), filho de dona Júlia e seu Júlio César, o qual, proféticamente, escreveu para um parente: "Zino, nasceu ontem o futuro presidente do Brasil". Alguém deve ter sussurrado "que os anjos digam amém". E não é que disseram? O Brasil se orgulha de seus vários líderes e estadistas - dentre os quais "marcas" (literalmente falando) como Tancredo Neves, Rodrigues Alves, Getúlio Vargas, FHC, Lula, Campos Salles, Ulisses Guimarães, etc. - mas a simplicidade e espontaneidade de JK impressionava, deixando várias estórias e "causos" na memória de quem o conheceu de perto. Por exemplo: o presidente de Portugal, Craveiro Lopes, visitava a nova capital (Brasília) ainda em construção e, sem cerimônia, disse que "só durmo com um penico perto da cama". O que fez, então, o irreverente anfitrião? Mandou seus assessores, no meio da noite, em busca da urinol presidencial... (?)... Não foram poucas às vezes que JK, de botas, comendo churrasco e tomando cerveja - mais brasileiríssimo impossível! - dava ordens aos peões, chamando-os (pasmem!) pelo nome. Assim era o homem Juscelino, o presidente JK, eleito presidente da República, governando o país entre fevereiro de 1956 a janeiro de 1961, depois de se eleger deputado federal em 1934 com o apoio dos antigos pacientes. Médico formado em 1927, casou-se com Sarah Gomes de Lemos em 1931 e viveram juntos, aparentemente felizes, até a morte dele em 22 de agosto de 1976 num (suposto) acidente de carro na via Dutra (trecho São Paulo - Rio), morte até hoje muito mal explicada. Dizem que ele foi assasinado. Mas tudo são especulações e nada ficou provado. (E, pelo jeito, nunca será).
     "Só vi meu pai chorar em duas ocasiões: na morte de algum familiar e a inauguração de Brasília", disse Maria Estella. Talvez, publicamente, ele não o fizesse, mas, quem sabe?, nos braços de Maria Lúcia?. Quem? Maria Lúcia Pedrosa, uma famosa locomotiva do jet-set carioca, teve um romance (não tão) secreto com o presidente durante dezoito anos. Belíssima, parecida com a atriz americana Kim Novak, um dos ídolos de JK, os dois se conheceram em 1958 numa festa no Palácio das Laranjeiras e um chá no dia seguinte foi o estopim para esta paixão avassaladora deslanchar. Homem de grandes sonhos, feitos e (também) três paixões: pelas mulheres, pela política e por seu povo. JK não era amado, era idolatrado. Ao deixar o poder em 1961 foi senador (GO) e todos queriam sua volta à presidência em 1965. Seu nome era o preferido de 60% do eleitorado. Mas, veio o golpe militar em 31 de março de 1964 (meu ano, porisso sou polêmico assim) e, cassado, Juscelino foi obrigado a deixar o país partindo para seu maior pesadelo: o exílio. Foram três longos anos em Lisboa, Nova Iorque e Paris. Sofrimento pouco é bobagem e JK viveu esses anos à beira do desespero com saudades do Brasil. Em 1967 voltou. Na época do AI-5 ficou na cadeia - por que será que todos os grandes passam por ela, não é, companheira Dilma? - por um mês. Proibido de "botar os pés" em Brasília (quanta crueldade!), comprou uma fazenda em Luziânia (GO) para ficar perto da "menina de seus olhos". Passou-se alguns anos - e quem ama não esquece e um dia procura sua paixão - disfarçou-se colocando um chapéu de palha e foi ao encontro de Brasília à bordo da boléia de um caminhão. Chorou de dor, saudade e emoção ao ver a "sua criatura" (a capital idealizada por ele)... de longe.
     Michel Temer disse: "Como Juscelino, sou conciliador, não guardo rancor". Ele conheceu Juscelino quando era estudante de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Tinha 18 anos ao se formar e JK foi convidado para paraninfo, mas não pôde comparecer. Á bordo do avião que o levava para o sul, numa escala no aeroporto de Congonhas, mandou a turma ir ao seu encontro. Lembra Temer que "entramos no avião e ele fez questão de assinar nossos diplomas". Situação mais JK, impossível!  Provava assim a sua irreverência, o humor de um homem público que aprendeu com as dificuldades de uma infância pobre a ser um gozador. Tanto que, quando estava no seminário em Diamantina, mesmo acordando todos os dias às cinco da manhã e vestindo batina para estudar o dia inteiro, Juscelino não perdeu sua verve humorística. Isto até os quinze anos. Mas, com esta experiência, digamos "edificante" e (quase) santa - para um homem dado aos prazeres mundanos - um outro lado veio à tona: a fé inabalável. A mesma fé que "move montanhas" num simples mortal, no "deus" da política moveu todo um país à seu favor, conquistado pela sua determinação em se tornar grande juntamente, ao mesmo tempo, que o grande amor de sua vida: o Brasil.
     Tudo que for dito sobre Juscelino, o homem, ou JK, o mito político - a boa verdade e as péssimas calúnias também, dignas dos medíocres, despeitados e incapacitados - não será lenda. Será história. Ou estórias. Como àquela que se comentava - todos assombrados, boquiabertos - como ele podia saber o nome de todos. Na realidade - truqueiro como ele só - JK se aproximava do interlocutor, abraçava e perguntava baixo seu nome, para, logo em seguida, repetir em alto e bom som: "fulano, como vai?"... Um homem, um grande estadista, uma figura inimitável, única, excepcional como poucos conseguem ser. Criticado, às vezes ridicularizado por seus ideais e sonhos - os quais ele provou que não eram pesadelos - JK foi, é e sempre será a imagem perfeita, o exemplo que o homem não se fáz por sua identidade sexual ("eu sou homem"), mas o legado de grandes criações e obras que ele deixa para a posteridade.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                R. SANFERR, 02.02.2012

a ESFINGE:
     "Homens, homens!... O que seria da nossa fortaleza sem a grandeza de uma mulher por trás para orientar e administrar os nossos pequenos, egoístas e arrogantes pensamentos?".

                                                                                                                                                                                R. SANFERR, 04.07.2003

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaborades (patrocínios, doações):

     Salve, Maria!!
     Hoje, mais uma vez, saudamos a Mãe de Deus, denominada nesta data como Nossa Senhora das Candeias. Deus seja louvado e glorificado em toda Sua glória e esplendor por ter nos dado esta belíssima flor: a sempre Virgem Maria.
     E pensar que a ignorância - mas tudo em nome do turismo, dos caraminguás dos visitantes - não somente dos incultos (pasmem!), quase coletiva está poluindo hoje as águas do mar. E depois, incompreensívelmente, se queixam da triste sorte do fundo do mar, um dos mais importantes elementos da (verdadeira) Mãe: a mãe Natureza.
     Tô fora!! Respeitando a crença de cada um, mas, por outro lado, Tô INTEIRAMENTE DENTRO para louvar a verdradeira (e Única) Rainha do céu e da terra. Não já disse que não faço parte do bloco do mesmismo, dos modismos, das falsas idolatrias, não sou "maria vai com as outras" para agradar a dois senhores ao mesmo tempo, ser simpático e agradável aos demais, condenando assim minh'alma? Só acendo uma vela.
     A minha sorte -seja ela qual for e estou aqui à disposição do Senhor, do Criador, para aceitar - a minha saúde e paz, quem me dá é Deus e não outras figuras míticas criadas pela imaginação fértil e a falta de (verdadeira) fé n'Aquele que disse: "Eu Sou o caminho, a Verdade e a Vida"...
     Boa sorte para quem acredita (?) que fé é poluir os mares. Como aquela cantora - aliás, afinadíssima - que hoje estava num telejornal matinal (geralmente nunca assisto, mas excepcionalmente liguei a TV na hora) que disse que a rainha (?) do mar deu muitas coisas a ela. (Pelos trajes via-se logo a origem). Ora! E Deus? Nos dá o que, querida? Também! Deve ser mais uma "invocando" todos os (falsos) "deuses" - e orixás - para fazer sucesso. Deus - Ele mesmo - a ajude. E dê discernimento para não comprometer a sua alma.
     Por outro lado, gostaria de dar uma explicação. Recebi centenas de e-mails me criticando, dizendo que um de meus pensamentos sobre a mulher, eu as taxava de prostitutas ("Muitos menosprezam, discriminam e ridicularizam as prostitutas, esquecendo-se que dorme ao lado de uma", escrito em 20.11.1984) postado semana passada. Jamais falaria contra à mulher. Venho de uma, óbviamente. Meu maior tesouro, a minha única herança, são duas delas, as duas bençãos que Deus colocou no meu caminho: minha mãe e tia. Excepcionais! Adoráveis! O amor, a correção e religiosidade - no sentido total da palavra - personificados num ser humano.
     Me perdoem, mas, apesar do pensamento de um homem ser soberano, minha intenção não foi esta. O pensamento é escrito à luz de observações de diversos momentos, situações. Não é uma regra. Tem de ser lido, compreendido e absorvido não apenas por um ângulo. Leiam com atenção e sabedoria para entender o recado, a mensagem. "A palavra pode ter mil interpretações para quem ler, mas apenas um significado real para quem escreveu", diz outro dos vários pensamentos (citações) de minha autoria.
     Como poderia denegrir a imagem da mulher? Sem ela a história da humanidade não teria história. Desde Eva. Erradamente, mas foi com a traição dela que tudo começou. Preciso dizer mais? Ou será que tem alguém que quer que eu desenhe? (Depois dizem que eu gosto de afrontar, mas tudo tem limite, até falta de entendimento de tudo, dos possíveis aos inimagináveis).

                                                                                                                                                                              R. SANFERR, 02.02.2012


"Ás vezes a aparência engana e com aquele que você mais se decepciona, é quem mais lhe ama". - SANFERR, 08.07.1982

"Que futuro pode ter o homem que se une a uma mulher sem futuro? Conviver para sempre na presença do dia-a-dia sem nenhum futuro". - SANFERR, 17.05.1986

"Existe a droga que leva o homem a perder sua moral e a droga de moral que muitos ganham". - SANFERR, 07.12.1994

"A vida não é apenas bela, mas uma colorida e esplendorosa roseira. Basta você se afastar dos feios e perigosos espinhos". - SANFERR, 27.06.2010

"Não dê ouvidos ao que os falsos amigos falam de você. Dê motivos para eles não lhe merecer". - SANFERR, 20.07.2010

"O dinheiro é péssimo conselheiro e falso amigo. Incentiva você a gastar e não pára na mão de ninguém". - SANFERR, 08.10.1984

"Quem não acredita em Deus no dia-a-dia, certamente vai se lembrar no dia do desespero e agonia". - SANFERR, 20.03.2009

"O gênio é considerado maluco por que não somos gênios para entender as loucuras dele". - SANFERR, 22.12.2002

"Se conhece uma pessoa inteligente não pelas idéias apresentadas. Mas pela maneira de apresentar estas idéias". - SANFERR, 17.09.1983

"Tem pessoas que se acham humilhadas pelos outros. Engano delas. Elas é que se deixam humilhar desde quando não fazem nada para serem exaltadas". - SANFERR, 21.09.1987

"Na escola da vida, a família é a principal matéria. E a mulher a professora que ensina o que é amor, paz e responsabilidade, orientando com personalidade e dignidade para sermos mestres na arte do bom viver". - SANFERR, 16.10.1999

"Homens, homens!... O que seria da nossa fortaleza sem a grandeza da uma mulher por trás para orientar e administrar os nossos pequenos, egoístas e arrogantes pensamentos?". - SANFERR, 04.07.2003

"Na vida, os pensamentos de um homem inteligente são observações importantes, pois são movidas por sentimentos formados na reação de vários momentos, os quais gerou o comportamento de quem procura acertar para se tornar cada vez mais gente". - SANFERR, 19.01.2006

"Casa, carro e dinheiro. O homem se mata de trabalhar para obter tais coisas e na hora da morte não leva nenhuma delas, a não ser o cansaço por ter se matado e não vivido". - SANFERR, 04.10.1995

"A família que é chefiada pela mulher é um lar onde mora a felicidade, a paz reina absoluta, a moral e dignidade são eternas inquilinas e a traição não aparece para desestabilizar o casal". - SANFERR, 29.03.1988

"A evidência pode apontar contra uma pessoa, mas às vezes a mentira e a calúnia são cúmplices e amigas íntimas dela". - SANFERR, 09.10.1984

"O amor suporta, supera  e é superior a tudo. Até mesmo a falta de amor do outro". - SANFERR, 23.09.1984

"Não tenha vergonha do grande amor de sua vida, se este amor não for o que as pessoas esperavam para sua vida. Vergonha é não ter um amor e viver ao lado daquele que as pessoas acham o certo, mesmo ele sendo pequeno para você. - SANFERR, 08.12.2009

"Qual a frase mais pronunciada pelas pessoas sem inteligência, cultura e muito menos ideais? Também acho". - SANFERR, 17.03.1999

"Nada melhor do que um dia ao Deus dará, de bem com a vida, vendo as horas passar e sem nada com o que se preocupar". - SANFERR, 28.01.2012

"Tem pessoas tão medíocres e sem cultura que a própria mediocridade já se tornou cultura no meio delas". - SANFERR, 07.06.2001

"Por menos que o inculto tenha a dizer, ele certamente vai ter uma palavra a mais, sincera e sábia, para você ouvir e aprender". - SANFERR, 07.06.2001

"Não ridicularize o próximo, se você é um ridículo por natureza". - SANFERR, 06.11.2006

"A relação entre um casal pode ser aparentemente bonita, mas os interesses por trás dela bem feios". - SANFERR,  13.05.1988

"Tem mulheres que são corretas e honestas no casamento, mas, em determinados momentos, falam e agem como àquilo que não são: prostitutas". - SANFERR, 08.11.2009

"Por que será que algumas mulheres do século XXI estão sem valor algum?" - SANFERR, 09.12.2009

"Na procissão de sua vida, àquela que você adora e carrega num andor, não é nada daquilo que um dia você idolatrou e desejou". - SANFERR, 31.12.2004

"Um grande amor do passado pode ser restaurado se for ressuscitado". - SANFERR, 03.10.1989

"Ser falso é olhar-se no espelho e não conseguir enxergar a verdade. Ou seja, a mentira que você criou para usar como máscara". - SANFERR, 17.09.2004

"Não compre um quilo se quem vai comer não vale dez gramas". - SANFERR, 17.02.1999

"O homem sem dinheiro entra em desespero com os exageros da mulher". - SANFERR, 20.07.2001

"Voltar no passado, consertar um erro e recomeçar do começo não é vergonha. Vergonha é persistir no erro e começar um futuro ao lado de quem não se tem apreço". - SANFERR, 18.04.1994

"O homem tem duas cabeças: a que não pensa e a que age sem pensar". - SANFERR, 19.10.2005

"Não finha que não dá importância a uma pessoa, quando a coisa mais importante que você fáz é fingir que ela não tem importância para você". - SANFERR, 28.12.1992

"A obsessão em detratar uma pessoa pode chegar às raias da loucura se você for maluco o suficiente para continuar dando notoriedade a ela". - SANFERR, 17.081989

"O gay só será respeitado quando com decoro e sem afrontas aos demais, sem falsidade ao corpo, encarar a sua própria realidade no papel de homem que lhe cabe na sociedade". - SANFERR, 28.06.2001

"A mulher que deita com um homem sabendo que ele dorme também em outra cama, não se respeita e não se ama, sendo para as outras uma vergonha". - SANFERR, 12.02.2010

"Quem com várias mulheres anda, cobre de vergonha a única que lhe ama". - SANFERR, 19.01.2006

"Tenha personalidade, opinião própria e não faça o que os outros fazem, sendo maria vai com as outras. Muitas vezes as marias não tem personalidade, muito menos opinião e fazem as coisas erradas". - SANFERR, 20.08.1997

"Sua família, a sociedade e nem seus amigos tem o direito de fazer escolhas e direcionar sua vida. Geralmente estas escolhas não são as suas e vão lhe transformar numa pessoa infeliz". - SANFERR, 13.03.1994

"Os amigos que lhe chamam pras drogas querem transformar você numa droga". - SANFERR, 20.03.2007

"Uma pessoa pode sofrer carregando a cruz e pagar por seus pecados. Mas jamais deve penar e ser crucificado por todos os erros da humanidade". - SANFERR, 14.09.2000

"Quem comete um erro, pode se arrepender a tempo de não cometer o segundo". - SANFERR, 17.06.1999

"Não se encante com quem, às gargalhadas, lhe beijando e chamando de amor, bebe o vinho da traição na mesma taça que você, só querendo absorver todo seu bem-querer e depois, na calada da noite, o seu fim promover". - SANFERR, 31.12.2010

"O casamento é abençoado por Deus e a traição aplaudida pelo diabo". - SANFERR, 12.09.1983

"A opinião dos outros não vale nada. O que vale, e muito, é a falta de correção deles". - SANFERR, 29.07.2010

"Doença incurável é a inveja de ver-se um inimigo crescendo cada vez mais". - SANFERR, 28.03.2011

"Se a raiva fáz você ofender, magoar e humilhar as pessoas sem pensar, respire fundo, deixe ela passar e só assim não se arrependerá depois, quando não tiver mais jeito de voltar atrás". - SANFERR, 29.11.2010

"O amor ao próximo é o melhor remédio, principalmente depois, na recuperação, quando o abraço vier como complemento ao tratamento, esquecendo-se na sala de emergência a mágoa, o rancor e o ódio". - SANFERR, 24.09.2010

"O sonho de uma pessoa não pode ser ignorado, já que futuramente poderemos nos arrepender desta prova de total ignorância". - SANFERR, 09.04.1998

"Existem Mulheres e mulheres. Ainda bem que grande parte delas são mesmo Mulheres". - SANFERR, 09.06.1984

"A palavra pode ter mil interpretações para quem ler, mas apenas um significado real para quem escreveu". - SANFERR, 08.12.2009

"A mulher é a maior criação de Deus, pois, através do seu seio, a humanidade existe. Mas todos os problemas começam quando ela deixa de ser a imagem abençoada de Maria, para tornar-se espelho de Eva, àquela que provoca desatinos em seu meio". - SANFERR, 17.08.1993

"O ideal seria se tivessemos a alma, o coração e a sabedoria feminina, com a força física masculina. Essa química seria a receita ideal para nos tornar um ser-humano incomparável, sem igual, equilibrando todas as nossas emoções, acabando de uma vez por todas com as agressões morais e emocionais". - SANFERR, 19.09.2002

"Agindo quase sempre sem pensar, o homem precisa estar ao lado de uma grande mulher para não se arriscar a cometer pequenos erros". - SANFERR, 06.12.1989

"Tem pessoas que usam o papel para colocar nele suas obras-primas. Outras, ao contrário, para limpar a única obra que pôde fazer e mostrar". - SANFERR, 06.10.1984

"Não critique quem tem competência e autoridade para mostrar a você a sua total incompetência e falta de personalidade". - SANFERR, 12.04.1999

"O homem não é aquilo que ele escreve. Mas o que ele sente no exato momento que está escrevendo". - SANFERR, 31.05.2011

"Eu não vou ser infeliz para dar satisfação e agradar a sociedade. Quero ser feliz agradando e proporcionando satisfações a mim mesmo". - SANFERR, 10.09.2000


                                                                                                                                                                         R. SANFERR, 02.02.2012

 CONTATOS:

e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


12 comentários:

  1. HJ. cansado do fim de semana agitado, depois de três dias de total pasmaceira, só marcando presença. TONINHO, de SP.

    ResponderExcluir
  2. A ERA JK MARCOU A DIVISÃO DE ÁGUAS NO BRASIL DE ONTEM E DE HOJE. È MESMO DIFICIL DE IMAGINAR COMO SERÍAMOS HOJE SE ELE NÃO TIVESSE FEITO O QUE FEZ POR NÓS. PP, da NOVA DD.

    ResponderExcluir
  3. Aquela invenção do acidente na via Dutra em 1976 eu não engulo até hoje. E garanto que muitos também, não. Conveniente demais, não acham? Num momento triste da nossa história, em plena ditadura, com muitos por aí querendo se livrar de quem não lia na cartilha deles. Pode demorar, mas o tempo vai mostrar a verdade e muitos que hj também já estão falecidos, irão se revirar na cova, mortos literalmente de vergonha. Cesar Rios.

    ResponderExcluir
  4. A história do Brasil se confunde com a história do homem Juscelino e do presidente JK. Foi um grande presidente e, se fosse possível, muitos erros que estão acontecendo atualmente não aconteceriam, se "Nonô", seu apelido, estivesse à frente da nação. Mas, isto sim é um sonho e devemos encarar a triste realidade. Francisco.

    ResponderExcluir
  5. O Brasil vive um momento importante, de mudanças radicais na política e devemos isto a este grande estadista que foi Juscelino Kubistchek. Ele acreditou na força e no caráter de seu povo, arregaçou as mangas e junto com a sua gente construiu um novo Brasil, mesmo desagradando a muita gente. "Wallace".

    ResponderExcluir
  6. E depois ele não quer que a gente fale sobre ele. Como não falar?O que é isso, gente? Esse brother é demais. Está há mais de um ano dando um show de colunismo, e colunismo é bem diferente de jornalismo, aqui na internet e tem gente que fala mal. Despeito, inveja, de quem não tem competência para escrever uma linha das centenas que ele escreve. Já tá mais do que provado que ele tá a altura dos melhores jornais e revistas do Brasil. Ele vai me passar um email reclamando, mas eu tinha de dizer. SANFERR É O MÁXIMO. DOMÊNICA.

    ResponderExcluir
  7. Moro na Europa mas JK é um estadista brasileiro respeitado em todo mundo até hoje. O Brasil tem muito orgulho dele. Fabricio, Portugal.

    ResponderExcluir
  8. DOMÊNICA TEM TODA RAZÃO.SANFERR NÃO GOSTA, MAS NÓS TEMOS QUE DAR A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR. O CARA ESCREVE MUITO BEM SOBRE QUALQUER PERSONALIDADE. TAMBÈM! TALENTO ELE TEM DE SOBRA. UM FORTE ABRAÇO, SAULO, DE SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  9. JK foi o maior presidente brasileiro de todos os tempos. Alguém tem dúvidas?
    Washington.

    ResponderExcluir
  10. É um prazer acessar este blog todas as semanas. Colunismo da melhor qualidade numa mídia que está entrando com o pé direito no futuro. Brevemente, quem viver vai ter certeza do que estou dizendo, o papel será trocado pela tela do computador e quando este dia chegar, finalmente, a coluna, o blog, SANFERRPRESS, já marcou seu território, já vai estar com sua história consolidada. Lya, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  11. JUSCELINO foi e sempre será sinônimo do que de melhor existiu em todos os tempos no governo do país. Alguém tem dúvidas? PastoraTT.

    ResponderExcluir
  12. O homem anda para a frente, porque assim lhe foi ensinado. Mas, certos homens, aprenderam a andar mais rápido que os demais e deixar seua nome, seus sonhos e ideais de vida, possíveis e realizáveis, para sempre na história, fazendo a diferença daqueles que vieram para dizer que são homens , mas não deixar esta marca, esta certeza na memória de ninguém. São homens porque tem o sexo comprobatório, mas, de útil, o que eles fizeram? Nada. JK é o exemplo vivo que ser HOMEM é bem diferente de nascer homem. Ele sonhou, realizou e deixou seu nome marcado para sempre na história da nação. ALESSANDRA MIRRON.

    ResponderExcluir