quinta-feira, 26 de abril de 2012

NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR.


MARIA ADELAIDE AMARAL.
JÁ CONHECIDA NOS MEIOS LITERÁRIOS E TEATRAIS,
A TV DEMOROU A LHE APRESENTAR AO
GRANDE PÚBLICO.


     Que a novela é um patrimônio cultural brasileiro, juntamente com o samba e o carnaval, não há a menor dúvida. Da mesma forma que o champanhe, o perfume e a houte-couture o é para a França, os sapatos e a pizza para a Itália, o fast-food e o cinema para os EUA. Todos nós, homens e mulheres, ricos ou pobres, novos e velhos - assumidamente ou não - nos rendemos a uma bela estória (comédia ou drama), a qual fáz parte do nosso cotidiano há algumas décadas, desde que o genial e maquiavélico (segundo conta a história) Assis Chateaubriand inaugurou em 1949 a televisão no Brasil e, sem querer, estava inaugurando também uma maneira de popularizar, dar uma "roupagem" nova a dramaturgia, antes um direito exclusivo das elites nas confortáveis salas de espetáculos do eixo Rio-São Paulo; não demorou muito e logo o teatro saiu dos palcos e se encaixou na telinha virando teleteatro, as radionovelas (sucesso nas décadas de 40 e 50) emanciparam-se, ganhando o sofisticado título de telenovela. O que antes apenas se ouvia e podia-se imaginar (pessoas e lugares), de repente, nesta nova e experimental linguagem, ganhou corpo (atores) e locações (cenários). Primeiro em preto e branco para depois - muito depois - receber as tintas fortes e vivas do colorido. O folhetim tomou "as nossas vidas de assalto", fazendo-nos ficar à mercê de tramas envolventes, românticas e misteriosas, desde os clássicos como "A Cabana do Pai Tomás", "O Direito de Nascer" e vários outros enredos, os quais, magistralmente escritos por grandes romancistas, transformaram-se em som e imagem. As noites tupiniquins brilharam mais com astros e estrelas do porte de Sérgio Cardoso e Vida Alves, como inúmeros outros renomados. Sucesso absoluto de público - muitas novelas alcançaram 100% de audiência (não poderia ser diferente, visto a qualidade e novidade do formato) - mas, por outro lado, a burguesia, os intelectuais, críticos e colunistas estavam reticentes... (Se bem que, ainda hoje, alguns ainda torçam o nariz). Fazendo tanto sucesso assim, há muitos anos perguntas povoam o imaginário popular: como nasce este fenômeno de audiência que durante décadas vem se mantendo no topo da grade de programação das maiores emissoras? Quem é o responsável, o comandante desta nau que zarpa de um porto (totalmente inseguro) com centenas de marinheiros à bordo (os profissionais) sem saber ao certo em que mares irá navegar? Se no oceano do sucesso ou do fracasso?
     Quando assistimos os capítulos diários da telenovela, ficamos fascinados com o que vemos (estória, produção, atuação dos atores) e - acredito eu - entre uma cena e outra, nos intervalos comerciais (onde os anunciantes pagam milhões para aparecer por segundos), pensamos com curiosidade e (por que não?) um pouco de inveja na pessoa, no idealizador, na mente inteligente, talentosa e brilhante que orquestrou todo àquele espetáculo, criando (de casa, o que é mais interessante ainda) uma estória irreal, comandando (na real) uma equipe com centenas de profissionais? E comandando apenas - trabalho mais individualista e solitário não pode haver - colocando o "preto no branco", as palavras escritas em forma de cenas nas mais de quarenta laudas do (script) capítulo roteirizado. Diáriamente. (Isso dá umas, por baixo, 12 horas sentado diante do computador, seguindo à risca o organograma das cenas imaginadas por sua cabeça talentosa e fértil, até chegar ao grand finale, o "gancho", termo televisivo que se usa para prender a atenção do telespectador até o capítulo do dia seguinte). Um trabalho árduo, braçal e intelectual. Quem é esta pessoa, este "deus" que dá vida a dezenas de seres humanos? Fictícios, mas humanos... (Loucura das loucuras!). É o autor, o novelista, o "rei do pedaço", o dono da vida de cada um dos personagens, o (talvez) principal responsável pelo sucesso ou fracasso do empreendimento , àquele em cujas mãos e cabeça está os R$ 150 mil gastos na produção de cada capítulo . Ele, o autor, é a pedra fundamental, a base, o alicerce de uma obra cujo trabalho para manter-se de pé não é nada fácil.
     Tudo começa quando o autor tem o insight, a idéia original (ou pode ser também uma adaptação), no jargão televisivo conhecido como story-line, o tema que vai ser tratado na novela, a espinha dorsal. Depois, ele cria os personagens (perfil) e a estória (sinopse), ou vice-versa, dependendo de cada um, o estilo próprio de escrever. A sinopse é um resumo em poucas laudas do PLOT (trama) central, o que irá acontecer. (Claro que durante a redação dos capítulos - já que novela é uma obra aberta - muita coisa pode mudar, conforme a audiência, a empatia ou antipatia do telespectador, além de vários outros fatores). No meu outro blog - SANFERRARTSCRIPT, mensal - no início deste mês postei uma sinopse (Eternidade), escrita desde 2005. È aquilo ali. O autor cria de 45 a (no caso de Glória Perez e Manoel Carlos) 70 personagens. No perfil de cada um deles determina-se a idade, personalidade, posição social, estado civil, profissão, etc.; enfim, retrata-se o indivíduo. Com a story-line, o perfil dos personagens e a estória (sinopse) em mãos (devidamente registrada), o texto é entregue a emissora. Aprovado - o que todo autor espera que aconteça - começa, então, a fase de pré-produção: reuniões intermináveis com o diretor de núcleo (o diretor-chefe, digamos assim) para definir elenco, número de locações (externas) e cenários (estúdio), enfim, com os demais profissionais (figurinistas, direção de arte, cenógrafos, caracterizadores, iluminadores) envolvidos. Nisto, o autor e sua equipe de colaboradores - raros (e corajosos!) escrevem sózinhos, como é o caso de Glória Perez - já estão escrevendo (roteirizando) os capítulos (com uma margem de 20 à frente), dividindo as 48 laudas em quatro ou cinco blocos (comerciais), colocando os (termos técnicos) CLOSE-up, TRAVELLING, PANORÂMICA, CHICOTE, SLOW-MOTION, SPLEET-SCREEN, DOLLY IN, DOLLY OUT, DOLLY SHOT, SUBJETIVA, FADE IN, FADE OUT, OFF, etc., na hora e no lugar certo do roteiro. Tudo isto confortávelmente instalado em casa (existe emprego melhor?), sem ver a cara da rua por meses, das pessoas, com o telefone desligado, só tendo tempo de dormir, comer e tomar banho. (È quase uma clausura). E todo este sacrifício, esse esforço físico e mental em nome do sucesso, da audiência. Sem o direito de errar a personalidade dos personagens, os acontecimentos (geralmente, para não se perder, fáz-se mapas, quadros), a coerência...
     Mas para ser um novelista, além do talento (70%), da força braçal de peão das letras (25%), é necessário o - não menos famoso - QI (5%), "quem indicou". Não basta ser talentoso e escrever bem, conhecer a técnica, ser um louco alucinado capaz de "viajar na maionese". É primordial se mostrar, aparecer, chamar a atenção antes, fazer alguma coisa (na área literária) para que os donos das televisões comecem a lhe dar valor, para se chegar a este Olimpo, assinar uma obra. Ou, então, auxiliar (como co-autor, colaborador) o autor-titular, aquele que escreveu a sinopse. Observem nos créditos: "novela de fulano de tal" (o autor da sinopse), "escrita por" (ele e seus colaboradores, sua equipe de roteiristas). E foi assim, como colaboradora, que começou uma excelente dramaturga e hoje novelista das boas. Seu nome é Maria Adelaide Amaral, a qual nasceu para escrever e o fáz magnificamente. Em qualquer linguagem: teatro, novela, Especiais, minisséries. O que ela assina é sinônimo de sucesso.
     Nascida em 01.07.1942 em Alfena (Portugal), Maria Adelaide Almeida Santos do Amaral veio para o Brasil em 1954 para morar em São Paulo. Os anos passaram e a jovem portuguesa formou-se em Jornalismo na Fundação Cásper Líbero. Trabalhou por dezesseis anos na Editora Abril, enquanto o "bichinho" da literatura lhe dava as primeiras mordidas, fazendo com que ela traduzisse peças teatrias de dramaturgos como Samuel Becket e Ingmar Bergman. Mas para a "pequena portuguesa" não era o bastante, ela sonhava voar bem mais alto e começou a planejar sua decolagem num céu de brigadeiro rumo ao infinito, ao "céu sem limites", ao sucesso. Trabalhou diante do computador, mostrou-se e chegou lá. Algum tempo depois. Vida de escritor é pautada pelos sacrifícios (isolar-se, por exemplo), a solidão - senão não existe o processo criativo e seu trabalho ficará comprometido - o (quase) afastamento das pessoas. Enquanto os demais se acostumavam ao mesmismo do dia-a-dia, do trabalhar para esperar a (bendita, será?) aposentadoria, seguir no "maria vai com as outras", esta Maria (que nunca foi de "ir" com as outras), caminhava ao encontro do que muitos não tem coragem (sequer) de sonhar e muito menos alcançar: o reconhecimento como escritora. E assim surgiram obras como Tarsila, Aos Meus Amigos, Mademoselle Chanel, O Bruxo, Dercy de Cabo a Rabo (que serviu de inspiração para minissérie apresentada este ano na TV Globo), Coração Solitário e tantos outros. No teatro, Maria Adelaide nos presenteou com Bodas de Papel, Ossos d"Oficio, De Braços Abertos, Electra, Querida Mamãe, Uma Relação Tão Delicada, Intensa Magia, e por aí vai. Mas, infelizmente, dramaturgo no Brasil só é conhecido no meio artístico, cultural e intelectual, além da alta sociedade, na elite. Faltava para Maria Adelaide ter sua marca (nome) admirado pelo povão. E só a televisão transforma o intelectual elitizado em popular. E foi assim que, aos 48 anos - a poetisa Cora Coralina se tornou conhecida bem mais tarde - Maria Adelaide colaborou com Cassiano Gabús Mendes em Meu Bem, Meu Mal (1990). Depois, ainda como colaboradora, vieram Deus nos Acuda, O Mapa da Mina, Sonho Meu, A Próxima Vítima, até que a TV Globo reconheceu seu valor e resolveu deixá-la assinar como autora o remake de Anjo Mau. No ano passado foi a vez de Ti-Ti-Ti. (Viram como quem espera sempre alcança? Só não alcança se o talento nunca tiver lhe abraçado)> Mas, foi nos seriados e minisséries que ela deslanchou como, por exemplo, Dalva e Herivelton - Uma Canção de Amor, Queridos Amigos, JK - Um Só Coração, A Casa das Sete Mulheres, A Muralha (pra mim o seu melhor trabalho, the best).
     Maria Adelaide Amaral é a prova definitiva que quem é bom nunca chega tarde, atrasado a lugar algum, por mais que os invejosos - que nunca vão chegar lá - digam: "não vi nada até agora". E hoje ela reina absoluta na corte dos escritores globais - a nata da nata dos novelistas brasileiros com salários (segundo dados obtidos) que variam entre R$ 500 mil até hum milhão - ao lado de tantos outros talentos que dignificam a arte criado por mestres do nível de Glória Magadan, Janete Clair, Ivani Ribeiro e Braúlio Pedroso, o qual, com Beto Rockfeller, mudou a telenovel brasileira "da água pro vinho". Escrever é um sacerdócio. E um sacerdócio de clausura, renúncias. Todas elas que se possa imaginar.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 26.04.2012

a ESFINGE:
"Não se valorize pensando ter vencido uma grande e significativa guerra, se àquele que pensa ter destruído nem se deu ao trabalho de contra você lutar. Simplesmente por ver o quanto é pequena e insignificante para alguém notar, a não ser quem não gostar de se valorizar por ao seu lado estar. Não lhe valorizar foi a maior vitória daquele que você pensa ter vencido, já que é uma perdedora no mundo que vive, sem valor e esquecido".

                                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 20.09.2010

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Estou chocado, horrorizado, "bestificado", como dizemos  na boa terra (Bahia).
     Não acreditei - e precisei reler duas, três vezes - a matéria com Maria Betânia publicada na coluna Diversão&Arte (Música), da revista Isto É Gente, do último dia 09, edição 656. Como é que tiveram a audácia, a HERESIA (sem exageros) de "boicotar" um BLOG sobre poesia com ela, quando somos obrigados a ouvir - e aturar - algumas "merdas" (este termo causa uma polêmica na internet) se dizendo compositores e cantores, gentinha desclassificada (artísticamente falando) que tanto envergonha a Bahia com suas músicas (?) tocadas, acintosamente e deplorávelmente, nas rádios e sarjetas (entendam como quizer) "artisticas" (?), nas esquinas da vida. Esses ridículos que "dignificam" (?) a anti-cultura, transformando a atual musicalidade em palhaçada. Betânia é o orgulho da Bahia, referência nacional, uma artista que não somente canta (cantora) como interpreta (atriz). Ela, quando fala na TV e no rádio, não fala errado (o português) - como umas e outros por aí que se dizem astros e estrelas da música (?) - e só tem coisas relevantes a dizer. Ela não deveria queimar o que escreve. Devíamos, isso sim, quebrar alguns CDs que circulam por aí, maculando a boa MPB, a nossa (toda regra tem boas excessões) Música Popular Baiana.
     Concordo plenamente com o que ela disse: "... o mundo está grosseiro, sem classe..." Ás vezes, me perdoem, baixo um pouco o nível, a classe, com termos aqui na coluna, mas é para "certas pessoas" entenderem e não ser preciso que eu desenhe.
     Não tenho receio do que irão comentar, pois sou autêntico, transparente e escrevo, falo, o que penso. E como NINGUÉM vai conseguir roubar, tirar de mim a única coisa que não se pode tomar - talento, sem falsa modéstia - vou continuar criticando. Aliás, não critique. Prove com o PRETO NO BRANCO que tem competência, capacidade e faça o mesmo que faço semanalmente, graças à Deus. Estou indignado, revoltadissimo. "Puxar o tapete" de uma personalidade, uma artista, uma Mulher como Maria Betânia!? Ela - como tantos outros - não emoldurou um diploma. Mas prova - há décadas - que é "doutora" no que fáz. Não é, nunca foi e jamais será uma artista "demente" sem nada na mente e MUSICANDO besteiras frequentemente.
     Vou enviar e-mail com este texto para ela e espero que seus milhões de fãs façam o mesmo, solidarizando-se.
     Um forte abraço,

                                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 26.04.2012


" Quando somos superior e estamos acima dos demais, não devemos dar atenção a provocação e descer para nos comparar como inferior aos baixos e iguais". -SANFERR, 19.09.2010

"Deite-se ao lado de quem não é e você nunca vai deixar de ser nada ao levantar". - SANFERR, 06.09.1984

"Quem toma hoje o que é dos outros causando infelicidade, amanhã vai passar pela mesma infelicidade de tomarem o que pensava ser seu". - SANFERR, 16.09.2001

"Viva junto aos porcos, mas não jogue pérolas. Eles não sabem o valor que tem". - SANFERR, 20.07.2010

"Não acorde cedo para um trabalho irrelevante. Acorde, mesmo que seja tarde, para um trabalho importante". - SANFERR, 02.12.2005

"Não queira ser melhor do que ninguém pelo que produz, mesmo que as outras pessoas não sejam capazes de produzir nada para serem iguais a você". - SANFERR, 20.01.1982

"Certas pessoas não conseguem ver o óbvio, pois o próprio óbvio é que as torna cegas". - SANFERR, 10.03.2012

"A pessoa que se acha inteligente, pensa estar pela frente enganando e fazendo o outro de palhaço, não tem noção do quanto é burra por ser justamente a pessoa enganada, estar no meio de uma palhaçada, sendo pelas costas criticada e ridicularizada". - SANFERR, 16.04.2012

"O verdadeiro amigo mente para ajudar e o falso mente para nos prejudicar". - SANFERR, 18.01.1984

"Muitas vezes para se chegar a algum lugar no futuro e ser alguém importante na vida, é necessário deixar alguém importante na nossa vida em algum lugar do passado por esse alguém não fazer nada no presente para chegar a algum lugar". - SANFERR, 13.04.2011

"Não acredite em quem diz não querer ver mais a cara de alguém, se até o nome deste alguém esta pessoa não consegue esquecer, sendo a sua cara a que ela mais quer deixar de ver". - SANFERR, 10.04.2012

"Quando você ama o que fáz, fazer é a maior prova de amor". - SANFERR, 17.05.1988

"Quando se diz o que pensa, incomoda as outras pessoas por pensarem e não ter coragem de dizer". - SANFERR, 16.07.2011

"Escrever bem é uma arte e como toda arte não tem preço que pague". - SANFERR, 19.03.2003

"Quem não tem um bom trabalho para mostrar, diz que o outro é mentiroso por dizer que tem um excelente trabalho para apresentar". - SANFERR, 15.11.2010

"Uma mentira com muito amor é melhor que a verdade com pouco amor". - SANFERR, 18.09.2001

"Nada incomoda mais ao rico do que um pobre erudito, enquanto ele vive desiludido no mundo do "tenho tudo e não sei o que digo". - SANFERR, 08.09.2000

"Se precisa morar junto a quem não é NADA e não tem valor, mostre que tem valor sendo TUDO por não se igualar e misturar". - SANFERR, 29.11.2007

"Sabe qual é a jóia mais valiosa do mundo? Não é aquela do seu agrado exposta na joalheria. É aquela que você mais queria: o abraço do amigo que você ama e mora num pobre barraco". - SANFERR, 09.12.2009

"Mostre toda sua solidariedade e amizade a qualquer um. Mas jamais dê espaço para a informalidade, senão, quando menos esperar, você estará sendo comparado e confundido com qualquer um". - SANFERR, 21.04.1989

"Tem pessoas que parecem árvore de Natal. Hoje arrumadas e cheias de presentes para distribuir. Amanhã quem recebeu estes mesmos presentes, vai tirá-la de cena e jogar no esquecimento, até que necessite de novo arrumar para receber novos presentes". - SANFERR, 15.12.2011

"Com a internet e mostrando um bom trabalho, logo você será visto em todo mundo e admirado. Mas, fazendo um serviço ruim em seu trabalho, logo será demitido e descartado, não sendo respeitado por não conseguir ser bom". - SANFERR, 10.06.2011

"Dê todo seu apoio a um amigo, mas não espere apoio nenhum dele". - SANFERR, 10.03.2010

"Triste e patético é o homem que olha para o lado e vê com tristeza que se casou com uma patética". - SANFERR, 08.09.2007

"Não diga que o outro é metido, se você não tem competência para estar metido em coisa alguma". - SANFERR, 18.01.2008

"A vida é cheia de altos e baixos, tanto materiais, como afetivos e emocionais. Seja inteligente e mantenha-se sempre acima de tudo". - SANFERR, 04.09.1988

"A saudade dói na alma e adoece o corpo". - SANFERR, 17.04.1984

"O trabalho não dignifica o homem se o emprego do seu ofício não tiver como objetivo um resultado positivo". - SANFERR, 21.02.2004

"Perdedor é aquele que hoje pensa que tem tudo na vida, mas amanhã descobre que não ganhou nada". - SANFERR, 17.04.2000

"A vida é feita de escolhas e algumas delas você preferia não ter escolhido. Se soubesse que iria escolher errado, o mais certo seria deixar a vida escolher por você". - SANFERR, 10.10.2010

"Quem quer fazer algo de útil amanhã, deve deixar de fazer coisas inúteis hoje". - SANFERR, 08.09.2001

"O escritor é lido, compreendido e lembrado por milhões de pessoas que não o conhece. Mas para escrever precisou se esconder, se tornando esquecido e mal entendido pelas poucas que o conhece". - SANFERR, 19.02.2011

"Quem espera o sucesso com paciência e inteligência, sempre alcança. Só não alcança se o talento nunca tiver lhe alcançado sem a menor paciência com a sua burrice". - SANFERR, 09.05.2011

"Muitas vezes para se chegar a algum lugar no futuro e ser alguém importante na vida, é necessário deixar alguém importante na nossa vida em algum lugar do passado por esse alguém não fazer nada no presente para chegar a algum lugar". - SANFERR, 13.04.2011

"Quem hoje anda à pé criando um caminho, amanhã poderá voar. Basta ter hoje os pés no chão, sonhar e criar para amanhã realizar". - SANFERR, 09.08.2011

"Se voc|ê rejeitou o certo e se uniu ao errado, pode ter certeza que o errado não vai fazer nada para você acertar, tornando sua vida um eterno sofrer e penar". - SANFERR, 19.09.2010

"Prove que não é um demente se, ao invés da força brutal, você usa toda a força de sua mente, mostrando ser um ser humano normal". - SANFERR, 09.02.2000

"Não se misture com qualquer um. Lembre que este um pode lhe transformar em nenhum". - SANFERR, 29.11.1988

"Prefira ignorar o mal que lhe fizeram, do que odiar quem lhe fez todo esse mal". - SANFERR, 10.09.2010

"Quem sabe, mostra e prova. E quem não sabe, não prova nada, pois nada tem a mostrar". - SANFERR, 20.10.2011

"Não existe ódio maior para uma pessoa, do que ver seu inimigo seguindo por um caminho que ela nunca terá inteligência para seguir". - SANFERR, 17.11.2004

"Maluco é quem vive a mesma rotina todos os dias, sem capacidade de cometer uma loucura para mudar os próximos dias". - SANFERR, 23.05.1992

"Fácil é criticar quem escreve. Difícil é não saber escrever e porisso merecer ser criticado". - SANFERR, 11.03.1989

"A emoção de quem tem razão, não é razão para não se ter emoção". - SANFERR, 10.02.1983

"Quando por maldade fecharem as portas para você, tente com bondade arrombá-las". - SANFERR, 18.02.1989

"Aquele que diz que não suporta quem mente, não suporta a si próprio". - SANFERR, 20.08.2010

"Certos vizinhos só servem para olhar a vida alheia, comentar o que viu e inventar o que nunca existiu". - SANFERR, 10.02.1984

"Nunca é tarde para começar uma vida quando se tem o que mostrar de valor. Muitos começam cedo e no final da vida nada de valor tem para mostrar". SANFERR, 12.04.2012

"Nunca duvide do homem talentoso se ele prova seu talento e só você não quer ver ou enxergar". - SANFERR, 29.12.2011

"Quem quer trabalhar, é porque as dívidas quer saldar". - SANFERR, 09.08.2011

"Aquele que lhe diz que não quer mais nada com o outro e só você interessa, está interessado que o outro volte a querer tudo com ele para então lhe mostrar que você não o interessa em nada". - SANFERR, 06.04.2012

"Mulher burra, feia, que se acha bonita e gosta de olhar os outros com desdém, esqueceu de comprar um espelho para olhar tudo que não tem". - SANFERR, 21.04.201O

"Ninguém gosta de ouvir a verdade. Talvez seja este o motivo da mentira ser sempre escutada". - SANFERR, 17.09.2011

"A melhor notícia para um coração apaixonado, mas separado do seu amor, é o bem estar do ser amado". - SANFERR, 20.09.1989

"Vitorioso e guerreiro é quem não se deixa abater com as derrotas da vida e luta bravamente para ficar de pé quando tentam lhe derrubar". - SANFERR, 29.07.2010



                                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 26.04.2012
     

 ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM





                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


12 comentários:

  1. Esta dramaturga e escritora de novelas e minisséries da TV GLOBO é muito admirada e respeitada aqui em São Paulo. As peças assinadas por ela enchem os teatros. TONINHO, SP.

    ResponderExcluir
  2. Uma grande teatróloga, escritora, jornalista das boas e novelista excelente. Todos seus textos são de primeirissima. Solange, da Redação.

    ResponderExcluir
  3. Assisti, aliás, como assisto quase todas as produções globais assinadas por ela, quando não é num horário impróprio claro, Dercy, a minissérie deste ano, e dizer o que desta mulher fantástica? é uma grande escritora. Nasceu pra isso e mais nada. Deve viver debruçada sobre o computador o tempo todo. Débora, de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  4. Sempre que dá gosto de prestigiar as novelas e minisséries de Maria Adelaide. Ela escreve como se àquilo fosse o dia a dia e não uma encenação. Temos a impressão que estamos vendo a casa do vizinho através de um grande espelho. Maravilhosa! Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. As peças dela são geniais. Não tem mais o que se falar desta mulher que demorou tanto tempo para se tornar conhecido de nós, povo. "Urso".

    ResponderExcluir
  6. Anjo Mau, a nova produção com Glória Pires e Kadu Moliterno, foi demais. Chorava tanto com Nice. Mas, como sempre, o amor falou mais alto. É a ficcção imitando a vida real: demora, demora, mas quem se ama nunca se esquece e voltam a ficar juntos. Gostei dela, a Maria Adelaide, ter mudado o final de Nice, totalmente diferente da versão original. Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  7. Uma das grandes escritoras da atualidade, uma dramaturga excepcional e roteirista de TV com larga experiência, mesmo tendo sido descoberta para escrever neste veículo quando já fazia sucesso no teatro e nos livros. Parabéns, Maria Adelaide. Francisco.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de tudo que ela fáz na televisão. Nunca assisti uma peça de teatro dela, por que se já veio aqui em Salvador, não sei. Mas, enfim, Sanferr falou que ela é boa, tá falado. Só a conheço da tv. E a minissérie sobre Dercy abalou geral. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  9. Maria Adelaide é respeitadíssima no meio artístico. Simples, envolvente, cativante, um doce de pessoa. Acessível, não é como grande parte dos escritores que pouco se vê, aparecem, colocando-se, como disse Sanferr, numa verdadeira clausura, ficando distante das pessoas. Gosto muito do texto dela. É uma escritora que sabe lidar com as palavras. Lya.

    ResponderExcluir
  10. Adoro as novelas e minisséries dela. Assisto todas. Uma grande novelista mesmo. Parabéns, Chico.

    ResponderExcluir
  11. Novela é um patrimônio nacional e todos nós, das mais variadas épocas e lugares, aprendemos, realmente, a seguir uma boa estória. Principalmente quando é escrita por mãos e cabeça talentosas como desta grande escritora. Tudo que ela escreve e passa na televisão é gostoso de se assistir. Uma mulher de talento sem igual. Cornostibia.

    ResponderExcluir
  12. São Paulo pára quando temos um espetáculo assinado por Maria Adelaide Amaral. Assisto todos, se possível. E já li vários de seus livros. Maravilhosa. Estupenda. César Rios.

    ResponderExcluir