quinta-feira, 10 de outubro de 2013

HOJE NÃO É ONTEM E AMANHÃ NÃO SERÁ HOJE.


GERALDO ALCKMIN.
AMADO OU ODIADO, ELOGIADO OU CRITICADO, O
NOME DELE PARA SEMPRE SERÁ LEMBRADO E COMENTADO.



     JK, durante a campanha eleitoral, lançou o seu programa de 30 metas e, de última hora, a mais importante de todas: a construção de Brasília. (E, porisso, foi criticado e taxado como maluco; mas, maluco ficou, quem nele não acreditou, confiou e, diferente dele, em nenhum lugar chegou).  Aliás, todo homem pequeno e medíocre gosta de chamar o GRANDE e gênio de maluco, por invejar o que ele é capáz de inventar. Juscelino Kubitschek era um político atípico; seus pensamentos nunca eram conceituais e sim pontuais. Pensava em vontade, trabalho. E porisso JK sofreu duas tentativas de deposição promovidas pelos militares e sua posse só foi efetivada depois que um antecessor golpista foi afastado. Luis Inácio "Lula" da Silva era um retirante nordestino que trabalhou como metalúrgico, fundou um partido que tinha como "idéia" original defender os direitos dos empregados, mas na verdade o PT se transformou em "passaporte", em trampolim para os que não tinha voz e vez na sociedade política, mergulharem na piscina do poder e emergirem para a ascensão política... (?)... Oportunismo pouco é bobagem. (Apesar que, não se pode negar, o PT no poder, independentemente de um ou outro dos seus políticos - não esqueçamos o mensalão - fez algumas coisas boas). Sabemos - mesmo quem é apolítico - que Lula, Dilma e todos que demoraram décadas lutando bravamente para "um dia deitar no berço esplêndido da República" (?), são (como a maioria dos políticos de todos os partidos, claro que há raríssimas excessões) oportunistas e não tem opiniões concretas; mudam-nas como quem troca de roupa. O que, sob alguns aspectos, é salutar, já que, dependendo do momento e da situação, tem-se mesmo de mudar o modo de pensar, e "hoje não é ontem" e "amanhã não será hoje". (Se é que me entendem!). Enfim, o PT tem como prática a "mudança de roupa" de suas ideologias, trocando-as ao bel sabor (ou não seria prazer?) das circunstâncias ou dos interlocutores do momento.  Não estou - mesmo porque entendo pouco de política e muito menos ainda de politicagem - criticando Lula e Dilma (ela, de certa forma, é o chantilly no bolo do PT); mas, como cidadão e eleitor, sei que, no caso do partido dos ex-trabalhadores e atuais governantes, o óbvio é o óbvio mesmo...
     Se nós, pobres (eleitores) mortais, fossemos pensar - e entender - política com a mente de grandes pensadores como Santo Agostinho (354 - 430), Karl Marx (1818 - 1883) ou, então, "poetizá-la" ao nível de um Fernando Pessoa (1888 - 1935) e William Blake (1757 - 1827), estaríamos vivendo "sonhando" com a política (quase) perfeita. Quase por que - ontem, hoje e amanhã - nunca existirá a política perfeita. E principalmente políticos. (No dia que isto acontecer, a "arte" de fazer política acaba e vamos ter que começar do zero, reiventar tudo, se é que me entendem!). JK, Lula, Dilma, Getúlio Vargas, etc e "mais tais"... O Brasil é - e sempre foi - um celeiro de grandes políticos e (também) estadistas. Cada um a seu modo. Pena que o povo - a grande maioria, isto é fato - tomou como hábito ir às urnas (quando vai) votar e "esquecer" de acompanhar a trajetória dos eleitos. "Político nenhum presta", "são ladrões, todos roubam", "só olham na nossa cara quando precisam do voto", é o que se ouve por aí. Também não é assim. Política é um prazer e precisamos nos dar este prazer. E fazer política "nas entrelinhas" é o que fáz o nosso homenageado de hoje.
     Como o fez - este em linhas (também) diretas - o grande e inimitável ex-primeiro Ministro inglês Winston Churchill (1874 - 1965), o maior estadista do século XX. O nosso Geraldo Alckmin seria a versão brasileira (e pós-moderna) do estadista europeu que abalou as estruturas mundiais? Não sabemos ainda - e acredito que nem o atual governador paulista saiba - e só o tempo e a história o dirá. Mas, que tem semelhanças, tem. (É só observar). Winston Leonard Spencer-Churchill e Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho. Churchill viveu durante noventa anos e Alckmin, espero em Deus, ainda vai viver muito; pois muito tem para nos ensinar como político e dar como governante. Churchill foi líder da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945); Alckimin - quem viver, verá - tendo oportunidades, será líder em grandes mudanças (futuras) no cenário político brasileiro, se - eu disse SE - unir forças com outros grandes líderes do PSDB, como Aécio Neves e José Serra. Aliás, eu disse isto aqui na coluna "Sinal Verde, Sinal Vermelho", que a grande chance do PSDB incomodar (e talvez ganhar) o PT nas próximas eleições presidenciais, em 2014, é formar uma chapa com Aécio e Serra como candidatos a presidente e vice. Deixar a "fogueira das vaidades" (de ser o maioral, manda-chuva) de lado e acender a "fogueira da oportunidade"; não perder a eleição para o PT. Os dois juntos - com o apoio de Alckmin - serão imbatíveis. Unindo forças e não disputando, individualmente, o cargo de presidente. Se teimarem em se lançar como presidente assim como querem, separados, um ou outro corre o (grande) risco de deixar o tailleur vencer o terno e gravata.
     Devem esquecer - os três - os mecanismos internos (leia-se "interesses egoístas") do partido e pensar na nação. (Eu não me canso de dizer que o eleitor deve deixar de votar em legenda de partido e votar em candidato). Partidos tem estrutura repetitiva; candidatos, enquanto não são "dominados" pela vontade dos partidos - Sigmund Freud (1856 - 1939) explica - é maior que a vontade de mudar as estruturas políticas arcaicas e nada altruístas. Se bem que querer gestos de altruísmo em política é verdadeiramente um sonho.
     Geraldo Alckimin nasceu em Pindamonhangaba (SP) em 07.11.1952, é médico e político, pela terceira vez Governador de São Paulo. Em 2006 foi candidato a presidência, casado com Maria Lúcia, pai de 3 filhos, um dos 100 brasileiros mais influentes da história.
     "Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar" (Chico Science, 1966 - 1997) e "Há um tempo para partir, mesmo quando não há um lugar certo para ir" (Tennessee Williams, 1911 - 1983). Dois pensamentos que traduzem toda a real grandeza do que é (ou não!) fazer política. E a boa política não se deixa restringir por limites da falta de políticos comprometidos com a falta de valores para traçar razões válidas... (?)...
     Rodolfo Wash (1927 - 1979) foi morto pela ditadura argentina depois de escrever uma "Carta Aberta à Junta Militar" daquele país. Aqui no Brasil, anônimos e famosos, morreram (também) nos porões (ou não) da ditadura. Ilusóriamente (?) acredita-se que tal "página negra" da recente história política brasileira foi arrancada do nosso livro. Só que agora - disfarçadamente - os métodos de "aniquilamento", "assasinato político" são outros, mais sutis; mas continua "tudo como antes no quartel de Abrantes"... E sabe por que o povo não vê? Porque - como disse anteriormentes - não se interessa por política; vive apenas para trabalhar, ganhar e "encher a cara" nos fins de semana. (Como se a política não fosse a grande responsável por tudo isso). Quanta coisa seria diferente se a mente destas pessoas fossem transformadas, se procurassem "encher a cabeça" de conhecimento e discernimento cívico, social e político. Poderíamos viver numa sociedade não capitalista e em processo revolucionário. A revolução de um povo  inteligente, culto, que quer ser GENTE e não retroceder no tempo, na era dos trogloditas burros, a se comportar como animais sem rumo (e objetivos) nos tais protestos que assolam o nosso país. (Aquilo não é política; é baderna). Não desejamos vítimas como Rodolfo Wash, mas queremos - e precisamos urgentemente - de cidadãos com pensamentos, palavras e ações; jamais cidadãos nas ruas praticando vandalismo e depredação.
     Geraldo Alckmin é um (raríssimos o são, como o senador José Sarney hoje e Ruy Barbosa ontem) político intelectual. (E não, como muitos, ocasional, se é que me entendem!). Geraldo tem pensamentos, atos e jamais omissões... (?)... Ele - e a sua maneira de fazer política - não se pauta em discursos que recendem ao realismo socialista. (Falsamente!). Ele não quer o resgate - como estão (última moda) fazendo agora - de cadáveres históricos dos túmulos da ditadura. Ele quer para o país uma nova estrutura. Ele não navega no turbulento mar da política intersubjetiva. Geraldo quer um novo modelo de sociabilidade; ele deseja a restauração e reforma da política. Com cara - e pensamento - jovem e cheio de esperança.
     Aécio, Serra e Geraldo. Um trio - sob o olhar mais do que experiente de Fernando Henrique Cardoso - que tem tudo para "fazer a diferença" no novo cenário político de Brasília.
     O eleitor brasileiro precisa de maturidade democrática. Temos de "sepultar a política do século passado" quando as mulheres não tinham direito a voto. A maturidade política elegeu Dilma Rousseff; mas ainda estamos "capengando". Precisamos ter uma disputa ideológica apaixonada. Ou, então, não saberemos se devemos amar ou odiar certos políticos; como no filme "Wall Street", de Oliver Stone, no qual o personagem Gordon Gekko, vivido por Michael Douglas, era para ser o vilão, mas se tornou admirado por todos. (A ficção retrata a realidade). Óbviamente que não esperamos destes novos políticos brasileiros que façam a história do Brasil - política e socialmente falando - como a lemos (quem não leu, procure ler) no interessantíssimo livro biográfico "Dom Luís de Orléans e Bragança", de Teresa Malatian (ed. Alameda, 270 páginas), no qual a autora-historiadora retrata a vida de dom Luís (1878 - 1920), segundo filho da princesa Isabel e do Conde Gastão d'Orléans. Dom Luís, no início do século XX, fazia manobras para restaurar a monarquia no Brasil. Mera coincidência - nos dias atuais - com Aécio, Geraldo e Serra que desejam "restaurar" a política no país que já perdeu o gosto de fazer a "boa" política fáz tempo?...Futuramente - e certamente - teremos o prazer de ler na história do Brasil as "estórias" que este trio está escrevendo agora.
     Depois de tudo que foi exposto, precisamos aprofundar - e retomar - as grandes discussões intelectuais sobre o destino político do Brasil. E é disto que o governo - também os estaduais e municipais - está necessitando: de políticos cultos, "cabeças pensantes", que sabem "aonde tem o nariz" e "saibam o que pensar, fazer e falar"... (?)... E não políticos mercenários e interesseiros - que, vergonhosamente, nem sabem se expressar direito, não conhecem o que é política - que só visam ganhar dinheiro. E é pela ignorância cultural destes que a classe política  está tão desacreditada politicamente e esculhambada intelectualmente.
     O Brasil de amanhã - apesar que oposição é extremamente salutar em qualquer democracia - não vai precisar viver ouvindo discursos de extrema esquerda (não só político, como social e cultural também) ao nível de Slavoj Zizek, Marilena Chaui, Eduardo Galeano e tantos outros. (Mesmo eles sendo autoridades no assunto, mestres da intelectualidade nacional). A nação precisa de pessoas (também) de direita. (Ou não?). Se o que é direito não é torto, como vamos desejar apenas o esquerdo, que não pode se tornar direito, já que é torto? A politicagem militante se torna responsável por barbáries e maldades contra quem promove - e pratica - a verdadeira política.
     Saber votar é uma arte; mas, infelizmente, poucos são os artistas. E poucos - novamente sou obrigado a dizer infelizmente - vota com a própria cabeça sem se deixar iludir, impressionar com as pirotecnias publicitárias. Tão mentirosas como, consequentemente, perigosas. E, se não aprendermos a votar em políticos de qualidade - independentemente deste ou daquele partido, pois, reitero, político bom é aquele que segue suas ideologias e não as idéias do partido - o que vamos ter no futuro? O remake da Intentona Comunista (1935) ou da Revolução Tenentista (1922)? Pior vai ser se, futuramente, tivermos de fazer um remake da "Revolução Intencional Mensalista", a qual, por enquanto, ainda não tem data específica para terminar. (Se é que me entendem!).
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 10.1O.2013


a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Se o que é direito não é torto, como vamos desejar apenas o esquerdo, que não pode se tornar direito, já que é torto?"

                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 10.05.2010



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... no último dia 01, este blog completou três anos - com as bençãos de Deus, pois Êle tem mostrado, principalmente neste último ano, que gosta de mim e me protege - de existência. Como sempre digo, não sei (ainda) aonde Êle vai me levar... (Mas, como em tudo, eu me entrego total e confiantemente nas mãos d'Êle para que faça de mim o que Êle quizer). O que eu sei é que deveria ter começado bem mais cedo e hoje, certamente, já teria chegado em algum lugar. Mas nunca é tarde para quem tem talento e sabe fazer a oportunidade aparecer. Mas estamos - eu escrevendo e vocês acompanhando, poucos comentando e milhares lendo, aqui no Brasil e no exterior - caminhando juntos. Ninguém fáz NADA sózinho, sem a família e os amigos. AMIGOS. Porque os inimigos tem de ficar bem longe, às nossas costas, apenas se mordendo de raiva por todo o talento (sem falsa modéstia, que não sou dessas hipocrisias) que Deus me deu e, querendo ou não, tendo de admirar minha cultura, capacidade e competência. De qualquer forma, sei que meus artigos, pensamentos, textos, vão fazer parte da história e futuramente, quando não estiver mais aqui - e Deus quer que eu fique um bom tempo, tenho certeza - minha marca (nome) será vista, admirada, elogiada e até criticada. Pior é quem não fáz nada para ter esta possibilidade de se tornar imortal pelo trabalho que fáz. Eu não digo que sei fazer; eu mostro - e provo - toda semana aqui na internet nos meus dois blogs. Respondendo as centenas de e-mails, SMS e telefonemas (tem dias que fico trancado sem sair de casa só fazendo isso), não vou publicar minha fotografia e muito menos meu perfil. Não quero aparecer. (Nunca, jamet). Só posso lhes assegurar que sou "de carne e osso" e não um robô do GOOGLE, como muitos pensam. Tenho 49 anos, solteiro, nascido em Camamu (a mais bela baía do Brasil), na Bahia. É o máximo que posso dizer. Além de CONTAR SEMPRE com a colaboração de todos vocês, já que é do TRABALHO aqui na internet que "tiro" meu sustento. Obrigado. E vamos adiante. A estrada é longa. Mas sabemos que vamos chegar em algum lugar. (SINAL VERDE).

..... no próximo sábado, dia 12, é o dia da rainha e padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida. Para os protestantes - não os cultos, mas os burros que não entendem nada - é uma denominação à Virgem Maria, a Mãe de Deus. Maria é o Seu único e verdadeiro nome. Mas, daqui e dali - ou de diferentes situações - surgiram centenas de outros títulos. Lá, na minha terra - em 15 de agosto - comemoramos a ASSUNÇÃO da Virgem. E Assunção por que ela, Nossa Senhora, foi elevada aos céus de corpo e alma. Ou vocês, os protestantes que são ignorantes, que não sabem a diferença do O pro fundo do copo, não todos, vejam bem! , acreditam que Deus ia deixar o corpo da Filha predileta d'êle, a Bendita entre todas as mulheres, a Mãe d'0 Seu Filho, apodrecer na terra como uma mulher qualquer?... Se as suas mães, se vocês pudessem, não deixariam... Portanto, quer queiram ou não, dia 12 é PRIMORDIALMENTE - depois vem as crianças - o dia que devemos LOUVAR (e não ADORAR, católicos ignorantes, que não são nada e dizem-se católicos) Maria, a co-Redentora, a rainha do céu e da terra. Falando na festa de Aparecida, belíssimo é o hino entoada pelo coral PENSA, da Basílica Nacional, todas as noites nas novenas. Tocante, emocionante. "Com a Mãe Aparecida, seguimos Jesus, nossa luz"... (SINAL VERDE).



..... eu não digo que futebol não tem estabilidade, é uma eterna "dança das cadeiras", perde-se hoje, ganha-se amanhã? O líder CRUZEIRO perder do São Paulo. Peraí!! O São Paulo não está na zona de rebaixamento? Cruzes! Aliás, "santas traves"! (SINAL VERDE)

..... depois do dia ser dedicado PRIMORDIALMENTE a NOSSA SENHORA APARECIDA, 12 de outubro também é o dia das CRIANÇAS. A história nos conta que tudo começou com um decreto do presidente ARTUR BERNARDES de 1924. Em 20 de novembro - uma data menos popular, não tão conhecida assim - foi aprovada, em 1959, na Assembléia Geral das Nações Unidas, a "Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente". E, na mesma data, em 1989, foi publicada a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. São datas, direitos... Mas, no resumo da ópera, só as crianças que tem família podem comemorar. E as nossas (pobres) crianças das sinaleiras, das marquizes, das esquinas e becos das drogas? Os menores aliciados pela bandidagem? E os menores que "tem casa", mas não "tem lar"? Dos orfanatos? Estes todos - respondam sinceramente, falsos e hipócritas de plantão - tem do que se orgulhar? (SINAL VERMELHO).

.....  30% de resultados nada satisfatórios é a EDUCAÇÃO brasileira avaliada e esculhambada. E no - pasmem! - ensino superior. Que vergonha! Como será futuramente a avaliação dos profissionais que saem DIPLOMADOS (?) por estas faculdades? O "Bom Dia Brasil" (TV Globo) denunciou anteontem. Vergonha! Será que estes cursos superiores, na hora da formatura, vão ter coragem de dar a estes alunos "menção honrosa"? E - ainda - tem diplomados sem a menor competência, capacidade e qualificação intelectual, que criticam os AUTODIDATAS; e autodidatas que esfregam no DIPLOMA deles toda sua cultura. (SINAL VERMELHO).

..... FELIPÃO, prove que não é bobão! Leve FEIJÃO, do futebol BAHIAnão, pra SELEÇÃO!!  O negão é de "marcação" e pode ser a salvação.(SINAL VERDE)

.... falando no GRANDE - apesar de iniciante - jogador do ESPORTE CLUBE BAHIA, o FEIJÃO (com ou sem arroz?), MICHEL, jogador do ESPORTE CLUBE VITÓRIA (o VITORINHA, sem nenhuma estrelinha), "AMEAÇOU"  - é difícil de acreditar, mas a JUSTIÇA (tanto a desportiva como a criminal) deve ficar de olho - o jogador com frase do tipo "ele pode quebrar uma perna" numa declaração (gravada) à imprensa local, da Bahia. Feijão disse que cresceu aprendendo a "odiar" o VITORINHA. E daí? É a opinião pessoal dele e ele mostrou ter bastante personalidade. Independentemente do (bom) resultado ontem num jogo emocionante, onde os jogadores do Bahia mostraram garra e talento, Feijão tem de começar a tomar cuidado em campo toda vez que tiver de jogar contra o time rival. (SINAL VERMELHO).

..... LEI de SEGURANÇA NACIONAL e os manifestantes (cada vez mais mascarados) - INFILTRADOS NO MEIO DOS PROFESSORES - correm o risco (bem feito!) de serem "educados" e "ensinados" a como protestar  pelo sistema prisional. Usem a cabeça para pensar, meus queridos. E não as mãos para atacar. (SINAL VERMELHO).

..... morreu, aos 78 anos, no Rio de Janeiro, de câncer no pulmão, a atriz NORMA BENGELL. Uma escrava da arte, diva da interpretação. Dona do seu próprio nariz, de temperamento forte, personalidade ímpar, deixou este mundo viúva e sem filhos, se queixando do isolamento dos colegas e amigos. (O único "senão" em sua biografia, pois,ela devia ter aprendido, "antes só do que mal acompanhada"). Norma dizia o que queria e a quem devia. Não foi à toa que, em 1978, dias antes da novela "DANCING DAYS", de Gilberto Braga, estreando no horário das oito, ir ao ar, DANIEL FILHO teve de regravar todas as cenas de YOLANDA PRATINI, sua personagem, com a atriz JOANA FOOM. Dizem - é o que consta no folclore dos bastidores globais - que ela se desentendeu com o próprio Daniel. A arte brasileira - como eu sempre digo - está ficando cada vez mais pobre da genialidade. E "la" BENGELL era gênio. Transformava um simples texto numa obra de arte com a sua elegância de atuar. (SINAL VERDE).

..... criança morrer afogada dentro de um ônibus escolar em Brasília por que estava chovendo?... Idéia fantástica da mente fantasiosa de algum roteirista? Não! Realidade! 
(SINAL VERMELHO).

..... a INTERNET, realmente, é a vitrine para os novos talentos do século XXI. Cantores não precisam mais de gravadoras; escritores, poetas e pensadores não precisam mais de editoras, e por aí vai... É só ter uma "boa idéia" na cabeça e apertar o botão para postar. Pronto. O mundo inteiro vai ver e o seu talento reconhecer. Se ela existisse na época de VAN GOGH, famoso pintor, ele não teria decepado a orelha para chamar a atenção e seus belíssimos (e hoje milionários) quadros aparecer. (SINAL VERDE).


                                                                                                                                                                RENÉ SANFERR, 10.10.2013


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Se você não tem competência para, como eu, fazer um trabalho muito elogiado e admirado, conforme-se com a sua incompetência para ser apenas um empregado criticado e desvalorizado". - SANFERR, 27.07.2013

"O copo de cachaça é que transforma o homem em NADA". - SANFERR, 29.10.1994

"Muita cerveja na mesa e pouca inteligência na cabeça". - SANFERR, 29.10.1994

"Não tem pessoa mais desvalorizada do que aquela que não tem uma boa idéia na cabeça; mas, na mão, vai ter a idéia de ter um bom copo de cachaça". - SANFERR, 20.06.2013

"Se o único orgulho de sua vida é ser nos fins de semana um cachaceiro, é sinal que, durante toda a semana, sente vergonha de si mesmo". - SANFERR, 12.08.1999

"Às vezes, mudar de opinião é salutar, já que, dependendo do momento e da situação, tem-se mesmo de mudar o modo de pensar". - SANFERR, 04.08.2013

"Vizinho nunca vai falar bem se o outro o tratar como ninguém. Duvide se mal do outro ele falar, pois vizinho só vai falar bem, se o outro com ele se juntar para alguém detratar". - SANFERR, 10.09.2008

"Quem não se mistura com a vizinhança para da vida dos outros falar, pode ter certeza que da sua vida a vizinhança vai começar a falar, inventando mentiras para lhe caluniar". - SANFERR, 21.08.2008

"Você prova para o mundo quem é, quando mostra para todo mundo com quem está". - SANFERR, 20.09.2004

"O emprego que qualquer um pode ter não fáz você ser alguma coisa e ter valor para o mundo. O que fáz você ter valor diante do mundo é o trabalho que nem todo mundo pode fazer". - SANFERR, 09.05.2010

"Cair no fundo do poço é falta de experiência. Aprender enquanto estiver por lá é inteligência. E sair do fundo do poço é instinto de sobrevivência". - SANFERR, 16.04.2010

"Todo homem pequeno e medíocre gosta de chamar o GRANDE e gênio de maluco, por invejar o que ele é capáz de inventar". - SANFERR, 16.08.2001

"Plantar no lugar certo e saber a hora certa de colher, é tudo o que o sábio mais sabe fazer. Já o ignorante, além de não saber plantar, nada vai colher, por que não soube a hora certa de aprender como fazer". - SANFERR, 10.01.2011

"Se todo mundo fala dos erros de apenas um, é com medo que este um fale dos erros de todo mundo". - SANFERR, 24.06.2010

"O intelectual foi criado para pensar em criar um novo mundo. Não para trabalhar, como todos, no mesmo mundo igual". - SANFERR, 17.09.1979

"Não dê atenção ao que todo mundo fala, pois nem todo mundo presta atenção ao que fala". - SANFERR, 31.05.1984

"Quando alguém lhe chama em casa para falar mal de quem não fala bem e nem mal de ninguém, tome cuidado com esta cara descarada e língua amaldiçoada, pois este alguém não costuma falar bem de ninguém". - SANFERR, 09.01.2010

"Falso cristão que fala mal do próprio irmão só é verdadeiro quando mostra o mal que tem dentro do coração". - SANFERR, 13.12.2007

"Quem tem talento não precisa ficar contando o tempo para chegar ao seu lugar. Pois, mais dia e menos dia, nele vai estar. Quem não tem nenhum talento é que nunca vai ter tempo para chegar em nenhum lugar, já que, durante todos os seus dias, nunca vai sair do lugar aonde está". - SANFERR, 21.05.2012

"Quando somos muito simpáticos e agradamos a todo mundo, estamos sendo falsos e burro é quem não compreende que esta é a arma usada pela pessoa inteligente para parecer que não é falsa". - SANFERR, 05.12.1993

"A pessoa muito antipática nunca é falsa, já que, se fosse falsa, seria muito simpática". - SANFERR, 26.07.1990

"NADA é impossível quando decidimos que TUDO é possível". - SANFERR, 03.01.2010

"Existe emprego para pessoa pequena e trabalho para gente grande. E o grande não é se achar uma pessoa importante. É a pessoa fazer um trabalho relevante, pois, somente assim irá se tornar gente importante". - SANFERR, 01.05.2010

"Saiba esperar, pois, se você fáz algo de valor para no mundo ter valor e achar o seu lugar, a sua hora vai chegar". - SANFERR, 13.12.2012

"Na vida quem não vale nada é quem não fáz nada de valor para valer alguma coisa na vida". - SANFERR, 10.12.1990

"Hoje em dia qualquer burro pode o diploma conquistar. O que ele nunca vai conquistar é um dia ter inteligência para provar que não é burro e dele o diploma se orgulhar". - SANFERR, 04.12.2008

"Não tem NADA  a ver é você NADA fazer para o mundo lhe ver e como TUDO lhe reconhecer". - SANFERR, 06.05.2011

"Não pode existir um gênio se, de todos os assuntos, ele não tiver conhecimento". - SANFERR, 26.12.2011

"Sempre o vizinho vai ter todos os defeitos, se com todos os vizinhos ele não falar direito". - SANFERR, 18.09.2006

"Se quem lhe ensina não sabe escrever direito, como é que vai puder lhe ensinar, já que, como professor, só tem defeito?". - SANFERR, 19.08.2000

"Quando quem é auto-suficiente e sózinho se basta, não sente por estar só, já que não precisa de companhia falsa". - SANFERR, 17.01.2002

"O homem que nasceu para escrever é deste que, quando morrer, o mundo jamais vai esquecer". - SANFERR, 02.11.1990

"Caluniar é fácil para quem acha difícil provar". - SANFERR, 19.08.2010

"O verdadeiro talento é como uma jóia valiosa numa vitrine exposta". - SANFERR, 11.04.1989

"A genialidade é uma preciosidade. E a mediocridade uma infelicidade". - SANFERR, 08.11.2001

"Se as pessoas lessem mais o que presta e ouvissem menos o que não presta, aprenderiam apenas o que interessa". - SANFERR, 17.05.2013

"Quem tem o dom de escrever, cedo ou tarde, tem o poder de tudo fazer e também acontecer. Ao contrário de quem não sabe, que precisa esperar tudo acontecer para também ver". - SANFERR, 05.04.2010

"Amizade só com selo de qualidade, senão vira mercadoria com prazo de validade". - SANFERR, 20.07.2010

"Quem não gosta da literatura clássica, gosta de uma leitura baixa e vulgarizada". - SANFERR, 25.04.2010

"Com o que escreve o homem inteligente, ele pode construir um mundo. E com o que diz o homem maledicente, ele pode destruir todo mundo". - SANFERR, 01.01.2011

"O empregado que não é valorizado é porque não está qualificado para fazer um trabalho que seja admirado e elogiado, ao ponto de ser imitado". - SANFERR, 11.06.2013

"Se você passa pelo mundo e o mundo não lhe vê, é porque você não fáz nada para todo mundo ver". - SANFERR, 16.09.2003

"Nem pense que o homem de valor caiu, se você, que não tem nenhum valor, ainda não sucumbiu". - SANFERR, 04.10.1987

"Quando se sabe quase tudo, se pode mudar quase que todo mundo". - SANFERR, 29.10.1989

"Só continua na vida sem NADA mudar quem não tem talento para TUDO na sua vida trannsformar". - SANFERR, 27.09.2010

"O olho pode não ver. Mas o coração não vai esquecer". - SANFERR, 18.07.1982




                                                                                                        RENÉ SANFERR, 10.10.2013
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O






13 comentários:

  1. Não sou muito de falar em política. Mas, que texto inteligente!

    ResponderExcluir
  2. Geraldo é um dos maiores políticos da atualidade no país. Devia ele, sim, se candidatar a presidência da República. Pena que seja de São Paulo e não aqui do Rio. VAL

    ResponderExcluir
  3. A política é um dos nossos maiores prazeres. E dever também. Sanferr está certo quando diz que devemos gostar de política. Por que não? Não é ela que norteia as nossas vidas? Odorico.

    ResponderExcluir
  4. Só pra constar que tô ligado no blog. JR.

    ResponderExcluir
  5. Como cidadão que sou, sempre digo aos meus parentes e amigos que temos de aprender a gostar de política desde a infância. Para, quando chegarmos a idade adulta, estarmos preparados para discernir entre o bom e o mal político. chico.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo estando fora do Brasil, estou ligada neste blog que é uma das melhores coisas que existe no momento. Tem algumas citações grosseiras, pesadas, mas, infelizmente, sempre falando sobre a realidade que vivemos atualmente. No mais, leio tudo e gosto de tudo. Cinderela Gold, Brooklyn, New York City.

    ResponderExcluir
  7. A arte de fazer política é como a arte de escrever. Poucos tem. E, pensando bem, política não tem tudo a ver com a literatura, ou vice-versa? Uma não pode viver sem a outra. Quem fáz um bom texto tem lugar no mundo e tudo que escreve, por mais ficcional que seja, tem um pé na realidade do seu autor, o qual, hoje, amanhã ou depois, vai fazer parte da vida política do seu municipio, estado ou nação. Não é assim com todos que se dedicam a arte das palavras? Terminar na política? Ao contrário das pessoas comuns, que só fazem trabalhar e não tem o dom da palavra, da escrita, o escritor se fáz presente em todos os cantos e todos o lê, ouve, entende ou não, mas, de qualquer forma, de um jeito ou de outro, ele também se torna um político da expressão. Paulo Ricardo, Brasília.

    ResponderExcluir
  8. Sou de Santa Maria, aqui no Rio Grande do Sul, e soube deste blog fáz tempo através de amigos e colegas da faculdade. Vou ser jornalista e este cara, o tal Sanferr, é um ás da comunicação escrita. O cara sabe tudo, tem um texto enxuto, limpo, interessante, uma leitura boa de se aprender tudo que é necessário para uma futura jornalista como eu. Discordo de alguns pensamentos. Tem frases que agridem mesmo. Mas, como disse a leitora Cinderela, lá dos Estados Unidos, é a realidade. Portanto... Hj decidi me atrever a comentar. Um "bacho". JOÍRA.

    ResponderExcluir
  9. Estou conectado no blog do meu querido amigo, mesmo estando aqui cheio de trabalho, mas entre um e outro, estou lendo. TONINHO.

    ResponderExcluir
  10. "SOBRE alguns aspectos"? Qualé, meu brother? Logo tu cometer um vacilo desse. Conserta logo isso cara que vai pegar mal. Leia todo o artigo postado e veja onde tu escreveu esta merda. Conserta logo, cara. "A", da ilha de Itaparica.

    ResponderExcluir
  11. VALEU. TAVA AQUI ESPERANDO TU CONSERTAR, BROTHER. "A", DA ILHA.

    ResponderExcluir
  12. Quem me dera ter nascido com o dom de escrever. Meu futuro ia ser tão diferente. Saberia que, mais cedo ou mais tarde, sendo boa de palavras, iam me descobrir, ou até aqui mesmo na internet, e ganhar meu lugar no mundo. Porque apenas fazer faculdade, ter um emprego, não fáz de ninguém uma "voz" ativa na sociedade. Temos que fazer algo grandioso, que chame a atenção do mundo, dos comentários das pessoas, para nos tornarmos grandes, importantes. Muita gente não entende quando lê o que Sanferr publica sobre isto. Mas esta é a realidade da vida. A sociedade só valoriza quem tem um nome importante na sua área de trabalho e isto, reconhecimento, notoriedade, não é coisa que aconteça de repente, da noite para o dia, como os políticos. Também não ia querer ser política, não, porque não dou pra enganar ninguém. Mas, quem sabe, um dia eu não faça esta coisa que chame a atenção e não me torne uma pessoa diferente das outras, que meu nome não venha a ficar na estória. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  13. Cara, esse blog é d+. Valeu terem me falado dele. Vou passar a me ligar.
    Cacau, Caio, surfista

    ResponderExcluir