quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LA VERDAD DE LA MANA.


YOANI SÁNCHEZ.
ESTE NOME NÃO VEIO PARA PASSAR, POR QUE É UMA MARCA
QUE SABE O QUE PENSAR, MOSTRAR E FALAR,
PARA NA HISTÓRIA TER O SEU LUGAR.



     Não é de hoje que a internet, no que há de melhor e mais nobre (cultural e intelectualmente falando) nela para se tornar uma formadora de opinião - através de sites e blogs de qualidade, com conteúdo -  e não um meio de divulgação de assuntos irrelevantes sobre a vida de pessoas anônimas e nem um pouco importantes, que se iludem pensando que são celebridades (Facebook, Twitter, Orkut), se tornou uma válvula de escape para a política mundial. Bem antigamente, ainda no século passado, eram apenas os jornais; num passado mais recente, as notícias chegavam através do rádio e televisão. E agora - com o advento (e o avanço) da tecnológica emancipação modernista do século XXI - tudo se tornou globalizado, em questão de segundos, pelo poder da internet. Hoje "respira-se" o mundo virtual (praticamente) o dia todo; quando não pelos sites e blogs, através dos já citados popularíssimos Facebook, Twitter, Orkut, e sabe-se "Deus o que mais"... Todo mundo - em todo mundo - está "antenado", conectado. Naqueles tempos remotos - para se expôr idéias, mostrar (e provar) nosso ponto de vista - quem quizesse chamar a atenção tinha de publicar um texto no jornal ou publicar um livro, o qual, na maioria das vezes, custava o "olho da cara". Tanto para quem publicava e, principalmente, para quem comprava. E hoje basta digitar no computador e postar na rede. (Não é à toa que o mundo está "de olho" nos grandes talentos que estão "se mostrando" na net). A repercussão é imediata, com elogios ou críticas, mas jamais será ignorado. Fácilimo. Tão simples que - em países como a China, por exemplo (eles não perdem tempo, estão sempre anos-luz adiante, à frente dos ocidentais), o blog se tornou uma ferramenta (poderosa) de novas "vozes", novas "cabeças pensantes", novos "formadores de opinião". E na China, para quem não sabe, tem um número grande de blogueiros. Lá - ao contrário, infelizmente, do Brasil, aonde o povo se preocupa mais em encher a cara com um copo na mão - a população tem como meta principal encher a cabeça de cultura e informação. Lá não se "pagodeia" a inteligência e muito menos se "atocha" a cultura.
     O povo, de fato - lá na China - tem voz e vez. E, politicamente corretos, os chineses estão assustando (e intmidando, com o que postam) os líderes, colocando-os "de olho", atentos ao que se publica no país, na mídia virtual. Hu Yong, um especialista em blogosfera da Universidade de Pequim, disse, em meados de 2010, que "pela primeira vez a China tem uma estória pública para discutir tudo o que afeta os cidadãos chineses"... E completou: "... sobre a mídia tradicional (jornais), apenas as pessoas da elite tinham voz, mas a internet mudou isto"... E como está mudando! (Eu, aqui no Brasil, já estou sendo comentado, admirado - e criticado também - em várias partes do mundo). Grandes textos, escritos por grandes pensadores, estão sendo postados independentemente na net e incomodando, chamando a atenção e "passando para trás" o que se publica nos jornais. Em todo mundo.
     A internet - no que há de melhor nos sites e blogs com relevância cultural, artística e política - se transformou em vitrine para a ascensão (de "grão em grão a galinha enche o papo", devagar e sempre) daqueles que buscavam uma oportunidade para serem conhecidos no mundo inteiro. (Claro que - como no meu caso, que não quero aparecer - não o rosto do blogueiro, mas o seu trabalho, o texto, as suas idéias, notícias e propostas). Gérald Thomas, um famoso - e polêmico demais, amado demais por uns e odiado por outros mais ainda - diretor teatral, depois de dez anos com um blog (uma carreira, digna da Academia Brasileira de Letras, por conta do alto nível dos seus artigos, já que ele - como poucos - tem o dom da palavra escrita) teve todos os seus textos impressos num livro. (E aí? Quem fala mal dele, critica e inventa estórias sobre a sua pseudo-extravagância, inacessibilidade e maluquice? Tem o que publicado, lido no mundo inteiro? Nem uma linha sequer, de tão incompetentes e incapacitados que são). O blog hoje se transformou em passaporte para o mundo conhecer o nosso trabalho. E se for de qualidade, então, como o de Yoani Sánchez, uma das maiores (e bem criticada) blogueiras de Cuba... Ela, através dos textos memoráveis (e pertinentes) que escreve, agride o governo dos Irmãos Castro de maneira corajosa, implacável. Tanto que - se (eu disse SE) algum dia a ilha mudar o seu jeito de fazer política, "abrir as portas" para a democracia - Yoani poderá ser uma (quem sabe?) presidente(a). Ministra de Estado disso ou daquilo. Cultura e Educação, por exemplo. O futuro a Deus pertence. Mas, plantando para depois colher, ela está. Sabe o terreno que o seu talento está à semear. Mesmo sendo Cuba um país - se é que se pode chamar uma ditadura de nação - com pouco acesso a internet, o povo de lá tem Yoani como a "voz deles" presa na garganta.
     Cubana de Havana (04.09.1975), blogueira desde 2007, Yoani não pode acessar seu blog de casa. Uma das 100 pessoas mais influentes (demorou a ser reconhecida, mas chegou lá!) do mundo, segundo a revista Time. Então? Vale ou não vale a pena expandir novos horizontes - quem tem talento - através do blog?... O fim do mundo é logo ali!...
     É através do blog - e com toda dificuldade para o manter - que a blogueira "tira a máscara" do governo cubano, relata ao mundo as atrocidades políticas, econômicas e sociais cometidas pelos dois malucos que estão se perpetuando no poder, ano após ano. Os irmãos Raul e Fidel querem ver o diabo na frente, mas não querem ouvir o nome de Yoani Sánchez. O "Geração Y" dela e o portal "Desde Cuba" - com vários outros blogs independentes - são a "espada" sobre a cabeça dos monstros do comunismo da América Latina. Em Cuba, a "doença" (incurável) dos dois Hitler pós-modernos, disfarçados de socialistas, não atinge apenas os sites e blogs sobre política. (Pasmem!). Criticam até mesmo os informativos-classificados... (?) ... Raul e Fidel Castro - em sua demência intelecto, política e culturalmente falando - só "permitem" (absurdo dos absurdos!) o acesso de 3% dos 12 milhões de habitantes da ilha à internet.
     Como blogueira antenada e conectada com as mazelas sofridas pelo povo cubano, Yoani Sánchez (com a voz nos erros do presente e de olho nos acertos do futuro) tornou-se - para quem consegue acessar seu blog e ler seus textos - uma irônica interação entre a política, o pensamento neoliberal e a justiça social. Ela significa - mesmo que virtualmente - um certo poder entre as subjetividades mercantilizadas e a pseudo justiça social, econômica e intelectual. O povo de Cuba está "aprendendo" a pensar com o blog de Yoani e, porisso, ela é tão odiada e perseguida pelo regime (truculento, perverso e demoníaco) dos Castro. E pensar que - quando esteve aqui no Brasil - em Recife, Salvador e outras cidades, foi tão criticada e hostilizada; ela, uma das maiores blogueiras de Cuba. Hoje (já) uma das maiores personalidades mundiais, por tudo que sabe e tem escrito. Teve pessoas - anônimas, sem fazer nada de relevante para se tornarem importantes, no "alto" de sua mediocridade, falta de valor e importância - que saíram com seus carros para a seguir em seus deslocamentos nestas cidades com o intuito de lhe ofender, agredir. Precisou a polícia intervir. Idiota foi ela que, digamos assim, "desceu do seu pedestal" para se misturar, "dar pérolas aos porcos", falar para quem não tem capacidade para entender e muito menso competência para algo dizer.
     O Facebook, Twiiter e Orkut são, óbviamente, ferramentas importantes da internet. (Não resta a menor dúvida). Mas nada que se compare aos sites e blogs. Se você quer ser importante - e IMPORTANTE não é ter a cara conhecida e estampada em todos os lugares, mas, sim, ter o trabalho que fáz comentado em todos os lugares - mostrar-se ao mundo através do que sabe fazer, mostrar-se como uma pessoa de valor, que sabe o que diz e tem o que realmente mostrar, para que postar fotografias suas e de outras pessoas que não são importantes, não fazem nada de relevante? (E não me tenham como antipático por falar a verdade!). Mostre na internet que é bom - aliás, excelente, melhor do que todos - no que fáz. Dependendo do que postar, o mundo vai lhe notar e valorizar. O mundo vai elogiar a sua genialidade ou criticar a sua mediocridade. Mas, se não tiver o que falar e publicar, na falta de talento... cale-se. O blog é para quem tem "bala na agulha". A "bala" do conhecimento, cultura e muita competência. E Yoani Sánchez já provou que tem tudo isto. E ela - de posse do "canhão" de sua competência para pensar e as palavras saber usar - "atira" na ditadura que quer com o povo acabar. Não é à toa quer inventam muitas estórias para lhe desacreditar, desmoralizar e difamar: "Yoani fez isso", "Yoani disse aquilo"... E este é o preço (altíssimo) que se paga quando se tem um dom especial, quando se fáz um trabalho genial, e não se é (apenas) mais um empregado comum e normal. Quando se é notado, admirado e valorizado pelo que se mostra fazer e se prova saber. Yoani - da mesma forma que muitos outros blogueiros pelo mundo inteiro - são vítimas destas estórias por estar fazendo a história.
     Yoani é vítima da calúnia e perseguição. A mentira contra ela vem à tona e a inveja entra em cena para os medíocres lhe desacreditar, ridicularizar e achincalhar. No caso dela, "a voz do governo não é a voz de Deus". Parafraseando o ditado popular. Um dos mais errados que se fala por aí, já que "se a voz do povo" fosse "a voz de Deus", o povo não teria abraçado Jesus no domingo de Ramos e o crucificado na Sexta-Feira Santa.
     O blog está se tornando porta aberta para (futuros) políticos, artistas, intelectuais; "cabeças pensantes" e "vozes atuantes" que vão mudar o mundo. A internet, reitero, está se transformando em passaporte para quem tem o que mostrar, escrever e falar. (E não baboseiras da vida particular postar para ao mundo todo mostrar e, ao invés do mundo todo admirar, se envergonhar por você só ter besteira para postar). Grandes (e promissoras) "carreiras" estão (já) sendo vistas. E da internet para o mundo é apenas um pulo. Mais rápido que a luz e o som, os blogueiros estão se tornando conhecidos no mundo inteiro. E - no mundo inteiro - o blogueiro vive de doações. (Não se paga pelo jornal ou revista?). Blogueiros estão "fazendo o seu pé de meia". Aqui no Brasil - ao contrário da Europa, EUA e Ásia - ainda estamos "engatinhando", mas, logo, logo, estaremos "caminhando", por que o blog é o emprego e blogueiro é a profissão do futuro. 
     Yoani Sánchez não tem um blog - nada contra, cada um posta na internet o que tem talento, capacidade e competência para publicar - sobre como pintar unhas e o que se deve vestir. O blog dela é escrito para quem gosta de ter em mãos um bom texto para ser lido. E não ler é o "grande mal", a "praga" da atualidade. Da mesma forma que não ler - e fazer X no vestibular, sem colocar a resposta com suas próprias palavras - está formando burros em ASNEROLOGIA. É por essas e outras que os estudantes (os burros, não os inteligentes, óbviamente!) tem medo da prova de redação.
     Ao contrário do que as pessoas pensam sobre a vida de uma personalidade, Yoani tem uma vida bastante comum, simples. No meio de pessoas comuns que - ao contrário dela - não fazem nada de relevante para serem importantes; têem uma vida, emprego, e convivem ao lado de pessoas tão comuns e sem nenhuma importância assim como elas. Infelizmente, esta é a verdade - sempre dura e cruel - que rege a orquestra que é o mundo. Para completar esta triste realidade, tem pessoas que nasceram para ser NADA no mundo - sem valor, sem produzir algo relevante que justifique a sua marca (nome) ser admirada, comentada e para sempre lembrada - enquanto outras "apareceram" no mundo para ser TUDO. E esta é a grande diferença entre Yoani Sánchez e sua vida simples no meio de vizinhos comuns. A personalidade mundial que não é, entre eles, uma celebridade local. Mas, o mundo conhece o seu trabalho, admira o que ela escreve, as suas idéias e pensamentos.
     O mundo lhe julga pelo trabalho que você fáz e não pelo emprego que você tem. Mas um trabalho reconhecido, elogiado, admirado, apenas poucos conseguem. E o seu trabalho diz tudo sobre você. Se é um gênio que pode fazer tudo o que o medíocre é capáz de fazer, ou um medíocre que não pode fazer nada que o gênio é capáz de fazer. E, claro, os gênios fazem (e farão) parte da história; enquanto os medíocres jamais farão parte dela...
     Yoani Sánchez está fazendo, escrevendo e participando da história do seu país e do mundo. Mesmo não vivendo sob à luz dos holofotes, morando num bairro simples, usando o transporte público. (Coincidência ou não, ela, em Cuba, e o Papa Francisco, enquanto Cardeal Bergoglio, em Buenos Aires, tem muito em comum). Yoani é o tipo de pessoa que não chama a atenção aonda mora, mas chama a atenção pelo que escreve pelo mundo afora. Atrás daquela figura comum, daquela pessoa (apenas aparentemente) igual as outras, se esconde uma personalidade marcante com pensamentos marcantes. (Que agridem, incomodam, por falar a VERDADE). Ela é elogiada por ter coragem de escrever o que pensa. E admirada por lutar cntra tudo e todos, no meio intelectual, cultural, artístico, social e polítco. Yoani não é uma estrela - de sucesso efêmero, instantãneo - como o que se vê hoje em dia por aí. Ela é uma verdadeira constelação. De talento, competência e cultura. Uma constelação que está anos-luz de distância daqueles que costumam lhe criticar e caluniar. Porisso, no firmamento intelecto-cultural, ela vai ter sempre o seu lugar. Um lugar que NUNCA vão puder lhe tomar.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na proxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e você daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 31.10.2013

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"É melhor ser blogueiro conhecido no mundo inteiro, do que estar empregado, não passar de um simples e desconhecido funcionário e, por seu trabalho, o patrão não lhe pagar um salário direito. Por que, por aquilo que você fáz, ele não tem o menor respeito".

                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 27.09.2012


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


.....na Bahia, os grandes times que representam o povo baiano, no Campeonato Brasileiro, estão com toda disposição. Um - o ESPORTE CLUBE BAHIA (que vergonha, meu time!) - de não cair para a Segunda Divisão POR FALTA DE COMPETÊNCIA (ou não seria outros interesses, escusos?) DOS SEUS JOGADORES. E o outro - o ESPORTE CLUBE VITORINHA, sem nenhuma estrelinha na camisa envergonhadazinha - de (novamente) NÃO PASSAR PELA HUMILHAÇÃO DE NO PRIMEIRO LUGAR NÃO FICAR. Mas - como disposição (no caso do futebol) é a disposição na tabela de classificação - a consolação para a merdinha do VITORINHA (no Brasileirão, coitado, quando será que ele vai encher o pinico para no alto do primeiro lugar passar a "cheirar"?) é SONHAR em ficar entre os quatro melhores da Primeira Divisão. Será que - na apoteose, ou seja, na última rodada - este sonho vai se tornar realidade? Ou será mais um ano de decepção?... Pelo sim ou pelo não - como "dou a César o que é de César", sou justo - o VITORINHA à sua torcida não vai causar decepção. Já o "nosso" Bahia!! (Acorda, Baêa!!). O time tricolor tem de perder o marasmo e provar que AINDA tem vergonha na cara e dar conta do recado. Para não ser rebaixado. (SINAL VERMELHO).

.....or rios da região de Santa Adélia (SP), principalmente o São Domingos, nunca tiveram suas águas tão doces. E caramelizadas! É para fazer a alegria da molecada. Pensando bem, É ou SERIA?... Se a criançada, lógico, pudesse nadar nas águas que, de tão doces, ficaram enjoativas até para os peixes. Milhares morreram embriagados com a matéria-prima da cana. Que não foi, claro, por causa da cachaça. E sim o açucar. Brincadeira à parte, a usina - apesar de ter sido um acidente - deve ser responsabilizada por este desastre ecológico. Peixe morrer "embrigado" não pode. Muito menos "caramelizado". (SINAL VERMELHO).

.....500 crianças, com menos de 07 anos, já recebendo indenização por acidentes de tráfego? O Código de Trânsito Brasileiro proíbe o uso de menores desta idade em motocicletas. E é o que vemos bastante por aí, especialmente nas cidades do interior. Os pais são os culpados. (SINAL VERMELHO).


..... enquanto o BRASIL não mudar o seu jeito (nada) INTELECTUAL de ser, vamos continuar a passar vergonha no ensino. (O resultado do ENEN está vindo aí para comprovar isto). É notório que o brasileiro não gosta de ler. Principalmente agora, com tanta música emburrecedora, de péssima qualidade, que só fáz o bumbum remexer, esquecendo das letras, as quais fazem os neurônios funcionar. Para completar este - triste e fatídico - cenário anti-cultural, temos o famigerado vestibular-loteria, a prova dos X. Quem sabe, estudou, marca DE CARA no certo; e quem não sabe, fáz o unidunitê, e, às vezes, acerta. E, para nos envergonhar, lá vai o burro estudar e depois se "diplomar". Como dizem por aí, todo governo quer o povo burro para não saber votar. Eu só posso acreditar que este "tal" vestibular-ignorante não vão mudar para o vestibular-inteligente. E o que vem a ser o vestibular-inteligente? Simples. A "velha" prova de antigamente. Perguntas e espaço para o vestibulando responder com suas próprias palavras, sem ASSINALAR X em lugar nenhum. Duvido que a "tal" sorte (o unidunitê) tivesse chance de passar. Seria mais demorado para corrigir as provas, óbviamente. Mas o resultado seria mais coerente. (SINAL VERDE).


..... MARIA BETÂNIA, uma das grandes marcas (nomes) da MPB de todos os tempos, pouco (ou quase nunca) "dá o ar da graça" em programas de televisão. (Tomara que ela mude de opinião, porque a sua presença e o que ela diz, alavanca qualquer audiência). É o jeito seletivo dela ser. Tida como difícil e inacessível, metida, pelos detratores de plantão, Betânia, ao contrário, sabe que não é necessário estar sempre exposta na mídia para ser quem é. Ela é, foi e sempre será. Sem precisar em todo canto se mostrar. Coisa de grandes artistas, eternos, imortais. À ela, uma das minhas citações cai como uma luva: "Tem GENTE que as pessoas só precisam saber que existe, que está em algum lugar, sem precisar se mostrar e muito menos se misturar com estas pessoas que com ela não podem se igualar"... MARIA BETÂNIA é inatingível, intocável, como, por exemplo, os escritores da Academia Brasileira de Letras. Imortais. Inatingíveis e intocáveis também. Todo mundo sabe que eles existem. Mas, por acaso, ficam se mostrando, aparecendo por aí em qualquer lugar, a qualquer hora? Não precisam de exposição. O trabalho deles responde - e aparece - por eles. BETÂNIA não é metida. Ela é entendida do seu espaço na vida. (SINAL VERDE)

..... eu não disse no artigo da semana passada - sobre a atriz (maravilhosa e talentosa, uma GRANDE MULHER, como eu gosto!)  DANIELLE WINITS - que tem homem (?) que não sabe o que quer? Se outro homem ou uma mulher? Na novela "AMOR À VIDA" (TV Globo), de WALCYR CARRASCO, Eron (Marcelo Antony), está representando (muito bem!) muitos homens por aí, que gostam de ficar por cima da mulher numa hora e na hora por baixo de outro macho. E o pior de tudo é que - nesta comédia de erros - a "boba da corte" é mesmo Amarilis (Danielle Winits) que GOSTA, ACEITA e APROVA ser rebaixada como "mulherzinha" ao se misturar com um homem que gosta de para outro ser (também) a mulherzinha. Niko (Thiago Fragoso) está "por cima". Já usou - e abusou! - de Eron e agora a sem moral da Amarilis que use o que ele está jogando no lixo. Mas, até o final da novela, tudo pode acontecer. Até o "milagre" da mulherzinha se transformar numa GRANDE MULHER (decente, digna, com vergonha na cara, moral) que "abra o olho" para o homem (que não é homem) com quem está "ficando". Amar uma bela mulher como ela é fácil. Difícil é se respeitar. O que duvido que Eron faça. (SINAL VERMELHO)

..... está na midia um vídeo com várias celebridades - dentre elas GILBERTO GIL, ERASMO e ROBERTO CARLOS - não censurando (voltaram atrás no pensamento, o que é bastante salutar, pois o bom é pensar hoje uma coisa e amanhã outra) a publicação de LIVROS com biografias não autorizadas. É uma faca de dois gumes. O povo tem o direito de saber detalhes da vida do biografado, mas, por outro lado, tem passagens sobre a pessoa que a própria tem de dizer se quer ou não que seja publicada para o leitor ler no livro. (SINAL VERDE)

..... o OUTUBRO ROSA vai dar lugar ao NOVEMBRO AZUL. Maravilha!! (A não ser que o preconceito continue a levar muitos homens para a fila da morte). Fazer exames - como o PSA (de sangue) e o toque (retal) - é normal para quem não quer ser surpreendido pelo câncer. É primordial. O CA não tem cara. Não anuncia a sua chegada e ele adora pegar as pessoas desavisadas. E só dá "o ar da graça" quando não tem mais jeito. Quando é descoberto - como qualquer outro tipo de câncer - no início, tem cura. Mas, depois, é chorar por não ter ido antes ao urologista para ele o dedo enfiar para examinar. (SINAL VERDE)

..... o ENEN (EXAME NACIONAL do ENSINO MÉDIO) este ano - já não era sem tempo e deve dificultar ainda mais - botou "pra quebrar" nas questões das provas aplicadas no último fim de semana. Ouviu-se queixas em todo o país, principalmente da prova de redação. O que não é nenhuma novidade, já que somos um povo que não temos o hábito de ler. Quando as provas forem corrigidas é que saberemos os absurdos que os futuros universitários escreveram. (SINAL VERDE)


                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 31.10.2013


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Não existe massacre e nem humilhação, quando se fala a VERDADE como uma obrigação para chamar a atenção". - SANFERR, 16.07.2013

"Se você é uma merda, um NADA e um NINGUÉM, nunca vai ser capáz de fazer nada para deixar de ser uma merda e ser ALGUÉM". - SANFERR, 04.06.2010

"É da merda que você é e fáz, que a vida vai lhe mostrar a pior merda que você ainda pode se tornar, principalmente quando com outra merda se juntar". - SANFERR, 28.10.2010

"A internet não é para baboseiras da sua vida particular você postar para ao mundo todo mostrar. E, ao invés do mundo todo admirar, se envergonhar por você só ter besteira para postar". - SANFERR, 04.12.2011

"Não se pode falar mal da moral de ninguém, se sempre vai ter alguém para da sua moral não falar bem". - SANFERR, 09.O3.1997

"Quando os olhos não conseguir mais enxergar, pode acreditar que o coração vai conseguir lembrar". - SANFERR, 17.01.1992

"Quando a viúva alegre coloca outro homem na cama, enterra a triste lembrança que tinha do marido na lama". - SANFERR, 14.05.2013

"Durante a semana em casa com a mulher que lhe aguenta e nos fins-de-semana com a puta que lhe sustenta". - SANFERR, 22.09.2013

"Ter um nome que é uma marca é bem melhor que ter um nome que não é nada". - SANFERR, 11.7.2013

"É na falsidade de belas palavras que se encontra a realidade da pessoa falsamente simpática". - SANFERR, 04.03.2012

"É nas palavras que dos lábios soam aparentemente más, que, geralmente, ecoam os bons pensamentos que, se apurarmos os nossos ouvidos, vão fazer sentido". - SANFERR, 10.07.2013

"O inteligente joga o que não lhe serve mais no lixo para o burro pegar no lixo o que vai lhe servir" - SANFERR, 03.08.1984

"O mundo lhe julga pelo trabalho que você fáz e não pelo emprego que você tem". - SANFERR, 07.02.1980

"A GRANDE MULHER e dama abre a cabeça para o mundo mostrando a sua opinião e o seu lugar. E a mulherzinha e vagabunda abre as pernas para todo mundo na porta de um bar, que é o seu lugar, com um copo na mão". - SANFERR, 28.10.2013

"Descobrimos se temos pouco valor e nenhuma importância se nos unirmos com pessoas sem nenhum valor e pouca relevância". - SANFERR, 02.06.2010

"A mulher quando é casada e uma dama, vai para a cama com o seu homem por obrigação. Esta é a GRANDE MULHER. E a outra, quando é safada e uma piranha, mesmo se for casada, vai para a cama com todos os homens por descaração para botar o nome do seu na lama. Esta é a mulherzinha que muitos por aí tem como vizinha". - SANFERR, 20.03.2013

"O dia de hoje é abençoado por que estamos ao lado de quem gostamos. E o de ontem foi amaldiçoado porque ficamos ao lado do diabo que vivia nos infernizando".  SANFERR, 13.02.2012

"Se hoje Deus lhe abençoou, é porque Êle lhe afastou do diabo que ontem lhe abraçou e bem longe do demônio lhe colocou". - SANFERR, 03.11.2011

"Se hoje você é alguém e tem o seu valor, é por que se afastou de quem nunca terá valor e não é ninguém". - SANFERR, 24.09.2013

"Nêgo na porta de dente arreganhado, deve estar esfomeado e é até um pecado não lhe dá um trocado para ele matar a fome num belo prato".
                 (EXTRAÍDO DA OBRA "NÊGO FULÊRO, ASSIM ERA APELIDADO JOÃO DEODATO, CASADO COM MARIA NIGRNHA, A SAFADAZINHA", DE MINHA
                                                                                  AUTORIA, ESCRITO EM 1983)

"Quem é bom em alguma coisa, não se mistura com quem é ruim em todas as coisas". - SANFERR, 10.09.2013

"Se não puder estar bem acompanhado, prefira ficar desacompanhado. Por que, pior do que estar solitário, é estar ao lado de qualquer um, apenas para mostrar que está acompanhado". - SANFERR, 18.04.2013

"É olhando para quem está ao seu lado que você descobre se, tendo uma pessoa está bem acompanhado, ou sózinho, com você próprio, é um solitário resolvido e muito bem acompanhado". - SANFERR, 20.07.2001

"Da internet para o mundo é apenas um pulo". - SANFERR, 10.01.2011

"Se aculturar é sempre melhor do que se embriagar". - SANFERR, 20.02.1987

"O bom blogueiro não precisa de emprego para fazer um bom trabalho, pois o seu salário é pago por quem gosta de ler um bom texto". - SANFERR, 05.08.2013

"Quem tem um trabalho para ao mundo todo mostrar, procura na internet publicar para todo mundo comentar e achar no mundo o seu lugar". - SANFERR, 18.01.2012

"Você tem que confiar no que pode ser e não acreditar no que as pessoas dizem que você é capáz de fazer". - SANFERR, 23.12.2002

"O blog é escrito para quem gosta de ter em mãos um bom texto para ser lido". - SANFERR, 16.06.2012

"Jornalista conta a história. E o cronista fáz a história". - SANFERR, 02.02.212

"É melhor ser blogueiro conhecido no mundo inteiro, do que estar empregado, não passar de um simples e desconhecido funcionário e, por seu trabalho, o patrão não lhe pagar um salário direito. Porque, por aquilo que você fáz, ele não tem o menor respeito". - SANFERR, 27.09.2012

"Hoje, depois do tempo passado, é que percebemos que aquele tempo presente, no passado não deveriamos ter valorizado". - SANFERR, 20.02.2012

"Se hoje somos felizes é porque não esquecemos de ontem quando passamos dias infelizes". - SANFERR, 03.10.2013

"O blogueiro que fáz um trabalho direito logo se torna conhecido e comentado no mundo inteiro". - SANFERR, 01.05.2013

"Fazer o bem a quem nos fez o mal vai nos fazer muito bem". - SANFERR, 26.10.2013

"Se você mora no meio de uma vizinhança baixa, tenha esperança, pois está chegando a hora de você ir embora deste meio e se afastar destas pessoas desclassificadas". - SANFERR, 07.11.2009

"Não dê atenção e muito menos pare para ouvir quem não tem capacidade para entender o que você diz e nem competência para dizer algo que você possa entender". - SANFERR, 21.10.2013

"Se não achou quem esteja à sua altura e seja do seu nível para você se juntar, não desça tanto ao ponto de se rebaixar, para se misturar com quem não é do seu nível e nem está à sua altura". - SANFERR, 22.10.2012

"Quando você está num lugar cheio de merda, procure bem longe delas ficar, sózinho em sua vida privada. Senão, ao se misturar com tanta merda, também em outra merda você vai se transformar". - SANFERR, 07.09.2013

"Não existe marido mais bobo e otário do que aquele que para a galinha velha fáz compra de mercado e ainda oferece ração para o frango novo que lhe chama de corno". - SANFERR, 21.10.2012

"Tem mulher velha que, quando fica viúva e recebe um dinheiro, decide ser puta e transformar a sua casa num puteiro com rapaz novo que à sua frente aparecer primeiro. Sem nem desconfiar que, ás suas costas, de puta velha ele vai lhe chamar, e com ela só vai ficar até com ele o último centavo ela gastar". - SANFERR, 17.09.2013

"Tem homem que gosta de dar seu preço quando outro lhe paga para na cama ele fazer o papel de mulher direito". - SANFERR, 20.05.2010

"Quanto mais pela frente o homem mostra para a mulher que é machão, pelas costas, em outra cama ele prova para outro homem que é bem viadão". - SANFERR, 20.05.2010

"Homem quando procura a mulher por trás, é por que, nas costas dela, ele gosta de dar a outro homem o que tem atrás. Nem que saiba para ganhar um dinheiro a mais". - SANFERR, 23.05.2010

                                                                                                           RENÉ SANFERR, 31.10.2013
 ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

3 comentários:

  1. Marcando presença na aula semanal do mestre Sanferr. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  2. Os pensamentos continuam fortes, mas, fazer o que, é a realidade mesmo. Como diz o autor, dura e cruel, mas é a verdade. Débora.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o blog quando é bom é muito melhor que muitos jornais e revistas por aí. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir