quinta-feira, 21 de novembro de 2013

COMO A FALSIDADE É TERRÍVELMENTE SIMPÁTICA!


MATEUS SOLANO.
A AULA - E O SHOW - COM O MESTRE
DA INTERPRETAÇÃO.



     Não é difícil encontrarmos ao longo da nossa vida pessoas más, de péssima índole e caráter, que queiram - por este ou aquele motivo, às vezes nenhum, apenas por não gostar, simpatizar - nos prejudicar. E, como somos humanos - com todos os defeitos e qualidades da raça - mais difícil ainda é ficarmos imparciais, "dar a outra face à tapa", como nos ensinou Jesus Cristo. A maldade das pessoas - já que todos (todos mesmo) nós somos capazes de a praticar, em grau maior ou menor - não tem limites. A diferença entre a maldade maior e a menor, é a intenção com que a praticamos, pois tem pessoas que vivem conscientemente para fazer o mal e outras que fazem inconscientemente. Inconscientemente quando, por exemplo, prejudicamos a honra, moral e, consequentemente, a vida do outro por repetir, falar o que ouvimos. (O famoso "emprenhar pelos ouvidos"). Não vimos, não ouvimos a pessoa fazer e nem dizer o que um terceiro nos relatou - mentirosamente - e já passamos adiante para quartas, quintas e vigésimas pessoas. (A famosa "bola de neve"). Causando assim um estrago moral e social que nunca sabemos no que pode resultar. Caluniamos, difamamos e desmoralizamos, sem provas do que estamos falando, apenas porque outros estavam comentando. Então? Quando falamos adiante o que ouvimos lá atrás, isto não é uma maldade? (Quem não quer ser maldoso, fica de boca fechada, o famoso "não vi, não ouvi, não falei e não sei"). Esta é a maldade inconsciente, em grau menor, mas não deixa de ser. E vem sempre com a desculpa: "eu não sei, me disseram". E assim - inconscientemente maldoso - se espalha aos quatro ventos o que apenas um - conscientemente maldoso - criou e falou. A maldade nunca é antipática; muito ao contrário, ela só sai da boca de pessoas extremamente simpáticas, sociáveis, com um largo sorriso nos lábios. A (famosa) pessoa popular no bairro, na rua, que "vive" de porta em porta, de esquina em esquina, de bar em bar, a infernizar a vida dos demais com o que tem para inventar e espalhar. (E se da vítima, então, não gostar...). E é assim que a estória inventada por um, se torna história para sempre nos ouvidos e bocas de outros.
     Agora, maldade maior, já é mesmo um defeito de fabricação no caráter de quem é - conscientemente - ruim. Tem prazer em prejudicar o outro, seja para destruir ou alguma coisa (?) ganhar. A falsidade é o principal sintoma: aquela pessoa muito simpática, querida por todos, disposta a sempre ajudar e, principalmente, agradar com o que diz e fáz. A famosa "gente boa". (Que de boa, no íntimo, não tem nada). A dissimulação é outro sintoma: aquela pessoa que nunca diz o que realmente pensa, com medo de ser rejeitada, antipatizada. Camufla os seus sentimentos, a verdade que nunca diz, mentindo descaradamente para ser admirada, paparicada e jamais criticada. Sem nenhuma personalidade, pois esta é uma qualidade de quem mostra logo o que é, o que pensa e o que sente. (Observem!). Quem nunca vai ser falso e dissimulado é a pessoa antipática, ao contrário do que todos pensam. E sabe por que? (Observe!).  Porque é antipatizada - no meio artístico, por muito tempo, a colunista e crítica teatral Bárbara Heliodora, foi temida, respeitada e antipatizada por sempre falar a verdade - por se mostrar verdadeiramente como é. Dizendo verdadeiramente o que sente e pensa, doa a quem doer, goste quem quizer gostar; sem se preocupar em ocultar os seus sentimentos, idéias e opiniões.
     A maldade vem de quem menos esperamos, porisso se diz por aí: "dormindo com o inimigo", "cuspiu no prato que comeu", "amigo da onça", "amigo urso", "deu uma punhalada pelas costas"... (E eu falo neste assunto "de cátedra" pois já sofri há pouco tempo na pele, vivenciei esta situação e convivi bastante com pessoas assim que hoje eu não quero mais ver, principalmente pelas costas, um perigo!). Nunca - observem! - quem para nós é antipático, vai ter chance de nos trair, por uma simples razão: só deixamos ao nosso lado - e "comendo no nosso prato" - fazendo parte do nosso dia-a-dia, da nossa intimidade, o "amigo" (?), o "companheiro" (?), o "parceiro" (?), simpático, bonzinho, solícito e agradável. O antipático só fáz - às claras, verdadeiramente e não falsamente, mostrando logo para nós ser desagradável por suas palavras e ações que não queremos ouvir e saber - o que não gostamos. Este (o antipático) é que conosco NUNCA, JAMET, NEVER, vai "aprontar", decepcionar. Não vamos dar lugar...
     Na novela "Amor à Vida" (TV Globo), do excelente Walcyr Carrasco, o personagem Félix - interpretado magistralmente por Mateus Solano - é o típico solícito, bonzinho, simpático (e, consequentemente, agradável) para todos (todos que lhe interessa em alguma coisa) que convivem com ele. Paloma (Paola Oliveira), o seu principal alvo de inveja e desejo de aniquilamento, era chamada por ele de "meu doce". (Era, porque de agora em diante, no mínimo, será chamada de "meu salgado estragado", se fosse eu o autor). Depois de ter sido desmascarado - no capítulo de segunda-feira (18), numa cena de grandes atuações e uma direção milimétricamente ensaiada, como no teatro - ele já revelou todo o seu ódio, todo o seu nojo e desprezo pela irmã. Como resistir a uma pessoa assim?... Querida, simpática e adorável?... (Se todos nós observarmos bem, tivermos feeling, veremos o quanto de Félix - e Felícias também! - temos ao nosso lado, desfrutando de nossa companhia e intimidade como "amigos"). E - quando descobrimos a sua verdadeira cara, quando a sua máscara cai (e tem máscaras que não caem jamais) - a decepção e desilusão nos chega de uma forma tão intensa, esmagadora e devastadora em nossas vidas, que passamos a desconfiar de tudo e todos; nos fechamos para as pessoas, desacreditamos nelas; a mágoa endurece o nosso coração, por mais que queiramos continuar sendo como éramos antes do golpe, da traição. Pessoas maldosas na sua essência causam um estrago incalculável para nós e NUNCA MAIS seremos os mesmos. Foram tão simpáticas e falsas ao mesmo tempo, que hoje duvidamos de qualquer simpatia, já classificando e generalizando como falsidade. É como uma tsunami. E quem foi que já viu um lugar arrasado por uma tsunami se reerguer como antes?... Depois de sobreviver ao terrível golpe de uma traição, da decepção, de uma punhalada pelas costas, nos fechamos dentro de nós mesmos, do nosso próprio casulo e nos tornamos inacessíveis para qualquer outro tipo de relaconamento de amizade, muito menos afetivo. Passamos a viver "além" das pessoas, distante uma das outras, num mundo só nosso, sem querermos mais nos misturar com qualquer um que não seja digno, à altura de estar conosco. E só a força da fé, da renovação, é que nos fáz continuar. Sem deixarmos nascer - e crescer - dentro de nós o desejo de se vingar, por que seríamos assim iguais na maldade; e a vingança - podem acreditar! - não leva a lugar nenhum. O melhor que temos a fazer é "deixar passar", esquecer e "tocar a vida" para a frente, apagando da memória um passado que nunca mais vamos querer saber, riscando pessoas das páginas de nossa história. Deus - e a nossa família - é quem pode nos apoiar e neste momento difícil nos salvar.
     A maldade de Félix - como é novela, uma obra de ficção - está com os dias contados. E, apesar de "destronado", ele AINDA vai aprontar com sua canalhice e mau caratismo. Ele vai "comer o pão" - merecidamente, estou louco para assistir os próximos capítulos e ACREDITAR que, ao menos na ficção, o bem vence o mal - "que o diabo amassou". Na vida real, infelizmente - a verdade é sempre dura, cruel - não é "assim que a banda toca". O que vemos por aí são pessoas más e de caráter duvidoso, se "dando bem na vida". (Observem à sua volta!). Não é à toa que muitos dizem por aí que "o errado é que está certo". Destruindo totalmente - como vários outros ditados populares que não tem nenhum fundo de verdade - o que se diz (também) por aí: "aqui se fáz, aqui se paga". Quando, aonde? Adoecer, sofrer e morrer?... Todos nós - bonzinhos ou maus - vamos, um dia, mais cedo ou mais tarde, adoecer disto ou daquilo, sofrer por isto ou aquilo, e morrer. Então - reflitam e observem a realidade (contraditória) da vida, como verdadeiramente ela é e não como você pensa que é - todos, maldosos em grau maior ou menor, vão passar pelas mesmas provações, atribulações e sofrimentos. Existe "maus momentos" para todos. (Ou vão me dizer - contrariando o que vemos por aí - que somente os maus sofrem? Muito ao contrário...). Somente na ficção - para o autor "dar lição de moral", mesmo que, infelizmente, irreal - é que o mal no final vive a ilusão de terminar mal por ter praticado tanto mal. E sabem porque ninguém "paga" nada - infelizmente - de nada na vida real? Porque todos nós, humanos - com os defeitos e qualidades próprios da raça - também praticamos o mal, em grau maior (conscientemente) ou menor (inconscientemente)... E já que estamos falando em ficção, em 1988, na novela "Vale Tudo" (TV Globo), de Gilberto Braga, a sociedade se chocou com a "banana" que Marco Aurélio (Reginaldo Faria) deu para o Brasil. E com o final - literalmente - maravilhoso e principesco de Maria de Fátima (Glória Pires), tão igual ou pior do que o nosso Félix contemporâneo. Quantos "Marco Aurélios" não temos hoje - observem! - por aí "dando uma banana" para quem quer - graças à Deus AINDA temos pessoas assim, ao menos aparentemente - que a moralidade se perpetue. E quantas "Marias de Fátima" não temos (também) por aí se "dando bem" depois de tantas maldades, falcatruas, golpes e um mau-caratismo cinicamente exibido?... Gilberto mostrou - e o povo não gostou de ver os próprios defeitos da raça humana - a realidade da vida.
     Pessoas más, de péssimo caráter, nocivas e execráveis, sempre existiram. Desde Caim, Judas Iscariotes, Hitler, o seu "melhor amigo", e por aí vai... O ator Mateus Solano - para viver tão bem o personagem - deve ter conhecido várias, feito laboratório ao lado de muitas, inclusive no próprio círculo de amizades dele. E - convenhamos - o vilão é sempre mais charmoso, atraente e fascinante que o mocinho. (Na ficção, vejam bem!). Não é à toa que a maioria dos atores adora fazer um. Mateus Solano que o diga. Ao longo de sua trajetória, depois de trabalhos em novelas como Gabriela, Paraíso Tropical, Pé na Jaca, Viver a Vida, Morde e Assopra, deve ter sentido falta de um do "naipe" de Félix Cury. Nascido em Brasília, a 20.03.1981,  depois de 12 anos de carreira (o sucesso NUNCA chega logo) sentou no Olimpo dos grandes atores nacionais. E, por que não?, mundiais? Em Hollywood ele seria pago "à peso de ouro" depois do show de atuação que nos deu no capítulo de segunda-feira passada, deixando - só um telespectador atento observaria - Antonio Fagundes, Suzana Vieira e Natália Thimberg, monstros da interpretação, "de boca aberta" para o talento, competência e capacidade cênica do ator. "Amor à Vida", sem sombra de dúvidas, é o divisor de águas na sua carreira. O talento dele vem de família, já que é primo de Juliana e Gabriela Carneiro da Cunha. Boas atrizes, mas que não chegam - me desculpem pela verdade - "aos seus pés".
     A maldade no ser humano - nós - fáz parte do nosso histórico de vida. Matar o corpo ou roubar a honra, moral para difamar, tem o mesmo valor de pecado aos olhos de Deus. Portanto, ninguém está acima do bem ou do mal por que nunca matou outra pessoa corporalmente, se já matou moralmente. O ser humano - nós - fomos feitos para praticar "o bem sem olhar a quem". Mas não é assim que agimos. Quando nos deparamos com um Félix da vida, cuidamos logo de acusar, julgar e condenar. (E o perdoar? A pergunta que lá, na eternidade, junto de Deus, não vai calar, será esta: "Como você quer que Eu lhe perdoe, se você não perdoou?")... E o nosso "conscientemente" ou "inconscientemente" do início do artigo? E - de tanto desejar o mal (eu conheço uma pessoa que diz que quem lhe fáz o mal tem de pagar, e, no entanto, é ela que está sofrendo, sendo humilhada, perdendo a dignidade, pelas mãos do próprio marido) do outro - nos tornamos igual a quem nos fez tanto mal. A bondade é bela e a maldade é feia. Então, para que fazer o mal aos demais? Desejar-lhes o pior? Vai voltar pra nós mesmos, acreditem! Quando - já que o sofrimento é maior - não cair sobre, futuramente, o seu ente mais querido; ou seja, o seu filho. Nada pior do que o "olho por olho, dente por dente". A vingança volta pra você. 
     O tipo Félix da ficção existe na vida real como o mais falso daqueles que chamamos de amigo e irmão. A maldade é dissimulada como o diabo. Tem cara da alegria e não da tristeza. O Félix da ficção está sofrendo. (E, tomara, para dar a tal lição de moral, sofra mais). Mas, ao contrário da falsa ilusão que é uma obra de ficção, na vida real os Félix - e Felícias! - que andam por aí, estão vivendo cada vez mais melhor - observem o noticiário, à sua volta - sem se importar, "dar a mínima" para quem os chama de bandidos, sem moral, imoral... Andam, respiram, comem, bebem, se divertem, vestem, tem amigos e família como qualquer outra pessoa. Riem, adoecem, choram, sofrem, tem dificuldades. Ninguém tem escrito na testa "eu sou bom", "eu sou ruim". E o "sol vai sempre continuar nascendo para todos". Quem age certo ou quem age errado. (È a lei, a VERDADE da vida). Aqui, na terra - já que adoecer, sofrer e morrer é para todos - ninguém "paga" nada de nada. Mas, um dia, lá na eternidade...
     O ser humano - com todos os nossos defeitos e qualidades da raça - tem um Félix dentro de si. Intensa ou moderadamente.
     
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 21.11.2013

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Cuide para a sua pequena maldade não se transformar numa grande falta de caráter"

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 10.02.1985


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho"


..... o ESPORTE CLUBE BAHIA, no próximo domingo, tem de tratar a ARENA FONTE NOVA como uma igreja, templo e santuário. Antes de entrar no campo - lá na sacristia, digo, vestiário - se ajoelhar e com toda humildade rezar DIANTE de Deus. E não ter humildade - bobagem! - diante dos homens (o outro time) que só querem lhe arrasar, humilhar e criticar. (Humildade fáz se ter competência e talento?). Depois no campo PROVAR que no Campeonato Brasileiro tem o seu lugar. E como conseguimos - para os nossos inimigos e rivais nos mostrarmos superiores, melhores, colocando-os abaixo de nós, debaixo do "nosso chinelo"? - o nosso valor e que temos um lugar, provar? Com talento e competência para na cara deles esfregar. (Já que não vão NUNCA mesmo nada fazer para mostrar que tem as nossas qualidades!).  Agora - domingo - é MATAR ou ASSASINAR. É para entrar no campo (literalmente falando) de batalha para arrasar, aniquilar o rival. Destruir quem quer lhe diminuir. O talento - ACORDA, BAÊA!! - não se rouba. Então, meu time, você vai deixar o inimigo das suas mãos a bola tomar? A Bahia - e os torcedores do ESPORTE CLUBE BAHIA - querem ver o ÚNICO TIME da casa com duas estrela sem sair da constelação dos melhores do Brasileirão. "Destruímos um rival mostrando e provando que á ele não somos igual, e, no que fazemos, somos maioral", diz uma das milhares de citações de minha autoria, inclusive hoje (propositalmente) postada. Se domingo, ESPORTE CLUBE BAHIA, você perder - nunca vou deixar de torcer por você, óbviamente! - mas vai ser difícil de ENTENDER quem tem talento, competência e história, não colocar o rival debaixo dos pés para por baixo saber quem é você. (SINAL VERDE)

..... pois é, ALEXANDRE GARCIA! (Ontem no telejornal "Bom Dia Brasil", da TV GLOBO) . Não adianta nós, povo, invejar a Suécia por estar fechando os presídios, já que não tem criminosos por lá. Cá, entre nós, brasileiros, o governo precisa é cuidar do povo, educar e ensinar para mais tarde não ter que presídios criar para novos presos colocar. (SINAL VERDE)

.... balança, mas não cai. A ponte está dançando, gente!! O Brasil não é o país do samba? Pois, então? A ponte - em Iraí, divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina - está requebrando. (Deve estar contaminada com alguma "banda" - pela metade mesmo - baiana que foi para o sul "pagodear" ou "atochar" porcaria pelo lado de lá). Só faltou os técnicos-engenheiros do DNIT dizerem que a ponte "não vai perder o rebolado". Será que foi algum engenheiro "parvo" (e burro) que a construiu? (SINAL VERMELHO).

....é inacreditável que SALVADOR - ao menos a capital, com um decreto municipal - na Bahia, não tenha com o feriado homenageado ZUMBI dos PALMARES. Ontem (dia 20), em várias partes do país, festejou-se o Dia da Consciência Negra. Até em São Paulo a data é lembrada. Será que em Salvador - uma das capitais mais negras do nosso país - não se comemorou os 320 anos da HISTÓRIA de um dos maiores ativistas contra o racismo e o preconceito? Nem o Nêgo Fulêro - que nunca foi negro na cor, apenas no apelido - personagem de um romance de minha autoria com o mesmo título, faria tanta "fulerage". (Expressão genuinamente baianística!). Nós - negros, pardos, morenos - deveríamos pressionar os vereadores da capital baiana para ser criada uma lei sobre o assunto, o feriado. Tem tantos outros desnecessários. E justo este foi esquecido? (SINAL VERMELHO).

..... bombas explodiram NOVAMENTE no IRAQUE, matando e ferindo pessoas inocentes. E, mais uma vez, a Al-Qeada, é apontada como a principal suspeita. Até quando vamos ter de assistir na TV cenas tão violentas e agressivas contra o nosso irmão, o nosso semelhante? (SINAL VERMELHO).

..... e na BAHIA - com tantos bons artistas que a "boa terra" tem para se apresentar - vai começar, agora no verão (a mais bela estação da terra de todas as artes), a exibição de várias PORCARIAS, tocando aqui e ali, todos os dias. Para a alegria das "mulherzinhas" - envergonhando as GRANDES MULHERES baianas - que vão para os "xôs" remexer as bundinhas como as piores putinhas. (SINAL VERMELHO).

.....  a INTERNET e a falta de privacidade levou uma jovem a se matar depois que "alguém" - boba foi ela que não soube a fama, mesmo ruim, aproveitar - postou uma foto sua sem blusa na rede. 16 anos!! E o fim de uma vida. Que lástima! Criminoso é quem posta a foto e também são criminosos quem compartilha e depois - a famosa "bola de neve" - posta para outras pessoas. A internet é boa e má; assim como quem a usa para praticar maldades ou divulgar um bom trabalho. Cuidado com o que você posta e o máximo de atenção para quem olha. (SINAL VERMELHO).

..... roubo de cachorro!? Em Fortaleza (Ceará), THOR foi raptado quando passeava com sua dona na rua por motociclistas. (Passear de moto puxando um cão é inimaginável!). Se o bichinho honrasse o nome do fortão que lhe deram, os sequestradores veriam com "quantos dentes caninos se fáz uma mordida". (SINAL VERMELHO).

..... foi uma pena a GLOBO ter tirado do ar ANDRÉ MARQUES e a belíssima ANA FURTADO da atração do início da tarde, mas, acredito, que o talento dos dois será aproveitado logo, logo, na grade de programação. Agora - dando continuidade ao Jornal Hoje, as únicas coisas que presta na programação das emissoras no início da tarde, e que pessoas de bom gosto assistem - todos estamos assistindo ZECA CAMARGO dando um "show" no VÍDEO SHOW de competência com um novo formato do programa. Ontem morri de ri com a hilária Lília Cabral. Excelente! Gênio este Zeca para conceber uma idéia tão original. Só faço uma ressalva: porque a nata da nata dos contratados da emissora, que são os autores e diretores, não "dão o ar da graça"? Será que são tão INATINGÍVEIS e INACESSÍVEIS assim que não podem mostrar a cara? (SINAL VERDE)

                                                                                       RENÉ SANFERR, 21.11.2013

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Destruímos um rival mostrando  e provando que à ele não somos igual e, no que fazemos, somos maioral". - SANFERR, 21.09.2013

"É melhor ficar em casa escrevendo do que ficar na rua sem saber o que está dizendo". - SANFERR, 18.04.2010

"Tudo o que você pensa que o seu inimigo não vai saber, é através de quem está bem perto e você pensa que é amigo, que vai contar para o seu inimigo saber tudo o que ele fez com você". - SANFERR, 18.11.2013

"Pedir para o marido de outra viajar com você, é pedir para ouvir dele que não vai a mulher deixar para ficar com você". - SANFERR, 11.11.2013

"O livro é um livro e o romance é um romance. Quem tem o que falar pode publicar um livro, mas somente o escritor pode publicar um romance". - SANFERR, 20.08.2013

"Tem mulher que dá o rabo para o homem que ela pensa que é macho, o qual, para outros homens, por dinheiro, lhes serve como viado".
       (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, de 1983)

"O pior inimigo de hoje foi o melhor amigo de ontem". - SANFERR, 10.07.2013

"Tem pais que precisam observar aonde colocou os filhos para, depois da escola se instruir, senão vão depois descobrir que os colocou num bordel para se prostituir". - SANFERR, 11.09.2003

"Quem fáz alguma coisa importante para o outro invejar, não vai invejar o outro que não fáz nada de relevante". - SANFERR, 14.11.2013

"Se você é um ninguém que não fáz nada para ser valorizado é porque não procurou ser alguém para fazer alguma coisa para ser admirado". - SANFERR, 10.05.2013

"Ficar sózinho não é castigo para ninguém, se, quando estava acompanhado, estava ao lado de quem é ninguém". - SANFERR, 20.02.1989

"Desprezado na vida vai ficar àquele que não fizer nada na vida para por todos ser admirado e por uns poucos criticado, já que desprezado é àquele que na vida não é lembrado nem para ser odiado". - SANFERR, 09.02.2011

"A maior falsidade é todo mundo se dizer baluarte da moralidade". - SANFERR, 10.06.2003

"Se quizer ouvir uma mentira para lhe agradar, é mais fácil logo me odiar, porque, da minha boca, você só vai escutar a verdade que eu tenho para falar". - SANFERR, 02.02.2010

"Já que nenhum homem é perfeito, uns não podem se achar no direito de nos outros colocar defeitos". - SANFERR, 20.08.2013

"Desmoralizar sem nada provar é coisa de quem gosta de tudo que é mentira espalhar para difamar". - SANFERR, 17.09.2010

"Não se afaste de quem nada tem hoje para lhe dar, por que, com as voltas que a vida dá, tudo pode mudar. E você amanhã precisar de quem quis ontem se afastar e não o encontrar para lhe ajudar". - SANFERR, 04.12.1991

"Não seja hoje empregado do dinheiro. Amanhã ele pode se tornar patrão do seu desespero". - SANFERR, 01.05.1983

"Cuide para a sua pequena maldade não se transformar numa grande falta de caráter". - SANFERR, 10.02.1985

"A bondade é bela e a maldade é feia". - SANFERR, 12.08.1980

"Deitado para não se cansar é como deve esperar o caluniado o dia que alguém tiver alguma prova para lhe acusar, condenar e deixar aprisionado". - SANFERR, 28.09.2010

"Morar numa casa espaçosa e confortável alugada, é sabedoria. Burrice é morar numa casa apertada e desconfortável comprada, já que da vida não se leva nada e morreremos um dia". - SANFERR, 20.04.2010

"Não se importe se pelo homem hoje você for rejeitado, já que por Deus amanhã você será abraçado". - SANFERR, 04.12.2002

"De tanto desejar o mal do outro, nos tornamos igual a quem nos fez tanto mal". - SANFERR, 29.10.2005

"Caluniamos, difamamos e desmoralizamos sem provas do que estamos falando, apenas porque outros estavam comentando". - SANFERR, 02.08.1999

"A maldade pode ser para maldosamente prejudicar ou, interessadamente, alguma coisa ganhar". - SANFERR, 20.O5.2005

"A dissimulação é uma ação com uma segunda intenção". - SANFERR, 10.05.2010

"A vingança não leva a nenhum lugar, a não ser o vingador se desgastar, e nada na vida mudar para a sua dor aplacar". - SANFERR, 18.10.2000

"Somente na ficção é que vivemos a ilusão do mal terminar mal por ter praticado tanto mal". - SANFERR, 06.01.2002

"O mau-caráter da ficção existe na vida real como o mais falso daqueles que chamamos de amigo e irmão". - SANFERR, 18.11.2013

                                                                                                        RENÉ SANFERR, 21.11.2013
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

24 comentários:

  1. Félix está tendo o que merece. Tomara que ele morra. Não quis matar a própria sobrinha de uma maneira tão horrível, então?...

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando ver o que ele tá sofrendo. Já tive um assim na minha vida. "Beijajão da Nathy"

    ResponderExcluir
  3. Ilhéus parou pra assistir a queda de Félix.
    AUGUSTO

    ResponderExcluir
  4. Foi uma cena muito forte. E que atuações! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. A ATITUDE DE PILAR, MESMO SENDO A IDEAL, NÃO FOI NADA RAZOÁVEL, PORQUE TODA MÃE IRIA BRIGAR, ESBRAVEJAR, MAS PERDOAR. MÃE É MÃE. COISA DE NOVELA. GERUSA. DE CURITIBA

    ResponderExcluir
  6. Dizer que Félix é coisa de novela é não sacar nada da real. O que tem dele desfilando por aí. Val.

    ResponderExcluir
  7. Já li desde domingo. A verdade é esta mesmo. TONINHO.

    ResponderExcluir
  8. Ai, que lindoooooooooooooooo!! Maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Queria ele lá em casa. DB.

    ResponderExcluir
  9. Li absurdos nas redes sociais sobre a opinião de Sanferr na semana passada sobre os escritores. Ele só escreveu a verdade. Que profissão vai ter valor e ser homenageada senão quem fáz um trabalho de extrema importância para o mundo todo? A verdade dói, incomoda. É por isso que acompanho este blog. Apontem uma mentira aqui. Até os nomes, datas, que aparecem em vários textos, é só pesquizar e confirmar. Sanferr é um ás do cronismo, do colunismo e poucos tem o talento que ele tem. Quem achar o trabalho dele ruim, que vá se f.... KK, de Ilhéus.

    ResponderExcluir
  10. Lindo, gostoso e maldoso! O cão com cara de anjo. Adoro. Toda mulher gosta de um canalha. "CY".

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vc KK de Ilhéus. Sanferr manda toda mundo que não escreve igual a ele pra aquele lugar. E se preparem. Ele me emprestou o original do romance Nêgo Fulero e é coisa de escritor de primeira. Um livro e tanto. Se ele postar aqui na internet, todo mundo vai ver o grande romancista que é; disse que ainda não publicou porque no Brasil só quando já se tem um nome feito. E como ele tá fazendo o dele aqui na internet... Sem falar nas frases que já dá pra mais de três livros. Tudo a seu tempo. Material para ele publicar é que não falta. "A", da ilha.

    ResponderExcluir
  12. Gosto do texto de Sanferr. Mas, hão de concordar comigo, que, nas citações, ele extrapola. Muitas vezes se torna bastante grosseiro. Já disse isto à ele. "Wallace".

    ResponderExcluir
  13. Félix merece morrer. Uma criança recém-nascida! Rafa.

    ResponderExcluir
  14. Tem frases dos pensamentos que nem leio. O autor tem muito talento e não precisa apelar. PastoraTT.

    ResponderExcluir
  15. Perdoar é divino, mas um crime como este, contra uma criança, já foi demais. Rogério.

    ResponderExcluir
  16. Este Félix é um bandido de marca maior. O pior vilão das novelas. Cesar.

    ResponderExcluir
  17. Um grande ator, de primeira qualidade. Tá difícil ele perder para outro qualquer na premiação do próximo ano.

    ResponderExcluir
  18. Se fosse com meu filho eu não botava ele pra fora de casa, não, mandava pros quintos dos infernos. Dudu.

    ResponderExcluir
  19. Se fosse antigamente, no início da telenovela, o ator ia apanhar na rua. Fabia

    ResponderExcluir
  20. Uma grande novela que vai ficar na estória da tv. E Mateus um grande ator como estava precisando nesta nova levada que tem aparecido.
    "mEL", do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  21. A vida de Félix teve altos e baixos. Mas nada justifica o que ele fez com um bebê indefeso.
    Alessandra

    ResponderExcluir
  22. Todo mundo está com raiva do personagem e com toda razão. Estão descontando na ficção o que sofrem com os Félix da vida real. É ou não é? Débora do Ceará.

    ResponderExcluir
  23. Aula de competência é o que lemos neste blog toda semana. Mateus Solano é um grande ator e o mundo já não tem mais dúvidas disso. Lya.

    ResponderExcluir