terça-feira, 3 de junho de 2014

BRILHAR É PARA QUEM PODE E NÃO QUEM QUER.


ACESSOS
BALANCETE MENSAL
(MÊS 44 - PERÍODO)
01.05.2014 a 01.06.2014
home-page:
HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
(381.204)
(NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
Parabéns, SANFERRPRESS!!




(HOJE, 
EXCEPCIONALMENTE,
PARA TESTAR O MELHOR DIA DE POSTAGEM)



UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEUDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.




BEATRIZ SEGALL.
UMA GRANDE DAMA SE FÁZ QUANDO SE É
UMA GRANDE MULHER.



     Eu não consigo imaginar - sem querer (quem sou eu?), óbviamente, desmerecer a excepcional interpretação de Catherine Deneuve - o que seria do ator Fabrice Luchini se tivesse que contracenar com uma grande atriz brasileira que, últimamente, não está sendo vista na telinha (mas transformou o personagem Odete Roitmann numa das maiores vilãs de todos os tempos) e só tem "dado o ar da graça" no teatro, no filme "potiche, Esposa Troféu", de Francois Ozan, uma comédia francesa com (também) no elenco Gérad Depardieu... (?) ... As atrizes nacionais estão - e sempre estiveram - num patamar acima de qualquer crítica ou julgamento. São excelentes, e pt. (Com raras excessões - claro que tem as starlets, muito bonitinhas e pouco eficientes em cena - tudo que lhes é pedido pelos autores no texto e exigido pelos diretores no estúdio, é dado de volta com muito talento e competência). As nossa atrizes estão ao nível do tapete vermelho do Oscar. São mulheres que nos orgulham e profissionais que conhecem o valor que tem. Para citar apenas um exemplo - dentre dezenas de tantos outros - que tal nos lembrarmos de Adriana Esteves como "Carminha" (Avenida Brasil), e, antes, como "Dalva de Oliveira", na minissérie "Dalva e Herivelto"?... Isto sem falar em - interpretação à altura do Oscar , se fosse um filme hollywoodiano - Glória Pires como "Maria de Fátima de Almeida Roitmann", em Vale Tudo.
     Hoje eu vou direto ao nome - ou, melhor dizendo, a marca desta GRANDE MULHER e atriz de primeira grandeza - da nossa homenageada de hoje. Lady anda gentlemann... miss Segall!! Beatriz "La" Segall!... O fenômeno das artes cênicas brasileiras que - novamente citando um roteiro (se ela fosse atriz de Hollywood e um pouco mais jovem, of course!) que lhe cairia como "uma luva" - deveria ter interpretado o papel que foi de Emma Thompson no "intelectualizado" (roteiro para cabeças pensantes) filme Nanny McPee e as Lições Mágicas, de Susanna White. Ao lado de Maggie Gyllenhaal, ela teria "estourado a boca do balão".
     O roteiro de um filme ou a sinopse de um grande personagem numa telenovela, muitas vezes é escrito para determinado ator. E o roteirista - ou novelista - quando não o tem no cast, no elenco, fica sentindo que as falas que escreveu não estão sendo ditas com propriedade pelo ator ou atriz escalado como segunda opção para a sua criação. Já pensou noutro ator - senão Forest Whitaker - interpretando o mordomo do filme de Lee Daniels, "O Mordomo da Casa Branca"?... É o tipo de situação que - temos a impressão - parece que o personagem (real) Eugene Allen, funcionário da Casa Branca entre os anos 1950 e 1980, estivesse esperando a hora certa, o ator certo para ser eternizado na telona. Forest Whitaker soube conduzir o personagem com uma segurança dramatúrgica que (quase) nenhum outro ator teria para encarnar o mordomo que serviu - na fita o roteirista batizou-o de Cecil Gaines - a presidentes diversos como, por exemplo, Dwight D. Eisenhower, Richard Nixon, Lyndon Johnson... Isto no cinema. E na sinopse da novela "Vale Tudo"? Será que Gilberto Braga - magistralmente criando (sempre) grandes personagens - pensou em outra atriz senão "La" Segall quando gestou Odete Roitmann?... Acredito que não. Posso até afirmar que o personagem foi escrito para ela.
     Sabe aquele tipo de pessoa que nasce para ser grande, a melhor no que se propóe a fazer, social e profissionalmente falando?... E não uma pessoa medíocre, que marca a sua passagem pela terra como NADA, ninguém, sem eira e nem beira, sem voz e vez, arrastando-se dia após dia na insignificância desvalorizada e desclassificada dos iguais? Que - diferentemente da primeira pessoa - não tem competência, capacidade e talento para fazer nada de grandioso?... Beatriz Segall, a atriz, fáz parte do primeiro grupo de GENTE. Gente Notícia, Gente que FÁZ, Gente que É. Talvez - se, ao contrário do que é hoje, fosse ficar nas portas e esquinas conversando sobre o que não sabe, trabalhando em um emprego que não dá nenhum notoriedade e projeção, tomando uma dose para ver, semana após semana, a vida passar e nada de genial inventar para uma marca se tornar- em outra situação, tendo apenas o nome (de batismo) Beatriz de Toledo Segall fizesse parte do segundo grupo de PESSOAS. Pessoas que vivem - infelizmente, a verdade é sempre dura, cruel, e as pessoas não gostam de vê-la, ouví-la, preferindo enxergasse como não são, achando-se (errôneamente) relevantes e importantes no que fazem sem nenhum valor social e profissional, mesmo eu, particularmente, achar que todos tem a sua importância, o mundo é que classifica as pessoas assim - mas não existem. (Verdade ou mentira?). Ou vão me dizer que todo mundo tem o seu trabalho comentado, elogiado ou, até mesmo criticado? Tem a "sua pessoa" notada, valorizada aonde quer que esteja? Reitero: não sou eu que penso assim. A vida, o mundo, as pessoas é que classificam-se assim. As importantes e as desimportantes. Mas - e como eu gosto de ver GRANDES MULHERES, que se dão valor para lhes ser dado o valor que elas merecem. (E tem!). Nem que saiba como genitoras. Beatriz Segall soube transformar o seu nome numa marca.
     O teatro é a sua cara e casa. Não vou citar peças, espetáculos, pois sempre faltaria "aquele". Seria uma injustiça. (Se é que me entendem!). Mas, na televisão - Água Viva, Vale Tudo, Bicho do Mato, Pai Herói, Sol de Verão, Dancing Days - e no cinema - Pixote, Desmundo, O Cortiço - ela se impôs como quem se impõe quem vem ao mundo não (apenas) para TER. Mas, principalmente, SER. E sendo, você, consequentemente, tem. É só uma questão de tempo. É a ordem. Beatriz Segall veio ao mundo - como todas as GRANDES MULHERES - para ser o diferencial entre todas; e jamais igual à todas, àqueles que fazem tudo igualzinho as demais, nunca se mostrando - e provando - como excepcionais. Nada comuns, normais. Isto é que fáz o cidadão ser o melhor naquilo que se propõe a fazer. Ser comentado, admirado e - geralmente - invejado por quem, diferente dele, não é (e nunca será!) capáz de ALGUMA COISA SER por nada de relevante saber fazer. (Não estou sendo arrogante. Estou sendo realista. A vida é assim, e pt). Beatriz Segall é a marca. E o Teatro é a sua cara. (Se é que me entendem!). E - quem não fáz do seu trabalho a sua CARA, no seu trabalho é uma desgraça - tem dos deuses do Teatro a benção do talento. E bota talento nisso! Uma mulher culta, elegantérrima, refinada, que soube dar voz e vez a uma atriz talentosa, gabaritada e compenetrada do seu próprio valor. Sem precisar falar - apenas o trabalho mostrar - ela sabe se firmar. Estamos sentindo falta de sua dicção excepcionalmente pausada e correta nos diálogos televisivos que requer uma entonação que vai do drama a comédia, do texto clássico ao popular. E - surpreendentemente - do sofisticado ao vulgar. (Fato inusitado!). Se bem que - torna-se impossível - imaginar "La" Segall (mesmo com todo seu talento) fazendo uma cena de pessoa do "povão". (È demais para a imaginação de qualquer novelista). Fazendo uma mulher - destas que todo autor vê e estuda, fáz laboratório só de olhar para ela - burra e ignorante quando abre a boca, escrachada no comportamento, vulgar na indumentária, medíocre, falando asneiras com um copo de cerveja na mão. Inconcebível! Um desafio para esta grande DAMA. Mas, com o seu talento, certamente ela daria conta do recado...
     "Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar" (Chico Science, falecido em 1997). Uma pessoa que é - e sabe disso! - GRANDE, sabe que vai chegar o momento de começar a esta "grandeza" (profissional, cultural e intelectual) se manifestar imbatível, incomparável, inigualável. Diz um ditado africano que "não existe problema sem solução; que não há solução sem defeitos; e que não há defeitos que não possam ser corrigidos"... (?) ... E parece que - em regra geral - toda pessoa que quer (e tem como, cultural e intelctualmente falando) se fazer GRANDE - homem ou mulher - tem por lema de vida este pensamento. (E como toda pessoa que se mostra - e PROVA - GRANDE incomoda, causando o despeito, a inveja dos medíocres que, raivosa e furiosamente, criam, inventam estórias e "coisas", nunca comprovadas, apenas para dar ênfase a sua raiva incontida por não ser também GRANDE naquilo que fáz). Beatriz Segall - e tantas outras mulheres - deve ter sentido isto na própria pele.
     "Viver não é só existir.É algo de importante construir". Estar na vida não é ser (apenas) mais um. É criar algo de relevante para ser mais do que qualquer um. (Infelizmente - não deveria ser - é assim que "a banda toca"). Ou, então - esta é mais uma verdade dura, cruel, que eu falei no artigo da semana passada - você não irá fazer nada para ser alguém. Continuará (sendo) ninguém, sem valor, importância, voz e vez. Leia e entenda, nas entrelinhas, as palavras do ditado africano. Está ali a fórmula - solução - para você ser GENTE. Hoje, amanhã ou depois. O pior é não SER nunca. E morrer não sendo NADA, não deixando no mundo a sua marca.
      O homem - não me caso de dizer - se fáz com o seu nome. E nome de qualidade, o qual se transformará na sua marca.
      A mediocridade do não ser nada - nem que saiba no fim de sua vida - é que fáz o homem viver para ser uma desgraça. O mesmismo, o "maria vai com as outras", enfim, o ser igual à todos, NUNCA, jamais irá lhe fazer ser o melhor, o diferencial. Seguir o mesmo caminho tomado por todos, só irá fazer você chegar no mesmo lugar de todos... olhando em torno de si e não se vendo, não se sentindo "alguém"que é e fáz algo diferente de todos. O igual parece um curral. (Entendeu?). Você olha, olha, olha... e, no meio de todo àquele gado, apenas - eu disse APENAS - um vaqueiro. Montado imponente, soberano, maioral no cavalo... "dirigindo" (?) o caminho do gado. (Se é que me entendem!). Parece difícil de entender - e, por outro lado, muitos vão achar que são palavras arrogantes, mais difíceis ainda de se absorver - mas esta é a verdade. Sempre dura e cruel da VIDA. E, nela, o seu valor - o que representa para o mundo e todo mundo - é medido pelo 8 ou 80. (Entendeu?). Ou você fáz para SER ou nunca SERÁ. E vai continuar olhando a vida passar, se matando de trabalhar e ninguém o seu trabalho valorizar. (Verdade ou mentira?). Esta é a marca do homem que não tem nome; que é um qualquer, como disse há pouco. E, por outro lado, que tal o caminho da genialidade? Do não ser igual, e sim - naquilo que você fáz - ser o maioral? Há uma grande diferença - e esta fronteira é decisiva na sua vida - entre TRABALHAR para ser valorizado e TRABALHAR para (apenas) no fim do mês um salário ter conquistado. Como o gado do curral... (?) ...
     Na vida, ou você vive para aplaudir ou ser aplaudido; para o seu trabalho ser comentado ou trabalhar para o seu trabalho não ser valorizado; para ser notado, falado - criticado ou elogiado - ou, como dizem, "passar batido" e nem ser visto, olhado. Você vive no mundo para ficar ou passar?...
     Enfim, os GRANDES HOMENS e as GRANDES MULHERES - como Beatriz Segall - são classificados assim por que?... Quem já viu uma pessoa medíocre, comum e normal, fazendo um trabalho nada excepcional e genial - o gado no curral, o mesmismo, o "maria vai com as outras" - ser considerado pelo mundo como GRANDE?...
     Beatriz Segall - e todas as outras GRANDES MULHERES, do tipo que eu gosto de ver, aplaudir, admirar e homenagear - fáz parte da História porque construiu, seguiu por um caminho bem diferente daquele que segue a maioria das pessoas, quem é igual à todo mundo. Faça por merecer e alguém você vai ser. Ou você vai fazer uma obra que presta, ou, então, vai ser uma merda e, diáriamente, fazer uma "obra" - se é que me entendem! - que não presta. E esta, diáriamente, vai para o seu lugar de direito: a latrina cheia de mau-cheiro.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, estou testando, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 03.06.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Ser um GRANDE HOMEM ou uma GRANDE MULHER não é apenas ter dinheiro. Pois isto é consequência (hoje, amanhã ou depois) de quem fáz um trabalho direito. É todos - bem ou mal - falarem a seu respeito".

RENÉ SANFERR, 26.03.2012


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO O SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.



"SINAL VERDE
 sinal vermelho".


..... "LÁ VEM O (BAHIA) descendo a ladeira"!!!!!!!!... Que coisa feia, meus queridos jogadores do ESPORTE CLUBE BAHIA. Perderam o FOCO, a DETERMINAÇÃO, o ORGULHO de mostrar que são GRANDES, os melhores? Estão AGORA se comparando aos piores?... Não façam isso. E não dêem ouvido às críticas. AINDA há tempo de - antes do recesso para a COPA DO MUNDO - vocês se superarem em campo. PROVAR que não são BONS; são os MELHORES. Acreditem. Força nas pernas, nos pés. Olhem para a rede do time rival e provem que é o time maioral. Não é o meu nome - a minha MARCA, toda semana, aqui na internet, já está mais do que firmada e CONSOLIDADA como um dos melhores textos que a mídia virtual possui - nem o nome da torcida tricolor que está em jogo. É o seu valor, timão. Na Bahia, você - ESPORTE CLUBE BAHIA - é a Seleção. Amanhã não se aproximem da zona do rebaixamento. Mostrem qualidade para se afastar ainda mais. Quem é o"melhor entre todos", não fala. (Eu sempre digo!). "Esfrega na cara" de quem gosta de criticar, julgar e menosprezar. O bom já nasce feito. E vocês tem a obrigação, o DEVER - e não o direito de perder - de amanhã se destacar, vencer. HÁ TEMPO! HÁ TEMPO! Acreditem. Entrem em campo como gladiadores invencíveis. É no bom combate que se descobre quem tem qualidade. EU NÃO ADMITO - E NÃO GOSTO, TENHO OJERIZA, DESPREZO - PROFISSIONAL SEM TALENTO, INCOMPETENTE E SEM CAPACIDADE. E - acredito - que toda a torcida tricolor tambem não.  (SINAL VERDE)

..... O QUE será que aquele juiz - nem sei o nome do cidaddão, já que ele não é relevante por não fazer NADA de importante, a não ser se DIZER (?) HOMEM - da partida, último domingo, no sul do país, ganhou para DIZER que aquela bola no gol entrou? E assim, descaradamente -mas, certamente, com o ego por ter destruído o BAHIA naquele jogo lá em cima - deixou o timão ao "juiz dará". E deu mesmo: um gol que a bola não entrou e o safado enxergou e disse que foi gol marcado. Já pensou este cidadão apitando uma partida no Iraque? Façam a rima e vejam o que ia acontecer com ele. (SINAL VERMELHO)

RENÉ SANFERR, 03.06.2014


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Quem não fáz do trabalho a sua cara, no seu trabalho é uma desgraça". - SANFERR, 18.03.2000

"É no bom combate que se descobre quem tem qualidade". - SANFERR, 23.09.2013

"Querer é poder. E só tem o poder quem quer vencer. E só pode vencer quem sabe o que tem à fazer". - SANFERR, 23.08.2001

"Viver não é só existir. É algo de importante construir".- SANFERR, 18.01.2011

"Faça por merecer e alguém você vai ser". - SANFERR, 18.12.2013

"Quando querem nos ver fragilizados é que provamos o quanto estamos fortificados". - SANFERR, 27.12.2010

"O que se fala, passa. Mas, o que se fáz, fica". - SANFERR, 17.01.1981

"Quem mostra com o seu trabalho que está sempre acima, prova que nunca vai ficar por baixo por que é um operário capacitado". - SANFERR, 01.09.2012

"Você quer mostrar que está empregado ou provar que é um empregado gabaritado?" - SANFERR, 01.05.1990

"Quem não sabe criar nada de útil para mostrar que é o bom, vai provar que é o melhor como inútil, ao sentar num bar para com seus iguais se embriagar". - SANFERR, 06.03.2014'

"A superioridade do homem que tem o poder de escrever sobre os demais, não pode nunca ser comparada a mediocridade do homem que só tem como comprovar a sua inferioridade ao se embriagar  para merda falar". - SANFERR, 09.02.2014

"Facebook é a ilusão de quem não é personalidade, se achar - e sonhar - que é uma celebridade". - SANFERR, 03.06.2014


RENÉ SANFERR, 03.06.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

6 comentários:

  1. É mesmo uma grande atriz. TONINHO.

    ResponderExcluir
  2. Todas as mulheres são grandes. Só o fato de darmos vida aos homens. "Wallace".

    ResponderExcluir
  3. Queria ser a Odete Rotmam. Rarará!! DB, da BAHIA.

    ResponderExcluir
  4. Beatriz é uma grande dama mesmo do teatro e da televisão. Pena que esteja afastada.

    ResponderExcluir
  5. Sou de Palmas, Tocantins, e quero pedir as emissoras e os autores, diretores, que chamem esta atriz maravilhosa para trabalhar novamente.

    ResponderExcluir
  6. ASSISTIR UMA PEÇA COM ESTA ATRIZ É MESMO UM ESPETÁCULO.CESAR RIOS.

    ResponderExcluir