quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DO POVÃO E DA POBREZA, PARA A FAMA E A NOBREZA!


 
                                                 
                                         CONDESSA LUANA DE NOAILLES.
ESQUECIDA HOJE PELA MÍDIA, MAS LEMBRADA ETERNAMENTE COMO
       A NEGRA QUE OUSOU REALIZAR O QUE MUITOS "BRANCOS" NÃO
                                                    OUSAM SONHAR.


     O poeta pernambucano Solano Trindade, no texto "Negros", disse: "... só os negros oprimidos/escravizados/em luta pela liberdade/são meus irmãos/para estes tenho um poema grande como o Nilo"...(?)...
     Não haveria necessidade de mês (nem dia, hora ou semana) da Consciência Negra, se nós - negros e não negros, mesmo no Brasil tudo começar e terminar "na cozinha", como dizem - tivessemos, sim, consciência que o ser humano é muito mais do que simplesmente a cor da pele. (Se bem que o próprio negro é que se deprecia, coloca-se pra baixo, quando processa quem o chama de negro, alisa o cabelo para ficar igual ao "branco", despreza o seu igual para se casar com o louro quando consegue uma "vida melhor", e por aí vai). Não é a cor da pele que define quem "quando não suja na entrada, suja na saída", já que isto independe de raça. Muito menos deveríamos ainda acreditar que "fulano saiu da cozinha para a sala". Ora! O que tem de pessoas por aí - negros, brancos, rosas, azuis ou roxas - que não sabem (ainda não se olharam no espelho) na vida se o seu lugar é na cozinha ou na sala. (Se é que me entendem!). Enfim, em pleno séc. XXI, ainda - querendo ou não - se pensa (e fala-se muito!) em preconceito e racismo. Ainda bem - isto, sim, que é relevante, preocupante - que não se pensou em racismo cultural, por que aí que as senzalas da burrice deveriam ser inventadas e abertas aos escravos da mediocridade, chicoteados pelos capitães do mesmismo... Ainda somos - o Brasil, ao contrário da Europa - um povo que sobrevive das consequências de várias estórias. E não da história. Dizemos que saímos da escravidão (quando?), tivemos a Abolição da Escravatura (aonde?) e hoje somos um povo livre (do que mesmo?), para viver com dign15/11/2012idade e cabeça erguida... (?)...  Conversa mole pra boi dormir! Conversa fiada! Estória da carochinha que nem graça tinha! Hipocrisia pura. E foi - pensando na hipocrisia, no racismo e no preconceito - que cheguei até a homenageada de hoje. Ela - por sua estória (e história) de vida - é a personificação de tudo isto.
     Hipócritamente - e históricamente - negro só é bem aceito, bem visto, quando coloca um anel no dedo, consegue o título de doutor, ou se torna jogador, esportista, escritor, ator ou cantor. (Verdade ou mentira?). E o racismo? Nunca vai deixar de existir. E com ele, consequentemente, o maldito preconceito. Sempre existirão observações nefastas do tipo "é gente boa (?), mas é preto"; "eu sabia que ia dar nisso, coisa de preto"; "branco correndo é esportista, negro é ladrão"; "branco é sempre a vítima e preto é sempre o acusado"... (Verdade ou mentira?). E por aí vai. Resumindo esta (eterna) ópera dos horrores, a nossa pseudo-sociedade moderna e culta, na verdade é hipócrita, racista e preconceituosa. Atura-se alguns negros (de nome e posição), mas rejeita-se os demais (sem nome e sem posição), não os aceitando "nem cobertos de ouro" com 100% de sinceridade... Se para o "branco" (?) hoje em dia - e sempre foi assim, infelizmente sempre será - o importante é ter um nome, "ser gente", para o negro é necessário nome, sobrenome e apelido. (Especialmente um que não seja jocoso, pejorativo). As "sinhazinhas" das salas - segundo esta mentalidade arcaica e revoltante - não podem (jamais) serem confundidas com as "mariazinhas" das cozinhas. Mas - sempre tem um "mas" - algumas conseguem passar da cozinha para a sala, sendo homenageadas, reverenciadas e paparicadas pelos hipócritas, racistas e preconceituosos. Como se a situação que ocupam de prestígio na sociedade "apagasse", fizesse desaparecer (momentâneamente) aos olhos dos falsos a negritude (eterna) da pele. Não são raros os exemplos assim. E um deles tem nome, apelido e sobrenome. Nome de mulher negra, apelido de menina sonhadora e sobrenome de condessa.
     Nasceu a menina Raimunda pobre e negra. Tornou-se Luana em busca de fama e conseguiu tornar-se francesa com a entrada na nobreza. Estória da carochinha que nem graça tinha? Realidade. Sem nenhuma fantasia, mesmo sendo uma estória com todos os ingredientes dos contos de fadas. Um conto que começou em Salvador, na Bahia - uma das cidades mais negras do país, terra de Castro Alves e do "Navio Negreiro" - no dia 23.11.1949, mais precisamente no Curuzu, reduto dos afro-descendentes, batizada como Raimunda Nonata do Sacramento. Um nome comum, de gente pobre, que nem por sonho seus pais poderiam imaginar que um dia seria nobre. Apesar do tipo diferente, altivo e requintado, de uma autêntica princesa, criada subindo e descendo as ladeiras da Liberdade e do Pelourinho, sofrendo o preconceito mórbido, as críticas (sarcásticas e depreciativas) de um povo sem perspectiva, sem chance (sequer) de sonhar com a glória, a fama e o poder. Desde cedo, Raimunda - agora conhecida como Luana - fazia das ruas a sua passarela, chamando a atenção por onde passava, despertando despeito e comentários maldosos, abrindo caminho para o que seria nas décadas de 70/80: uma modelo de sucesso, descoberta pela Rhodia aos 16 anos. Na insignificância da platéia que não sabia (e não queria) aplaudir - muito ao contrário, ria-se do seu andar, do seu porte refinado, sofisticado, das roupas diferentes (?),  - Luana tapou a boca dos medíocres (na época com situação financeira melhor que a dela, mas sempre, eternamente, medíocres), encantando a elegante, culta e seletiva platéia de Paco Rabanne, chamando a atenção da Itália e da França. (E estes que a criticavam, chamaram a atenção de quem mesmo?).  Não demorou muito e foi contratada pela agência de Catherine Harley, dando um "show baiano" (esta sempre nos orgulhou) nos charmosos desfiles de Yves-Saint Laurent e Cristhian Dior. A "maluca", a "nêga metida", sonhadora e cheia de "não me toques", esfregou na cara de seus conterrâneos (os vizinhos que a criticavam) que eles não eram malucos de tocar nela nem em sonho, porque agora ela estava metida no meio dos grandes. Grandes estilistas, grandes modelos, celebridades, socialites e "cabeças coroadas". Ela se tornou a Gisele Budchen daquela época.
     Na década de 70, as chances de "subir na vida" (principalmente para os negros, como ainda o é hoje) eram bem mais difícieis. E Luana - além do preconceito pela cor - sofreu o preconceito (críticas, perseguições) por "ousar" sonhar em "ser gente". (E, vamos falar a verdade sem hipocrisia, "dar nome aos bois", quando o povo percebe que tem alguém no meio deles com tudo para se tornar "gente grande" e não ser "arraia miúda" como eles, sai de baixo que "lá vem pedrada", às vezes literalmente falando, criando de um tudo que se possa imaginar para querer derrubar). É uma verdade cruel, dura, mas é assim mesmo que "a banda toca" nas classes menos favorecidas social, intelectual e econômicamente falando. A inveja rola solta, o despeito entra em campo para jogar contra e o ódio dos menos previlegiados grita na arquibancada da mediocridade. (È verdade ou mentira?).
     E Raimunda sofreu este preconceito até mesmo ao se intitular Luana. Percebia-se aonde ela chegaria e as candinhas - quando ela passava toda altiva, graciosa e cheia de pose - apontavam-na, criticavam-na, ridicularizavam-na, pois Luana era a própria imagem da classe, da elegância (diferente de todas elas), enfim, a realeza em pessoa, o espelho de superioridade diante da inferioridade gritante e humilhante  delas. Percebia-se que aquela mulata chegaria aonde as brancas (e muitas negras também) despeitadas não chegariam jamais. Que Luana era o diferencial, um erro (geográfico e social) caído por acaso naquele bairro de pessoas simples e humildes - muitos honrados pelo suor do trabalho e outros desonrados pelo trabalho da língua maldosa, maledicente - que tinha tudo no máximo dos seus RG e CPF, mas o mínimo num nome importante, de valor. Luana - da boca dos medíocres - deve ter ouvido muitos "quem é você?"... E ela - anos depois de muita batalha, foco e determinação - mostrou quem era. Além de ser a modelo famosa que foi, casou com o conde francês Gilles de Noailles, em 29.10.1977, tornando-se - aí, sim, de verdade - a nobre (como condessa) que seu porte (e jeito de ser) dizia que seria desde os tempos de reles plebéia.
     Tudo isto é passageiro, utópico (óbviamente!), mais uma das ilusões da vida. Mas serve para mostrar (e provar) a certas pessoas que - infelizmente é a realidade da vida - uns nascem para ser o que os outros não serão. Por não querer ou simplesmente não puder. Que não se deve criticar, zombar quem tem um sonho. Porque nem todos (sequer) tem o direito de sonhar, quando sabem que a sua vida - por falta de talento, cultura, estudo, disto ou daquilo, seja lá o que for - vai ser sempre um pesadelo. O pesadelo da falta de competência para ser uma (antes criticada) Raimunda Nonata e depois (consagrada) Luana de Noialles.
     O sol, realmente, nasce para todos. (Brancos, negros, rosas, azuis ou roxos). Mas só brilha para poucos. E os poucos que correm atrás do seu brilho intenso.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 15.11.2012

a ESFINGE:
     "Tem gente que se mistura no meio do povo, das pessoas, porque, assim misturadas, certas pessoas que não são gente se dão conta que toda gente é uma pessoa, mas nem toda pessoa é gente".

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 11.02.1994

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     É como eu já disse anteriormente: para cada quatro talentos surgidos, seis estão indo embora. Desta vez no meio televisivo (Marcos Paulo) e no futebol (Alex Alves). O primeiro teve tempo de deixar sua marca (nome), mas o segundo a estava construindo.

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 15.11.2012

"O autodidatismo é o amadorismo com diploma superior de profissionalismo". - SANFERR, 09.08.2012

"Tem pessoas que não trabalham. Elas quebram um galho". - SANFERR, 01.05.2001

"O emprego é para ser bem trabalhado, senão não vai ter sentido por não ser bem empregado". - SANFERR, 01.05.1989

"Tem pessoas que no seu trabalho são doutores, enquanto tem doutores que no seu trabalho são apenas pessoas". - SANFERR, 21.09.1985

"Nada mais prazeroso como conversar com uma pessoa de grandes pensamentos. E nada mais vergonhoso do que escutar uma pessoa de poucos conhecimentos". - SANFERR, 24.06.1988

"Se você não sabe falar e se expressar, aprenda ao menos a gargalhar, para só assim conseguir se expressar usando a boca sem envergonhar". - SANFERR, 17.06.2011

"Tem pessoas que tem muito dinheiro e os bolsos vazios". - SANFERR, 08.08.2008

"Enquanto o seu grito ignorante ensurdece, o meu silêncio inteligente engrandece". - SANFERR, 23.04.2006

"O meu sim, não é depois um não. Da mesma forma que o meu não, não é depois um sim". - SANFERR, 09.09.2010

"Se afaste e não queira saber para sempre de quem gosta demais, justamente por terem sempre se aproximado de você sabendo que lhe amam de menos". - SANFERR, 03.07.2012

"Se o passado te condena, absolva-se no presente para no futuro não ser novamente julgado". - SANFERR, 09.10.1987

"Escreva hoje para ser lido daqui à mil anos como história. E não para ser rasgado daqui à pouco por não ter uma estória". - SANFERR, 09.07.1990

"Se todos comentam, é porque você é bom. E se for ruim, poucos sequer criticam". - SANFERR, 06.12.2011

"A superioridade de quem anda numa rua direta, não pode ser confundida com a inferioridade de quem vive parado nas esquinas". - SANFERR, 12.09.2000

"Não faça de sua vida o mesmismo de um bloco de carnaval, no qual todos fazem tudo igual uns aos outros sem nenhum diferencial". - SANFERR, 18.02.2012

"Aquele que ontem não era, hoje é, porque desde sempre ele foi". - SANFERR, 06.11.2012

"Um dia sempre é diferente do outro, apesar das manhãs, tardes e noites serem todas iguais". - SANFERR, 19.04.2010

"Escrevo sobre o que vejo e vejo além daquilo que não escrevo". - SANFERR, 08.02.2010

"Quando a viúva quer ser descarada, pinta o cabelo de loiro e fica pra cima e pra baixo na rua dando pinta de safada". - SANFERR, 01.01.2012

"Família de putas velhas e novas, é prato cheio para as putarias familiares velhas com cara de novas". - SANFERR, 18.03.2012

"Quando o homem se envergonha da mulher que tem ao lado, é porque deveria ter tomado cuidado ao se juntar àquela que na sua vida iria causar um estrago". - SANFERR, 09.06.2001

"Não preciso de nada de você, a não ser que você não esqueça que para viver, precisa se espelhar no que eu lhe ensino para aprender a viver". - SANFERR, 08.03.2000

"Não cruze mais o meu caminho, por que eu vou procurar um atalho para você não cruzar mais os entroncamentos da minha estrada". - SANFERR, 01.08.2000

"Quem fala mal de alguém e nada tem para provar, é porque este alguém só o fáz incomodar por provar que tem tudo de bom para se falar". - SANFERR, 21.09.2011

"Se você não é gente boa (?), mostre que é uma boa pessoa". - SANFERR, 11.09.1994

"Eu queria ser como o Chico Pinheiro, ter a elegância do Renato Machado, a cabeça do Caetano Veloso e parecer com a Xuxa. Mas, como não chego aos pés de nenhum deles, me conformo com essa cara de bruxa". - SANFERR, 20.05.2012

"Sou mais um cidadão perdido no meio da multidão, mas conhecido na minha profissão por um trabalho que faço com paixão". - SANFERR, 10.07.2012

"Não transforme sua casa num poleiro com várias galinhas fazendo dela um puteiro". - SANFERR, 25.10.1987

"Já que não vamos mesmo encontrar uma verdadeira amizade, vamos ao menos não fazer da nossa uma amizade falsa". - SANFERR, 17.05.1985

"Nem espere que como autor eu lhe dê uma chance como ator na peça da minha vida, por você fingir bem o papel de meu amor". - SANFERR, 21.02.2004

"È mais fácil você mudar o universo de lugar, do que eu mudar o meu mundo para com você de novo estar em qualquer outro lugar". - SANFERR, 30.10.2012

"Não vivo por ver você viver. Vivo por saber viver como você não sabe viver". - SANFERR, 10.04.1989

"Não lembre de dar ao pobre os restos que você não precisa, pois amanhã ele pode ser rico e esquecer de lhe dar as sobras que você necessita". - SANFERR, 24.09.2005

"Não esqueça hoje o amigo que está na pior, porque amanhã você pode também estar na pior e ele lhe esquecer". - SANFERR, 18.11.1995

"Se você é um grande puxa-saco e interesseiro, nem se aproxime de mim, porque você não vai se interessar em puxar um saco pequeno". - SANFERR, 21.05.1990

"Se você é inteligente, não seja burro de voltar a ficar com quem foi burro para não estar com um inteligente como você". - SANFERR, 21.07.2010

"Quem prova saber fazer não é metido. Metido é quem não sabe fazer e quer mostrar". - SANFERR, 18.04.2006

"Quem não me ajudou quando eu estava precisando, não vai querer que eu ajude agora que está necessitando". - SANFERR, 10.03.2012

"Como eu não sou bom e nem ruim, eu não esqueço o que me fazem de ruim e de bom". - SANFERR, 10.12.2010

"À quem se lembrou de me dar a mão para ajudar, eu vou dar as duas para se apoiar quando mais precisar e ajudar de novo a se levantar". - SANFERR, 20.08.2011

"Quem ontem perdeu tempo em me caluniar e não conseguiu, hoje certamente não vai conseguir ter tempo de me enganar para de novo ao seu lado estar". - SANFERR, 27.09.2010

"Eu amo viver porque tenho orgulho do que sei fazer. E preferia  morrer se tivesse vergonha de nada saber fazer". - SANFERR, 12.05.2003

"Se você é igual à todos, como pode querer ser tratado diferente por todos?". - SANFERR, 15.08.1996

"Aquele que você dizia que não ia chegar à lugar nenhum, já está chegando ao lugar que você nunca vai conseguir chegar". - SANFERR, 18.07.2012

"Não morra de inveja do meu talento e de raiva de mim. Morra de raiva por eu não invejar a sua falta de talento". - SANFERR, 18.09.2012

"Ninguém é melhor do que ninguém. Mas bem que você poderia ser um pouco melhor do que alguém". - SANFERR, 20.07.1989

"Porque você não cresce como o outro, do qual inveja o genial trabalho apresentado, ao invés de se diminuir por ninguém invejar o emprego que tem, até se tornar um medíocre aposentado?". - SANFERR, 01.06.2002

"Se você não criou o trabalho, porque proíbe o outro de mostrar o seu próprio trabalho?". - SANFERR, 01.05.2011

"No jogo da vida, só se pode dizer que o outro é perdedor, quando o juiz da partida (Deus) apitar e ele não tiver mais chance e nem saída". - SANFERR, 09.05.2011

"Não se deixe envolver por ninguém, sem antes procurar saber o porque deste alguém querer lhe envolver". - SANFERR, 18.01.1988

"A moeda pode ter duas faces e valer muito. Mas a sua face não pode ter duas caras e valer pouco". - SANFERR, 31.05.2010

"Viva para fazer do seu nome uma marca valiosa e não morrer sendo marcado por ter vivido com um nome desvalorizado". - SANFERR, 06.04.2011

"Eu prefiro desagradar falando a verdade sem medo de errar, do que agradar falando uma mentira que não irá se sustentar". - SANFERR, 08.01.2010

"Todos são ótimos na mentira falsamente simpática, porque são péssimos na verdade verdadeiramente antipática". - SANFERR, 18.05.2010

"Mesmo que hoje o que se escreva não seja falado pelos despeitados, certamente amanhã será comentado pelos sábios". - SANFERR, 08.08.2012

"Se alguém leva a culpa, mas nada lhe acusa, é por que o culpado é quem acusou e nada provou". - SANFERR, 21.04.2004

"Quando se fáz o julgamento injusto daquele que não conhecemos a não ser de ouvir falar, é porque quem nos conhece à fundo já falou e nos condenou justamente". - SANFERR, 08.09.2004

"A sua opinião sobre mim não interessa, já que a sua opinião não interessa a ninguém". - SANFERR, 17.02.1987

"Eu não vim ao mundo como gado. Eu vim como vaqueiro". - SANFERR, 24.07.2007

"De cá eu fico a observar como quem é ignorante, burro até ao falar, pode ter o que me ensinar, a não ser enganar e o bolso dos idiotas esvaziar". - SANFERR, 10.09.2012

"Se você não tem provas para acusar e condenar, não abra a boca para inventar e caluniar". - SANFERR, 29.07.2010

"Antes de acusar o irmão por um erro, lembre de seu filho que vai pagar por todos os seus". - SANFERR, 12.12.1986

"Não se julgue melhor do que ninguém. Mesmo que alguém lhe julgue o melhor, justamente por não ser o pior". - SANFERR, 09.11.2012

"Não existe ex-amor e atual amigo. Mas, sim, o falso amigo do ex-verdadeiro amor". - SANFERR, 20.07.1984

"Se você espera uma pedrada daquele que está longe, cuidado com a punhalada daquele que está perto". - SANFERR, 10.08.2010

"Eu nunca dou o primeiro passo ao encontro de ninguém. Alguém é que tem de dar todos os passos ao meu encontro. Ou, então, haverá sempre o encontro dos desencontros". - SANFERR, 31.12.1996

"Saiba respeitar a sabedoria de quem mostra a ignorância de quem não sabe se respeitar". - SANFERR, 31.12.2000

"Não diga que o outro é uma pessoa má, se você não lhe dá chance de mostrar que é boa, justamente por mostrar que é má ao dela falar". - SANFERR, 25.09.2010

"Nem tudo que todos falam é realmente àquilo que dizem que apenas um fez". - SANFERR, 24.08.2010

"Por não simpatizar, o ser humano é capáz de inventar. aumentar e caluniar, para prejudicar e desmoralizar". - SANFERR, 20.08.2010

"Quem hoje deprecia, amanhã elogia". - SANFERR, 29.09.2010

"Nada mais ridículo do que um homem de pensamento verdadeiros, mal compreendido e perseguido por àqueles de idéias mentirosas". - SANFERR, 26.09.2010

"Se você, se achando inteligente, não conseguiu me alcançar, é porque eu não quis parar para um burro como você de novo ao meu lado ficar". - SANFERR, 20.12.1997

"Todos acreditam no que eu provo saber fazer e não no que você diz que eu fiz, sem nada conseguir provar". - SANFERR, 04.01.2012

"Se ontem você puxou meu tapete querendo me derrubar, hoje vários outros para mim estendem outros tapetes querendo me agradar". - SANFERR, 11.08.2011

"Eu dei muitas oportunidades em troca da única chance que você me recusou". - SANFERR, 03.05.2010

"Ás vezes a porta que se fecha hoje é para uma porteira ser aberta amanhã". - SANFERR, 05.12.2007

"O que é gente boa? É sorrir para agradar pela frente e xingar por odiar pelas costas?". - SANFERR, 12.04.2008

"Você já teve a sua chance. Agora eu vou me presentear com a oportunidade de não lhe dar mais nenhuma chance". - SANFERR, 08.06.2010

"Sou o que sou sem falsidade e não gosto de quem não sabe quem eu sou de verdade". - SANFERR, 12.05.2010

"Quando o caldo entorna, melhor tampar a panela e cair fora". - SANFERR, 26.10.1987

"Quando a gente sabe que o outro precisa, dá até o que ele não necessita para ter uma boa vida". - SANFERR, 15.05.2010

"Homem diz que não gosta de homem ao lado, mas adora a segurança de um homem atrás lhe protegendo". - SANFERR, 27.02.1995

"Àquela que lhe disse que nao querem você na festa, foi para os donos da festa dizer que você não vai porque os despreza". - SANFERR, 17.05.2010

"Não se importe se para a festa não foi convidado, se esta festa só está acontecendo porque para pagar os gastos você foi lembrado". - SANFERR, 15.05.2010

"A cada momento a vida dá aos burros um novo ensinamento. E somente quem é inteligente, aprende dela a cada instante a ter um novo pensamento". - SANFERR, 12.11.2012

"Eu admiro com orgulho a simplicidade ignorante do homem do campo, e com vergonha a ignorância arrogante do homem da cidade". - SANFERR, 12.11.2012

"Não tem uma nota de papel (dinheiro) que seja mais poderosa do que uma nota que se escreve no papel". - SANFERR, 16.10.2011

"Nunca se ache o máximo, se não provar com o mínimo que é mesmo o máximo". - SANFERR, 10.09.1998

"Deus derruba para provar a fé e levanta para mostrar a fé". - SANFERR, 18.04.2011

"Os amigos que poderíamos ter sido, com certeza não vai ser mais possível por você com meus inimigos ter me traído". - SANFERR, 09.08.2010

"Se não tiver alguém à sua altura para lhe orgulhar caminhando ao seu lado, não se rebaixe com qualquer um que vai lhe envergonhar até correndo atrás de você". - SANFERR, 01.02.2006

"Com as verdades que escrevo, aos poucos as portas estão se abrindo para mim. E com as mentiras que você inventa contra mim, as portas se fecham de vez para você". - SANFERR, 10.10.2012

"A sua mentira é invejosa e ignorante. E a minha verdade é sábia e orgulhosa". - SANFERR, 27.10.2010

"O não que eu disse ontem, nunca vai ser um sim que você vá ouvir amanhã". - SANFERR, 09.09.2010

"Não queira um ignorante atrás de você, se você pode estar ao lado de um sábio que tudo irá fazer você conhecer". - SANFERR, 03.03.2000

"Temos que respeitar o próximo, mesmo quando o respeito está distante dele". - SANFERR, 06.02.1987


                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 15.11.2012

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   




3 comentários:

  1. Já ouvi falar, minha mãe, sobre esta baiana que fez muito sucesso no passado. É bom que as pessoas negras saibam que nem só os brancos tem espaço no mundo dos nobres. Parabéns a Sanferr pela escolha desta senhora. Débora, de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Só para marcar presença. É feriado e tamos aproveitando. Solange, não na REDAÇÃO, ok?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir